10 Atividades sobre Ecossistemas

0

Neste post você encontrará 10 atividades sobre Ecossistemas que ajudarão seus alunos e/ou filhos a aprender biologia/ciências de forma divertida e eficiente.

10 Atividades sobre Ecossistemas

Um ecossistema pode ser definido como um conjunto de comunidades bióticas (grupo de indivíduos que habitam uma mesma área e podem estabelecer interações entre si) e fatores abióticos (fatores que influenciam as comunidades bióticas). É constituído, portanto, de uma área e um conjunto de seres que a ocupa.

10-atividades-sobre-ecossistemas

Os ecossistemas podem ser de vários tipos e assumir diferentes tamanhos. Podem variar desde um pequeno aquário até uma grande floresta tropical, ou até mesmo a própria biosfera. Sua classificação é bastantes complexa, mas a mais conhecida é a que divide os ecossistemas em aquáticos (Ex.: manguezais) e terrestres (Ex.: Mata Atlântica).

O conhecimento dos ecossistemas existentes é essencial durante o estudo da biologia e de sua relação com o meio ambiente. Sendo assim, a seguir vocês encontrarão atividades que auxiliarão a complementar o aprendizado desse tema e tornarão o processo mais dinâmico e divertido.

Pescaria – 10 Atividades sobre Ecossistemas

Essa atividade exige coordenação motora e um razoável conhecimento do conteúdo estudado. Em geral, ela estimula o aprendizado do conteúdo e sua memorização.

atividade-pescaria

Recursos para a atividade “Pescaria”:

  • Papéis coloridos
  • 1 Tesoura sem ponta
  • 1 Caixa de papelão grande
  • Areia
  • 1 Imã pequeno
  • Clips de papel
  • Barbante
  • 1 Graveto
  • 1 Caneta

Passo a passo da atividade “Pescaria”:

  1. Utilize a tesoura e os papéis para fazer recortes em formato de peixes.
  2. No lugar onde ficaria a boca de cada peixe, coloque um clip de papel e no seu corpo, em um local escondido, escreva um sílaba. Devem ser sílabas que apareçam nos nomes dos ecossistemas. (Ex.: CA, TA, MAN, GUE, etc.).
  3. Amarre em uma ponta do barbante o imã e na outra o graveto de forma a fazer uma vara de pescar.
  4. O estudante deverá usar a vara para pescar um peixe no tempo de 30 segundos. Se ele conseguir ele deve dizer um ecossistema que contenha a sílaba escrita no peixe.
  5. Caso acerte, ele terá pescado o peixe e deverá guarda-lo. Caso não consiga pescar um peixe nesse tempo ele deve dizer a função de uma organela de sua escolha.
  6. Se houverem muitos jogadores, ganha o jogo quem, no final, tiver pescado mais peixes.

Corrida do ovo – 10 Atividades sobre Ecossistemas

A atividade “corrida do ovo” consiste em uma gincana que tem o objetivo de testar as habilidades motoras, a concentração e o conhecimento dos participantes sobre o conteúdo estudado. Trata-se de um jogo divertido e empolgante.

atividade-corrida-do-ovo

Recursos para a atividade “Corrida do ovo”:

  • 30 ovos
  • 1 caixa de tinta guache
  • 2 colheres
  • 4 caixas de sapato

Passo a passo da atividade “ovo”:

  1. Pinte os ovos em cores distintas em que cada uma representará um tipo de ecossistema distinto.
  2. Os participantes devem ser divididos em 2 equipes.
  3. Coloque 2 caixas de um lado, uma para cada equipe e cada uma com 15 ovos coloridos, e 2 caixas alinhadas a 10 passos de distância destas.
  4. Os participantes, com uma colher na boca, pegarão um ovo por vez e deverão levá-lo em cima da colher até a outra caixa.
  5. Se conseguir chegar ao outro lado, deve colocar o ovo na caixa e dizer uma característica pertencente ao ecossistema representado pela cor do ovo que ele trouxe para ganhar 1 ponto e para que o jogo continue e o próximo jogador possa iniciar sua corrida.
  6. Se o ovo cair, o participante perde a vez e a pontuação referente àquele ovo.
  7. Ganha a equipe que tiver mais pontos no fim do jogo.

Batata Quente Biológica – 10 Atividades sobre Ecossistemas

A atividade “Batata Quente Biológica”, dentre as atividades sobre ecossistemas, favorece fortemente o desenvolvimento da coordenação motora, agilidade e dos reflexos. É uma atividade muito dinâmica que necessita de poucos recursos e favorece a fixação do conteúdo.

atividade-batata-quente

Recursos para a atividade “Batata-quente Biológica”:

  • 1 bola
  • 1 apito

Passo a passo da atividade “Batata-quente Biológica”:

  1. Formar duas fileiras com os alunos, uma de frente para a outra.
  2. Eles devem passar a bola em zigue zague entre as fileiras.
  3. Esse processo deve ser rápido pois quando você apitar, o jogador que estiver com a bola deverá dizer 1 ecossistema de sua escolha e uma característica desse ecossistema.
  4. Se errar ou não responder, deve sair do jogo. Se acertar, deve escolher algum outro jogador para deixar a brincadeira.
  5. Ganha o último jogador que sobrar.

Vôlei em Círculo – 10 Atividades sobre Ecossistemas

A atividade “vôlei em Círculo” proporciona o desenvolvimento da percepção, reflexo e aprendizado do conteúdo estudado. É uma atividade bastante dinâmica e que promove a interação entre os participantes.

atividade-volei-em-circulo

Recursos para a atividade “Vôlei em Círculo”:

  • Uma bola de vôlei
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Pote

Passo a passo da atividade “Vôlei em Círculo”:

  1. Escreva perguntas sobre o conteúdo estudado no papel, recorte-as, dobre-as e coloque-as no pote.
  2. Disponha os alunos em círculo.
  3. Eles devem ir passando a bola através de toques, como no vôlei comum, sem segurá-la.
  4. Toda vez que alguém deixar a bola cair deve retirar uma pergunta do pote e respondê-la.
  5. Se acertar continua no jogo, se errar sai.
  6. Ganha o último que sobrar.

Separando nos potes – 10 Atividades sobre Ecossistemas

Dentre as atividades sobre ecossistemas, o jogo “separando nos potes” desenvolve a habilidade dos alunos de identificação de termos estudados estimulando o entendimento do conteúdo. O sistema de classificação consiste em uma clara maneira de memorização, que auxilia o aluno a identificar as características pertencentes aos ecossistemas, portanto é uma ótima dinâmica para auxiliar no aprendizado.

atividade-separando-nos-potes

Recursos para a atividade “Separando nos potes”:

  • 3 potes
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Caixa

Passo a passo da atividade “Separando nos potes”:

  1. Escreva várias características dos ecossistemas existentes mais comuns, recorte-as e coloque-as na caixa.
  2. Posicione os 3 potes na frente dos alunos e determine que cada pote representará um tipo de ecossistema.
  3. Cada aluno deverá pegar 3 papéis da caixa e colocá-los dentro dos potes correspondente ao seu ecossistema.

Come-Come de Papel – 10 Atividades sobre Ecossistemas

O origami em geral, é uma atividade muito interessante para apresentar aos alunos por ter origem em uma cultura diversificada e por poder originar as mais variadas formas. Sendo assim, relacionar essa atividade a um jogo divertido que estimula o aprendizado da biologia é uma excelente forma de motivar os estudantes a aprender cada vez mais.

atividade-come-come-de-papel

Recursos para a atividade “Come-Come de Papel”:

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo da atividade “Come-Come de Papel”:

  1. Pegue o papel quadrado e una seus vértices opostos, dobrando-os. Desta forma você marcará as diagonais do quadrado e seu ponto central. Desdobre-o.
  2. Puxe cada um dos vértices até o ponto central, formando um novo quadrado menor.
  3. Vire a folha de papel e repita o processo na parte de trás, formando um quadrado ainda menor (São nos 8 triângulos formados nesse quadrado que você escreverá os nomes).
  4. Vire a folha novamente e dobre o quadrado no meio.
  5. Por fim, coloque os dedos indicador e polegar em cada uma das cavidades formadas tentando fazer os quatro vértices se encontrarem. Pronto! Você fez o come-come de papel.
  6. Faça 2 deles. Os quatro quadrados que ficam em cima dos seus dedos você deve pintar de 4 cores distintas, para facilitar a escolha do aluno. Nos triângulos internos você deve escrever 8 nomes de ecossistemas e no outro 8 ações a serem realizadas (Ex.: Desenhe, Diga uma característica, Mímica, etc.).
  7. O aluno deverá escolher uma cor e um número para cada come-come (A cor determinará a casa e o número determinará quantas vezes você deve mexer o come-come).
  8. Uma vez que se determine o resultado o aluno deve efetuar o que foi pedido (Exemplo: Ao escolher vermelho-7 você parou na caatinga e ao escolher amarelo-3 você parou em Desenhe. Logo você deve executar a ação de desenhar a caatinga).
  9. E assim vai! Basta usar a criatividade.

Trinca Biológica – 10 Atividades sobre Ecossistemas

Essa atividade utiliza a premissa das cartas de baralho para desenvolver um jogo diferente e criativo que exige grande conhecimento do conteúdo estudado de uma forma leve e empolgante. Nela, o aluno testa seus conhecimento ao mesmo tempo em que se diverte.

atividade-trinca-biologica

Recursos para a atividade “Trinca Biológica”:

  • 1 baralho de cartas
  • Folhas de papel adesivo
  • Tesoura
  • Canetas coloridas

Passo a passo da atividade “Trinca Biológica”:

  1. Corte as folhas no tamanho das cartas de baralho.
  2. Depois, cubra as faces com número das cartas com as folhas adesivas cortadas.
  3. Então, nas cartas correspondentes ao naipe de ouros, desenhe, em cima da folha já colada, os ecossistemas. Nas que correspondem ao naipe de paus, escreva, em cima da folha já colada, o nome dos ecossistemas. E, para as cartas correspondentes ao naipe de espadas e copas, escreva, em cima da folha já colada, duas características, uma em cada naipe, de cada um dos ecossistemas utilizadas no jogo.
  4. O jogo deve ser jogado com grupos de no máximo 4 pessoas.
  5. Você deve embaralhar as cartas e, em seguida, distribuir 7 cartas para cada jogador, que terão o objetivo de montar grupos de 3 cartas, com o desenho, o nome, e a característica correspondente (trinca).
  6. Para tanto, eles descartarão uma carta por vez em uma pilha chamada lixo e pegarão uma carta por vez da pilha chamada monte, que terá as cartas restantes do baralho.
  7. Toda vez que o jogador completar uma trinca, deve baixar essas cartas na mesa para que os outros jogadores vejam.
  8. Aquele que chegar a montar 3 trincas primeiro, ganha.

Forme a cor – 10 Atividades sobre Ecossistemas

Essa atividade consiste em uma brincadeira divertida e estimulante que desenvolve o conhecimento do conteúdo estudado de forma divertida e diferente.

atividade-forme-a-cor

Recursos para a atividade “Forme a cor”:

  • 5 copos plásticos por aluno
  • Anilina em 5 cores distintas
  • Água
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • 5 potes

Passo a passo da atividade “Forme a cor”:

  1. Escrever perguntas sobre o conteúdo estudado, recortá-las e distribui-las igualmente nos 5 potes. Cada pote representará uma cor.
  2. Dispor 5 copos com água na frente de cada aluno.
  3. Com você cronometrando o tempo, os alunos devem pegar uma pergunta de cada pote por vez e respondê-las.
  4. A cada resposta certa você colocará um pouco de anilina na cor correspondente em um dos copos com água e ele poderá pegar a próxima pergunta no próximo pote.
  5. Se errar ele deve continuar pegando uma pergunta do mesmo pote até acertar.
  6. Quem completar as 5 cores em menos tempo ganha.

Pula-Sela – 10 Atividades sobre Ecossistemas

Pula-sela é um jogo infantil muito divertido que consiste em formar uma dupla e com seu colega pular alternadamente sobre as costas um do outro, a fim de chegar ao outro lado. É uma atividade muito divertida que, ao ser integrada com os conhecimentos dos ecossistemas, resulta em um jogo dinâmico e surpreendentemente didático que enfatiza o raciocínio rápido, a memorização e a correlação entre palavras.

atividade-pula-sela

Recursos para a atividade “Pula-Sela”:

  • Não há.

Passo a passo da atividade “Pula-Sela”:

  1. Deverão ser formadas duplas.
  2. Cada integrante da dupla deve tentar pular alternadamente sobre as costas do outro, a fim de passar para o outro lado.
  3. Para começar o aluno que vai pular primeiro deve fazer dizer um ecossistema de sua escolha e o outro integrante da dupla, quando for sua vez de pular, deve dizer uma característica correspondente a esse ecossistema.
  4. Isso deve ocorrer sucessivamente, no número máximo de vezes que a dupla conseguir sem desequilibrar ou errar.
  5. A dupla que conseguir acertar o maior número de vezes vence o jogo.

Dominó Celular – 10 Atividades sobre Ecossistemas

Essa atividade é baseada no famoso jogo de mesa que estimula o raciocínio e promove um jogo divertido e empolgante. Quando associado aos conhecimentos de biologia, garante boa fixação do conteúdo e aprendizado diferenciado.

atividades_domino

Recursos para a atividade “Dominó Celular”:

  • Papelão
  • Cola
  • Tesoura
  • 7 conjuntos de 7 imagens referentes a 7 ecossistemas distintos

Passo a passo da atividade “Dominó Celular”:

  1. Monte as peças de dominó substituindo os número de 0 a 6 pelas imagens de 1 a 7 referentes aos ecossistemas.
  2. Os alunos devem jogar de acordo com as regras usuais do dominó. A única diferença é que, ao usar carroças – peças com duas imagens iguais -, o aluno deve falar o nome do ecossistema representado na imagem e uma característica do mesmo. Caso não saiba, não poderá usar a peça.

Fim das atividades sobre Ecossistemas

Bom, essas foram as 10 atividades sobre Ecossistemas. Espero que tenha gostado e veja mais atividades como essa em breve aqui no blog!