A história dos Hebreus continua fascinando a gerações. Tudo começou com um homem chamado Abrão, filho de Terá, que partiu de Ur dos caldeus sob a chamada de um Deus único e poderoso. Ele prometeu, que faria da semente desse homem uma grande nação.

Contudo, Abrão, ou seja Abraão como Deus lhe nomeou, era um homem com  mais de setenta anos, não tinha filhos. Seu possível herdeiro seria Eliezer, um servo que estava em sua companhia a muito tempo. Sua esposa também já era idosa, no entanto, para Deus todas as coisas são possíveis.

10 Atividades sobre: A história dos Hebreus

A pedido de Sara, Abrão tomou como mulher sua serva Agar , uma egípcia que lhe deu Ismael, e Sara com 90 anos, gerou Isaque. Esses dois filhos, deram ao patriarca Abraão , pelo menos dois  povos que hoje habitam no Oriente Médio, Judeus e Árabes. Ambos vieram do mesmo tronco.

Há muito o que se dizer sobre a história dos Hebreus, contudo, iremos resumir em algumas poucas partes, para que possamos entende-la um pouco. E para nos auxiliar nessa jornada, traremos 10 atividades bem interessantes  para serem realizada em sala de aula.

Resumo sobre: A história dos Hebreus

O Hebreus eram monoteístas,acreditavam e ainda hoje se mantém atados a um único Deus! Que para os muçulmanos é Alá, cujo profeta é Maomé. Para os  judeus é Javé, e seu mensageiro foi Moisés. Para os cristãos, esse Deus, é  o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Embora em algumas vezes durante a história do Hebreus, houvessem casamentos e alianças com povos de outras origens, que os faziam adorar outros deuses, como no caso dos Fenícios, que aparentando-se com reis de Israel, principalmente no casamento de Acabe e Jezabel trouxeram seus costumes, contudo os hebreus sempre voltavam à sua essência. E ainda hoje, a maioria deles é monoteísta.

 A história dos hebreus pode ser encontrada em textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Nele existe, a crença deles com relação a criação do mundo ( o criacionismo)  muitas normas éticas e morais de sua sociedade.

Os arqueólogos, ainda encontram  vestígios da sociedade hebraica. As mesmas contribuem para esclarecer ainda mais  a história dos hebreus.

Por que eles eram chamados de Hebreus?

Éber ou Heber foi ancestral de Abraão. Segundo historiadores, da tribo de heber teria surgido o povo hebreu. Possivelmente, Éber nasceu cinco gerações após Noé. Segundo a Bíblia, Éber foi o pai de Pelegue e de Joctã.

Supõe-se que na época do nascimento de Pelegue, os povos tenham se dividido em razão do episódio da Torre de Babel, conforme o relato de Gênesis 10:25 que assim diz: “E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã”.

Diz a que Bíblia que Éber teria vivido 464 anos (Gênesis 11:12-13), sendo o patriarca nascido após o Dilúvio que mais tempo viveu, tendo, provavelmente, alcançado até a oitava geração de sua descendência. E, embora Sem tenha vivido 502 anos após o dilúvio, tanto ele como o seu pai Noé teriam nascido antes da grande inundação ( fonte).

A chamada de Abraão

Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação hebraica, recebeu de Deus a missão de migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de palestina, onde se localiza hoje a Estado de Israel .

Após passarem um período na terra dos cananeus, os hebreus, foram para o Egito, onde viveram em 300 e 400 anos, e acabaram transformados em escravos. Sua historia começa a ganhar destaque a partir do momento em que resolvem sair do Egito e, sob a liderança de Moisés, voltar a Canaã. Na história judaica, esse retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C.  ( fonte)

Em 70 d.C., a Palestina  era uma província do Império Romano; as muitas rebeliões ocorridas na região levaram o governo imperial a expulsar os hebreus da Palestina. Esse acontecimento é denominado de diáspora. Até 1948, quando foi fundado o estado de Israel, os judeus viveram sem pátria, contudo, voltaram para a terra prometida.

Alguns deles praticavam a agricultura, o pastoreio, o artesanato e o comércio. Tinham por base social o trabalho de escravos e servos. As tribos eram dirigidas de forma absoluta pelos chefes de família (patriarcas), que acumulam as funções de sacerdote, juiz e chefe militar.

Com a unificação destas, a partir de 1010 a.C., elegeram juízes para vigiar o cumprimento do culto e da lei. Depois se unem em torno dos reis, o qual o primeiro foi Saul, filho de Quis, seguido do mais famoso deles, o rei Davi. Produzem uma literatura que foi dispersada durante as perseguições, as quais  são de grande importância, principalmente por  conter  partes da Bíblia e do Talmude.

Localização da terra onde ocorreu a história do Hebreus

A Palestina localizava-se em uma estreita faixa a sudoeste do atual Líbano. O rio Jordão divide a região em duas partes: a leste a Transjordânia; e a oeste, a Cisjordânia. Essa região é atualmente ocupada pelo estado de Israel.

Até hoje a região é bastaste árida. O principal rio é o Jordão, e assim mesmo não era suficiente para grandes obras de irrigação. Um solo pouco fértil e um clima bastante seco impediam que a região fosse rica.

No entanto, tinha bastante importância, pois era passagem e ligação entre a Mesopotâmia e a Ásia Menor. E foi nessa região que assentou o povo hebreu ( fonte).

O interessante é que com  passar dos anos, embora o território dos Hebreus tivesse todas as características acima. Hoje, é um lugar onde devido a sabedoria e alta tecnologia possuída por aquele povo, até mesmo um sistema que torna as águas do mar em água potável, conseguiram desenvolver.

Sem contar que conseguiram algo prodigioso, que é transformar um lugar completamente deserto como o Negev em um campo verdejante e lugar de frutas mais doces e legumes mais saborosos. Na Bíblia,no livro de Isaías capitulo 35 estava registrado essa promessa, que veio a se cumprir, milhares de anos depois.  Vejam abaixo:

Os  patriarcas – A história dos Hebreus

Como pronunciamos no início, Abraão foi pai sendo já velho. Ele primeiro gerou Ismael, o pai dos árabes, no entanto, quando não parecia mais ter esperanças, Deus abriu a madre de Sara, e ela com 90 anos teve um filho perfeito, cujo nome foi Isaque.

Isaque tomou como esposa Rebeca, e ela teve gêmeos: Esaú e Jacó. Desses dois irmãos, Jacó teve um encontro com Deus no vale de Jaboque. Teve o nervo de sua coxa encolhido e seu nome mudado, de Jacó para ” Israel”.

Ele então teve 12 filhos homens e uma filha mulher: Diná. Foram os dose filhos de Jacó os patriarcas responsáveis pela formação do povo de Israel.

Seus nomes eram: Ruben, Simeão, Judá, Levi, Gade, Aser, Naftali, Zebulon, José, Benjamim, Dã , Issacar.

Organização social e política dos hebreus

Após a morte de Moisés, os hebreus chegaram à palestina e, sob a liderança de Josué, que cruza o rio Jordão, combate com os cananeus que então habitavam a terra prometida. Vencidos os cananeus, os israelitas se estabelecem na Palestina.

Nessa época, o povo hebreu estava dividido em 12 tribos (“os doze filhos de Israel”), que viviam em clãs compostos pelos patriarcas, seus filhos, mulheres e trabalhadores não livres.

Cada tribo tinha o nome de um dos filhos de Israel, e receberam um pedaço da terra para criarem sua família.Contudo, a tribo de Levi, não tiveram terras para plantarem ou lavrarem, eles eram sacerdotes e recebiam o sustento vindo das outras tribos. Os filhos de José, Efraim e Manassés, também receberam  herança nas terras.

O poder e prestígio desses clãs eram personificados pelo patriarca, e os laços entre esses clãs eram muito frágeis. Porém, devido às lutas pelas conquistas de Canaã ou Terra Prometida, surgiu necessidade do poder e do comando estar nas mãos de chefes militares. Estes chefes passaram a ser conhecidos como Juízes.

Os Juízes e os reis

Com a concentração do poder em suas mãos, os juízes procuraram à união das doze tribos, pois ela possibilitaria a realização do objeto comum: O domínio da Palestina.  As principais lideranças deste período foram os juízes: Sansão, Otoniel, Gideão e Samuel, todos eram considerados enviados de Jeová, para comandar os Hebreus.

A união das doze tribos era difícil de ser conseguida e mantida, pois os juízes tinham um poder temporário e mesmo com a unidade cultural, (língua, costumes, e, principalmente religião), havia muita divisão política entre as tribos.

Assim foi preciso estabelecer uma unidade política. Isto foi conseguido através da centralização do poder nas mãos de um monarca, Rei, o qual teria sido escolhido por Jeová para governar.

O primeiro rei de Israel, foi Saul, o qual foi ungido por Samuel, no entanto, devido sua desobediência aos critérios que Deus havia estabelecido, ele foi rejeitado e  Davi ocupou seu lugar.

Principais características da: história do Hebreus

  • Descenderam  de Abraão, que veio da geração de  Héber da linhagem de Sem filho de Noé
  • Eram nômades a princípio
  • Tornaram-se povo de Israel, após Jacó lutar com o anjo no vale de Jaboque
  • Peregrinaram no Egito durante 400 anos
  • Caminharam 40 anos no deserto
  • Conquistaram Canaã a terra prometida após a morte de Josué.
  • No ano 70 depois de Cristo sofreram com Diáspora e foram expulsos de sua terra
  • Foi reconhecido como Estado de Israel em 1948

Que tipo de alimento os Hebreus comiam?

Como eles eram das regiões da antiga Mesopotâmia, o tipo de alimentação era praticamente o mesmo dos outros povos: Pão, vinho, peixes, figos… No entanto, houve uma época em que o povo atravessou o deserto, e chovia do céu para eles o “Maná”.

Segundo os registros bíblicos, ele tinha o sabor de pão de mel. Houve também a providencia de codornizes, quando pediram carne no deserto.

7 Atividades para sala de aula –A história dos Hebreus

Para completar nossos conhecimentos, vamos realizar algumas atividades bem interessantes?

1 -Atividade para sala de aula- Quem sabe mais- A história dos Hebreus

Existiram alguns hebreus que foram  tão importantes para a história, que sem eles, com tamanha coragem e desafios, seu povo nunca seria a mesma coisa, sabe o nome de alguns deles?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Fichas com o nome de Hebreus importantes na história
  • Quadro e giz

Passo a passo para a atividade: Quem sabe mais- A história dos Hebreus

  1. Separe a turma em dois grupos para a competição
  2. No site Respostas bíblicas, tem o nome dos filhos de Israel. Leia sobre eles, e também sobre Abraão, Isaque e Jacó ( No livro de Gênesis tem a história deles).
  3. Espalhe as fichinhas com os nomes dos patriarcas,
  4. As fichas deverão ser distribuídas entre os alunos, dividindo entre os dois grupos.
  5. No quadro, o professor fará a linha divisória entre o grupo A e o grupo B
  6. O professor terá nas mãos a lista com os nomes dos personagens, e a medida que ele disser o nome, o aluno que estiver com a ficha deverá se levantar e rapidamente dizer algo referente a ele.
  7. Por exemplo: Se o professor gritar “ Jacó”, e o aluno que estiver com a ficha dele disser: Escada, sonho, Israel, lutou com o anjo… o qualquer palavra dessas, estará relacionada a Jacó, portanto, o grupo desse aluno ganhará os pontos.
  8. Assim prosseguirá até esgotarem as fichas
  9. Ganhará o grupo que tiver mais respostas corretas.

Além de ser uma atividade divertida, colaborará para que os alunos memorizem melhor a história dos Hebreus.

2 -Atividade para sala de aula – Pesquisando a Palestina- História do Hebreus

Uma diferença em relação ao Egito antigo e a Mesopotâmia era a capacidade hídrica do Jordão, em nada comparada ao Nilo, Tigre e Eufrates, reduzindo de maneira drástica o potencial agrícola da região. Ou seja, o solo palestino era infértil e o clima da região bastante seco ( fonte).

Palestina, Canaã, terra da promessa… Embora alguns estoriadores não entendam por qual motivo tantos conflitos por um pedaço de terra, mas, para judeus e árabes, a palestina é mais que simples chão, ela possui sentido sagrado, e portanto, lutam por ela.

Vamos dar uma rodada geográfica e conhecer a localização da palestina?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade: Pesquisando a Palestina: História dos Hebreus

  1. Incentive os alunos a pesquisarem a localização geográfica do Estado de Israel e do território Árabe na atualidade.
  2. Leve-os a observar que Jerusalém, a cidade santa tanto para Israelitas quanto para os árabes. Aponte seu posicionamento no globo terrestre.
  3. Peça que realizem uma construção textual, dizendo sobre as influencias climáticas que atingem esse posicionamento de Jerusalém. Eles devem falar sobre o clima, vegetação e no final colocar uma opinião pessoal, dizendo o eles acham, por qual motivo  eles brigam tanto por aquelas terras e por Jerusalém.

Qual seria a solução para eles deixarem de brigar por essas terras? Uma questão que vem de séculos.

3 -Atividade para sala de aula – Onde adorar a Deus?- História do Hebreus

Existe uma disputa muito grande entre árabes e judeus por Jerusalém, pois para os Judeus, é a cidade do grande rei Davi, e o lugar onde o Messias irá surgir. Para os árabes é a cidade onde Maomé acendeu, e para os Cristãos, o lugar onde Jesus, morreu e ressuscitou. Querendo ou não, Jerusalém é o grande palco de três importantes religiões.

Assista esse vídeo para fazer a próxima atividade!

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade : Onde adorar a Deus?

  1. Assistam o vídeo logo acima para entender essa atividade
  2. Divida em a turma em três grupos: Um grupo representará os árabes, outro grupo representará Israel e o terceiro grupo os cristãos.
  3. Um dos alunos será o condutor da dinâmica. A medida que ele fizer as perguntas, os judeus responderão como judeus e os árabes responderão como árabes e os cristãos como cristãos. Quando a resposta for a mesma, eles dirão todos juntos.
  4. como exemplo:  Se o condutor perguntar quem é o patriarca de vocês? Todos responderão: é Abraão!   Mas se ele perguntar onde oram?  Os judeus dirão: No muro das lamentações, e os árabes dirão: Na mesquita, os cristãos dirão : em todo lugar… E assim por diante.
  5. O objetivo dessa dinâmica é fazer os aluno memorizarem as diferenças entre árabes e judeus.

Perguntas:

  • Quem é o patriarca de vocês?
  • Onde orar?
  • Qual a cidade sagrada?
  • Quem foi sacrificado no Moriá?
  • A quem pertence Jerusalém?
  • Porque ela é sagrada?

Se assistirem o vídeo, poderão responder tranquilamente. O professor poderá elaborar mais perguntas.

4 – Atividade para sala de aula- Teatro: Sansão Um juiz forte – A história dos Hebreus

Os juízes do povo Hebreu foram levantados em uma tentativa de organizar, proteger e colocar regras no meio do povo. Após os líderes Moisés e Josué, houveram 13 juízes em Israel. Um deles, ficou muito conhecido pela sua força sobrenatural, e o nome dele era Sansão. Vamos encenar sua vida?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Narrador
  • Elenco
  • Algumas peças de tecido e adornos para compor os personagens

Passo a passo para a atividade: Sansão Um juiz forte

  1. Acesse a  página do teatro cristão e acesse a peça: Sansão e Dalila
  2. Separe os personagens e o narrador
  3. Providencie o ensaio
  4. Marque a apresentação
  5. Peça que os alunos escrevam o que mais lhes chamou a atenção ao assistirem a encenação

Encenar e assistir é reviver a história. Tenho certeza que essa atividade será um sucesso!

5 – Atividade para sala de aula – As festas hebraicas – A história dos Hebreus

Como todos os povos, os hebreus tinham e ainda tem o costume de fazer diversas festas. Eles comemoram a colheita, a páscoa ( libertação do Egito) a festa de Purim e tantas outras. A festa da colheita, ou “Shavuot” era feita quando eles colhiam os primeiros frutos da terra

Talvez ão seja possível replicarmos com muita facilidade na escola, uma festa hebraica, já que ela tinha sentido também espiritual. No entanto, poderemos organizar uma festa da colheita com alguns quitutes, danças hebraicas e muito estilo, que tal?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Som
  • Vestes parecidas com as dos hebreus
  • Pães, sucos de uva, frutas…

Passo a passo para a atividade:  As festas Hebraicas- A história dos Hebreus

  1. Assista com a turminha o vídeo acima
  2. Marquem o dia da festa da colheita
  3. deixem que os alunos tragam frutas, doces, saladas e sucos.
  4. Prepare o som com músicas hebraicas e deixe que se divirtam.

Essa atividade, não apenas servirá como amostra cultural, quanto divertirá bastante a todos, portanto, aproveitem!

6 – Atividade para sala de aula- Quiz racha cuca- A história dos Hebreus

Um desafio não fará bem para todos não acham? Vamos responder o racha cuca e saber o que guardamos sobre os hebreus?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com as perguntas
  • caneta ou lápis

Passo a passo para a atividade: Racha Cuca- História dos Hebreus

1-Qual a principal herança que os hebreus transmitiram na história?

  • As ótimas relações comercias
  • A artilharia em guerras
  • O monoteísmo
  • Os primeiros livros

2. Qual a principal fonte histórica para os estudos do povo hebreu?

  • A Bíblia Sagrada
  • O Alcorão
  • O Islã
  • O Pachacamac

3. A história dos hebreus podem ser divididos em três grandes períodos, são eles:

  • Migração, perseguição e cativeiro
  • Governos dos Patriarcas, dos Juízes e reis
  • Antigo, meio e novo testamento
  • Cativeiro, diáspora e reunificação
  1. Qual a terra prometida considerada pelos hebreus?
  • O Iraque
  • O Irã
  • A Síria
  • A Palestina

4. No ano de 1250 a.c, Moisés, sai do Egito com os Hebreus, esse fato fica conhecido como:

  • Diáspora
  • Êxodo
  • Gênesis
  • Hebrenenéia

 

5. No tempo dos governos do Juízes, qual o mais famoso Juiz, que ficou conhecido por sua lendária força? Quem era?
 (6 letras)

6-Qual o primeiro rei hebreu?

  • Davi
  • Salomão
  • Saul
  • Samuel

7. Após a morte do rei Salomão, houve uma divisão entre o povo hebreu. Os dois reinos são chamados de:

  • Reino de Saul e Reino de Davi
  • Reino de Jerusalém e Reino de Samaria
  • Reino do Norte e Reino do Sul
  • Reino do Alfa e Reino do ômega

 

8. Em 722 a.c o reino de Israel foi conquistado pelos os povos:

  • Babilônios
  • Assírios
  • Filisteus
  • Indo-Arábicos

 

9. Em 587 a.c o reino de Judá, foi conquistados pelos povos:

  • Gregos
  • Neobabilônicos
  • Romanos
  • Indo-Arábicos

 

Gabarito: Para saber as respostas clique aqui!

7- Atividade para sala de aula – Enigmas-A história dos Hebreus

Alguém já te disse que o mundo antigo, principalmente a história dos Hebreus descrita na Bíblia é cheia de mistérios? Pois bem! Na realidade é sim! Enigmas sempre foram o prato predileto dos profetas filósofos e pensadores, não apenas dos antigos, mas, os de todas as épocas! Então que tal imitarmos a eles e partirmos para uma divertida partida de enigmas?  Você vai amar!

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com os enigmas
  • Papel e caneta
  • Pode também ser feito de forma oral

Passo a passo para a atividade – Enigmas- A história dos Hebreus

  1. Convide a turminha para se sentarem em circulo no chão
  2. O professor irá lançando os enigmas, e a medida que forem acertando, um dos alunos irá anotando o nome de quem responde corretamente.
  3. No final comemora-se o vencedor, deixando no meio da roda  e cantando uma canção, todos de mãos dadas girando de um lado para o outro, como as danças hebraicas!
  4. Abaixo temos alguns enigmas propostos, contudo você poderá acrescentar outros

Enigmas:

  1. Uma pedra é pouco, duas pedras não vão dar, cinco pedras eu carrego para um gigante derrubar!   Quem sou?
  2. “Do comedor veio comida e do forte a doçura”, o que é?
  3. Sou o pai da multidão, de mim vieram duas nações, um filho da jovem serva, outra da princesa hebreia!  Quem sou?
  4. 11 espigas, 11 molhos, sol e lua me imploram, dou comida e abrigo, mesmo a quem foi  inimigo! Quem sou?
  5. 13 homens sem tribunal, no lugar do martelo, espada e metal, cavalgando em frente ao povo, sem ter togas julgam o mal! Quem foram eles?
  6. Escondi e me encontraram, em um rei me transformei, tudo estava muito bem, até que Agague poupei, e guardar gordas  ovelhas foi onde eu tropecei! Quem fui?

As Respostas estão em :1 – ( 1 Samuel 17: 40) ;  2- (Juízes 14:14);   3- ( Gêneses 16 e 17)   4- ( Gêneses 42:6) 5- ( Juízes 1 ) 6- ( 1 Samuel 15:10 ao 31)

3 Questões de testagem do ENEM- Sobre: A história dos Hebreus – Respondidas e comentadas

Questão do ENEM 1

(UPE/2004)

 Entre os povos que se destacaram na Antigüidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade.

Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:

Comentário

A resposta errada é a 3 . Na verdade, é

Questão do ENEM 2

(UFMS/2008)

Ao contrário dos gregos, os hebreus não especularam sobre as origens das coisas e o funcionamento da natureza; sabiam que Deus era o criador de tudo. Para os hebreus a existência de Deus fundamentava–se na convicção religiosa e não na investigação científica; na revelação e não na razão.

Foram os gregos e não os hebreus que criaram o pensamento racional […] Os hebreus também não especularam sobre a natureza de Deus. Sabiam apenas que Ele era bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Diferentemente dos deuses do Oriente. Javé não era atraído pela luxúria ou impelido para o mal, mas era “clemente e misericordioso” […]

Em contraste com os deuses pagãos, que eram indiferentes aos seres humanos, Javé estava atento às necessidades do homem. Ao afirmar que Deus era uno, soberano, transcendente e bom, os hebreus realizaram uma revolução religiosa que os separou para sempre da visão de mundo dos outros povos do Oriente Próximo.

(PERRY, Marvin – Civilização Ocidental. Uma História Concisa. SP: Martins Fontes, 1999, p. 97).

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

Comentário

Foi exatamente por possuírem um único Deus, que se preocupava com os homens e desejava seu bem, e não se basearem na especulação humana ou razão, que fez do povo hebreu, um povo diferenciado dos demais povos antigos.

Questão do ENEM 3

(UniRV GO/2016) 

Povo de origem semita, os hebreus começaram seus deslocamentos por volta do II milênio antes de Cristo. No livro do Gênesis (o começo), da Bíblia, conta-se como Abraão conduz seu povo para a terra que lhe fora prometida por Deus, em Canaã, ou Palestina.

Divididos em doze tribos, estabeleceram-se em uma região montanhosa, de colinas áridas e vales, banhada pelo rio Jordão e mar Morto. Vivendo sobretudo da agricultura e do pastoreio, apresentava uma formação social e econômica caracterizada pelo patriarcado, sendo chefiados por um homem mais velho e mais sábio. Abraão, Isaac e Jacó foram os primeiros patriarcas.

A respeitos do povo hebreu e seus descendentes, os judeus, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo.

Comentário

As únicas respostas corretas, são a 1 e a 3. Na segunda questão, o erro está em que

Na quarta questão estão dois erros pois: Não foi  Moisés que dividiu a terra prometida, pois ele já havia morrido. Foi Josué quem fez a divisão das terras. O outro erro foi dizer que

Fim

Gostou das atividades com a história dos Hebreus? Se quer conhecer mais material como esse acesse aqui e leia, continue também nos acompanhando pois, temos muito mais para vocês!

Um grande abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.