Neste post você encontrará 10 atividades de segundo ano para estar trabalhando com a criançada.

10 Atividades do Segundo Ano

Crianças são pequenos seres humanos que estão em constante evolução, as vezes atentados, outras vezes grandes questionadores, entretanto, sempre portadores de muita alegria e diversão.

10 Atividades do Segundo Ano
10 Atividades do Segundo Ano

Neste post você encontrará diversas atividades de segundo ano para estar trabalhando com a criançada.

Atividades do Segundo Ano – Na cozinha da bruxa tem…

20190314_184126_0001-9931029-8868823

Essa atividade tem como objetivo avançar o conhecimento ao escrever segundo suas hipóteses e confrontar o que sabe com o colega.

Recursos para a atividade:

  • Papel;
  • Lápis.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes de começar a atividade, planeje a organização das duplas considerando os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita. Lembre-se de, periodicamente, fazer a sondagem para saber em que momento se encontra cada um.
  2. A proposta de escrever a lista do que poderiam encontrar na cozinha de uma bruxa pode ser bem divertida. Converse com a classe, fazendo-os relembrar o que sabem a respeito de bruxas, pelas histórias que já conhece.
  3. Incentive as sugestões bem-humoradas de ingredientes e objetos inusitados. Além dos caldeirões, é possível que mencionem: asas de morcego, olhos de barata, gosmas de lesma e outros similares. É importante que entrem na brincadeira e se sintam à vontade para sugerir os elementos mais absurdos. O levantamento oral descontraído é muito produtivo; quando forem cuidar de escrever de fato, já terão muitas ideias entre as quais escolher.
  4. A proposta aqui é de escrita espontânea, para que os alunos mobilizem tudo o que sabem sobre o funcionamento do sistema de escrita. Assim, não é o caso de escrever as sugestões na lousa, pois isso transformaria a atividade em mera cópia ou em exercício de memória.
  5. Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em duplas, precisam discutir suas ideias com o colega, até chegarem a um acordo.
  6. Quando todos tiverem terminado ou o tempo previsto se esgotar, peça que cada dupla escolha o elemento mais engraçado de sua lista para contar aos colegas. Vá organizando na lousa uma grande relação daquilo que se pode encontrar na cozinha de uma bruxa.

Atividades do Segundo Ano – Verso de um poema

Para desenvolver esta atividade, sugiro explorar o pequeno poema abaixo:

Mistério de Amor

José Paulo Paes

É o beija-flor que beija a flor

ou é a flor

que beija o beija-flor?

20190314_184355_0001-7447603-6926795

Esta atividade tem como objetivo conhecer um novo poema e apreciar sua linguagem. Ampliar seus conhecimentos sobre esse gênero e aprender a apreciar poemas. Também tem como objetivo avançar seus conhecimentos sobre a escrita, ao descrever segundo suas hipóteses e confrontar sua produção com a do colega.

Recursos para a atividade:

  • Cópias do poema sem o último verso (Que beija o beija-flor?).

Passo a passo para a atividade:

  1. Organize as duplas, considerando seus conhecimentos sobre o sistema de escrita.
  2. Converse com a classe informando o nome do poema e o do seu autor. Se os alunos já conhecerem algum outro trabalho do mesmo poeta, lembre-se de comentar com eles.
  3. Leia o poema algumas vezes e pergunte aos alunos o que acharam, explorando um pouco suas opiniões.
  4. Distribua em seguida as cópias apenas para os alunos que não escrevem convencionalmente. Explique que você vai ler mais uma vez, mas agora também eles irão ler, acompanhando em sua própria folha. Oriente-os para que acompanhem com o dedo cada trecho escrito que você for lendo em voz alta. Os alunos já dominam a escrita alfabética apenas ouvirão uma nova leitura do poema.
  5. Após essa leitura, oriente os alunos alfabéticos para que escrevam o poema em seu caderno. Diga-lhes para ficarem atentos à escrita das palavras, à separação entre elas e à divisão do poema em versos.
  6. Os alunos que ainda não dominam a escrita convencional lerão com você o trecho que está escrito e escreverão, segundo suas hipóteses, o verso final.

Atividades do Segundo Ano – Texto Jornalístico

20190314_185222_0001-7715877-4239965

Essa atividade tem como objetivo fazer com que as crianças participem de uma situação de leitura com o propósito de serem informados, fazendo com que os mesmos conheçam o conteúdo e características de uma notícia a partir da leitura do professor.

Recursos para a atividade:

  • Jornal.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes da leitura, explique aos alunos que você lerá uma notícia. Mostre o jornal, bem como a primeira página do caderno ou suplemento em que foi publicada.
  2. Dê algumas informações sobre o tema da notícia.
  3. Para aproximar os alunos do assunto, procure contar-lhes curiosidades e mostrar fotos que acompanham a notícia.
  4. Ao iniciar a leitura, avise que poderão interromper, se quiserem fazer alguma pergunta ou um comentário relacionado à notícia.
  5. Quando terminar, converse a respeito do que foi lido e do que mais lhes chamou a atenção.
  6. Para estimular todos a dizer o que pensam, faça perguntas mais diretas, incentivando a manifestação de vários alunos.

Atividades do Segundo Ano – Animais do Pantanal

20190314_185326_0001-9755181-7239022

Utilizar estratégias de leitura para localizar informações em textos de divulgação científica mesmo antes de saberem ler é uma grande característica desta atividade.

Recursos para a atividade:

  • Livros e revistas  com informações cientificas sobre animais.
  • Biblioteca ou sala de aula.

Passo a passo para a atividade:

  1. Mostre aos alunos o material que selecionou, explicando que ali há muitas informações sobre animais, não apenas sobre os que vão estudar nesse projeto.
  2. Entregue alguns livros e revistas para cada grupo, orientando as crianças para que examinem o material e decidam quais deles são mais interessantes para esse estudo.
  3. Distribua tiras de papel para marcarem as páginas que contenham informações pertinentes.
  4. Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em grupo, todos devem participar da busca e conversar com os colegas sobre o que encontrarem.
  5. É possível que, dentro dos grupos, as crianças trabalhem individualmente ou formem duplas, mas ao localizar páginas pertinentes precisam compartilhar com todos.
  6. No final, procure fazer com que todos os grupos troquem informações, compartilhando com os demais os materiais que tiverem selecionado, mostrando as páginas e comentando as informações ou as imagens.

Atividades do Segundo Ano – Leitura e comparação de dias versões da mesma história

20190314_185426_0001-2841533-6811875

Essa atividade tem como objetivo comparar formas diferentes de expressar o mesmo conteúdo em duas versões de contos de fada e aproximar os alunos da linguagem usual em contos de fadas.

Recursos para a atividade:

  • Os textos das histórias que você irá ler.

Passo a passo para a atividade:

  1. Selecione duas versões da mesma história, procurando escolher bons textos, ricos em detalhes e variedades de construções linguísticas. Pode ser uma história que os alunos já conhecem, pois o objetivo não é conhecer um conto novo, mas observar o modo como diferentes autores contam a mesma história.
  2. Ao preparar a leitura antes da aula, observe em cada uma das versões quais foram os recursos usados pelos escritores para tornar o texto atraente: se incluem descrições que permitam imaginar as personagens ou os cenários, utilizam expressões que enfatizem a importância de determinadas passagens, criam imagens para descrever sentimentos ou dar ideia da magnitude de determinado acontecimento e assim por diante.
  3. Explique aos alunos que ouvirão a leitura de uma história que já conhecem, contada por dois autores diferentes. Ambas estão bem escritas e eles devem observar como os autores fazem para tornar o texto mais interessante.
  4. Leia cada versão em um dia, reservando um tempo no final para discutir as formas utilizadas pelo autor para tornar a história mais interessante e prender a atenção dos leitores.
  5. Comente com os alunos os trechos mais bem escritos e anote-os, se achar necessário.

Atividades do Segundo Ano – Ordem Alfabética

20190314_185515_0001-8182427-2018984

Essa atividade tem como objetivo principal ampliar o conhecimento sobre as letras do alfabeto. Além disso, os alunos irão começar a reconhecer situações nas quais a ordem alfabética é importante e a identificar os portadores de texto que são organizados dessa forma. Essa atividade é um excelente método para que os alunos comecem a memorizar a ordem alfabética.

Recursos para a atividade:

  • Lousa;
  • Giz;
  • Cartolina;
  • Caneta hidrocor;
  • Cartaz com nome dos alunos;
  • Portadores de texto com informações organizadas em ordem alfabética (lista telefônica, dicionário, etc.).

Passo a passo para a atividade:

  1. Ao planejar essa atividade, considere dois momentos: no primeiro, a proposta é conversar com os alunos sobre a ordem alfabética, quem sabe recitar o alfabeto, quem já viu texto organizado nesta ordem. Aqui você irá apresentar aos alunos os portadores de texto que são organizados em ordem alfabética. No segundo, a proposta é organizar o cartaz com os nomes dos alunos em ordem alfabética, fazendo um novo cartaz.
  2. Ao iniciar essa atividade, pergunte aos alunos qual seria o primeiro nome da lista organizada em ordem alfabética, qual seria o segundo nome e assim por diante. Copie os nomes que os alunos ditarem na lousa e, depois da discussão passe para a cartolina, com caneta hidrocor. Escreva em letra de forma, maiúscula.
  3. Durante a atividade, mostre aos alunos que é possível utilizar o abecedário para buscar informações sobre a ordem das letras. E se mais de um nome começar na mesma letra? Discuta sobre o assunto com os alunos, fazendo referência à segunda, terceira ou quarta letra dos nomes. E se dois nomes forem iguais? Analise a escrita dos sobrenomes.
  4. Ai final da atividade, destaque para a turma que o novo cartaz, organizado em ordem alfabética, vai facilitar a consulta. Não será preciso percorrer a lista para achar um nome.

Atividades do Segundo Ano – Leitura de um texto de divulgação científica

20190314_185629_0001-4312974-9295178

Essa atividade tem como objetivo mostrar um texto de divulgação científica para que os alunos conheçam algumas características deste gênero.

Recursos para a atividade:

  • Texto de divulgação.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes de iniciar a leitura do texto, mostre de onde ele foi retirado, leia o título, mostre as imagens e peça-lhes que tentem antecipar qual será o assunto. Caso eles antecipem o conteúdo, solicite que falem acerca do que sabem sobre o tema.
  2. Anote o que for dito pelos alunos para que possam comparar suas ideias com as informações disponíveis no texto.
  3. Realize a leitura, comente o texto e peça que as crianças comentem, retomando o que foi dito antes de lerem.
  4. Se houver apenas uma cópia do texto, você pode finalizar o assunto colocando o texto em um mural para que as crianças o “releiam”; se elas tiverem cópia, podem colar no caderno ou colocar numa pasta para consulta-lo em outras ocasiões.

Atividades do Segundo Ano – Nomes e sobrenomes

20190314_185733_0001-3628287-4830773

Essa atividade tem como principal objetivo reconhecer a diferença entre os nomes e sobrenomes, além de proporcionar que os alunos conheçam um pouco mais seus colegas. É importante que essa atividade seja realizada no primeiro dia de aula.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla para que os alunos sentem em roda.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes de iniciar a atividade, explique para o grupo o que irá acontecer. Inicie você a apresentação, falando seu nome completo e seu apelido (caso tenha algum). A conversa se tornará ainda mais interessante se você compartilhar com a turma as diversas formas pelas quais você é chamado(a) no seu cotidiano, considerando contextos variados como a família, amigos e colegas de trabalho. Aproveite a ocasião para comunicar como você gostaria que os alunos te chamassem.
  2. Durante a apresentação, alguns alunos podem não se recordar do próprio sobrenome, entretanto isso não é um problema. A falta dessa informação poderá gerar uma lição de casa simples e significativa para eles: a de pesquisar o próprio sobrenome junto aos familiares.
  3. Ao final da conversa, escreva seu nome na lousa para que eles conheçam a escrita dele.

Atividades do Segundo Ano – Eu mesmo

20190314_185837_0001-3414175-5596126

Essa atividade tem a ver com o auto reconhecimento, refletir sobre a escrita do próprio nome.

Recursos para a atividade:

  • Papel Sulfite;
  • Lápis de cor;
  • Caneta hidrocor;
  • Lápis;
  • Borracha.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes de iniciar a atividade, deixe disponíveis aos alunos os materiais que eles utilizarão para fazer o desenho de si mesmos. Se possível, apresente autorretratos produzidos por artistas consagrados para que tomem conhecimento desse estilo de pintura.
  2. Durante a atividade, é interessante que os alunos façam um registro dos seus nomes de acordo com os conhecimentos que já possuem sobre a escrita do nome próprio. Pode ocorrer de eles terem dúvidas, caso isso aconteça, socialize essas dúvidas com os restante do grupo, de modo que eles consigam chegar a uma resposta.
  3. Após o término da atividade, organize um momento de apreciação das escritas e dos desenhos elaborados para que os alunos apreciem os trabalhos uns dos outros. Discutam a importância de assinar os próprios desenhos. Além disso, você pode utilizar o crachá como fonte de informação sobre a escrita do próprio nome em outras ocasiões. Os desenhos produzidos deverão ser afixados no mural da sala de aula.

Atividades do Segundo Ano – Bilhete para os pais

20190314_185958_0001-1286032-6979553

Com essa atividade, os alunos irão aprender a diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.

Recursos para a atividade:

  • Lousa;
  • Giz.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes de os alunos começarem o ditado para você, explique-lhes a necessidade de escreverem um bilhete, os pais precisam ser informados corretamente do horário, caso contrário, os alunos poderão se atrasar, ou os pais podem ficar preocupados, ente outras possibilidades
  2. Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse bilhete e anote-as nim canto da lousa.
  3. Solicite-lhes que pensem qual seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Você deve sugerires adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se haveria uma forma mais completa de iniciá-lo
  4. Ao longo da produção, é importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles a oportunidade de pinar e sugerir.
  5. E fundamental que você, ao modificar o texto, mostre e explique exatamente o que está fazendo, isso lhes possibilita perceber como a escrita se relaciona com a fala e, por outro lado, como a linguagem escrita é diferente da linguagem falada.
  6. Depois de ter terminado, copie num papel e providencie cópias para que levem o bilhete para casa.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha trabalhar de forma didática e divertida com as crianças para que elas absorvam melhor o conteúdo.

Veja também: https://demonstre.com/10-filmes-de-drama/