As atividades sobre cidadania e eleições, foram criadas, para auxiliar os professores de crianças do ensino fundamental a desenvolverem uma consciência politica desde cedo nos pequenos cidadãos.

10 atividades sobre Eleições e Cidadania

É possível tratar hoje destas plantinhas, para que no futuro, nosso país tenha  liderança eficiente e representantes, que se preocupem com o povo, e governem com justiça.

Por isso , desenvolvemos aqui 10 atividades sobre Cidadania e Eleições, para mostrar que  a escola pode ajudar na  formação de grandes líderes,

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Campanha Eleitoral

Nada melhor que começar nossas atividades ensinando a galerinha como ocorrem as campanhas eleitorais. Eles terão consciência de quem poderá se candidatar.

 

 

Recursos para a atividade sobre cidadania: Campanha eleitoral

  • Papeis
  • Canetas
  • Cornetinha

Passo a passo para a atividade sobre cidadania: Campanha eleitoral

  1. Separe na sala de aula, 3 grupos de  5 crianças.
  2. Cada um desses grupos, deverão promover a campanha de 1 presidente da república
  3. Eles escolherão o colega que que desejam que seja o representante de seu grupo, então serão 3 candidatos a serem presidente.
  4. Começarão a campanha que durará uma semana. Eles deverão fazer cartazes, e na hora do recreio devem cantar a musica de seu candidato, imprimirem ou desenharem o retrato deles e colocar na escola ( sem sujarem o pátio)
  5. O professor deve ajudá-los a criar um nome para cada partido, e orienta-los para que não briguem ou critiquem os colegas, trata-se de um aprendizado.
  6. As eleições devem ser marcadas para a próxima semana, quando terão os resultados.

Essa atividade poderá ser muito animada, mas os professores deverão trabalhar o psicológico das crianças candidatas, mostrando a eles que se não forem escolhidas,  não é porque não são queridas pelos colegas, é porque o processo de escolhas funciona desse jeito. E afinal grandes líderes perderam as eleições várias vezes.

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Quem será o presidente?

Nessa atividade, o professor conduzirá os alunos à seleção de candidatos. Esse detalhe é necessário, para mostra-los como os adultos escolhem seus líderes.

Recursos para a atividade sobre cidadania: Eleições

  • Papeis
  • Canetas
  • Cornetinha
  • Caixa de papelão para ser a urna

Passo a passo para a atividade sobre cidadania: Eleições

  1. Faça um apelo na sala para saber quem deseja se candidatar à residência da república.
  2. Acate os candidatos sem restrição.Explique para as crianças o que é democracia, quando povo tem direito a escolher seu líder.
  3. Antes de iniciar as eleições, os candidatos devem ir para frente, e aguardarem as votações.
  4. Escolha duas crianças para serem os mesários. Eles deverão pegar a assinatura dos eleitores e mostra-los a urna
  5. Tente construir uma urna bem parecida com a original.As crianças deverão votar da forma antiga, como eram escritos em papeis o nome dos candidatos, e colocar na urna.
  6. Após todos terminarem, os mesários farão a contagem dos votos.
  7. O presidente escolhido deve comemorar, dando seu primeiro discurso, sobre o que deseja fazer pelo povo que o elegeu.

Se o professor achar necessário poderá dividir essa atividade em dois tempos. O primeiro com a manifestação dos candidatos, os quais terão uma semana para fazerem suas propagandas eleitorais e convencerem os eleitores a votar nele, e a segunda fase que é o dia da eleição.

 Atividades sobre Eleições e Cidadania: Escolhendo os ministros

Será bom para as crianças, saberem sobre o que fazem os ministros escolhidos pelo presidente da  República, ainda que de forma simples.

Recursos para a atividade sobre cidadania: Escolhendo os ministros

  • Papel e caneta

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições:Escolhendo os ministros

  1. O presidente eleito na primeira atividade, deverá escolher para ajudá-lo alguns ministros. Como o número de ministro é elevados, nessa atividade iremos escolher apenas um número simbólico.
  2. Escolha os ministros da: Agricultura, da Fazenda, da Educação, do Esporte, industria e pecuária.
  3. Os alunos escolhidos pelo presidente deverão se reunir com ele e escreverem, como eles irão  administrar o dinheiro do Brasil.
  4. Exemplo: O ministro da educação pode propôr melhora o salário dos professores, oferecer mais vagas para a escolas publicas  e ensino superior gratuito;da agricultura pode dizer que vai comprar maquinas para produzir mais comida e abaixar o custo dos alimentos, e assim por diante. Os alunos devem pensar e trazer sua solução

O bom mesmo, é que o professor, deixe as crianças criarem suas propostas e apresentem na próxima aula para a turma apreciar.

Esta é uma boa oportunidade para as crianças começarem a se interessarem pelas necessidades do país. O professor poderá dar explicações básicas, mas bom mesmo é que deixe eles pesquisarem e trazer resultados para a sala ( podem pedir ajuda aos pais)

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Um prefeito de verdade

Quem não gostaria de ter um prefeito em sua cidade que vai pelas ruas depois de eleito para conversar com os moradores e saber sobre suas necessidades de perto? Mas ele não pode resolver todos os problemas sozinho, por isso existem seus secretários.

Recursos para a atividade sobre cidadania e  Eleições: Um prefeito de verdade

  • Papeis
  • Canetas

Passo a passo para a atividade sobre cidadania: Um prefeito de verdade

  1. Nessa atividade, o professor deverá  escolher uma criança junto com a turma para representar o prefeito da cidade. De preferência, uma criança desinibida, que saiba falar em público.
  2. Faça um círculo com as mesinhas, se houver espaço na sala de aula para isso, e convide as crianças para se sentarem ao redor.
  3. a criança escolhida para ser o prefeito deverá ficar no meio, e receber as anotações das crianças.
  4. Nos papéis, as crianças deverão anotar os principais problemas, do bairro ou da cidade, e entregarão um de cada vez ao prefeito.
  5. ele deverá ler em voz alta os assuntos e  dar um retorno para os cidadãos , dizendo que irá se reunir com seus secretários

Nessa atividade, será bom o professor explicar para os alunos que o prefeito é escolhido para ser o líder do município, ele lidera mas, não consegue fazer tudo sozinho, ele precisa de seus secretários, que são responsáveis para resolver os principais problemas. Assim para cada setor da cidade existe um secretário: da educação, do esporte, da saúde…

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Qual o dever dos vereadores?

Um vereador que exerça seu papel de verdade pode fazer muito bem para a cidade!

Recursos para a atividade sobre cidadania e eleições: Qual o dever do vereador

  • Papeis
  • Canetas
  • mesinhas

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições:Qual o dever do vereador

  1.  Nessa atividade, o professor vai simular um dia de trabalho dos vereadores.
  2. Coloque as mesinhas na frente da sala de lado a lado.
  3. Separe de 6 a 10 crianças para serem vereadores.
  4. Um entre eles, deverá dirigir a reunião, em que cada um dos vereadores escreverão uma proposta de lei que seja bom para povo.
  5. Após escreverem, o líder pegará todos os papeizinhos com as propostas, e passara de um por um para eles votarem contra ou a favor da proposta.
  6. No final, deverá ser lido para a turma a proposta que teve mais votos.

O professor deve complementar ensinado para a turma que os vereadores são representantes do povo, e devem fazer leis que funcionem apenas na cidade onde foram eleitos. Mostre para a turma que as leis do município, devem ser feitas para resolver os problemas do povo como educação, moradia, saneamento básico, limpeza da cidade e segurança.

Atividades sobre Eleições e Cidadania: O voto em branco

O objetivo desta atividade é mostrar que ao votar em branco as pessoas deixam de dar sua participação na escolha de candidatos, e isso os submete ao governo que vier. Não poderão reclamar.

Recursos para a atividade sobre cidadania e  eleições: O voto em branco

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições: O voto em branco

  1. O professor terá a missão de ensinar as crianças sobre a importância de dizer à seus pais, para não votar em branco. Para isso deverá  repartir folhas em branco para toda turma
  2. Peça para eles anotarem os nomes de três pessoas ( qualquer um) que eles deixariam decidir tudo sobre a vida deles, escola, moradia, alimentação…  Mas, não vale os pais.
  3. Eles não deverão mostrar aos colegas, apenas irão dobrar o papel e a professora recolherá.
  4. Aqueles que não confiam em ninguém para decidirem tudo por eles, devem deixar a folha em branco.
  5. Após recolher os papéis, o professor deve observar se houveram folhas em branco, e deverá mostrar para os alunos e comentar sobre o voto em branco.

Comente com eles que  no Brasil podemos escolher nossos representantes e líderes, que farão toda a diferença em nosso padrão de vida. Embora,  as pessoas não sejam obrigadas a escolherem seus representantes, quando elas não fazem suas escolhas, não podem também reclamarem de nada, quanto aqueles que vencem.

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Não venda seu voto

A intenção da atividade proposta é trazer para a criança, assim como posteriormente à família, o erro que muitos brasileiros cometem quando se deixar ser subornados, vendendo  sua liberdade de escolher o candidato.

Recursos para a atividade sobre cidadania e  eleições: Não venda seu voto

  • Papel para cartazes e panfletos, caneta ou impressora

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições: Não venda seu voto

  1. O professor deverá iniciar essa atividade, expondo para os alunos, a inconveniência da venda de votos, mostrando para eles, que ainda existem políticos que procuram famílias para oferecerem dinheiro, cestas básicas e outras coisas para as pessoas votarem neles.
  2. A intenção é construir cartazes e panfletos com a turma, para espalharem na escola, ou também na comunidade, se não houver impedimentos.
  3. Os dizeres dos cartazes devem combater a a compra de votos.
  4. É importante deixar claro que, se um político já descumpre as leis antes da eleição, se forem eleitos, aí é que não serão honestos mesmo. E muito menos cumprirão o que prometeram.

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Cobrando as promessas

Nessa atividade, a galerinha irá se desdobrar na internet, nos e-mails, fazer cartas, cartazes e telefonemas… Tudo o que for lícito para cobrarem dos candidatos eleitos, o cumprimento das promessa feitas antes da eleição.

Recursos para a atividade sobre cidadania e  eleições: Cobrando promessas

  • Computadores e internet
  • Telefone e números dos candidatos eleitos
  • Envelopes e papel para cartas

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições: Cobrando promessas

  1. Convide a garotada à elaborar e-mails, e cartas para cobrar dos candidatos os benefícios prometidos, para a escola e comunidade, cobrem as iniciativas para a construção de praças, áreas de lazer…
  2. Que eles façam postagens no face book,  e convidem seus amigos para curtirem, a fim de reforçarem a cobrança.
  3. Registrem  das respostas.

Após as eleições, muitos candidatos desaparecem e acabam não cumprindo com as promessas, por isso é preciso correr atrás do prometido. Portanto, convide ao alunos  a colocarem em prática as cobranças.

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Montando partidos políticos

Essa é uma forma de mostrar para as crianças como funciona os partidos, com participação da comunidade na vida política, as apresentação dos candidatos que melhor poderão representar o povo, as cobranças sobre as benfeitorias e  reuniões para assuntos do interesses de todos.

Recursos para a atividade sobre cidadania e  eleições: Montando partidos políticos

  • Papel e caneta

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições: Montando partidos políticos

  1. O professor primeiro deve esclarecer para a turma, o que é um partido político.
  2. Vamos sugerir que aqui se formem 2 partidos, um deles irá defender o direito de uma classe como de  trabalhadores, estudantes…
  3. e o outro partido deve defender a elite, os empregadores, empresários , afim de provocar mesmo um debate, e ver os pontos positivos e negativos de cada partido tem.

Atividades sobre Eleições e Cidadania: Atividade: debate político

A sugestão para essa atividade é para que o professor convide a turma à assistir o Filme: O grande desafio. Desta forma poderão observar, a força de influência que  que possui, um grupo bem unido e preparado para alcançar  seus objetivos.

Recursos para a atividade sobre cidadania e  eleições:Debate político

  • Telão, data show, ou outro equipamento para assistirem o filme
  • lápis e papel para anotações

Passo a passo para a atividade sobre cidadania e eleições:Debate político

  1. Assista o filme com a turma, ou se não houver recurso, recomendem que assistam em casa e façam anotações
  2. Separe em sala de aula grupos que  tenham ideias opostas com relação á escola ou comunidade. Cada grupo deverá defender suas ideias por meio de escritas, discursos, cartazes.
  3. Organize-se para no final das atividades chegarem a uma conclusão sobre qual grupo defendeu melhor os seus ideais.

Algumas pessoas, por lhes faltarem informações suficientes, dizem não gostar ou desejar intrometer-se em assuntos políticos. Na realidade, a partir do momento que nascemos é impossível ficar de fora do sistema. Sempre que nos opormos a um ponto de vista, estaremos defendendo o outro, automaticamente, e isso é política!

Fim das atividades sobre Eleições e Cidadania

Se você gostou de nossas atividades sobre cidadania e eleições, deixe seu comentário, é muito importante para nós saber sua opinião. Se desejar, poderá curtir nossa página e ficar por dentro de todas as postagens que fizermos aqui.

Não deixe de conferir nossos próximos textos e curtir bastante o nosso material.

5 Atividades para localizar informações explicitas em um texto

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.