in

10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo Brasileiro

10 Atividades Sobre Quinhentismo 4

Dentro de um período de transições, o Romantismo marcou o início do processo de independência da Colônia – de 1808 a 1836 – e foi dividido em três gerações.

Índice: hide

10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo Brasileiro

10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo Brasileiro 1

Dentro de um período de transições, o Romantismo marcou o início do processo de independência da Colônia – de 1808 a 1836. No território, atualmente conhecido como Brasil, havia pouquíssimo livros, os quais eram limitados aos conventos; não havia universidades e o acesso ao conhecimento escrito era muito restrito. Assim, com a chegada da Família Real, a Imprensa Régia possibilitou a impressão de livros em território nacional, visto que antes dessa medida deveria haver autorização prévia de Portugal. Logo, os romances de folhetim passaram a ser impressos em alta escala, de forma fragmentada e publicados diariamente nos jornais, evoluindo para as conhecidas telenovelas. Esse grande passo na Colônia permitiu o acesso à leitura para as camadas inferiores da sociedade e mulheres.

Primeira Geração e sua História – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Resultado de imagem para primeira geração romantica

Também chamada de geração nacionalista ou indianista, foi marcada pela exaltação à natureza e consideravam o herói nacional na figura do índio.

Recursos para a atividade Primeira Geração e sua História:

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

• Capítulos 01 e 02 do documentário “O Povo Brasileiro”  Darcy Ribeiro.

Passo a passo da atividade Primeira Geração e sua História:

  1. Reproduza os capítulos indicados do documentário com o intuito dos alunos conhecerem um pouco da história da etnia honrada na literatura indianista;
  2. Em tertúlia, discutam sobre os índios e e seus costumes.

A Independência Brasileira e o Romantismo – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

No contexto histórico, a recente Independência do Brasil, absorvido pelo pensamento nacionalista-ufanista do país, fez com que os escritores deste período buscassem temáticas que definissem a identidade nacional. Logo, para compreender a temática e a linguagem da literatura indianista, precisaremos entender o processo de Independência do Brasil.

Recursos para a atividade A Independência Brasileira e o Romantismo:

• Pesquisa prévia sobre a Independência do Brasil;

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

• Folhas A4;

• Lápis e borracha;

• Canetas e lápis coloridos.

Passo a passo da atividade A Independência Brasileira e o Romantismo:

  1. Reproduza a teleaula com o intuito dos alunos revisarem sobre a Independência do Brasil. Apesar de antigo, o Telecurso 2000 é de muita qualidade;
  2. Após a conclusão do conteúdo sobre a Independência do Brasil, a fim de compreender a literatura indianista, solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir do que compreenderam.

 Iracema, Ícone Indianista – Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Resultado de imagem para iracema

José Martiniano de Alencar foi um escritor, dramaturgo, crítico e político cearense, fundador do romance de temática nacional. Formou-se em Direito, iniciando atividades literárias no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Em uma de suas obras, Iracema (1865). escreveu um romance entre Iracema, a índia virgem dos lábios de mel, e Martim, um guerreiro. Apesar do amor mútuo, Iracema sabe que não pode se envolver com ele, pois se sim, morrerá. Mesmo com a premissa, passam a morar juntos em uma cabana próxima. Porém, entre as saudades da terra e o vai-vem de Martim, Iracema, após ser mãe, mas com tamanha tristeza e saudade, não produz mais leite e seu filho Moacir vem a falecer.

Recursos para a atividade Iracema, Ícone Indianista:

• Livro em PDF disponibilizado pela Biblioteca Nacional do Ministério de Cultura Brasileiro.

Passo a passo da atividade  Iracema, Ícone Indianista:

  1. Proponha um momento/prazo de leitura do livro;
  2. O conteúdo do livro pode ser acrescentado em uma prova ou em uma tertúlia.

Segunda Geração e Dias de Tristeza – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Resultado de imagem para segunda geração romanticaA segunda geração do romantismo é conhecida como a geração do mal-do-século, que foi intensamente influenciada pela poesia de Lord Byron e Musset. Por esse motivo, é também chamada de “geração byroniana”. As obras dessa fase da literatura são impregnadas de egocentrismo, negativismo boêmio, pessimismo, dúvida, desilusão adolescente e tédio. Visto que, nas décadas de 1850 e 1860, houve uma ruptura com o idealismo exagerado em relação ao nacionalismo, o que levou alguns escritores da época ao extremo pessimismo. Logo, os jovens desse período não se sentiam atraídos pelos ideias da Revolução Francesa, preferindo voltar-se ao mundo íntimo, tendo um apego ao álcool, vícios e uma atração pela morte.

Recursos para a atividade Segunda Geração e Dias de Tristeza:

• Tertúlia: alunos em roda.

Passo a passo da atividade Segunda Geração e Dias de Tristeza:

  1. Pergunta norteadora: “Em dias de tristeza, vocês costumam ser pessimistas? Como Tentam driblar dias assim? Como costumam encará-la?”
  2. Ao compartilharem seus momentos ou um psicólogo da escola ou de alguma unidade de saúde pode ser chamado para analisá-los e conversar com os alunos sobre inteligência emocional – habilidade importantíssima, especialmente na atualidade.

Hora da Leitura do Mal do Século – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Resultado de imagem para noite na taverna

Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor brasileiro de meados do século XIX. É considerado um dos mais importantes poetas da Segunda Geração do Romantismo da Literatura Brasileira. Atuou também como dramaturgo, contista e ensaísta. Seu estilo e sua obra foram influenciadas pelos textos de Byron e Musset. Suas obras são marcadas por presença de sátiras, sarcasmos, ironias e sentimentos e os principais temas abordados por Azevedo são morte, amor idealizado, mulheres enigmáticas, fantasias, sonhos, dor, sofrimento e recordações da irmã e da mãe.

Recursos para a atividade

• O livro em PDF “Noite na Taverna” de Aluísio de Azevedo, disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.

Passo a passo da atividade

  1. Proponha um momento/prazo de leitura do livro;
  2. Com base na obra, proponha a elaboração de uma peça de teatro que envolva toda a turma. A peça pode ser exposta ou em uma amostra de artes ou na própria sala.

Charles Aznavour e o Romantismo – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

https://www.youtube.com/watch?v=ZpLtJDxed5Q

Charles Aznavour é um cantor, ator e letrista francês, inclusive um dos populares e longevos da França e conhecidos no exterior. Atuou em mais de 60 filmes; compôs cerca de 850 canções em diversos idiomas como inglês, italiano, espanhol e alemão. Em 1988 foi eleito o artista do século pela CNN e em 2009, foi nomeado o embaixador da Armênia. Começou a frequentar o teatro devido ao incentivo dos pais, imigrantes armênios e artistas. Seu estouro como cantor começou quando Édith Piaf o ouviu cantar e o levou para a França e Estados Unidos da América. Aznavour canta especialmente sobre o amor. Em uma de suas canções, Hier Encore, em português ainda ontem, canta em tons de melancolia, reflexão e tristeza, a efemeridade de sua vida. Em um dos versos ele diz “Par ma faute j’ai fait le vide autour de moi” que significa “Por culpa minha, criei o vazio à minha volta“. Apesar de não pertencer à época da segunda geração romântica, a música retrata um paralelo diante ao tédio e tristeza pela vida, característico do movimento.

Ps.: O vídeo reproduz a música em paralelo a legenda em português.

Recursos para a atividade Charles Aznavour e o Romantismo:

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

Passo a passo da atividade Charles Aznavour e o Romantismo:

  1. Reproduza a música em sala de aula;
  2. Solicite que relacionem com as características da segunda geração do Romantismo.

Lira dos Vinte Anos – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Resultado de imagem para melancolia romantismo

A obra é fruto dos dramas de um adolescente que se vê entre desejos e frustrações, vontades e decepções constantes, isto é, marca-se pela ambiguidade de uma vida ao mesmo tempo frágil e poderosa. A morbidez e na valorização de aspectos tais como a melancolia, tédio, pessimismo e vícios, Álvares de Azevedo se encontrou cansado precocemente da vida e sentia um desejo de fuga que concretizou através de sua poesia, relatando seus desencantos e receios. Apesar dos poucos anos de vida, é notória sua genialidade literária.

Recursos para a atividade O Diário e a Lira dos Vinte Anos:

• O livro Lira dos Vinte Anos de Álvares de Azevedo em PDF;

• Caderno, lápis e canetas coloridas.

Passo a passo da atividade O Diário e a Lira dos Vinte Anos:

  1. Proponha um momento/prazo de leitura do livro;
  2. Depois, proponha a retomada do diário: Esse conteúdo normalmente é ministrado para os adolescentes e, com certeza, todos devem passar pelos próprios devaneios. Por que não incentivarmos o diário como meio de canalização dos próprios pensamentos? Vamos lá!

Terceira Geração e Sua História – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

A Geração Condoreira foi caracterizada pela poesia social e libertária. Nela estão refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II. A Terceira Geração Romântica foi intensamente influenciada pelas ideias de Victor Hugo, devido ao teor político-social de seus poemas. Victor Hugo foi escritor, dramaturgo, poeta e político francês. Em suas obras abordou, principalmente, questões políticas e sociais; consciência social e posicionamento progressista e reformista. Porém, ainda abordou criatividade e imaginação.

Recursos para a atividade Terceira Geração e Sua História:

• Pesquisa prévia sobre o contexto histórico da terceira geração romântica e a biografia do escritor Victor Hugo;

• Folhas A4;

• Lápis e canetas coloridas.

Passo a passo da atividade Terceira Geração e Sua História:

  1. A partir do conhecimento lido, solicitem que sintetizem em um mapa mental;
  2. Pergunta norteadora: De acordo com a biografia e estilo de Victor Hugo junto ao contexto social brasileiro, por que o escritor foi tão importante para esta geração do movimento romântico?

Os Miseráveis – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Les Misérables é um filme baseado no romance Os Miseráveis de Victor Hugo. Entre os personagens, Fantine, que enfrenta privações das necessidades mais básicas, é roubada, torna-se desempregada, prostitui-se, chegando a vender até mesmo os dentes e cabelos para mandar dinheiro para a filha. E o pior: a filha, que deveria ser criada pelo casal Thénardier, é feita de escrava e o dinheiro mandado plea mãe é roubado, extorquindo-a cada vez mais. Até que, ao conhecer Fantine, Jean Valjean – um homem marcado pela injustiça social – promete cuidar de sua filha Cossette.

Recursos para a atividade Os Miseráveis:

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

Passo a passo da atividade Os Miseráveis:

  1. Reproduza o filme em sala de aula ou recomende-o para assistir em casa.
  2. Discutam sobre o filme e as características referentes a terceira geração do romantismo.

Linha Romântica do Tempo – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Resultado de imagem para romantismo no brasilOs romances de folhetim passaram a ser impressos em alta escala, de forma fragmentada e publicados diariamente nos jornais, evoluindo para as conhecidas telenovelas. Esse grande passo na Colônia permitiu o acesso à leitura para as camadas inferiores da sociedade e mulheres. No Brasil, o romantismo tratou da identidade nacional e o índio; o carpem diem e poesia social-libertária, respectivamente, em suas gerações.

Recursos para a atividade Linha Romântica Do Tempo:

• Fita vermelha larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Linha Romântica Do Tempo:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico do romantismo;
  2. Dispor a fita vermelha larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  3. Separar os alunos em 03 grupos e cada grupo deve dispor de 02 cartolina e os materiais necessários para elaborar um quadro ilustrativo de um dos principais pontos do período romântico brasileiro – uma cartolina deve conter uma esquematização do contexto histórico e a outra deve conter uma obra que a caracteriza;
  4. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo e apresentadas para os demais.

Fim das Atividades sobre Gerações do Romantismo

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Livro: Apostila Direito Adminitrativo: Concurso Público - Apostila Direito Administrativo (Apostilas Concursos Públicos Livro 1)

Livro: Apostila Direito Adminitrativo: Concurso Público – Apostila Direito Administrativo (Apostilas Concursos Públicos Livro 1)

Filme Online: The Hierarchies of Love (1906) - Alice Guy-Blaché

Filme Online: The Hierarchies of Love (1906) – Alice Guy-Blaché