A classificação periódica dos elementos químicos é uma das disciplinas mais importantes da química, pois diz respeito aos contextos históricos das várias fases dos estudos químicos ao longo do tempo.

Embora esse conteúdo não tenha feito parte do quadro principal de questões dos vestibulares atuais, ele se mostra relevante pois a partir de seu estudo podemos entender como se deu o processo de desenvolvimento do conhecimento científico.

10 Atividades sobre Classificação periódica dos elementos – Química

Tudo começo no século 19, quando cientistas de várias partes do mundo tentaram agrupar os elementos químicos de forma pudessem ser entendidos por todos os químicos, independente da língua deste.

Além disso, eles queriam criar uma linguagem que ficasse compreensivo, e assim, pudessem também observar as características esses elementos a partir desse agrupamento em forma de tabela.

Algumas sugestões de critérios foram sugeridos para a formação desse agrupamento, até chegar no modelo atual, onde os elementos são distribuídos de acordo com o número atômico dos elementos.

Atividade 01 : Jogando com a tabela periódica

Recursos

  • Caixa fechada com abertura pequena na parte superior (caixa de sorteio);
  • Fichas com símbolos dos elementos.

Passo a Passo

Os alunos devem ficar em círculo para visualizarem melhor a brincadeira que pode ser realizada com um aluno em individual ou em equipe. Adotando a primeira opção, o professor tem a oportunidade de avaliar a dificuldade de cada aluno, agora, em equipe é possível observar o trabalho conjunto. Para ambos siga os passos:

1. Peça a um aluno que retire de dentro da caixa uma ficha, este (ou a equipe) terá que dizer o elemento que corresponde ao símbolo, como ele se classifica e a qual família pertence.

2. Se o aluno não souber, o professor responde à pergunta e aproveita o espaço para explorar o conteúdo, por exemplo, se o elemento for o Ferro pode-se esclarecer sobre as propriedades e por que este elemento é classificado como metal.

3. Ao final da brincadeira, como forma de incentivo aos estudos, seria interessante premiar os alunos que se saíram melhor com brindes como: caixas de bombons, canetas ou agendas.

Atividade 02 : Batalha Química

Recursos

  • Duas tabelas periódicas para cada jogador
  • Caneta
  • Pasta de papelão
  • Clips
Batalha Química
Batalha Química

Passo a Passo

Para fazer o jogo, é preciso 4 cópias da tabela periódica – melhor ainda se eles forem daqueles bem coloridos. Daí é só incluir do lado esquerdo de cada linha uma letra do alfabeto, já que as colunas já são numeradas. Usando duas pastas de papelão sem elástico, é só colar as tabelas. As pastas ficarão unidas com clips e pronto.

Feito isso, é hora de jogar: cada jogador marca onde eles querem colocar seus navios, circulando nas linhas 2, 3, 4 e 5 elementos em uma das tabelas. Daí é só contar as coordenadas. Quem erra, coloca um x no elemento errado da tabela de cima. Se acertar, é um círculo.

Atividade 03 : Uno Químico

Recursos

  • baralho composto por 138 cartas; 118 são simbolizadas por elementos químicos  e 20 são especiais .
Uno Químico
Uno Químico

Passo a Passo

O baralho é dividido nas cores azul, vermelha, verde e amarela, representando os subníveis spd e f, respectivamente. A carta de elemento químico traz características como nome, símbolo, período, família e o subnível.

Como é composta a carta
Como é composta a carta

Devem participar no mínimo 2 jogadores e no máximo 10.

O objetivo é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão.

Cada jogador recebe sete cartas. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo; então vira-se uma carta do monte. Essa carta, que deve ser de elemento químico, fica em cima da mesa servindo como base para que o jogo comece. O jogador à esquerda do que distribuiu as cartas inicia o jogo, que deve seguir em sentido horário.

Os jogadores devem jogar, na sua vez, uma carta de mesmo subnível (cor), período ou família do elemento representado na carta que está na mesa. Exemplo: se a carta inicial for Na (sódio), o primeiro jogador deve jogar sobre ela a de outro elemento que também pertença ao subnível s (carta azul), da mesma família (família 1) ou de mesmo período (3º).

Estas informações constam da carta. O jogador seguinte faz o mesmo, dessa vez valendo como base a carta colocada pelo jogador anterior.

Importante: Ao jogar sua penúltima carta, o jogador deve anunciar em voz alta, falando “Química”. Se não fizer isso, os demais jogadores podem obrigá-lo a comprar mais duas cartas. A rodada termina quando um dos jogadores zera as cartas na sua mão.

Cartas Coringas
Cartas Coringas

Cartas especiais produzem diferentes efeitos durante o jogo:

  • +2: o jogador seguinte apanha duas cartas e passa o seu turno ao próximo jogador;
  • Bloqueio: o jogador seguinte perde a vez;
  • Inversão: o sentido de jogo inverte-se. Se o jogo está no sentido horário, quando jogada uma carta “Inverter”, joga-se em sentido anti-horário;
  • Curinga (carta com as 4 cores): pode ser jogada durante qualquer momento do jogo, independentemente da carta que se encontra no topo de descarte. O participante que jogar essa carta escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo);
  • Curinga +4: o jogador seguinte apanha quatro cartas do baralho e perde sua vez de jogar; o jogador que a descartou escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo). Essa carta só deverá ser jogada quando o jogador não possuir nenhuma outra carta que possa usar. No entanto, se o jogador prejudicado desconfiar que o primeiro jogador está “blefando”, pode pedir para conferir a mão dele; se estiver certo, o jogador que jogou terá que apanhar as 4 cartas como punição. Caso a jogada tenha sido legal, o jogador que desconfiou deve apanhar seis cartas.

Atividade 04 :Formando frases com os elementos

Recursos

  • Cartões com os elementos químicos

Passo a Passo

Os alunos devem formar frases com os elementos químicos. Depois de formada as frases, eles devem identificar o nome do elemento que usaram, a linha e a coluna que ele se encontra e se ele é liquido, solido ou gasoso, sempre consultando a tabela periódica.

Atividade 05: Bingo químico

Recursos

  • Cartelas de bingo com os símbolos dos elementos químicos
  • Lápis
  • Tesoura, régua e cola

Passo a Passo

Cada aluno deve colar sua cartela no caderno e utilizar a tabela periódica para marcar os elementos químicos que forem sorteados no bingo.

O prof canta o bingo e para isto ele precisa do arquivo abaixo, impresso 2x: uma para recortar e fazer as “bolinhas do sorteiro”e outro para colar o que já foi sorteado, para conferência depois.

Feito isto, recortado e dobrado todos os papeizinhos com os elementos químicos, separe um potinho ou saquinho para mistura-los e iniciar o jogo. Na hora de anunciar o elemento sorteado, diga o nome do elemento, assim você incentiva os alunos a aprenderem os símbolos.

Atividade 06 : Tabela Maluca

Recursos

  • 36 cartas, cada uma contendo o nome de um elemento químico e suas
    propriedades e aplicações no dia-a-dia,
  • 20 fichas de cada uma das cores: azuis, verdes, vermelhas, amarelas e pretas.

Passo a Passo

1) Cada jogador recebe 10 fichas de uma mesma cor.
2) As cartas são embaralhadas e colocadas sobre a mesa com a face voltada
para baixo.
3) O primeiro participante retira uma carta e entrega ao professor (ou o jogador leitor),
este participante escolhe um número de 1-4, para que o professor (ou leitor) leia a dica
escolhida.

4)Após a leitura, a mesma pessoa que escolheu o número deve tentar acertar o elemento químico, se ele acertar sua ficha colorida (ou da equipe) será colocada sobre o elemento no tabuleiro e o outro jogador (ou equipe) retira outra carta. Caso contrário, o próximo jogador, escolhe outro número de 1-4 da mesma ficha, com exceção do escolhido anteriormente, e tenta acertar o elemento químico, dá-se continuidade ao jogo até um dos participantes acertar ou acabarem-se as dicas.
5) No caso de ninguém acertar o elemento químico, o leitor da carta é quem coloca sua
ficha no elemento correspondente no tabuleiro.
6) Recomeça-se uma nova rodada retirando-se uma nova carta.
7) Vence o jogo quem terminar primeiro com suas fichas, portanto o objetivo do jogo é
preencher o maior número de elementos químicos na tabela periódica

Atividade 07 : Exercícios

Recursos

  • Questionário
    • Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como:

      a) metal alcalino
      b) metal alcalinoterroso
      c) metal terroso
      d) ametal
      e) gás nobre

    • Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

               T                                           Q

      a) calcogênio                            gás nobre

      b) enxofre                                 silício

      c) gás nobre                             alcalinoterroso

      d) halogênio                             alcalino

      e) bário                                    cério

Passo a Passo

O aluno deverá responder o questionário como forma de avaliação de conhecimento

Atividade 08 :Exercícios

Recursos

  • Questionário
    • Dados os elementos de números atômicos 3, 9, 11, 12, 20, 37, 38, 47, 55, 56 e 75, a opção que só contém metais alcalinos é:

      a) 3, 11, 37 e 55

      b) 3, 9, 37 e 55

      c) 9, 11, 38 e 55

      d) 12, 20, 38 e 56

      e) 12, 37, 47 e 75

    • Assinale a única alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes:

      a) He, Ar, Rn.

      b) Li, Ni, Bi.

      c) Ba, Ra, Rn.

      d) Au, Hg, C?.

      e) C, Cs, Cd.

Passo a Passo

O aluno deverá responder o questionário como forma de avaliação de conhecimento

Atividade 09 :Exercícios

Recursos

  • Questionário
    • Na classificação periódica, os elementos Ca (cálcio, Z = 20), Br (bromo, Z = 35) e S (enxofre) são conhecidos, respectivamente, como sendo das famílias dos:

      a) Halogênios, calcogênios e gases nobres.

      b) Metais alcalinos, metais alcalinoterrosos e calcogênios.

      c) Metais alcalinos, halogênios e calcogênios.

      d) Metais alcalinoterrosos, halogênios e calcogênios.

      e) Halogênios, calcogênios e metais alcalinoterrosos.

    • Faça a associação correta com respeito às famílias ou grupos da Tabela Periódica:

      1. Metais Alcalinos                                A. Grupo 18

      2. Metais Alcalinoterrosos                      B. Grupo 17

      3. Calcogênios                                      C. Grupo 16

      4. Halogênios                                        D. Grupo 15

      5. Família do Carbono                            E. Grupo 14

      6. Família do Nitrogênio                          F. Grupo 1

      7. Gases Nobres                                    G. Grupo 2

Passo a Passo

O aluno deverá responder o questionário como forma de avaliação de conhecimento

Atividade 10 :Exercícios

Recursos

  • Questionário
    • Qual elemento abaixo é o gás nobre de menor número atômico e o metal alcalino de maior número atômico?

      a) O e Ra.

      b) He e Bi.

      c) He e Fr.

      d) Rn e Li.

      e) Rn e H

    • Os elementos xAx+1B e x+2C pertencem a um mesmo período da tabela periódica. Se B é um halogênio, pode-se afirmar que:

      a) A tem 5 elétrons no último nível e B tem 6 elétrons no último nível.

      b) A tem 6 elétrons no último nível e C tem 2 elétrons no último nível.

      c) A é um calcogênio e C é um gás nobre.

      d) A é um metal alcalino e C é um gás nobre.

      e) A é um metal e C é um não metal.

Passo a Passo

O aluno deverá responder o questionário como forma de avaliação de conhecimento.

Se você gostou dessas atividades, talvez você também goste dessa aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.