10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

1

Neste post você encontrará 10 atividades sobre Cadeia Alimentar que ajudarão seus alunos e/ou filhos a aprender biologia/ciências de forma divertida e eficiente.

10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

O termo cadeia alimentar se refere ao percurso de matéria e energia que são trocadas entre os seres vivos através de sua alimentação. Ela começa com os seres produtores (plantas), passa pelos consumidores (seres heterótrofos em geral) e termina nos seres decompositores (fungos e bactérias).

10-atividades-sobre-cadeia-alimentar

Adicionalmente, os consumidores podem ainda ser divididos em primários (herbívoros), secundários (carnívoros que se alimentam dos consumidores primários) e terciários (carnívoros de grande porte e predadores). Além dos consumidores citados, pertencem à classificação acima os animais onívoros (que se alimentam tanto de carne como de vegetais) e detritívoros (que se alimentam de restos orgânicos, tais como os abutres e as moscas).

No mais, a cadeia alimentar é o processo responsável por sustentar e equilibrar o ecossistema, É, portanto, de extrema importância e seu aprendizado é indispensável no estudo da biologia.

Fantoches – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

A atividade “Fantoches” promove uma intensa interação entre os participantes. Ela busca desenvolver o aprendizado da Biologia associado ao estímulo da criatividade e desinibir os participantes. É uma excelente atividade para ser realizada até mesmo em grupos pequenos.

atividade-fantoches

Recursos para a atividade “Fantoches”:

  • Meias
  • Tinta guache para produzir os fantoches
  • Papéis coloridos
  • Tesoura
  • Cola

Passo a passo da atividade “Fantoches”:

  1. Cada aluno deve produzir um fantoche utilizando uma meia e a tinta guache que represente um ser vivo da cadeia alimentar.. Deixe que usem a criatividade.
  2. Depois de finalizados os fantoches, peça que eles criem uma pequena história, individualmente ou em grupo, utilizando os fantoches criados e as características de suas respectivas cadeias.
  3. A história deve ser apresentada a todos.

Pula-Corda – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Essa dinâmica consiste em uma brincadeira divertida e estimulante que desenvolve a memorização do conteúdo de maneira divertida e criativa.

atividade-pula-corda

Recursos para a atividade “Pula-Corda”:

  • Corda

Passo a passo da atividade “Pula-Corda”:

  1. Dois alunos vão girar a corda e um terceiro deve tentar entrar e começar a pular no ritmo.
  2. Enquanto pulam, deverão dizer o nome de um ser vivo e sua posição na cadeia alimentar (Ex.: Produtor, consumidor primário, etc.).
  3. Se correta, passa a vez para o próximo jogador e o aluno seguinte deve fazer a mesma coisa. Se errar, sai do jogo.
  4. Ganha o último jogador que sobrar.

Estátua – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Esta atividade proporciona o desenvolvimento da percepção, reflexo e aperfeiçoamento do conteúdo estudado. É uma atividade bastante dinâmica e que proporciona a interação entre os participantes.

atividade-estatua

Recursos para a atividade “Estátua”:

  • Não há.

Passo a passo da atividade “Estátua”:

  1. Escolha um jogador para ser o congelador e outro para ser o descongelador.
  2. Todos os jogadores começam descongelados, ou seja, se movimentando pelo espaço.
  3. O congelador deve tocar nos jogadores para congelá-los.
  4. Quando isso acontecer ele deve informar ao jogador um ser vivo de sua escolha que será a palavra-chave para seu descongelamento.
  5. O descongelador deverá tocar no jogador congelado e o jogador, em seguida, deverá dizer a posição daquele ser vivo na cadeia alimentar e um outro ser vivo que está acima do mesmo na cadeia  para que ele possa se movimentar novamente (ser descongelado). Ex.: Lagarta; Consumidor primário; Pássaro.
  6. O objetivo do congelador é congelar todos os jogadores num prazo de 3 minutos, enquanto que o descongelador deve evitar isso, descongelando-os.
  7. Caso o congelador atinja seu objetivo, ele deve escolher outro jogador para assumir seu lugar. Caso não consiga, quem deve fazer isso é o descongelador.
  8. Você pode estender a brincadeira pela quantidade de tempo que desejar.

Colagem – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

As atividades de colagem estimulam a criatividade e ajudam o estudante a criar uma conexão entre o assunto estudado e a arte que ela está criando.

atividade-colagem

Recursos para a atividade “Colagem”:

  • Revistas
  • Cola
  • Tesoura sem ponta
  • Papel
  • Canetas para colorir

Passo a passo da atividade “Colagem”:

  1. Dê os materiais aos seus alunos e solicite que, através de recortes tirados das revistas, eles desenvolvam colagens que representem uma cadeia alimentar de sua escolha.
  2. Em seguida eles devem escrever no papel onde a colagem foi feita a posição na cadeia alimentar (produtor, decompositor, etc.) de cada ser vivo incluído na colagem.
  3. Deixe que eles soltem a criatividade!

Caça-palavras Biológico – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Essa atividade utiliza um jogo muito conhecido para testar o conhecimento dos termos relacionados ao estudo da Cadeia Alimentar. É um jogo divertido que estimula a memorização e a fixação do conteúdo estudado.

atividade-caca-palavras

Recursos para a atividade “Caça-palavras Biológico”:

  • Cartolina
  • 1 marcador/piloto de papel
  • 1 folha de papel
  • Caneta

Passo a passo da atividade “Caça-palavras Biológico”:

  1. Divida a folha em vinte colunas e vinte linhas, de forma que a interseção de duas linhas subsequentes com duas colunas subsequentes forme um quadrado.
  2. Na folha, escreva palavras relacionadas à Cadeia Alimentar, tais como autótrofos, onívaros e decompositores, em várias direções (vertical, horizontal, invertido ou não), colocando cada letra em um quadrado distinto.
  3. Nos quadrados em branco escreva letras aleatórias.
  4. Em uma cartolina, escreva as letras na ordem e desenho que aparecem na folha de papel sem desenhar as linhas ou colunas. Pronto, agora você tem seu Caça-palavras!
  5. Chame seus filhos ou alunos para resolver essa jogo. Eles testarão seus conhecimentos e será muito divertido.

Bingo Biológico – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Assim como o Bingo conhecido pela maioria das pessoas, essa atividade vai utilizar o princípio de cartelas com numerações que deverão ser preenchidas. Contudo, atrelado à esse conceito, exigirá o conhecimento estudado de forma a introduzir um jogo diferente e divertido no ambiente de estudo.

atividade-bingo

Recursos para a atividade “Bingo Biológico”:

  • Papéis
  • Caneta
  • Régua
  • 30 Tampinhas de garrafa pet
  • Caixa

Passo a passo da atividade “Bingo Biológico”:

  1. Faça cartelas de bingo utilizando papel e caneta (uma para cada jogador). Para tanto basta anotar 5 números de 01 a 30 diferentes em cada papel, formando uma cartela. Alguns números podem se repetir entre cartelas porém não todos. (Ex.: Cartela 1 – 04 07 16 22 24; Cartela 2 – 04 10 11 16 30)
  2. Uma vez concluídas as cartelas, anote em cada tampinha um número de 01 a 30 e, abaixo do número, uma palavra relacionada ao conteúdo estudado. Desta forma a palavra estará relacionada aquele número.
  3. Coloque as tampinhas na caixa
  4. A partir daí basta iniciar o jogo: Uma por uma sorteie uma tampinha da caixa. O jogador que tiver o número correspondente em sua cartela terá direito a responder uma pergunta sobre a palavra correspondente. Se acertar, pode marcar o número em sua cartela. Se errar, não.
  5. O processo deve se repetir até que alguém consiga marcar todos os números de sua cartela (Bingo! Temos um ganhador) ou até que os números dentro da caixa terminem. Neste último caso, ganha quem tiver marcado a maior quantidade de números.

Jogo da Velha – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Dentre as atividades sobre cadeia alimentar, o jogo da velha está entre as brincadeiras mais antigas, que é jogada aos pares e desenvolve o raciocínio e o pensamento estratégico. Associado ao aprendizado da Biologia, torna-se um excelente meio de motivar os alunos com os estudos.

atividade-jogo-da-velha

Recursos para a atividade “Jogo da Velha”:

  • 10 tampinhas de garrafa pet (5 de uma cor e 5 de outra)
  • Canetas coloridas
  • Papel
  • Cartolina
  • 9 saquinhos/pote

Passo a passo da atividade “Jogo da Velha”:

  1. Escolha 9 termos importantes relacionados ao conteúdo estudado.
  2. Escreva no papel várias perguntas sobre cada um desses termos e coloque cada grupo de perguntas em um pote ou saquinho, identificando-o.
  3. Em uma cartolina, faça a base do jogo da velha (duas linhas horizontais e duas verticais) e escreva dentro de cada quadrado formado pelas linhas um dos termos escolhidos.
  4. Os jogadores de enfrentam de 2 em 2. Cada um deles recebe cinco tampinhas de uma cor.
  5. O jogo funcionará da mesma forma que o original. As tampinhas representaram o círculo e o “x”. A única diferença é que, ao escolher que quadrado irão marcar (colocar uma tampinha) os jogadores terão que, primeiro, sortear uma pergunta sobre o termo correspondente àquele quadrado e respondê-la. Caso errem, não poderão colocar uma tampinha neste quadrado até a próxima rodada e terão que escolher outro quadrado e repetir o processo.
  6. Ganha quem conseguir formar uma fileira de 3 tampinhas.

Girando as bexigas – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Esse jogo divertido tem o objetivo de estimular o aprendizado do conteúdo estudado através do elemento surpresa, pensamento rápido e atividade em grupo. Desta forma, consegue deixar o estudo interessante e mais eficaz.

atividade-girando-as-bexigas

Recursos para a atividade “Girando as bexigas”:

  • Bexigas
  • Papel
  • Caneta
  • Piloto de quadro
  • Tesoura
  • Aparelho reprodutor de música

Passo a passo da atividade “Girando as bexigas”:

  1. Escreva perguntas sobre o conteúdo estudado no papel e recorte-as.
  2. Encha as bexigas e dentro de cada uma delas coloque uma das perguntas, dobradas.
  3. A quantidade de bexigas deve ser igual a quantidade de jogadores e nelas deve ser escrito um número. Por exemplo, se forem 10 bexigas, as bexigas serão numeradas de 1 a 10.
  4. Para iniciar a brincadeira, os jogadores devem formar um circulo e cada um deve pegar uma bexiga de forma aleatória.
  5. Deve-se colocar uma música, e enquanto ela toca, deve-se passa a bexiga para o companheiro do lado direito continuamente e pegar a do companheiro do lado esquerdo.
  6. Quando a música parar, quem estiver com o menor número na roda deve estourar a bexiga e responder a pergunta dentro dela.
  7. Se acertar, poderá continuar no jogo e deverá escolher alguém para sair. Se errar, deve sair do jogo.
  8. O jogo deve prosseguir até que sobre apenas um jogador: O ganhador!

Cabra-Cega – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

O jogo cabra-cega é bastante conhecido e, como atividade complementar de biologia, tem o objetivo de estimular a memorização do conteúdo através do raciocínio rápido e da integração com outros sentidos como audição e tato.

atividade-cabra-cega

Recursos para a atividade “Cabra-Cega”:

  • 1 venda para os olhos

Passo a passo da atividade “Cabra-Cega”:

  1. Uma criança deve ser vendada e as outras devem ficar ao redor chamando seu nome e tentando encostar nela.
  2. Caso a criança vendada consiga agarrar uma das outras, a criança que foi agarrada dirá o nome de um ser vivo e a vendada terá que dizer que posição ele ocupa na cadeia alimentar, além de um ser vivo que está diretamente abaixo e um que está diretamente acima dele na cadeia alimenta .
  3. Caso ela erre ela deve continuar vendada e tentar agarrar o próximo jogador.
  4. Caso ela acerte a criança que foi agarrada será vendada em seu lugar e a brincadeira seguirá.

Quebra-Cabeça Biológico – 10 Atividades sobre Cadeia Alimentar

Essa atividade estimula o cérebro e incentiva o aprendizado de uma maneira única e diversificada. A montagem do quebra-cabeça auxilia na memorização do conteúdo como um todo e a exigência do conhecimento sobre a imagem a ser montada enriquece o conhecimento exigido pela brincadeira.

atividade-quebra-cabeça

Recursos para a atividade “Quebra-Cabeça Biológico”:

  • 3 papelões no formato e tamanho que você deseja que o quebra-cabeça tenha (Ex.: 20cm x 30cm)
  • 3 imagens de três cadeias alimentares distitntas de sua escolha no mesmo tamanho e formato dos papelões
  • Cola
  • Tesoura

Passo a passo da atividade “Quebra-Cabeça Biológico”:

  1. Cole cada uma das imagens em um papelão e corte em pequenos quadrados iguais (Ex.: 3cm x 3cm) formando três quebra-cabeças.
  2. Embaralhe as peças dos três quebra-cabeças.
  3. Seus alunos deverão montar os três quebra-cabeças, identificando o que está representado em cada um deles.

Fim das atividades sobre Cadeia Alimentar

Bom, essas foram as 10 atividades sobre Cadeia Alimentar. Espero que tenha gostado e veja mais atividades como essa em breve aqui no blog!