in , , , ,

10 atividades sobre A Fenícia

10 atividades sobre A Fenícia 2

A fenícia tornou-se o lugar da habitação de um povo, o qual civilizou a região da Palestina,  onde hoje ficam o Líbano e parte da Síria e de Israel. O termo “fenício”vem da palavra “phoinikes”,  utilizada pelos gregos devido o corante de cor púrpura, o qual os fenícios produziam. Os habitantes dessa terra também eram chamados de “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon.

Índice: hide

10 Atividades sobre a Fenícia

Eles eram muito conhecidos na Antiguidade, por ter grandes comerciantes e navegadores, os quais produziam as melhores embarcações da época, e por ter suas mercadorias desejadas por outros povos. Essa característica dos fenícios, foi-lhes atribuída devido à condição geográfica da região que moravam, a qual era montanhosa, não possuía um solo adequado no qual pudesse desenvolver a agricultura em larga escala.

10 atividades sobre A Fenícia 1

Resumo sobre: A Fenícia

Os fenícios eram povos de origem semita. Sua história é registrada, por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Com 200 km de extensão, corresponde a maior parte do litoral do atual Líbano e uma pequena parte da Síria.

Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon. ( fonte)

Principais características da Fenícia

A fenícia, terra de marinheiros e comerciantes, ocupava uma estreita área, com aproximadamente 40 km de largura, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano. Atualmente essa região corresponde ao Líbano e a parte da Síria.

10 atividades sobre A Fenícia 2

O solo montanhoso da Fenícia não era favorável ao desenvolvimento agrícola e pastoril. Vivendo como que espremido em seu território. o povo fenício percebeu a necessidade de se lançar ao mar e desenvolver o comércio pelas cidades do Mediterrâneo.

Entre os fatores que favoreceram o sucesso, comercial e marítimo da Fenícia, podemos destacar que a região:

  • Eram diversas encruzilhadas de rotas comerciais
  • Havia um escoadouro natural das caravanas de comercio que vinham da Ásia em direção ao Mediterrâneo;
  • A terra era rica em cedros, que forneciam a valiosa madeira para a construção de navios;
  • Possuía bons portos naturais em suas principais cidades (Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro);
  • Tinha praias repletas de um molusco (múrice), do qual se extraía a púrpura, corante de cor vermelha utilizando para o tingimento de tecidos, muito procurados entre as elites de diversas regiões da Antiguidade.

As cidades fenícias

A Fenícia era, na verdade, um conjunto de Cidades-Estado, independentes entre si. Algumas adotavam a Monarquia Hereditária; outras eram governadas por um Conselho de Anciãos. As cidades fenícias disputavam entre si e com outros povos, o controle das principais rotas do comércio marítimo. ( fonte )

Cartago foi a maior colônia fenícia. Esteve em luta por muito tempo com Roma pela hegemonia das rotas marítimas no mediterrâneo. Esse conflito ficou conhecido como Guerras Púnicas, no ano de 146 a.C. Derrotados pelos romanos, pouco restou dos fenícios no Mediterrâneo.

10 atividades sobre A Fenícia 3

O ALFABETO FENÍCIO

Em função dos diversos contatos comerciais que mantinham com diferentes povos, os fenícios sentiram necessidade de um meio prático para facilitar a comunicação. Pressionados por essa necessidade, os fenícios desenvolveram uma das mais fabulosas invenções da história humana: o alfabeto

O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acrescentaram outras letras. O alfabeto grego deu origem ao alfabeto latino, que é o mais utilizado atualmente.

10 atividades sobre A Fenícia 4

A religiosidade do povo – A Fenícia

A religião Fenícia era politeísta e seus deuses representavam as forças da natureza. Eles acreditavam que com o sacrifício de animais atrairiam para si a boa vontade dos deuses.

10 atividades sobre A Fenícia 5

Alguns historiadores acreditam que os fenícios chegaram à América 2000 anos antes de Colombo, outros dizem que não há provas concretas disso, embora, também não haja como se provar o contrário. No entanto, os fenícios existiram e fizeram uma enorme diferença para a humanidade

10 atividades sobre A Fenícia 6

7 Atividades para sala de aula sobre a Fenícia

Para fixarmos um pouco mais as informações sobre a Fenícia , propomos aqui, 7 atividades bem interessantes, as quais irão contribuir para nosso conhecimento.

1- Atividade para sala de aula – O comerciante e a Fenícia

Idade

A partir de 12 anos

Materiais necessários

  • Papel
  • Caneta
  • Datashow/ telão ( se tiver)

Passo a passo para a atividade: O comerciante e a Fenícia

O comércio era o ponto forte da Fenícia. Suas embarcações rasgavam o mar em idas e vindas com mercadorias. Chegaram  a ser conhecidos especialmente pela qualidade do cedro e dos tecidos vermelhos exclusivos dos fenícios.

  1. Nessa atividade vamos despertar o empreendedorismo na turminha?
  2. Separe ou eleja na sala, mais ou menos 2 a 4 alunos para serem os palestrantes
  3. Os alunos escolhidos terão no máximo 15 minutos (cada um deles) para trazerem uma proposta de investimento
  4. Eles se prepararão para ensinarem os colegas como investir com tão pouco e ser bem-sucedido
  5. A intenção é fazer com que as crianças se voltem desde cedo para o empreendedorismo.
  6. No final, poderão convidar alguém que seja um comerciante para contar como começou seus negócios.
  7. Dicas simples e motivadoras, podem despertar futuros empresários.
  8. Pode ser sugerido por exemplo: Com pequenas caixas de leite descartáveis, algumas mudas de flores e a ajuda da mamãe, é possível dar início à uma floricultura. Com o sal que não se usa da cesta básica e algumas cabeças de alho, se faz tempero e podem ser vendidos à vizinhança…

Enquanto incentivamos os pequenos ao trabalho, suas mentes ficam protegidas das tentações de se conseguir uma vida fácil, como é oferecida aos jovens ultimamente. Muitos pela ociosidade, ficam vulneráveis, e presa fácil para uma vida sem compromisso com o trabalho.

( vídeo de empreendedor)

2 -Atividade para sala de aula – O cedro da Fenícia

O cedro é uma árvore que possui uma das madeiras mais resistentes e desejadas de todos os tempos, a qual era solicitada constantemente para a produção de barcos e navios. Edificações importantes também eram feitas com cedro, tornando um forte produto para os comerciantes fenícios.

10 atividades sobre A Fenícia 7

Nessa atividade iremos propor uma pesquisa

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Lápis

Passo a passo para a atividade

  1.  Convide a turma para que acessem os meios de comunicação.
  2. Peça que façam um relatório sobre os locais do planeta onde é possível adquirir o cedro
  3. Questione qual o ambiente propício para o cultivo do cedro
  4. Eles deverão buscar informações sobre o motivo desse tipo de madeira, ter sido utilizado na construção de barcos.
  5. Peça que informem, o valor aproximado em reais, de um objeto hoje que seja fabricado com a madeira de cedro.

Conhecimento são tesouros, que quando bem guardados, serão a riqueza no momento que forem solicitados.

3 – Atividade para sala de aula- O alfabeto Fenício

Como é fantástico pensar que podemos criar e recriar formas de nos comunicarmos!  Então que tal uma atividade desafiadora?

10 atividades sobre A Fenícia 8

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Folha com diversas frases escritas em português
  • Folha de papel ou caderno
  • Caneta ou lápis

Passo a passo para a atividade

  1. Separe a sala de 4 a seis grupos
  2. O professor deverá escrever frases e distribuí-las por meio de sorteio, sendo que cada grupo deve receber sua frase e guardá-la secretamente, sem que os demais saibam o que ela diz
  3. Cada grupo criará uma escrita enigmática para sua frase. Sendo que cada letra deverá ser representada por um desenho, número, traço pontinhos… o que quiserem, desde que o grupo consiga entender o enigma que criaram.
  4. Após os grupos terminarem, todos se reunirão.
  5. O professor receberá todos os enigmas nas mãos
  6. Um a um, irá mostrá-lo a todos.
  7. O grupo responsável pelo enigma apresentado pelo professor deverá permanecer em silêncio, deixando que os demais decifrem o que foi escrito.
  8. Vencerá o grupo que for mais criativo e construir o enigma mais interessante.

Essa atividade promete colocar a turminha para pensar!

4 -Atividade para sala de aula- O tecido cor púrpura da Fenícia

Conta-se que a nobreza esmerava-se com tecidos vindos da Fenícia, os quais produziam a cor purpura, que não desbotava e era obtida por meio de um molusco, que infelizmente, segundo os pesquisadores, desapareceu do mar mediterrâneo

Sabendo disso, seria difícil para nos conseguirmos uma amostra deles, e provar como é possível tingir um tecido com recursos naturais. No entanto, vamos desafiá-los a buscar outras soluções, então nos acompanhe!

Idade

A partir de 09 anos

Material necessário

  • Plantas ( não venenosas ou seja, não tóxicas)
  • Papel machê vermelho
  • beterraba
  • Tiras de retalhos de algodão
  • Copos descaráveis com água

Passo a passo para a atividade -O tecido cor púrpura da Fenícia

  1. Distribua os grupos
  2. Reparta ente a turma as tiras dos retalhos de algodão
  3. Permita que eles mesmos façam experiencia e descubram qual item dará melhor coloração.

5 -Atividade para sala de aula – Responda o questionário: A Fenícia

Os Fenícios comerciavam: Azeite de Oliva, vinho, joias, tecidos tingidos, cedro do Líbano, papiro e tantas especiarias, que se tornaram influentes. Vamos resolver as questões abaixo e memorizar mais dados sobre a Fenícia?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com questionário ( ou escrever no quadro)
  • Lápis ou caneta

Passo a passo para a atividade -Responda o questionário: A Fenícia

Essa atividade consta em responder sem reservas ao seguinte questionário

  1. Qual outro nome era dado aos Fenícios: (Tiranos – Púrpura- ou Sidônios? )
  2. Além do azeite de oliva e o vinho, que outro produto os fenícios comerciavam?
  3. Quem era responsável pela produção natural da tinta cor purpura, usada nos tecidos fenícios e comercializado em todo mundo?
  4. Quais os nomes das três ‘cidades antigas que compunham a Fenícia? Risque apenas o nome delas: ( Betel- Sidon- Tiro- Jerusalém- Catargo)

Conhecimento faz bem a alma!

6 – Atividade para sala de aula – Jezabel , a representante da fenícia

A Bíblia é um livro que traz algumas informações sobre os sidônios. Eles inclusive levaram cedros para o Rei Salomão edificar sua casa (  ). Você já ouviu falar de Jezabel? Ela foi uma princesa sidônia que se casou com o rei Acabe, rei de Israel. Ela era muito má e matou muitas pessoas, para satisfazer sua vaidade. Naquela  época, os casamentos eram feitos para unirem reinos, no entanto, algum deles sempre saía perdendo.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caderno ou folha
  • Caneta
  • Computador ou bíblia

Passo a passo para a atividade: Jezabel , a representante da fenícia

  1.  Os alunos deverão ler a história de Jezabel que está narrada em 1Reis 16,  ou assistir o vídeo abaixo.
  2. Após a leitura ou assistir o vídeo, peça aos alunos que façam uma construção textual, dando sua opinião sobre essa rainha.
  3. Eles deverão dizer no texto se as atitudes dela serviriam para uma representante de seu povo.
  4. As opiniões serão subjetivas ( cada aluno poderá dizer o que pensam, sem que haja julgamento de certo ou errado. Apenas dirão o que pensam).

7 – Atividade para sala de aula – Exposição de navios da Fenícia

 

Idade

A partir de 11 anos

Material necessário

  • Caixa de papelão
  • Garrafas pet
  • Papel alumínio
  • Papel de seda
  • Tesoura
  • Tinta..

Passo a passo para a atividade: Exposição de navios da Fenícia

  1. Essa atividade poderá ser feita individualmente ou em grupo, a critério do professor e da turma
  2. Para explorar o lado artístico e criativo doa alunos, eles deverão ser desafiados a construírem pequenas réplicas de navios antigos.
  3. A utilização de material descartável é aconselhável
  4. Incentive-os a primeiramente, fazerem os riscos ou desenho de um navio, e posteriormente tentarem passar a imagem para uma construção.
  5. Incentive-os a colocarem nome em seus navios
  6. Faça a exposição dos navios fenícios

Certamente será uma experiencia inesquecível!

3 Questões de testagem do ENEM- Sobre: – Respondidas e comentadas

Os Fenícios ficavam na região do atual Líbano. Fundaram cerca de 25 cidades-estado em uma região infértil para a agricultura, mas  estratégica, pois estava próxima a grandes centros da antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Persas), situada ao leste do mediterrâneo. Embora a agricultura não fosse possível pela pobreza relativa do solo, áreas de floresta forneciam madeira de boa qualidade. O comércio marítimo era a principal atividade econômica deles ( fonte).

Questão do ENEM 1

Em 2011, eclodiu no Oriente Médio e no norte da África uma série de manifestações contrárias aos regimes políticos autoritários e centralizadores. Este conjunto de levantes populares, conhecido por Primavera Árabe, começou na Tunísia e se espalhou por diversos países da região, como Egito, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein, gerou violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto às mudanças práticas. ( fonte )

Sobre as regiões do Oriente Médio e norte da África, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

Comentário

As respostas certas são as letras: A,C ,D

Questão do ENEM 2

(UECE/2011)

Os Fenícios ocuparam uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o atual Líbano. Tiveram prósperas cidades como Ugarit, Biblos, Beritos, Sídon e Tiros.

Essas, por estarem localizadas em uma área de intensa circulação dos povos da Ásia, da África e da Europa foram invadidas e conquistadas sucessivamente por vários impérios. Sobre os Fenícios, assinale o correto.

Comentário

Os fenícios eram conhecidos também como cananeus, e não alargaram seu território, mas, desenvolveram suas atividades dominando o mar. O comercio deles foi próspero e a criação do alfabeto nos trouxe algo de grande valor.

Questão do ENEM 3

(Unievangélica GO/2016)

Quando o homem começou a escrever pela primeira vez, ele o fez, não com pena e tinta sobre papel, mas riscando sinais na argila úmida com um bastão pontiagudo ou um pedaço de junco… A argila pode ser moldada facilmente numa superfície plana e adequada à escrita enquanto úmida. E se deixada ao sol depois de inscrita, logo estará tão dura que suportará consideravelmente o manuseio e a intempérie.

WALKER, C. B. E. A História da Escrita Antiga. São Paulo: Edusp / Melhoramentos, 1996. p. 21.

A mais antiga narrativa conhecida pelo ser humano, encontrada na forma de uma coleção de tabletes de argila por arqueólogos que escavavam a cidade assíria de Nínive, é

Comentário

Fim

Se você gostou do presente material, o qual se refere a Fenícia, que tal dar uma olhadas em outros posts com temas parecidos? Estamos sempre buscando unir o útil ao agradável, para que você tenha bastante material e consiga realizar uma aula bem atraente!

Um grande abraço e até breve!

Vídeo: O mercado de trabalho para LGBTs

Vídeo: O mercado de trabalho para LGBTs

Livro: Letramento Literário na Escola. A Poesia na Sala de Aula

Livro: Letramento Literário na Escola. A Poesia na Sala de Aula