10 Atividades sobre auto estima : Vencendo desafios!

0
3074
10 Atividades sobre auto estima : Vencendo desafios! 1

Auto estima, parece ser a palavra que antecede uma carreira de sucesso, independente da classe social de origem do campeão. As atividades sobre auto estima, possuem um objetivo principal: Treinar o time vencedor do campeonato de superação.

Esperamos que, após desenvolverem as tarefas aqui indicadas, tanto os alunos quanto os professores, estejam decididos a ganhar a medalha de ouro nas olimpíadas da motivação.

Para colaborar com a preparação dessa conquista, trouxemos para vocês:

10 Atividades sobre auto estima: Vencendo  desafios

Já pensou o que vai acontecer com a comunidade, após esse grupo de vencedores contagiar todos que vivem à sua volta?

Atividade sobre auto estima:  Espelho, espelho meu!

A experiência de se olhar no espelho todos os dias, e cada vez, ter uma visão diferenciada de si mesmo, é puramente normal. Faça um teste! Olhe-se no espelho, quando estiver apaixonado! Se estiver sendo correspondido, se sentirá uma pessoa lindíssima, mas, se não há correspondência, é possível que até evite se olhar novamente.

Recursos para as atividades sobre auto estima: Espelho, espelho meu

  • Uma caixa de papelão
  • Um espelho
  • Lápis e caderno

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Espelho, espelho meu

  1. O professor deverá providenciar uma caixa média, e dentro dela colar um espelho
  2. Leve para a sala de aula o espelho, mas não deixe que os alunos o vejam. Apresente-lhes apenas a caixa.
  3. Antes de convidá-los à frente, diga-lhes que, não deverão contar ao colega, o que irão ver dentro da caixa.  Apenas, guardarão para si.
  4. Escreva no quadro as seguintes palavras: alegria, tristeza,    dor,  feiura,  beleza
  5. Peça que façam uma fila, então, um por um se aproxime da caixa.  Diga que olhem lá dentro e ainda em silêncio, se assentem em seus lugares.
  6. Após todos se assentarem, o professor fará a pergunta, apontando para o quadro:
  7. Quem viu dentro da caixa: Alegria?    Conte as mãos que se levantaram e anote o resultado no quadro.
  8. Quem viu tristeza?   Anote os resultados…     No final veja qual foi a palavra que teve mais votos.
  9. Faça um balanço, de qual seja a aceitação da turma com respeito à sua imagem.

Explique para a garotada, que sua imagem no espelho, sempre mostrará aquilo que eles próprios pensam de si.O que viram ali, nem sempre é o que os outros veem neles. É importante se olharem no espelho, e refletirem no que poderão melhorar em si mesmo.

Atividade sobre auto estima: Eu sou um super herói

A auto estima poderá ser estimulada, quando a pessoa perceber, que é ela mesma quem deverá tomar a iniciativa das mudanças. Ensine isso aos alunos, e terá em pouco tempo uma turma supermotivada.

Recursos para as atividades sobre auto estima:  Eu sou um super herói

  • Lápis e caderno

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Eu sou um super herói

  1. Essa atividade irá contar com a nossa  boa e inseparável produção textual
  2. Os alunos deverão ser motivados, a escreverem sobre  seu ponto forte, transformando-os em super poderes.
  3. O professor deverá levá-los a buscarem dentro deles, que fariam pelas pessoas à sua volta,se possuíssem super poderes.
  4. Terão tempo para escrever, e posteriormente, o professor , pedirá que alguns, leiam suas produções e discutam.
  5. Mostre para eles que os super poderes existem.

Ele está dentro de cada pessoa, e dependerá do tamanho do esforço que ela empregar para faze-los funcionar e ajudar aos que estão ao seu redor. Mostre para eles que, somos melhores, quando nos empenhamos em fazer, com que as pessoas que estão a nossa volta se sintam melhores.

Atividade sobre auto estima: A feira das qualidades

Os alunos necessitam aprender a explorarem suas capacidades. Ajude-os a descobrirem suas melhores qualidades, e o valor que elas possuem e como investir nelas. Nós poderemos fazer isso, com a feira das qualidades.

Recursos para as atividades sobre auto estima: A feira das qualidades

  • Dinheiro de Papel
  • Folha e caneta

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: A feira das qualidades

  1. Faça diversas tiras de papel e escreva nelas 50 e 100 reais, para simularem dinheiro. Faça uma quantidade, de forma que cada aluno fique com   cinco notas, 1 de 100 e 4 notas de 50.
  2. Peça que em uma folha de papel a parte, eles escrevam todas as qualidades e talentos que acreditam possuir, e dividam as folhas, pois irão vender suas qualidades na feira.
  3. É possível que alguns resistam, e digam não ter qualidades, mas insista com eles, e acabarão escrevendo.
  4. convide a todos que tragam suas qualidades, escritas em tiras papel e espalhem nas mesas, no meio da sala de aula, simulando uma feira
  5. Após todos colocarem suas qualidades à venda,  com o dinheiro de brincadeira nas mãos, eles rodearão a sala e observarão as qualidades dos colegas expostas, e poderão comprar quantas qualidades quiserem.
  6. A intensão dessa dinâmica é mostrar, que todos possuem algo de valor, que podem oferecer ao outro, não há, portanto, motivos para que ninguém se sinta inferiorizado.

Após a feira, reúna a turma e peça que escrevam o como se sentiram ao vender suas qualidades aos colegas, e entreguem o texto. Essa atividade foi adaptada por meio da dinâmica apresentada por Renata Melo.

Atividade sobre auto estima: Filme Extraordinário

Este filme é simplesmente uma lição que deverá marcar a vida de todos os alunos. é interessante que a classe assista junto com o professor. Uma verdadeira história de superação de todos os lados.

Recursos para as atividades sobre auto estima: Extraordinário

  • DVD ou PC.
  • Filme: Extraordinário

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Extraordinário

  1. Assistir o filme extraordinário com os alunos
  2. Abrir roda para comentários sobre o que sentiram ao assistirem o filme
  3. Peça aos alunos que façam  desenhos e coloquem neles frases ou palavras de superação, que mais lhes tocaram durante o filme
  4. Faça um mural na sala, e pendurem o trabalho feito, para que se recordem dos sentimentos, e se apropriem das palavras de superação, sempre que necessitarem.
  5. Mostre para as crianças esse documentário, que mostra a vida real de  um garoto que superou  tudo.
  6. Trailer , siga o link para ver. O filme completo, pode ser encontrado na internet.

O apoio, o carinho e a motivação poderá levar qualquer pessoa a completa superação. Aprender aceitar e ajudar o colega com dificuldades é um ato nobre, e deveria ser cultivado por todos.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade sobre auto estima: O campeão

Há momentos que precisamos nos fazer de surdos, para que nada e ninguém nos impeça de conquistar nossos sonhos. Não dê ouvidos a quem diz que você não consegue, continue tentando.

Recursos para as atividades sobre auto estima:  O campeão

  • Abafador de ruídos ou faixa
  • Folha de papel e lápis

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: O campeão

  1. O professor pedirá que todos os alunos peguem uma folha de papel  e lápis na mão.
  2. Ele irá retirar um aluno para um canto da sala, de tal forma que sua mesa esteja de costas para os colegas.
  3. Antes de tapar os ouvidos desse aluno, o professor deverá explicar a dinâmica.
  4. Ele dirá que será realizado um concurso de bolinhas na folha. Todos deverão escrever seu nome nas folhas, e depois, desenhar o máximo de bolinhas que puderem. Mas quando ele disser : pare Vocês não irão conseguir ! A turma deverá parar de desenhar as bolinhas.
  5. O professor colocará o garoto de costas para a turma, e  vedará seus ouvidos para que não ouça completamente nada.
  6. Ele dará o sinal para que todos comecem a desenhar as bolinhas, e acenará para o menino que está se passando por surdo, para que também comece.
  7. Sem deixar que o aluno veja a turma parar de desenhar, ou ouça, o professor dirá a turma  para parar com o desenho, pois eles não irão conseguir vencer o desafio.
  8. Eles irão parar, e deverão observar que o colega que está de costas, com os ouvido tapados,continuará a desenhar as bolinhas, pois não viu nem ouviu a mensagem do professor.
  9. O professor então propositalmente, deixará passar mais alguns segundos, então irá até o aluno que está de costas, sem audição, e  o interromperá, destampando-lhe os ouvidos e o fazendo voltar para seu lugar.

Certamente, esse garoto será o vencedor, pois não ouvirá o professor e continuará o desafio. O professor se apoderará desse fato, para mostrar a turma que, se quiserem ser campeões na vida, não devem dar ouvidos àqueles que dizem que eles não irão conseguir.

Atividade sobre auto estima: Caça palavras

Essa atividade vai fazer seu cérebro se programar para aumentar a sua auto estima. Vamos lá? Veja quem consegue encontrar as palavras abaixo relacionadas á auto estima:

Recursos para as atividades sobre auto estima: Caça palavras

  • Folha de caça palavras
  •  Lápis

Passo a passo para as atividades sobre auto estima:  Caça palavras

  1.  Reparta as folhas de caça palavras  para a garotada
  2. Dê um prazo para  pensarem
  3. Observe quem termina primeiro

Comente com eles sobre a aplicação de cada palavra encontrada, e o valor de seu exercício diário na vida de cada um deles.

Atividade sobre auto estima: Verdade ou desafio

Essa atividade, funciona como verdadeira terapia em sala de aula. Além de se divertirem, eles irão contar tudo que os deixam desconfortáveis na escola.

Recursos para as atividades sobre auto estima:Verdade ou desafio

  • Garrafa ou objeto que consiga rodar.

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Verdade ou desafio

  1. O professor poderá colocar a turma em roda, assentado nas cadeiras ou no chão
  2. Rodará a garrafa, e quando ela parar, a pessoa para quem o bico apontar, terá que escolher.
  3. Ela deverá escolher: Verdade, se decidir responder uma pergunta da turma, e desafio, se não quiser responde-la.
  4. A pergunta deve ser sobre relacionada a sua auto estima, e os desafios, o pessoal escolhe: Pode ser, dançar, pular, falar poema…

Embora alguns se sintam um pouco intimidados,  essa dinâmica é perfeita para que o aluno trate sua auto estima.

Atividade sobre auto estima: Mostre seu talento

Está na hora de mostrar os talentos, e conhecer os valores escondido  por detrás de muitos rostinhos tímidos.

Recursos para as atividades sobre auto estima: Mostre seu talento

  • Som
  • microfone

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Mostre seu talento

  1. Nesse show de talentos vale tudo! Procure não deixar ninguém de fora.
  2. Estimule os alunos  a mostrarem o que sabem fazer.
  3. Vale cantar, contar anedota, recitar um poema, fazer truques, e até um desfile de beleza está valendo para as meninas

Cuidar da auto estima é também mostrar os valores para os colegas, e compartilhar o que se possui de valioso com os demais.

Atividade sobre auto estima: Concurso de poesias

Uma forma de manifestar os sentimentos, é por meio de poemas. E pode ser que nessa atividade, sejam descobertos, talentos maravilhosos entre a a turminha.

Recursos para as atividades sobre auto estima:  Concurso de poesias

  • Folha e caneta
  • Varal com pregadores

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Concurso de poesias

  1.  O professor desafiará a turma, para que componham  poesias.
  2. No período de uma semana, eles deverão desenvolver as poesias e coloca-las no varal, à medida que forem construindo.
  3. Elas poderão se digitadas, e caso desejarem, poderão não colocar o nome dos autores.
  4. As crianças deverão ler os poemas e darem suas notas de 1 a 10.
  5. No final da semana, o professor, junto com a turma recolherá os poemas, e os classificarão de acordo com as notas recebidas.
  6. Elegendo a poesia vencedora, se o autor quiser manifestar, a turma o aplaudirá. Mas caso ele não desejar, coloque apenas os poemas novamente no varal e a poesia vencedora em um quadro destaque na sala de aula.

Ter o talento reconhecido, ajuda muito  a auto estima.

Atividade sobre auto estima: Balão dos valores

Recursos para as atividades sobre auto estima: Balão dos valores

  • Balões pequenos
  • Papel e caneta

Passo a passo para as atividades sobre auto estima: Balão dos valores

  1.  O professor levará para a sala diversos balões pequenos. e muitos papeizinhos correspondendo ao número de alunos da classe.
  2. O professor escreverá nos papeis diferenciadas qualidades e virtudes. Dobrará o papel e colocará 1 dento de cada balão.
  3. Os balões serão distribuídos entre os colegas
  4. Um por um deverá estourar o seu balão, pegar o papel que está dentro e a qualidade que ele mostra. procure um colega com aquela qualidade e lhe dê um abraço.

As crianças que seus nomes  saírem, devem se sentar, deixando a oportunidade para os outros colegas, pois todos deverão ter sua oportunidade de ter uma qualidade destacada.

FIM

Esperamos que as atividades sobre auto estima, possam ajudar vocês com a turminha na sala de aula. Afinal, uma criança ou adolescente, que conta com alguém disposto, a reconhecer os seus valores, poderá superar bem melhor suas dificuldades, e se tornar uma pessoa de grande valor para a sociedade.

Se gostou, deixe seu comentário, curta a publicação  ou compartilhe em suas redes sociais. Ajude-nos a espalhar  essa produção, que poderá mudar a vida de muitas crianças, e professores também.

Até mais!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.