O Arcadismo se caracteriza pelo retorno à tradição clássica e valorização da natureza.

10 Atividades Sobre Arcadismo

O Arcadismo é o conjunto de produções literárias da segunda metade do século XVIII. Com a ascensão do Iluminismo e da burguesia e todos os acontecimentos que moveram sacudiu a Europa, além do retorno à tradição clássica e valorização da natureza.

A Origem – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Certa vez uma professora me disse que, se alguém não gosta de ler, devemos começar pela mitologia grega. Além de fascinante, esse conhecimento transcendental ainda hoje influencia em nossos hábitos, costumes e língua. Para entendermos o movimento do Arcadismo, precisamos compreendê-la um pouco mais. Arcas, filho do do deus supremo Zeus e da ninfa Calisto. Mais tarde, ele se tornou rei da Arcádia e ensinou aos habitantes dessa região a arte de cultivar a terra e de fiar a lã. Casou-se com Lenira, filha do rei de Esparta, tendo dela Elato e Afidas. Dos seus amores com a ninfa Érato, nasceu Azan. Durante uma caçada, preparava-se para matar um animal, que outro não era senão a sua mãe transformada em ursa, quando Zeus interveio e o metamorfoseou também em urso. Mãe e filho foram colocados no céu, onde formam as constelações da Ursa Maior e da Ursa Menor. A analogia feita entre a mitologia e o movimento literário arcadista é justamente o perpassar de mudanças.

Recursos para a atividade A Origem:

• Pesquisa sobre as constelações Ursa Menor e Ursa Maior;

• Folhas A4;

• Canetas coloridas, lápis e borracha.

Passo a passo da atividade A Origem:

  1. Solicite a pesquisa sobre as constelações citadas;
  2. Proponha a construção de um mapa mental, relacionando as constelações a origem do conceito de Arcadismo.

Trajeto Árcade  – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Resultado de imagem para arcadismo

Não há como pensar em literatura sem compreender o seu contexto histórico, pois assim compreenderemos seus códigos e anseios expressos ao longo dos tempos. O movimento árcade surgiu nos anos de 1800, uma época de profundas mudanças mundiais, tais como a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Em paralelo, a aristocracia estava em declínio, o que deu lugar a uma nova organização econômica liderada pelo pensamento burguês. Os arcadistas foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia, o que trouxe uma nova visão à Europa e ao mundo ocidental. O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época.

Recursos para a atividade Trajeto Árcade: 

• Fita larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Trajeto Árcade: 

    1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico do Arcadismo no mundo;
    2. Dispor a fita larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
    3. Separar os alunos em 03 grupos e cada grupo deve dispor de 02 cartolina e os materiais necessários para elaborar um quadro ilustrativo de um dos principais pontos/acontecimentos que desembocaram no movimento árcade uma ou duas obras da época;
    4. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo.

Telecurso e o Árcade – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Além do Arcadismo, ainda aprenderemos um pouco de língua portuguesa e ecologia. Vamos lá?

Recursos para a atividade Telecurso e o Árcade:

• Acesso à internet ou download da teleaula;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da Telecurso e o Árcade:

  1. Expor o documentário em sala de aula ou solicitar que assistam em casa;
  2. Pedir um mapa mental ou esquema sobre o que compreenderam sobre o Arcadismo.

Qual é qual? – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Apesar da retomada da antiguidade clássica, característica comum entre o Renascimento e o Arcadismo, e época próxima entre os movimentos artísticos, há diferenças cruciais: O Arcadismo se caracteriza pela influência da filosofia francesa; mitologia pagão; a ideia do bom selvagem; a busca de uma vida simples, bucólica e pastoril; tom confessional; além das referências à terra, sentimentos espontâneos e exaltação da ingenuidade e beleza. Depois de estudarmos o Classicismo Renascentista, vejamos se os alunos estão, de fato, compreendendo as diferenças entre os movimentos.

Recursos para a atividade Qual é Qual?:

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Folha A4;

• Canetas coloridas.

Passo a passo da atividade Qual é Qual?:

  1. Distribua a atividade impressa, folha A4 e os demais materiais;
  2. Oriente que os alunos façam um quadro comparativo: em modo horizontal, dobre a folha e escreva na parte superior dos lados: arcadismo e renascimento classicista;
  3. Os alunos devem recortar os quadradinhos acima, distribuindo-os na folha dobrada ao movimento correspondente.

A Sociedade dos Poetas Mortos – 10 Atividades Sobre Arcadismo

O uso de expressões em latim era comum no Arcadismo, pois retratavam o estilo de vida simples e bucólico. Uma das expressões é Carpe Diem, a qual significa aproveitar a vida, próprio do poeta árcade ciente da efemeridade do tempo. Um dos filmes mais conhecidos pautados acerca dessa expressão é a Sociedade dos Poetas Mortos, filme norte-americano de 1989, o qual retrata um professor irreverente em uma escola de valores tradicionais. O professor Keating buscava inspirar seus alunos a perseguir suas paixões e tornar suas vidas extraordinárias através do pensamento crítico e protagonistas das próprias vidas.

Recursos para a atividade A Sociedade dos Poetas Mortos:

• Assistir ao filme A Sociedade dos Poetas Mortos através de uma TV Smart ou computador e data-show ou pedir para que assistam em casa;

• Roda de conversa.

Passo a passo da atividade A Sociedade dos Poetas Mortos:

  1. A partir do filme, disponha os alunos em roda para discutir o que observaram sobre o filme;
  2. Pergunte o que acharam, o que gostaram, o que não gostaram, se pesquisaram algo além.

O Arcadismo Brasileiro – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Resultado de imagem para arcadismo brasileiro

O Arcadismo Brasileiro é marcado com as publicações de “Obras” de Cláudio Manuel da Costa, em 1768.

Nesta época, entre 1768 a 1836, os jovens da elite do Brasil iam estudar em Coimbra. Desta forma, muitos conheceram autores europeus árcades e trouxeram esse conhecimento para o país tupiniquim através da literatura, endossada pelos ideais iluministas, indo contra o governo da época e servindo de base para a Inconfidência Mineira. Os jovens árcades brasileiros ainda que seguissem os modelos europeus, também estavam interessados na natureza e nos problemas da Colônia e, assim como aconteceu dos Estados Unidos, sonhavam com a Independência do Brasil. Os principais intelectuais que desembocaram a Inconfidência Mineira foram condenados à morte por enforcamento ou exílio.

Recursos para a atividade O Arcadismo Brasileiro:

• Pesquisa prévia sobre o movimento Árcade e a Inconfidência Mineira;

• Lápis e borracha;

• Canetas coloridas;

• Folha A4;

• Impressões suficientes da atividade.

Passo a passo da atividade O Arcadismo Brasileiro:

  1. Distribua a atividade impressa e a folha A4;
  2. Solicite que respondam a atividade com base no movimento Arcadista;
  3. Por fim, proponha a construção de um mapa mental com base nas duas primeiras questões, no intuito que os alunos enxergam a importância da literatura para tal evento na história do país.

Características do Arcadismo Brasileiro – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Como dito anteriormente, apesar do Movimento Árcade Brasileiro ter como base o movimento europeu, os intelectuais da época se preocupavam com os problemas da Colônia. Assim, refletiu diretamente nas características do movimento brasileiro: o homem bom é a figura do índio, justamente pelo fato de viver em harmonia com a natureza, mas que foi corrompido pela sociedade; apego à simplicidade e sátiras políticas devido a corrupção dos governos coloniais. Não à toa, havia expressões latinas comumente utilizadas pelos poetas árcades, as quais imprimiam as características já citadas.

Recursos para a atividade Características do Arcadismo Brasileiro:

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Folha A4;

• Canetas coloridas.

Passo a passo da atividade Características do Arcadismo Brasileiro

  1. Distribua a atividade impressa, folha A4 e os demais materiais;
  2. Oriente que os alunos montem um mapa mental que relacionem as características árcades e as expressões latinas utilizadas na época.

Cláudio Manuel e o Marco Brasileiro – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Resultado de imagem para claudio manuel da costa

Cláudio Manuel da Costa foi um advogado, minerador e poeta português do Brasil Colônia, destacando-se pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira e foi responsável pelo marco histórico do movimento arcadista através da publicação de Obras Poéticas de Glauceste Satúrnio em 1768. Vamos conhecer um pouco mais desse grande poeta?

Recursos para a atividade Cláudio Manuel e o Marco Brasileiro:

• Livro em PDF disponível pela Biblioteca Digital da USP.

Passo a passo da atividade Cláudio Manuel e o Marco Brasileiro:

  1. Os alunos devem escolher um dos poemas para ler;
  2. A partir da leitura, os alunos deverão fazer uma resenha crítica referente.

Hora da Leitura de Marília de Dirceu – 10 Atividades Sobre Arcadismo

Resultado de imagem para tomás antonio gonzaga

 

Com forte cunho autobiográfico, os versos de Marília de Dirceu fazem referência ao amor proibido de Maria Joaquina Dorotéia Seixas e do poeta Tomás Antônio Gonzaga, que se vê refletido nos versos como o pastor Dirceu. Dirceu é, portanto, sujeito lírico de Gonzaga, e canta seu amor pela pastora Marília, sujeito lírico de Maria Joaquina. Era uma convenção da altura cultuar as musas como sendo pastoras. A jovem é idealizada pela sua beleza, assim como o cenário onde os dois se encontram. A paisagem bucólica do campo é igualmente louvada.

Recursos para a atividade Dirceu:

• Poema Marília de Dirceu em PDF.

Passo a passo da atividade Dirceu:

  1. Proponha o momento ou prazo da leitura;
  2. Discutam em forma de tertúlia sobre a obra.

O Arcadismo Atual – 10 Atividades Sobre Arcadismo

O Arcadismo é o conjunto de produções literárias da segunda metade do século XVIII. Com a ascensão do Iluminismo e da burguesia e todos os acontecimentos que moveram sacudiu a Europa, além do retorno à tradição clássica e valorização da natureza. Bem, apesar das épocas diferentes, a dupla sertaneja dos irmãos Victor e Leo são compositores, produtores, cantores e arranjadores, que em muitas canções trazem o gosto pelo campo e natureza, vindo bem a calhar com o movimento arcadista. Vamos lá!

Recursos para a atividade O Arcadismo Atual:

• Computador ou celular com acesso à internet ou pendrive;

• Caixa de som.

Passo a passo da atividade O Arcadismo Atual:

  1. Reproduza a canção “Deus e eu no sertão” uma ou duas vezes conforme a necessidade;
  2. A partir dos conhecimentos sobre Arcadismo, os alunos devem identificar semelhanças entre a canção e o movimento literário a partir das características e temáticas comuns.
  3. Acréscimos são bem-vindos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.