Graciliano Ramos de Oliveira foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político, militante comunista e memorialista brasileiro, nascido do agreste alagoano.

10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

O Modernismo Na História – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Recente e frustrada Proclamação da República, ao invés de melhorar a situação política e social do país, observou-se uma população descontente, inflação, crise populacional e agravo nas desigualdades sociais. Assim, na tentativa de reestruturar o país politicamente, encontrou-se a motivação para romper com o tradicionalismo.

Recursos para a atividade O Modernismo Na História:

  • Folhas A4;
  • Canetas coloridas;
  • Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade O Modernismo Na História:

  1. Através do estudo do contexto do Modernismo no Brasil, solicite que os alunos elaborem uma linha tempo dos acontecimentos que antecedem e desembocam no movimento;
  2. A linha do tempo deve responder: Quando começou? Qual o cenário da época?

A Vida Do Poeta – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, em 27 de outubro de 1892. Primeiro de dezesseis irmãos de uma família de classe média do sertão nordestino, ele viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro. Ao concluir o segundo grau em Maceió, seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista. Mas, devido à morte de quatro irmãos por peste bubônica, volta para o Nordeste em 1915 e passa a morar junto ao pai em Palmeira dos Índios. No mesmo ano se casou e teve quatro filhos, mas sua esposa Maria Augusta de Barros morreu em 1920. Graciliano foi político, diretor de imprensa, professor e diretor da instrução pública, mas ainda assim continuara a escrever. Foi preso pela Intetona Comunista em 1934 e, anos mais tarde, ingressou no Partido Comunista do Brasil de orientação soviética.

Recursos para a atividade A Vida Do Poeta:

  • Linha do tempo da atividade anterior;
  • Canetas coloridas;
  • Lápis e borracha;
  • Folhas A4;
  • Tesoura sem ponta e cola branca;
  • Imagens impressas.

Passo a passo da atividade A Vida Do Poeta:

  1. Relacione, em mapa mental ou resumo, o contexto histórico e a vida do poeta;
  2. Perceba: Como influenciou?

Graciliano Documentado – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Recursos para a atividade Graciliano Documentado:

  • Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;
  • Caixinha de som;

Passo a passo da atividade Graciliano Documentado:

  1. Exponha o documentário em sala de aula.

A Morte Graciliana – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Em menos dos seus últimos 10 anos de vida, casou-se com Heloísa Medeiros Ramos, viajou e publicara mais alguns livros. Até que, em 1952, Graciliano adoeceu gravemente, mas, apesar dos cuidados e internações, faleceu em 20 de março de 1953, vítima de câncer de pulmão. Em seu poema Auto-retrato, que escreveu aos 56 anos, diz:

 (…) Escreveu seus livros pela manhã.
Fuma cigarros “Selma” (três maços por dia).
É inspetor de ensino, trabalha no “Correio do Manhã”.
Apesar de o acharem pessimista, discorda de tudo. (…) 

Recursos para a atividade A Morte Graciliana:

• Contatar a Secretaria de Saúde da sua cidade.

Passo a passo da atividade A Morte Graciliana:

  1. Os alunos saberão a causa da morte do poeta;
  2. Sabemos que, em relação ao câncer de pulmão, há certos cuidados diários que podem evitá-lo;
  3. Contate um representante da Secretaria de Saúde da sua cidade para falar sobre o tabagismo e suas consequências à curto, médio e longo prazo.

Infância – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Infância é um livro publicado em 1945. O livro percorre um período que vai dos dois anos do narrador até a puberdade. Sua construção acompanha os passos do autor, redescobridor de seu mundo de menino nordestino, repleto de lembranças dolorosas. Graciliano esboça um quadro de nossa história dos costumes, em que uma ética pedagógica grosseira surge identificada com práticas punitivas contra crianças: cascudos, bolos de palmatória, puxões de orelhas e castigos de toda sorte.

“Medo. Foi o medo que me orientou nos meus primeiros anos, pavor”

Recursos para a atividade Infância:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade Infância:

  1. O livro é uma sugestão de leitura para os alunos.

Angústia – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Resultado de imagem para angustia graciliano ramos resumo

Tendo forte influência do contexto histórico da época, a história é dotada de diversas simbologias que fazem referência à situação social, ao sistema político, e ao mesmo tempo discute a existência humana e as relações sociais. O conflito da história acontece quando Julião Tavares rouba de Luís da Silva o amor de Marina. A partir deste triângulo amoroso, discute-se: a opressão realizada por Julião Tavares, rico e poderoso, sobre a moça pobre, conquistando-a por causa de seu dinheiro, dentre outras temáticas típicas.

Recursos para a atividade Angústia:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade Angústia:

  1. O livro é uma sugestão de leitura para os alunos.

Vidas Secas – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Fabiano é um homem rude, típico vaqueiro do sertão nordestino. Sem ter frequentado a escola, não é um homem com o dom das palavras, e chega a ver a si próprio como um animal às vezes. Empregado em uma fazenda, pensa na brutalidade com que seu patrão o trata. Fabiano admira o dom que algumas pessoas possuem com a palavra, mas assim como as palavras e as ideias o seduziam, também cansavam-no. Em uma discussão de bar, o pobre vaqueiro suporta tudo calado, pois não conseguia se defender. Até que, por fim acaba, insultando a mãe do soldado e sendo preso. Na cadeia, pensa na família, em como acabou naquela situação e acaba perdendo a cabeça, gritando com todos e pensando na família como um peso a carregar.

Recursos para a atividade Vidas Secas:

  • Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;
  • Caixinha de som;

Passo a passo da atividade Vidas Secas:

  1. Reproduza o filme em sala de aula;
  2. Depois, discutam as problemáticas envolvidas no filme.

Memórias Do Cárcere – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Na década de 1930, o escritor Graciliano Ramos  é preso acusado de ligações com o Partido Comunista. Capturado em Alagoas, onde era servidor público e levava uma pacata vida, após viagem passando por várias situações e presídios diferentes, ele dá entrada no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1936, sem sequer passar por um julgamento. Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos – de ladrões de galinha a guerrilheiros -, ele escreve.

Recursos para a atividade Memórias Do Cárcere:

  • Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;
  • Caixinha de som;

Passo a passo da atividade Memórias Do Cárcere:

  1. Exponha o filme em sala de aula;
  2. Solicite uma reflexão acerca do filme.

S. Bernardo – 10 Atividades Sobre Graciliano Ramos

Resultado de imagem para são bernardo graciliano ramos

Criado por uma negra doceira, Paulo Honório foi um menino órfão que guiava um cego e vendia cocadas durante a infância para conseguir algum dinheiro. Depois começou a trabalhar na duro na roça até os dezoito anos. Nessa época ele esfaqueia João Fagundes, um homem que se envolve com a mulher com quem Paulo Honório teve sua primeira relação sexual. Então é preso e durante esse período aprende a ler com o sapateiro Joaquim. A partir de então ele passa somente a pensar em juntar dinheiro. Saindo da prisão, Paulo Honório pega emprestado com o agiota Pereira uma quantia em dinheiro e começa a negociar gado e todo tipo de coisas pelo sertão. A ganância, seu processo de desumanização e arrogância o levam a solidão acompanhada somente por folhas de papel,  lápis, o cachimbo e o café.

Recursos para a atividade S. Bernardo:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade S. Bernardo:

  1. O livro é uma sugestão de leitura aos alunos;
  2. Solicite uma reflexão acerca do livro, no que diz respeito à ganância e a importância da ética na vida e no mercado de trabalho.

Fim das Atividades Sobre Graciliano Ramos.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!