10 Atividades Sobre Barroco No Brasil 1

Barroco no Brasil tem início no final do século XVII, o que influenciou, com destaque,  na arquitetura, escultura, pintura e literatura.

Índice: hide

10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Influenciado pelo barroco português, no Brasil este estilo se desenvolveu durante o período colonial no chamado “Século de Ouro”. Esse ciclo é considerado o período em que a extração e exportação do ouro figurava como principal atividade econômica na fase colonial do país e teve seu inicio no final do século XVII, época em que as exportações do açúcar nordestino decaiam pela concorrência mundial do mercado consumidor. No Barroco Brasileiro, a riqueza de detalhes foi impressa, especialmente, na arquitetura das igrejas mineiras.

Trajeto Barroco – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Resultado de imagem para barroco no brasil

O estilo Barroco,rebuscado e dualista, o reflexo dos conflitos entre o terreno e o celestial, o homem e deus, o pecado e o perdão. E, devido à colonização portuguesa, tivemos muita influência de sua literatura. Porém, pela primeira vez, o barroco foi adaptado aos aspectos e devaneios do próprio povo brasileiro. Vamos aprender o trajeto barroco brasileiro?

Recursos para a atividade Trajeto Barroco:

• Fita vermelha larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Trajeto Barroco:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico barroco brasileiro: O que causou? Quais as características mais marcantes? O que estava acontecendo com a economia e sociedade brasileira? Quais os renomes barrocos? Obras? Arquitetura típica? 
  2. Dispor a fita vermelha larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  3. Separar os alunos em 03 ou 06 grupos e cada grupo deve dispor de 01 ou 02 cartolinas e os materiais necessários para elaborar um quadro ilustrativo de um dos principais pontos do período barroco;
  4. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo.

Temáticas do Barroco Brasileiro – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Resultado de imagem para barroco

As principais características do Movimento Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes na tentativa de unir os valores medievais aos da cultura grega e latina, os quais foram evidenciados com o Renascimento. Entretanto, mesmo com tantos escritores, havia temáticas comuns entre eles ao escrever, tendo em  vista as necessidades do homem barroco e o contexto social vivido.

Recursos para a atividade Temáticas do Barroco Brasileiro:

• Pesquisa prévia: Quais as temáticas comuns tratadas durante o Barroco?

• Folhas A4;

• Lápis grafite e borracha;

• Canetas e lápis coloridos.

Passo a passo da atividade Temáticas do Barroco Brasileiro: 

  1. A partir das temáticas comuns, como reflexo das necessidades e contextos de inserção do homem barroco, solicite a elaboração de um mapa mental;
  2. No mapa mental deve conter uma relação dos temas com o contexto histórico envolvido.

Bento Teixeira e o Longo Poema –  10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Bento Teixeira foi um poeta luso-brasileiro cuja única obra é o poema Prosopopeia, referida como marco inicial do barroco brasileiro. Escrito em oitava rima, contendo 94 estrofes, o poema foi fortemente influenciado pela epopeia Os Lusíadas de Luiz Vaz de Camões. Seu texto classista, rico em hipérbatos, descreve o Recife e invoca ajuda ao deus cristão para compor seu tempo.

Recursos para a atividade Bento Teixeira e o Longo Poema:

• É hora da leitura do poema com a ajuda da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes;

• O poema deve ser lido impresso ou pelo celular.

Passo a passo da atividade Bento Teixeira e o Longo Poema:

  1. Proponha o momento de leitura;
  2. Em forma de tertúlia, discutam sobre as principais características presentes no poema que se relacionam ao barroco, tendo em vista que esta obra marca o início do movimento.

Quem é o Índio? – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

O Barroco, apesar das influências europeias no século XVII, pela primeira vez em toda história do povo brasileiro, traz em sua literatura o povo propriamente brasileiro representado: o indígena e, por vezes, o negro. Tendo em vista que, em todas as outras manifestações literárias, produzia-se à luz do olhar europeu, o barroco foi um divisor para que, mais tarde, somente no modernismo do século XX, finalmente olhássemos para a paleta de cores do nosso país. Mas falamos tanto nos indígenas desde o Quinhentismo, mas quem são? Conhecemos sua cultura e costumes além de uma oca e as pinturas no rosto? Darcy Ribeiro foi antropólogo, escritor e político brasileiro, o qual realizou pesquisas com ênfase em indígenas e educação devido suas ideias de identidade latino-americana.

Recursos para a atividade Quem é o Índio?:

• Computador e caixa de som;

• Data-show ou TV.

Passo a passo da atividade Quem é o Índio?:

  1. Reproduza a playlist sobre o livro “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro ou, caso não seja possível reproduzi-lo na escola, recomende-o para assistir em casa;
  2. A partir dos conhecimentos e as próprias percepções, solicite a elaboração de um resumo/esquema/mapa mental que sintetize as principais ideias dos alunos.

Boca do Inferno – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Gregório de Matos Guerra, foi advogado e poeta do Brasil Colônia. Nascido em uma família abastada e considerado um grande poeta, caracterizado por sua poesia satírica. Por não se adequar aos costumes de sua profissão – usar batina nem aceitar imposições – foi destituído do cargo de desembargador e juiz de fora. Assim passou a satirizar os costumes das classes sociais baianas. Poesia corrosiva, erótica, caminhando entre o mundano e o sagrado. A alcunha de Boca do Inferno foi dada devido às críticas contra a Igreja Católica, justamente em uma época da famosa e temida Inquisição.

Recursos para a atividade Boca do Inferno:

• Impressões suficientes da atividade sobre um poema sobre Gregório de Matos;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Boca do Inferno: 

1. Distribua a atividade;

2. Solicite uma leitura prévia para responder as questões.

A Igreja e o Barroco – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Não esqueçam da parte 02!

Considerando o paralelismo entre o Barroco Brasileiro e o Ciclo do Ouro, o pecado e a salvação, as igrejas católicas da época eram cobertas de ouro, especialmente na primeira metade do século XVIII como demonstração de devoção e poder da Igreja. A Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, construída no século XVIII no Pelourinho, é uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo. O templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. Estão lá também uma escultura de São Pedro de Alcântara, feita peplo santeiro baiano Manuel Inácio da Costa no século XVII. Vamos contemplar a história de nosso país e sobre um cantinho da antiga e rica capital do país?

Recursos para a atividade A Igreja e o Barroco:

• Computador e caixa de som;

• Data-show ou TV.

Passo a passo da atividade A Igreja e o Barroco:

  1. Reproduza as partes um e dois do documentário “A Igreja de São Francisco – A Caverna do Ouro”;
  2. A partir dos conhecimentos e as próprias percepções, solicite a elaboração de um resumo/esquema/mapa mental que sintetize as principais ideias dos alunos.

Aleijadinho, O Escultor – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais. Filho de uma escrava com um mestre de obras e escultor, a partir das influências do pai e de um tio, Aleijadinho começou a esculpir e entalhar ainda na infância. Suas esculturas eram caracterizadas pela expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta e braços curtos. Os materiais utilizados eram madeira e pedra-sabão. Sua engenhosidade é devida, porém, na época os artistas não costumavam assinar suas obras e, além disso, muitos imitavam Aleijadinho, dificultando a identificação de suas obras de modo integral.

Recursos para a atividade Aleijadinho, O Escultor:

• Impressões suficientes da imagem da escultura;

• Argila;

• Tintas;

• Tesoura sem ponta;

• Copos com água;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade Aleijadinho, O Escultor:

  1. Distribua uma foto e os materiais para as crianças;
  2. A partir da imagem da escultura de Aleijadinho, as crianças podem fazer uma releitura da obra, ou seja, ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original;
  3. Faça uma exposição das releituras de Aleijadinho.

Aleijadinho, O Projetista  – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais. Filho de uma escrava com um mestre de obras e escultor, a partir das influências do pai e de um tio, Aleijadinho começou a esculpir e entalhar ainda na infância. No século XVIII, diante das majestosas construções das igrejas, o escultor começou a se destacar também como projetista. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, tanto que alguns estudiosos estrangeiros defendem que Aleijadinho merece um lugar destacado na história da arte do ocidente.

Recursos para a atividade Aleijadinho, O Projetista:

• Computador e caixa de som;

• Data-show ou TV.

Passo a passo da atividade Aleijadinho, O Projetista:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula ou, se não for possível, recomende-o para assistir em casa;
  2. A partir dos conhecimentos e as próprias percepções, solicite a elaboração de um resumo/esquema/mapa mental que sintetize as principais ideias dos alunos.

Padre Poeta – 10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Antônio Vieira foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Destacou-se como missionário em terras brasileiras. Assim, defendeu os direitos dos povos indígenas, combatendo exploração e escravização, como também contribuiu com a evangelização [do povo indígena]. Não é à toa que era chamado pelos índios de Paiaçu, o que significa Grande Pai em tupi. O padre, através do teatro, buscava evangelizar os povos indígenas no intuito de proporcionar-lhes a salvação.

Recursos para a atividade Padre Poeta:

• Impressões suficientes;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Padre Poeta:

  1. Distribua a impressão do poema do Padre Antônio Vieira;
  2. Determine um tempo para leitura e solicite que os alunos destaquem os principais pontos e observações;
  3. A partir da leitura, discutam as principais características presentes no soneto que se referem ao movimento barroco.

É Hora da Revisão –  10 Atividades Sobre Barroco No Brasil

Chegamos ao fim, mas antes que acha de fazermos uma revisão geral com a famosa plataforma Descomplica? Esta é uma ótima ferramenta para uma pré-prova, o que acha? Vamos lá!

Recursos para a atividade É Hora da Revisão:

• Computador e caixa de som;

• Data-show ou TV.

Passo a passo da atividade É Hora da Revisão:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula como forma de revisão geral.

Fim das Atividades sobre Barroco No Brasil.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.