in , , ,

10 atividades sobre A Religião Egípcia

10 atividades sobre A Religião Egípcia 15

A religião egípcia gira em torno da adoração a diversos deuses. Eles eram politeístas, portanto, veneravam desde os astros, estrelas, aos faraós, a alguns tipos de aves e animais. Embora fossem muito dados ao conhecimento, eram contudo, extremamente religiosos.

Índice: hide

10 Atividades sobre a religião Egípcia

Conhecer a religião egípcia, é saber até certo ponto, porque as coisas funcionavam da forma que são vistas na história. Será que se não fosse a tamanha religiosidade e crenças diversificadas desta importante nação antiga, certos costumes ou monumentos existiriam?

Convido a vocês para pesquisarem conosco, portanto, sobre a religião egípcia e sua influência sobre o mundo. E faremos isso, divertidamente por meio de atividades, vamos lá

10 atividades sobre A Religião Egípcia 1

Resumo sobre: A religião egípcia

A crença religiosa dos egípcios  influenciava e ainda influencia  a vida de muitas pessoas. Eles eram politeístas, creditavam em variados deuses. Duas características muito significativas da religiosidade dos egípcios eram portanto os conceitos maat e heka.

  • Maat : Apontava para a importância de viver uma vida correta, de forma a manter a existência harmônica no universo.
  • Heka:  Estava relacionado no entanto, à mágica, e afirmava a importância dela tanto na criação do universo quanto na manifestação do poder dos deuses.

Os deuses do panteão egípcio eram representados de três diferentes maneiras:

  • Antropomórfica: deuses com forma humana.
  • Zoomórfica: deuses com forma de animal.
  • Antropozoomórfica: forma humana e animal ao mesmo tempo.

Entre os principais deuses egípcios, podem ser destacados:

  • Hórus, Rá (deus sol)
  • Ísis (deusa da fertilidade)
  • Anúbis(deus dos mortos)
  • Maat (deusa da justiça)
  • Bastet (deusa dos gatos e da fertilidade).

De forma que cada deus exercia uma função diferente, bem como possuía sacerdotes específicos responsáveis por sua adoração e divulgação de suas exigências.

10 atividades sobre A Religião Egípcia 210 atividades sobre A Religião Egípcia 310 atividades sobre A Religião Egípcia 410 atividades sobre A Religião Egípcia 5

Os sacerdotes do Egito

No que diz respeito aos sacerdotes no Egito Antigo, poderiam ser tanto homens quanto mulheres. Em geral, as sacerdotisas prestavam culto a uma deusa, e os sacerdotes a um deus, no entanto, isso não era uma regra obrigatória. Os sacerdotes do Egito enfrentavam um longo processo de capacitação e podiam constituir famílias como qualquer outra pessoa.

Esses religiosos eram responsáveis pela adoração dos deuses e pela manutenção do templo, assim como pela realização dos festivais religiosos. Os sacerdotes também cumpriam um papel com a comunidade local, realizando funerais, casamentos e fazendo o papel de curandeiros. A adoração aos deuses nos templos era restrita a eles ( fonte).

10 atividades sobre A Religião Egípcia 6

A crença na vida após a morte

Algo completamente importante na religião dos egípcios, era portanto a crença da vida após a morte. Eles acreditavam que a vida terrena era apenas uma etapa de uma jornada, e a mesma continuaria. Portanto, era necessário levá-la da maneira mais justa possível. Os atos em vida, portanto, eram importantes, pois definiriam o destino de cada pessoa. 

De acordo com essa religião, cada pessoa que morria teria suas ações julgadas em um tribunal presidido por Osíris, um dos principais deuses egípcios. A crença egípcia afirmava portanto, que o coração seria pesado em uma balança com uma pena, e o resultado definiria o acesso ao paraíso.

Esse era um ato simbólico, uma vez que o coração representava as ações em vida de cada pessoa, e a pena representava a justiça e era o símbolo da deusa Maat. Portanto, caso o coração fosse mais leve que a pena, a pessoa teria acesso ao paraíso. Caso contrário, a alma dessa pessoa seria devorada por uma entidade monstruosa ( fonte).

As múmias

A crença na vida após a morte também explicava a preocupação dos egípcios com a conservação dos corpos, uma vez que a continuidade da vida estava condicionada a sua preservação na terra. Desse ponto de vista, era necessário portanto, que os corpos fossem cuidados, por isso os egípcios mumificavam seus mortos.

10 atividades sobre A Religião Egípcia 7 10 atividades sobre A Religião Egípcia 8

era realizada em um longo processo que se estendia por aproximadamente 70 dias. O processo mais conhecido era restrito apenas à nobreza egípcia, a única que tinha condições financeiras de pagar por ele.

Durante a mumificação, primeiramente, os órgãos eram retirados, e o corpo era limpo e banhado com óleos e resinas especiais para, em seguida, ser enfaixado. No túmulo, eram colocados alimentos e uma série de objetos, como joias e estátuas ( Fonte).

Principais características da religião egípcia

Com as explicações acima foram dadas, podemos concluir então que as características bem visíveis da religião egípcia seriam:

  • Politeísmo ( adoração de diversos deuses)
  • Crença de vida após a morte ( mumificação)
  • Crença em que líder poderosos ( faraós) eram deuses, portanto deviam ser adorados
  • Seus deuses tinham formas: humanas, animais, metade humana e metade animal
  • Cada divindade tinha seu sacerdote ou sacerdotisa
  • Os bens materiais que os nobres possuíam, os acompanharia após sua morte, portanto, cuidavam de coloca-los em suas tumbas.
  • Após a morte, as pessoas passariam pelo tribunal de Osíris para serem pesados ou julgados por suas obras nessa vida.
  • Usavam joias, amuletos, essências e até alguns tipos de pinturas com finalidades religiosas.

10 atividades sobre A Religião Egípcia 9

7 Atividades para sala de aula – Religião egípcia

Para fixarmos melhor o conhecimento sobre a religião egípcia, vamos para as atividades? Tem muita coisa legal para compartilharmos, portanto, continue conosco!

1 -Atividade para sala de aula: faça a correspondência – Religião egípcia

Idade

a partir de 10 anos

Material necessário

  • Folha ou caderno
  • Lápis ou caneta

Passo a passo para a atividade sobre a religião egípcia: Faça a correspondência

  1. Nessa atividade, os alunos irão fazer a correspondência das divindades da crença egípcia com os nomes que os corresponderão, portanto,
  2. Distribua as folhas impressas entre os alunos
  3. deixe que façam a correspondência
  4. Permita que eles confiram entre eles e vejam se acertaram, ou faça a correção no quadro .

( ) Hórus                                                           1-  Artes mágicas

(  ) Osíris                                                           2- deus do sol

( ) Ísis                                                                3- Vida  justa e correta

( ) Maat                                                              4 – deus dos mortos

( ) Bastet                                                            5- Fertilidade/maternidade

( )Heka                                                               6- deus dos gatos e fertilidade

( ) Anúbis                                                            7- julgamento dos mortos

Após os exercícios, reúna a turma para discutirem sobre os possíveis motivos que levaram aos egípcios a adotarem tantas divindades. Uma hipótese seria mesmo, o medo de não estar preparado para a morte, portanto, buscar ajuda no além, seria a melhor forma.

2 – Atividade para sala de aula – 5 mistérios inexplicáveis Religião egípcia

10 atividades sobre A Religião Egípcia 10

Idade

14 anos

Material necessário

Passo a passo para a atividade

  1. Veja logo abaixo, o curioso vídeo feito pelo Guilherme, é realmente interessante!
  2. Os alunos deverão assistir o vídeo para que consigam executar a seguinte tarefa
  3. Primeiro, farão mais pesquisas sobre as dúvidas apresentada por Guilherme, sobre a verdadeira cor dos egípcios antigos, o cabelo deles e os outros assuntos.
  4. Tentem conseguir fotos dos egípcios da atualidade.
  5. No passo seguinte, façam uma construção textual, onde o aluno deverá imaginar e criar um esteriótipo de um egípcio antigo. Pode também fazer um desenho.
  6. Você sabe quais os fatores são responsáveis pela aparência de uma pessoa?

Essa atividade  é muito top e cheia de curiosidades. Se você gosta de desafios irá amar!

Existem coisas que realmente são misteriosas!

3 -Atividade para sala de aula – teatro das múmias – Religião egípcia

Você já deve saber nessas alturas que as múmias são pessoas mortas que receberam um tratamento, a base de alguns ingredientes, os quais garantiram que elas fossem preservadas a séculos. Mas, não custa nada se elas nos contassem como era sua vida antes de ser múmias, não acha? Que tal um teatro de múmias?

10 atividades sobre A Religião Egípcia 11

Idade

14 anos

Material necessário

  • Faixas de pano
  • Lápis, caneta e papel

Passo a passo para a atividade

  1. Escolha dois ou mais colegas de classe que sejam criativos e desinibidos
  2. Com base em pesquisas, sobre a vida de alguns faraós, eles deverão criar uma breve peça teatral. O roteiro será por conta dos alunos.
  3. A peça deve apresentar um dialogo entre dois faraós que viveram em um espaço de tempo diferente. Eles se encontram e comentam sobre os objetivos, que possuíam, e como desejavam que o Egito se tornasse. Eles se assustam ao acordarem no século XXI, e observarem as mudanças que houveram em sua terra, e no governo atual de seu país.
  4. Após prepararem o texto e o professor revisar, marquem o ensaio e o dia de apresentação.
  5. Por certo essa será uma atividade pra lá de engraçada, e trará bastante reflexão para a turma, sobre as mudanças de tempo.
  6. No vídeo abaixo, encontramos pesquisas sobre o estudo de múmias, e algumas coisas curiosas que foram encontradas dentro delas, assistam para saber um pouco sobre elas.

Já pensou se eles realmente despertassem em nossos dias? Que confusão os araós fariam para ter o seu governo de volta, não acham?

4 -Atividade para sala de aula – Carta quente egípcia  – Religião egípcia

10 atividades sobre A Religião Egípcia 12

Idade

A partir de 12 anos

Material  necessário

  • Papel e caneta
  • Fundo musical

Passo a passo para a atividade: Carta quente egípcia

  1. Nessa atividade os alunos deverão fazer um círculo, assentados ou em pé
  2. Escreva em diversos papeizinhos os nomes da divindades de um lado e um número nas costas da imagem, deverá ser espalhado entre a turma.
  3.  Um fundo musical deve ser tocado, e quando for pausado, o professor ou o condutor da dinâmica, gritará um número.
  4. O aluno que estiver com o numero gritado, deverá olhar a imagem que ele traz, e falar os atributos daquela divindade.
  5. Por exemplo se o numero gritado for 4 e a imagem nas costas do número 4 for  de Basted, o aluno que estiver com esse cartãozinho deverá falar: Basted era deusa dos gatos e da fertilidade… Assim por diante
  6. Se o aluno que for gritado o numero acertar, entregará o cartão ao professor e continuará no círculo, se não souber dizer quem é a divindade e seus atributos, ficará de molho fora do circulo.
  7. Assim a roda continua, até todos os cartões serem tirados, ou ficar a última pessoa.

Essa atividade pode ser feita com piramides, nomes de faraós… bem top para guardar os dados da história.

10 atividades sobre A Religião Egípcia 13

5 – Atividade para sala de aula – Amuletos egípcios- Religião egípcia

10 atividades sobre A Religião Egípcia 14

Idade

A partir dos 14 anos

Material necessário

  • Lápis
  • Caderno

Passo a passo para a atividade: Amuletos egípcios

  1.  Os amuletos eram muito comuns na antiguidade e eles representavam um objeto que protegia ou trazia boa sorte, portanto, era algo que representava bem a religiosidade do povo.
  2. Separe a turma em grupo, e distribua o nome de alguns desses amuletos
  3. Eles deverão pesquisar sobre o que os antigos egípcios pensavam desses amuletos
  4. Deverão imprimir as imagens, e cada grupo explicará que aprendeu sobre eles
  5. Permita que apresentem sua opinião sobre o assunto, respeitando no entanto, as ideias dos colegas

Será um debate bem interessante, contudo, atenção para não ofender ou discriminar o colega, pois cada pessoa, possui uma crença diferente do outro.

6 – Atividade para sala de aula – coreografia -Religião egípcia

10 atividades sobre A Religião Egípcia 15

Idade

A partir de 10  anos

Material necessário

  • Tecidos para as vestes
  • Som

Passo a passo para a atividade coreografia – religião egípcia

  1. A coreografia, embora hoje seja adaptada a diversos tipos de danças, é uma prática do antigo Egito, e uma de suas finalidades eram realmente para rituais sagrados.
  2. Nessa atividade, é possível selecionar algumas meninas para apresentarem uma coreografia.
  3. Pode ser feita com uma música à escolha dos alunos, mas, é importante dizer que, esse tipo de dança, foca bastante no movimento das mãos e braços para cima e movimento da cintura.
  4. As alunas poderão criar a coreografia, e as roupas poderão ser tecidos montadas no próprio corpo, por cima de um collant.

A dança faz parte da espiritualidade em todas as culturas, e no Egito, não era diferente.

10 atividades sobre A Religião Egípcia 16

7- Atividade para sala de aula – jogo de dados -Religião egípcia

Idade

Material necessário

  • 1 dado com número ímpar e um  faraó
  • 1 dado com número par e piramides
  • 2 jogadores

Passo a passo para a atividade- jogo de dados

  1. Vamos precisar de dois dados. Um contém apenas números ímpares e um faraó e o outro apenas números pares e piramides.
  2. Esses dados podem ser construídos pelos próprios alunos e no momento dessa construção pode estar sendo trabalhada com eles a questão das formas geométricas.
  3. O primeiro jogador, determinado por sorteio, deve lançar os dois dados ao mesmo tempo e dizer o nome de um faraó  ou de uma divindade, caso cair na piramide
  4. Deve-se determinar, com antecedência, o número de jogadores ou a quantidade de pontos a ser alcançada, vencendo quem obtiver o maior número de pontos ou quem alcançar primeiro o número de pontos estabelecido.
  5. Nesse caso, vence quem disser mais nomes de faraós ou de divindades do Egito.
  6. Se quiser ampliar a brincadeira, poderá ser acrescentado os dados sobre a religião do Egito antigo.

Dá para se divertir enquanto  se aprende, não dá?

10 atividades sobre A Religião Egípcia 17

3 Questões de testagem do ENEM- Sobre: Religião egípcia – Respondidas e comentadas

Questão do ENEM 1

(UCS RS/2012)

Acredita-se que a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há 500 milhões de anos. O que tende a mudar é apenas a sua distribuição, pois a água é uma substância dinâmica.

Ela se recicla por meio de um processo chamado ciclo hidrológico, no qual as águas do mar e dos continentes evaporam, formando nuvens, e voltam a cair na biosfera, sob a forma de chuva, neblina e neve; depois escorrem para os rios, para os lagos, para o subsolo e para o mar.

Esse ciclo garante a manutenção do equilíbrio no sistema hidrológico do planeta. No entanto, há alertas de que a água pode de alguma maneira faltar, pois a atividade humana vem poluindo esse recurso natural.

E, com o aumento da população mundial, a água pode não ser suficiente para todos.
(Fontes: ÁGUA – Abundância e escassez. Disponível em: <https://www. comciencia.br>.
Acesso em: 20 out. 2011. – Texto Adaptado. VEJA, p. 131, 2 nov. 2011. – Texto adaptado.)

Sobre a notícia acima

Os rios foram extremamente importantes para a formação das primeiras civilizações, tanto na Mesopotâmia como no Egito, na China e na Índia. Ao redor deles, as populações portanto, organizaram seu cotidiano, baseado na agricultura e na pecuária, e aprenderam a lidar com as facilidades e as dificuldades apresentadas durante as estações do ano.
(PELLEGRINI, M. C. (Org.). Novo olhar história. São Paulo: FTD, 2010. p. 69.)

Considere as seguintes afirmativas sobre a utilização dos recursos hídricos pelo homem.

I. O Eufrates é um dos maiores rios do Oriente Médio e passa por um momento crítico, apresentando uma drástica redução no nível de suas águas, o que causa grande prejuízo à agricultura.
II. Com o passar do tempo, a água foi se tornando uma das mais valiosas mercadorias, com demanda crescente e oferta cada vez mais reduzida, devido ao mau uso.
III. A forma de utilização da água no Brasil, para atividades agrícolas e uso doméstico, provoca desperdício da água tratada e poluição dos rios, diminuindo portanto, sua eutroficação.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

Comentário

As respostas I e II estão corretas, no entanto a terceira contém um erro pois, a eutroficação,  sendo um fenômeno que ocorre devido ao grande número de nutrientes, encontrados na água e isso acarreta a um grande aumento de algas.

Com esse aumento o oxigênio acaba diminuindo e isso provoca a morte de muitos organismos e isso faz com que a qualidade da água altere o ecossistema. Observe que, com a poluição da água, a eutroficação não diminui, mas sim aumenta

Questão do ENEM 2

(UEM PR/2015)

(UNCISAL AL/2011)

 No Egito Antigo, a mumificação do corpo de um morto era uma arte. O corpo passava por várias fases. Uma delas era a dessecação; para tanto, o cadáver era coberto com natrão e estendido sobre uma mesa por quarenta dias, onde perdia 75% de seu peso.

Para os egípcios, a mumificação relacionava-se à crença de que

Comentário

Para os antigos egípcios, não tinham dúvidas de que viveriam após morrerem, portanto o corpo devia permanecer sem deteriorar-se, e o embalsamento permitia essa façanha.Portanto lançavam mão dele, para proteger os cadáveres dos nobres.

Questão do ENEM 3

(UECE/2012)

 Segundo o historiador grego Heródoto, os egípcios, dentre todos os povos da Antiguidade, eram os mais religiosos. Efetivamente a vida religiosa que se desenvolveu no Egito foi extremamente rica e articulada. A característica fundamental da religiosidade egípcia era o culto

Comentário

Pela cultura egípcia, as divindades assumiam várias formas, mas são freqüentemente antropomorfas ou zoomorfas. No caso de Rá, o deus sol, ele era venerados por aquele povo.

Fim

Aí estão diversos comentários, exercícios e dinâmicas sobre a religião egípcia, para que você saiba um pouco mais sobre um dos povos mais antigos da terra. Se quiser continuar nos acompanhando, será um prazer muito grande, continuar compartilhando conhecimento!

Até breve!

Filme Online: A Filha do Embaixador (1956) - The Ambassador's Daughter (1956) - Norman Krasna 2

Filme Online: A Filha do Embaixador (1956) – The Ambassador’s Daughter (1956) – Norman Krasna

Espelho da Alma (1946) - The Dark Mirror (1946) - Robert Siodmak

Filme Online: Espelho da Alma (1946) – The Dark Mirror (1946) – Robert Siodmak