10 Atividades para o dia das mães 1

Neste post, você encontrará diversas atividades para o dia das mães, atividades que com certeza deixarão essa data comemorativa mais marcada. Confira a seguir.

10 Atividades para o dia das mães

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia, força, sabedoria. Mãe não é somente aquela que dá a vida, mas é aquela (ou aquele) que que cuida, que dá amor, que participa da vida dos seus filhos gerados ou criados.

Comemorado anualmente no segundo domingo do mês de maio no Brasil, o dia das mães é uma data prestigiada no mundo inteiro e possui grande força no território nacional. Neste post, você encontrará diversas atividades para o dia das mães, atividades que com certeza deixarão essa data comemorativa mais marcada. Confira a seguir.

Atividades sobre o dia das mães em vídeo

Confira o vídeo que fizemos apresentando e comentando cada uma destas atividades:

Atividades para o dia das mães – Carta para a mamãe

Mamães amam cartinhas feitas pelos seus filhos pequenos, na verdade, os filhos tendem a escrever mais para as mães quando são pequenos, porque quando crescem, acham que esse presente significativo perde o valor, entretanto, para as mamães, nunca será um presente desvalorizado.

Essa atividade irá exigir muita criatividade e dedicação dos alunos, é necessário que eles caprichem muito no presente para a mãe.

Recursos para a atividade:

  • Papel sulfite;
  • Lápis coloridos;
  • Glitter;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Papeis coloridos.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, distribua os materiais para as crianças, seria interessante se elas se sentassem em grupo para que uma auxilie a outra em uma atividade de dificuldade;
  2. Peça que elas dobrem a folha de sulfite ao meio, como se fossem criar um pequeno livro, a primeira página (a externa), será a capa, as duas páginas (internas) será o espaço para que os alunos dediquem algumas palavras para as suas mamães;
  3. Peça que na capa desenhem algo representativo para as mamães, utilizando os lápis de cor, o glitter ou os papeis coloridos, onde eles poderão recortar formas criando relevos;
  4. Em seguida, ordene que caprichem na criatividade e lembre que eles não devem esquecer de colocar data, desejar feliz dia das mães e assinar.

Atividades para o dia das mães – Receita do amor

Comida de mamãe é com certeza um dos melhores prazeres para o paladar que a vida pode oferecer. Entretanto, nessa atividade, quem irá comandar a receita são os filhos.

Recursos para a atividade:

  • Papel sulfite;
  • Lápis de cor.

Passo a passo da atividade:

  1. Essa receita, não é um manual verídico, é emocional. As crianças farão uma receita explicando o cuidado que sua mamãe tem por ele;
  2. No passo a passo da receita o aluno colocará medidas acompanhadas de sentimentos que ele identifica que sua mãe tem por ele, é necessário lembrar que as medidas são simbólicas, não proporcionais. Por exemplo: uma pitada de carinho / duas colheres de beijos.
  3. No modo de preparo, os alunos explicaram como cada ingrediente tem seu papel para reagir na receita, para que ela dê certo.
  4. Por fim, conclua falando que a receita irá durar para vida inteira, entretanto é necessário que seja necessário acrescentar os ingredientes todos os dias, para que ela sempre fique bem fresquinha

Atividades para o dia das mães – Buquê de flores

Ganhar flores no dia das mães é ótimo, mas ganhar um buquê de flores que poderá ser guardado para a vida inteira é melhor ainda.

Recursos para a atividade:

  • Papel ofício colorido;
  • Fita;
  • Molde de flores.

Passo a passo da atividade:

  1. Com uma folha de papel ofício colorido, faça dobraduras retangulares para formar um leque e prenda com fita a parte inferior, onde você usaria para segurar o leque.
  2. Em seguida, recorte molde de flores, distribua e deixe que os alunos decorarem como quiserem.

Atividades para o dia das mães – Mamãe é

Essa atividade será perfeita para saber o que os alunos pensam sobre suas mamães e será uma ótima maneira para saber a qualidade principal de cada mamãe.

Recursos para a atividade:

  • Papel sulfite em formato de coração;
  • Canetas;
  • Lápis de cor.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, professor escreverá no quadro de giz ou mural a palavra “mãe”. Os alunos pensam durante alguns segundos e depois dizem a primeira palavra que lhes vem no momento. O professor ou aluno deverá anotar no quadro todas as palavras citadas;
  2. Em seguida, o professor entrega em uma folha uma grande folha em formato de coração com a palavra “mãe” escrita destacada ao centro,
  3. Por fim peça que os alunos escrevam todas as palavras listadas no quadro (ou todas que couberem e as de preferência do aluno) em volta da palavra centralizada. Peça que assinem no verso do coração e entreguem para a mamãe como lembrança de dia das mães. Não esqueça de pedir para eles colorirem o coração ou até mesmo fazer desenhos.

Atividades para o dia das mães – Mamãe na escola

Muitas mamães têm habilidades manuais e conhecimentos para compartilhar, então porque não convidá-las para dar uma aulinha ou fazer uma atividade bem bacana com as crianças?

Recursos para a atividade:

  • Salas amplas.

Passo a passo da atividade:

  1. Lembre-se de preparar com antecedência todos os materiais que você vai precisar durante as suas atividades, assim a chance de oferecer uma aula de boa qualidade e conteúdo para as crianças é bem maior.
  2. Convide as mamães para um dia na escola, e organize-as em grupos especiais, ou seja, grupo que se complementam para formar uma oficina, por exemplo, oficina da confeitaria, oficina artesanal, entre outras;
  3. As mamães que possuem habilidades irão ensinar as outras mamães que buscam aderir essa habilidade
  4. Se você tiver contato com outros professores, você pode fazer um trabalho multidisciplinar durante toda a semana do Dia das Mães, tornando a experiência e a vivência das crianças mais completa, participativa e interativa.

Atividades para o dia das mães – Acróstico

Acróstico é uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de palavras isoladas ou localizadas no início ou no interior de frases e de versos.

Recursos para a atividade:

  • Caneta hidrocor;
  • Papel sulfite colorido;
  • Canetas.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, distribua o papel sulfite colorido para todos alunos.
  2. Em seguida, peça que escrevam “Feliz dia das mães” na vertical utilizando canetas hidrocor, com uma caligrafia caprichada.
  3. Explique que no acróstico eles terão que utilizar as letras nas verticais para formar frases ou palavras a partir das inicias de cada letra.

Atividades para o dia das mães – Quem é meu filho?

Será que uma mãe consegue identificar seu filho até mesmo de olhos fechados? É exatamente isso que essa atividade irá descobrir.

Além disso,é uma excelente oportunidade para convidar as mamães para um dia mais participativo na escola com seus filhos.

Recursos para a atividade:

  • Venda para os olhos;
  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, reúna as mães e seus filhos em um grupo. Depois, coloque as vendas nos olhos das mães e as crianças em uma fileira horizontal, em frente a elas.
  2. Após um sinal, cada uma das mães, de olhos vendados, devem tentar encontrar seus filhos pelo cheiro e tato. Em seguida, explique para as crianças que elas precisam ficar em silêncio, para que as mães não se guiam pela voz dos filhos.
  3. Por fim, quando a criança for encontrada, ela deve tirar as vendas dos olhos das mães e lhe dar um abraço.

Atividades para o dia das mães – Roda de leitura

Uma roda de leitura é uma ótima proposta para expandir o intelecto e o senso crítico de cada aluno, pois eles serão mais participativos na aula.

Recursos para a atividade:

Texto: Mãe de todo tipo – Chris Bueno

Todo mundo tem mãe
Até mãe tem mãe também
E tem mãe de tudo quanto é tipo
Que tipo de mãe você tem?

Tem mãe que é meio desligada,
Nunca lembra onde pôs a escova,
a chave, o aspirador…
Tem mãe que é conectada,
Não sai da frente do computador.

Tem mãe que adora música
E sempre entra na dança
Tem mãe que adora brincar,
E nunca esquece que também já foi criança.

Tem mãe que é mais brava,
E gosta de tudo certinho
Tem mãe que é um doce,
E vive fazendo carinho.

Tem mãe que adora praia,
Outras preferem montanha
Tem mãe que tem medo de barata,
Outras têm medo de aranha

Tem mãe que é choronha,
Chora até vendo TV.
Tem mãe que é uma fortaleza,
Se chora, ninguém nunca vê

Tem mãe que gosta de cozinhar,
E faz um monte de coisa gostosa
Tem mãe que gosta de comprar,
E é super vaidosa.

Tem mãe que é engraçada,
E vive contando piada
Tem mãe que trabalha demais,
E sempre chega cansada.

Tem mãe que também é vó
(pois a vó é a mãe da mãe da
gente)
E tem mãe que também é pai
(isso é muito frequente)

Tem mãe de todo jeito
Mãe alta, mãe baixinha
Mãe corajosa, mãe medrosa,
Mãe magra, mãe gordinha
Mãe barulhenta, mãe quietinha,
Mãe loira, ruiva e moreninha.

Mas em uma coisa,
Toda mãe é igual:
No seu amor imenso,
Gigantesco e especial
Em seu coração tão grande
Que cabe até o mundo inteiro
Que ama a vida que fez
Com o amor mais verdadeiro

Passo a passo da atividade:

  1. Após a leitura, sugiro que você discuta com a turma os tópicos:
    • Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um jeitinho só dela:
    • Brava, ciumenta, carinhosa, amiga ou grudenta… De que tipo é a sua mãe? Por que?
  2. Até a pouco tempo atrás, o papel das mães era basicamente cuidar da casa e dos filhos. Você acha que atualmente houve mudanças neste papel? Explique.
  3. Valores como tolerância, paciência, perdão, compreensão, caráter, ética, honestidade, perseverança, amor… podem ser lembrados e comentados nesse momento.
  4. Deixe que as crianças contem suas experiências e aproveite o momento para falar de valores como respeito à figura materna; solidariedade  ao trabalho que realiza em casa e fora (muitas mães tem jornada dupla ou tripla de trabalho fora de casa para ajudar a manter a família); renúncia nos momentos em que deixa de fazer ou comprar coisas para si e faz pelos filhos.
  5. A leitura e discussão desse texto com certeza promoverá um momento super gostoso de trocas e experiências. No final dessa discussão, sugiro que feche a atividade com a seguinte pergunta:
  6. Na história e nos comentários que fizemos observamos que há vários tipos de mãe: brava, boazinha, engraçada, moderna, mas todas tinham uma coisa em comum. O que vocês acham que toda mãe tem em comum? A resposta será o “AMOR que só uma mãe tem”; amor que é capaz de até dar a própria vida para ajudar um filho!

Atividades para o dia das mães – Poesias

Essa atividade será um excelente método para explorar os artistas e poetas da sala de aula.

Recursos para a atividade:

  • Papel sulfite;
  • Canetas

Passo a passo da atividade:

  1. Leia um poema para os alunos e destaque a evidência das rimas nos versos da obra.
  2. Em seguida, peça que eles escrevam um poema sobre as mães utilizando o sistema de rimas.
  3. Peça que eles primeiramente façam um rascunho no caderno e só depois passem a limpo para a folha de sulfite.

Atividades para o dia das mães – Contextualizando o tema

Devido ao grande mercado consumista, o verdadeiro significado do dia das mães está se perdendo a cada ano que se passa. Nada como uma atividade de conscientização para ensinar as crianças o verdadeiro significado desta data comemorativa tão especial.

Recursos para a atividade:

  • Texto explicativo.

Passo a passo da atividade:

  1. Os valores morais começam a ser formados desde que nascemos e sua construção resulta da experiência vivida pela crianças e adultos ao se relacionar com o mundo e seu pares e é da afetividade que surgem os valores através das trocas interpessoais. Com isso em mente, começamos as atividades do dia das mães com uma roda da conversa:
    • O que vocês sabem sobre o Dia das Mães (Por que existe este dia?)
    • Como sua família comemora este dia?
  2. Uma dica interessante é ler para a turma um texto explicativo ou contar para a turma a história sobre como foi criado o dia das mães e os objetivos dessa data comemorativa.

Fim das atividades sobre o dia das mães

Muito obrigado por tudo. Fico muito feliz por toda motivação que vocês encaminham. Podem contar com mais textos de atividades incríveis!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.