10 Atividades Sobre Manuel Maria Barbosa Du Bocage 2

Antônio Frederico de Castro Alves foi um poeta brasileiro e baiano, destacando pelos versos destacados aos escravos e aos princípios republicanos. Nacionalista, social e humanitário.

Índice: hide

10 Atividades Sobre Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves foi um poeta brasileiro e baiano, destacando pelos versos destacados aos escravos e aos princípios republicanos. Nacionalista, social e humanitário. Castro, por um lado, marca o ponto de chegada da poesia romântica, por outro já anuncia através dos processos poéticos, imagens, ideias políticas e sociais o Realismo. Não obstante, deve ser considerado o maior poeta romântico brasileiro, pois sua poesia social contra a escravidão galvanizou a sensibilidade da época pela causa.

Castro Alves Na História – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Na época vigorava no Brasil do Segundo Reinado o sistema da escravidão, concentrando o Nordeste muitos escravos, enquanto o desbravamento da região cafeeira paulista leva o número de escravos dobrar no decênio de 1864 a 1874 e faz com que a questão abolicionista ganhe ali também a mesma relevância de cidades onde a presença de negros é grande, como Salvador e a capital do Império, Rio de Janeiro. Desde 1850 o tráfico de escravos da África fora proibido pela Lei Eusébio de Queiroz, ocorrendo na Bahia a 29 de outubro de 1851 o episódio do “Desembarque da Pontinha” na Ilha de Itaparica — último momento documentado de tentativa de burlar a proibição do tráfico, numa demonstração da resistência no estado dos comerciantes e proprietários de escravos.

Recursos para a atividade Castro Alves Na História:

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Folhas A4;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

Passo a passo da atividade Castro Alves Na História:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico em que Castro Alves viveu, cujo influenciou diretamente em sua produção literária;
  2. Proponha que os alunos organizem uma linha do tempo relacionado ao início da escravidão até sua abolição em 1888, sendo possível utilizar colagem de imagens.

A Vida de Castro Alves – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Resultado de imagem para castro alves

Antônio Francisco de Castro Alves nasceu na vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, Bahia, em 14 de março de 1847. Filho de Antônio José Alves, médico e também professor, e de Clélia Brasília da Silva Castro. Em 1854, sua família mudou-se para Salvador, pois seu pai foi convidado para lecionar na Faculdade de Medicina. Em 1858 ingressou no Ginásio Baiano onde foi colega de Rui Barbosa. Demonstrou vocação apaixonada e precoce pela poesia, mas no ano seguinte perdeu sua mãe. No dia 9 de setembro de 1860, com 13 anos, recitou sua primeira poesia em público, em uma festa na escola.

Recursos para a atividade A Vida de Castro Alves:

• Pesquisa prévia sobre a vida de Castro Alves;

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade A Vida de Castro Alves:

  1. Proponha uma pesquisa sobre a vida do poeta;
  2. Com certeza aparecerá algo referente à escravidão no país;
  3. Logo, a Demonstre trouxe um vídeo do Telecurso 2000 sobre a escravidão. Vamos lá!

As Releituras de Castro Alves – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Castro Alves

Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro, representante da Terceira Geração Romântica no Brasil. O Poeta dos Escravos expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Vamos fazer uma releitura?

Recursos para a atividade As Releituras de Castro Alves:

• Impressões suficientes da imagem ou expô-la através do data-show

• Massa de modelar;

• Papel A4;

• Canetas e/ou giz coloridos;

• Tintas coloridas e pincel ou cotonete;

• Lápis de pintar;

• 02 CD’s recortados em triângulo;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade As Releituras de Castro Alves:

  1. Distribua uma foto e os materiais para as crianças;
  2. A partir da foto de Castro Alves, as crianças podem fazer uma releitura da obra, ou seja, ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original;
  3. Faça uma exposição das releituras;
  4. Uma ideia legal é utilizar diferentes materiais ao compor a própria releitura: por exemplo, ao invés de desenhar o bigode fino, proponha que façam tal elemento do desenho com massinha de modelar e sobreponha o desenho.

As Características das Obras de Castro Alves – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Resultado de imagem para castro alves

A obra de Castro Alves, tendo como relevância a sua poesia, quando trata da temática do amor, por exemplo, deixa de ser idealizada para se tornar mais real, carnal e concreta. Contudo, o forte da poesia de Castro Alves está na crítica social, inspirada principalmente pelo poeta francês Victor Hugo. Sua poesia perde a maior parte do caráter tipicamente românticos para ganhar uma voz mais participante dentro da sociedade. O caráter crítico de sua obra, principalmente ligado às causas da abolição, rendeu-lhe o título de poeta dos escravos.

Recursos para a atividade As Características das Obras de Castro Alves

• Um poema escolhido em PDF pelos alunos.

Passo a passo da atividade As Características das Obras de Castro Alves:

  1. A partir de uma obra escolhida, os alunos devem lê-la e identificar as características próprios dos poemas de Castro Alves;
  2. Em tertúlia, os alunos devem falar brevemente sobre as obras escolhidas e as características encontradas.

  Boa Noite, Castro – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Resultado de imagem para castro alves e o amor

No dia 23 de janeiro de 1866 morre seu pai, deixando cinco filhos menores de 14 anos. A responsabilidade ficou com a viúva e com Castro Alves, agora com 19 anos. Ao mesmo tempo, Castro Alves inicia um intenso caso de amor com Eugênia Câmara, dez anos mais velha que ele. Em 1867 partem para a Bahia, onde ela iria representar um drama em prosa, escrito por ele “O Gonzaga ou a Revolução de Minas”. Em 1868 rompe com Eugênia. Por volta de 1870, compõe o poema Boa noite

Recursos para a atividade Boa Noite, Castro:

• Poema Boa Noite em PDF.

Passo a passo da atividade Boa Noite, Castro:

  1. Proponha um momento de leitura do poema;
  2. Caso os elementos literários como métrica e rima já tenham sido abordados, solicite a análise a partir do poema de Castro Alves

Doze Anos de Escravidão – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Apesar do filme retratar a escravidão na América do Norte, os ideais eugenistas e racistas são os mesmos. Infelizmente, na história humana, carregamos essa vergonha que, ainda na atualidade, reflete na sociedade ainda que de maneira mais sutil. Twelve years a slave é um filme de drama épico e histórico britânico-estadunidense de 2013 e uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação.

Recursos para a atividade Doze Anos de Escravidão:

• Acesso à internet ou download do filme;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade Doze Anos de Escravidão:

  1. Expor o filme em sala de aula ou solicitar que assistam em casa;
  2. Solicitar que os alunos identifiquem os ideais do racismo e de busca pelo poder que sustentavam a escravidão, uma parte vergonhosa na história da humanidade.

Navio Negreiro – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Resultado de imagem para navio negreiro castro alves

O poema é dividido em seis partes: a atmosfera tranquila; os marinheiros de distintas nacionalidades; a denúncia ao tráfico negreiro; a descrição dos castigos e crueldades de um navio negreiro; a invocação da natureza para que destrua o navio e acabe com os horrores vividos naquele navio negreiro e, por último, o eu lírico revela sua nacionalidade brasileira e invoca os heróis do Novo Mundo para que eles acabem com a escravidão. Assim como está no título, o poema se trata de uma tragédia, pois se caracteriza pelo inconformismo e conflito entre a escravidão e a lei vigente no país naquela época.

 

Recursos para a atividade Navio Negreiro:

• Poema em PDF.

Passo a passo da atividade Navio Negreiro:

  1. O poema é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. Solicite que os alunos identifiquem as características típicas das obras de Castro Alves;
  3. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.

Ecos da Escravidão – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. E em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas.

Recursos para a atividade Ecos da Escravidão:

• Acesso à internet ou download do filme;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade Ecos da Escravidão:

  1. Expor o filme em sala de aula ou solicitar que assistam em casa;
  2. Em tertúlia, abra a discussão: É possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo?

A Mulata Que Nunca Chegou – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Infelizmente, devido aos arquétipos sociais da mulher negra: o estupro, a exploração, as amas de leite e todas as construções que cercam a mulher negra: forte e fogosa. Podemos pensar que isso não existe, pois faz muito tempo que a escravidão foi abolida. Mas aí é que nos enganamos. Os resquícios da senzala ainda estão presentes em nossa sociedade através das piadas de péssimo gosto, dos esteriótipos atribuídos aos negros e dizeres populares racistas. Para se ter ideia, além da hiper-sexualização, em 2014 houve uma investigação sobre os partos e percebeu-se que mulheres negras e pardas recebiam menos anestesias por serem julgadas como  “mais fortes” em relação às mulheres brancas. Problemático, não? A ativista do movimento negro Nátaly Neri traz uma palestra muito profunda sobre a tal mulata – termo racista, inclusive. Vamos lá!

Recursos para a atividade A Mulata Que Nunca Chegou:

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade A Mulata Que Nunca Chegou:

  1. Proponha uma pesquisa sobre feminismo negro e a história da mulher negra no país;
  2. Em tertúlia, abram uma discussão sobre o racismo “sutil” ainda presente em nossa sociedade.

Eu, Empregada Doméstica – 10 Atividades Sobre Castro Alves

Joyce, a Preta Rara, fala do que aprendeu com sua experiência de trabalho como empregada doméstica e com a página de Facebook que criou em julho de 2016. Preta Rara, ou Joyce Fernandes, é graduada em História e dá aulas de história. Também é rapper e ativista. Se tornou porta-voz das empregadas domésticas no Brasil depois de criar a página Eu Empregada Doméstica no Facebook. Apesar de Castro Alves não estar mais vivo, sua luta e visão sobre a literatura como ferramenta social deve ser lembrada, mesmo que não fosse negro, Castro mostrou sua empatia diante do outro.

Recursos para a atividade Eu, Empregada Doméstica:

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade Eu, Empregada Doméstica:

  1. Em sala, reproduza o vídeo indicado;
  2. Ao conclui-lo, abra uma roda de conversa para refletir e discutir sobre o que foi tratado no vídeo;
  3. Após, relacione o vídeo ao poema O Navio Negreiro;
  4. Pergunte-os: O que mudou? O que permanece? O que podemos fazer?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.