10 Atividades para o dia da Família

0

Neste post, você encontrará diversas atividades para o dia da família que com certeza farão total diferença para esse dia tão importante.

10 Atividades para o dia da família

Internacionalmente conhecido, o dia da família é comemorado anualmente dia 15 de fevereiro, é uma data que vem ganhado muita força em território nacional.

Neste post, você encontrará diversas atividades para o dia da família que com certeza farão total diferença para esse dia tão importante.

Atividades para o dia da família – Minha família

Com essa atividade, os alunos aprenderam que cada família possui suas próprias particularidades, e mesmo assim, são família!

Recursos para a atividade:

  • Fotos.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, peça que as crianças levem fotografias de seus familiares mais próximos dá início à discussão coletiva.
  2. Peça que cada um converse com seus pais ou responsáveis e saiba contar, em sala, algo sobre os membros da famílias (os adultos podem escrever a história ou curiosidade no verso da imagem, como apoio – dessa forma, o professor saberá quais perguntas fazer para estimular a fala dos alunos).
  3. Enquanto a classe se apresenta, explique que cada um tem sua família e que cada família tem particularidades. Aponte como alguns moram com os avós, só com a mãe ou com dois pais, sempre com naturalidade. Incentive mesmo aqueles que não tenham trazido o material a falar, citando quem compõe sua família, com quem moram, se têm irmãos.

Atividades para o dia da família – Árvore genealógica

Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou família. Com essa atividade, os alunos aprenderam um pouco mais sobre sua família e terá mais momentos comunicativos com os mesmos.

Recursos para a atividade:

  • Fotos;
  • Cartolina.

Passo a passo da atividade:

  1. Comece a aula explicando o que é uma árvore genealógica, para que a aula fique mais expositiva, é recomendável levar sua própria árvore genealógica pronta ou montá-la diante deles. Com um molde já completo, compreenderão a tarefa mais facilmente.
  2. Ao terminar a roda de conversa, as crianças vão criar sua árvore genealógica, que pode ser montada com fotos ou desenhos utilizando a cartolina como base para fazer o desenho da árvore.

Atividades para o dia da família – Roda de leitura

Uma roda de leitura é uma ótima maneira para prender a atenção dos alunos e uma grande oportunidade para fazer uma aula mais participativa muito mais legal.

Recursos para a atividade:

  • O livro da família, de Todd Parr.

Passo a passo da atividade:

  1. O Livro da Família, de Todd Parr, traz ilustrações coloridas e frases curtas para introduzir as diferenças entre famílias. Elas vão desde “algumas famílias gostam de se lavar. Outras de se sujar”, mostrando um grupo de porquinhos na lama, até outras, mais explícitas, como a que diz “Algumas famílias têm duas mães ou dois pais. Algumas, têm só pai ou só mãe”. A história é uma graça e estabelece desde cedo que o que importa é o carinho entre as pessoas.
  2. Após o término da leitura, peça que os alunos descrevam quantos tipos de família apareceram durante a leitura, e peça que eles digam com qual família citada eles mais se identificaram.

Atividades para o dia da família – Música boa

Acima de tudo, respeite a privacidade das crianças. Caso alguma delas já tenha experimentado uma situação de preconceito, como deboche dos colegas, xingamentos ou isolamento, ela tenderá a ficar calada e dividir pouco com a turma. Procure campos mais neutros para estimular a conversa diante a classe e aguarde para se aprofundar no assunto a sós.

Recursos para a atividade:

  • Música.

Passo a passo da atividade:

  1. Reúna as crianças para ouvir a canção “Eu”, do grupo Palavra Cantada. A letra narra como os bisavós do personagem se conheceram e, a partir daí, conta a história de toda a família – sempre lembrando, no refrão, que, sem aqueles acontecimentos, “eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó…” e assim por diante.
  2. Pergunte o que acharam da música e qual foi a história que acabaram de ouvir. Ressalte como cada membro da família veio de uma cidade diferente e tinha trabalhos e costumes distintos, mas, ainda assim, formaram uma família.
  3. Mas atenção, antes de pedir que cada criança interrogue os pais sobre como se conheceram, garanta que não haja situações complicadas que possam constrangê-las (como casos fora do casamento, por exemplo). Uma alternativa mais segura é que a turma pergunte aos pais ou responsáveis de onde seus antepassados vieram e, de preferência, identifique esses locais no mapa. Também podem reparar em costumes que ainda tenham por causa dessa história: como beber chimarrão ou comer determinados doces, celebrar festas diferentes, etc.. Na aula seguinte, eles podem mostrar para a classe suas descobertas.

Atividades para o dia da família – Desenhando

Nada como a arte para expressar o que sentimos, não é mesmo? Com essa atividade, é possível descobrir o que as crianças sentem quando o assunto é família.

Recursos para a atividade:

  • Papel sulfite;
  • Lápis de cor.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, distribua os materiais necessários para todas as crianças.
  2. Em seguida, peça que cada criança feche os olhos e imagine sua família, sem conversar com ninguém deixe elas de olhos fechados imaginando.
  3. Por fim, peça que todas desenhem o que imaginou. Ao terminarem o desenho, convide-as para frente da sala apresentar a sua respectiva obra e explicar o que ela representa.

Atividades para o dia da família – Família é tudo igual?

Com essa atividade, os alunos aprenderam a reconhecer que todas as famílias possuem suas particularidades e suas igualdades.

Recursos para a atividade:

  • Fotos;
  • Desenhos.

Passo a passo da atividade:

  1. O professor solicitará que os alunos sentem em círculos. Feito isso, cada um deles deverá apresentar sua história familiar à classe. Neste momento eles poderão mostrar a foto de família. Os alunos que não trouxeram a história de suas famílias poderão falar um pouco sobre o que sabem da mesma.
  2. Assim que os alunos terminarem de apresentar suas histórias, o professor deverá fazer um fechamento desta atividade, auxiliando para os alunos apontem as diferenças entre elas, lembrando que cada uma tem sua importância.

Atividades para o dia da família – Famílias diferentes

Nesta atividade, o objetivo primordial é mostrar que famílias possuem semelhanças e diferenças, entretanto, a família não possui um molde correto que deve ser seguido.

Recursos para a atividade:

  • Figuras de famílias.

Passo a passo da atividade:

  1. O professor apresentará aos alunos figuras contendo modelos familiares diferentes. Ele solicitará que eles apontam as diferenças e as semelhanças nestas famílias, bem como, que em duplas façam um pequeno texto sobre a família, texto este que pode abranger diferentes assuntos. Concluída esta atividade, eles deverão ler este texto para os demais colegas.
  2. Seria interessante que o professor comentasse com os alunos que atualmente há diferentes tipos de família, como filhos que são criados somente pela mãe, ou ainda só pelo pai; outras em que os avós que criam os netos, entre outros tipos. É importante deixar claro, neste momento, que isso é normal na sociedade.

Atividades para o dia da família – Cantarolando

Músicas é uma excelente maneira de trabalhar com as crianças e adolescentes, afinal, através dela, todos entram em um só estado mental.

Recursos para a atividade:

  • Cópias da letra da canção “família”

Família

Composição: Arnaldo Antunes; Toni Bellotto

Família, família

Papai, mamãe, titia,

Família, família

Almoça junto todo dia,

Nunca perde essa mania

Mas quando a filha quer fugir de casa

Precisa descolar um ganha-pão

Filha de família se não casa

Papai, mamãe, não dão nenhum tostão

Família ê

Família á

Família, Família, família

Vovô, vovó, sobrinha

Família, família

Janta junto todo dia,

Nunca perde essa mania

Mas quando o nenê fica doente

Procura uma farmácia de plantão

O choro do nenê é estridente

Assim não dá pra ver televisão

Família ê

Família á

Família, Família, família,

Cachorro, gato, galinha

Família, família,

Vive junto todo dia,

Nunca perde essa mania

A mãe morre de medo de barata

O pai vive com medo de ladrão

Jogaram inseticida pela casa

Botaram um cadeado no portão

Família ê

Família á

Família

Passo a passo da atividade:

  1. O professor solicitará que os alunos formem trios. Cada trio terá como atividade analisar a letra da música “Família”, tentando apontar os aspectos principais tratados. Assim sendo, numa folha de caderno apontarão as palavras chave, tais como: Família; membros da família (vovó, vovô, sobrinha, filha, mãe, pai); animais de estimação, entre outros.
  2. Feito isso, cada trio deverão dizer em voz alta as palavras chaves que elencaram. É importante o professor resgatar que as famílias são distintas, porém, independente se os membros moram juntos ou não constituem ou já constituíram uma família.

Atividades para o dia da família – O que é família?

Com essa atividade, cada aluno irá explicar o que ele entende quando o assunto é “o que é família?”.

Recursos para a atividade:

  • Datashow.

Passo a passo da atividade:

  1. Professor, leve o datashow para a sala de aula ou utilize um local adequado em sua escola e apresente aos alunos algum texto ou vídeo que defina o que é Família. Peça para que leiam atentamente as definições de família apresentadas e depois conversem sobre elas. Abaixo apresentamos um roteiro que auxiliará o professor na conversa.
    • Qual o conceito de família apresentado no vídeo você mais se identificou?
    • Você concorda que família é o apoio para nossas frustrações?

Atividades para o dia da família – Voz da experiência

Essa atividade tem como principal objetivo conscientizar sobre a prevenção de riscos de saúde durante a prática atividades física.

Recursos para a atividade:

  • Papel manilha;
  • Tesouras;
  • Cola;
  • Revistas;
  • Pedaços de papeis coloridos;
  • Canetões.

Passo a passo da atividade:

  1. Antes do dia da família e das atividades na escola convide um morador da comunidade que possua mais de 50 anos e peça para que ele conte quais eram as atividades, jogos e brincadeiras de sua época.
  2. Em seguida organize todos os participantes em equipes explicando que a ideia central da atividade é fazer um mural sobre os cuidados que as pessoas devem tomar antes, durante e depois da prática de atividades físicas.
  3. Cada uma das equipes deve criar um cartaz explicando situações de risco nos esportes e como não se expor à elas.
  4. Dê cerca de 1 metro de papel manilha para cada equipe para que eles criem os cartazes utilizando-se de textos e imagens.
  5. Quando terminarem, reúna todos os cartazes em uma parede e faça um intercâmbio de opiniões sobre as diversas situações abordadas pelas equipes.
  6. Encerre a atividade explicando os benefícios da atividade física, mas, que para tal é preciso seguir certos cuidados tais como a boa alimentação, exames regulares para o diagnóstico de possíveis complicações ou doenças que precisam de maiores cuidados, além da necessidade de cuidados específicos com a saúde conforme o avanço da idade.

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de dicas, você tenha um dia da família repleto de paz, união e amor.