Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro e, considerado por muitos, o maior nome da literatura brasileira.

10 Atividades Sobre Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil. Escreveu, praticamente, todos os gêneros literários. Machado de Assis foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Em Que Época O Poeta Viveu? – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Resultado de imagem para realismo no brasil

O Realismo encontrou no Brasil uma realidade propícia para a ascensão da literatura: O país havia vivenciado fatos importantes como a Guerra do Paraguai, a campanha abolicionista, o fortalecimento da economia agrária e a queda da escravidão e do Império . Assim, criou-se uma nova realidade no país: a vida social e cultural tornou-se mais ativa, ambas influenciadas por ideais europeus: liberalismo, socialismo, positivismo e cientificismo. O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881 por Machado de Assis.

Recursos para a atividade Em Que Época O Poeta Viveu?:

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Folhas A4;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

Passo a passo da atividade Em Que Época O Poeta Viveu?:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico em que Machado de Assis viveu, cujo influenciou diretamente em sua produção literária;
  2. Proponha que os alunos organizem uma linha do tempo, relacionando os movimentos abolicionistas e de independência do Brasil ao início do século XX. Para incrementar, podemos sugerir utilizar colagem de imagens.

A Vida de Machado de Assis – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Resultado de imagem para machado de assis

Machado de Assis nasceu em pleno Período Regencial, filho de um pai pintor, homem negro de pele clara (o que chamavam de mulato, um termo racista) e uma mãe lavadeira, portuguesa e branca. A etnia e a classe não deveriam ser fatores determinantes, mas, infelizmente, nesta época foi. Além disso, apesar de pobres, os pais de Machado de Assis sabiam ler, o que era incomum na sua época. Frequentou a escola pública da região por pouco tempo, mas por celebrar missas, aprendeu latim com um padre – mentor e amigo do escritor.

Recursos para a atividade A Vida de Machado de Assis: 

• Pesquisa prévia sobre a vida de Machado de Assis;

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade A Vida de Machado de Assis:

  1. Proponha uma pesquisa sobre a vida do poeta;
  2. Através do vídeo indicado, referente ao período literário vivido pelo poeta, percebam as razões do porquê as produções de Machado se transformaram em instrumentos sociais.

Academia Brasileira de Letras – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento no Rio de Janeiro. Ele era mestiço, pobre e pouco teve acesso à escola e não frequentou a universidade. Porém, seu meio de ascensão social foi através da superioridade cultural e intelectual. Logo, assumiu diversos cargos públicos e publicar suas primeiras poesias e crônicas nos jornais ainda na juventude. Já na maturidade, fundou junto aos colegas próximos a Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro em 1897.

Recursos para a atividade Academia Brasileira de Letras:

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade Academia Brasileira de Letras:

  1. Reproduzir o vídeo em sala;
  2. O vídeo diz respeito a uma breve visita interna na Academia Brasileira de Letras, localizada no Rio de Janeiro.

As Releituras de Machado de Assis – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Resultado de imagem para machado de assis

Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento no Rio de Janeiro. Ele era mestiço, pobre e pouco teve acesso à escola e não frequentou a universidade. Porém, seu meio de ascensão social foi através da superioridade cultural e intelectual.

Recursos para a atividade As Releituras de Machado de Assis:

• Impressões suficientes da imagem ou expô-la através do data-show

• Massa de modelar;

• Papel A4;

• Canetas e/ou giz coloridos;

• Tintas coloridas e pincel ou cotonete;

• Lápis de pintar;

• 02 CD’s recortados em triângulo;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade As Releituras de Machado de Assis:

  1. Distribua uma foto e os materiais para as crianças;
  2. A partir da foto de Machado de Assis, as crianças podem fazer uma releitura da obra, ou seja, ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original;
  3. Faça uma exposição das releituras;
  4. Uma ideia legal é utilizar diferentes materiais ao compor a própria releitura: por exemplo, ao invés de desenhar o óculos típico de Machado de Assis, proponha que façam tal elemento do desenho com massinha de modelar e sobreponha o desenho.

Dom Casmurro – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Resultado de imagem para dom casmurro desenho

O tema central de Dom Casmurro é o ciúme e a tragédia conjugal de Bentinho. A começar pela citação dos imperadores que mataram suas esposas acusadas de adultério, até a citação shakesperiana do mouro Otelo que matou sua mulher pelo mesmo motivo. Outro tema bastante explícito do livro refere-se à sua ambientação: Rio de Janeiro do Segundo Império, na casa de um homem da elite. Bento é proprietário, cursou faculdade e tornou-se advogado, e representa uma classe diferente  da classe social de Capitu que, embora seja inteligente, veio de família mais pobre.

Recursos para a atividade Dom Casmurro:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade Dom Casmurro:

  1. O romance é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. Solicite que os alunos identifiquem as características típicas das obras do movimento Realista;
  3. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.

Capitu – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Capitu, um filme brasileiro dirigido por Paulo Cesar Saraceni, foi inspirado no romance Dom Casmurro de Machado de Assis. Assim, retrata a história de um casal, apaixonados desde a adolescência, Bentinho e Capitu se casam e têm um filho. Porém, Bentinho morre de ciúmes do relacionamento entre Escobar e Capitu, o que prejudica seu casamento e outras áreas de sua vida.

Recursos para a atividade Capitu:

• Acesso à internet ou download do filme;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade Capitu:

  1. Expor o filme em sala de aula ou solicitar que assistam em casa;
  2. Após a leitura, percebam: Há relações reais entre o filme e o livro?

Memórias Póstumas Decodificadas – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Resultado de imagem para memorias postumas de bras cubas

Na infância, teve todos os privilégios de uma criança que cresceu em uma sociedade patriarcal e de família rica. Na juventude do protagonista, as benesses ficam por conta dos gastos com uma cortesã, ou prostituta de luxo, chamada Marcela, a qual só estava interessada nos caros presentes que ele lhe dava, naquela relação, amor e interesse financeiro estão intimamente ligados. Apaixonado por Marcela, Brás Cubas gasta enormes recursos da família com festas, presentes e toda sorte de frivolidades. Seu pai, para dar um basta à situação, toma a resolução mais comum para as classes ricas da época: manda o filho para a Europa estudar leis e garantir o título de bacharel em Coimbra. Brás Cubas, no entanto, segue contrariado para a universidade. Marcela não vai, como combinara, despedir-se dele, e a viagem começa triste e lúgubre. Em Coimbra, a vida não se altera muito. Com o diploma nas mãos e total inaptidão para o trabalho, Brás Cubas retorna ao Brasil e segue sua existência parasitária, gozando dos privilégios dos bem-nascidos do país.

Recursos para a atividade Memórias Póstumas Decodificadas:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade Memórias Póstumas Decodificadas:

  1. O livro é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

A infância de Brás Cubas, como a de todo membro da sociedade patriarcal brasileira da época, é marcada por privilégios e caprichos patrocinados pelos pais. O garoto tinha como “brinquedo” de estimação o negrinho Prudêncio, que lhe servia de montaria e para maus-tratos em geral. Na escola, Brás era amigo de traquinagem de Quincas Borbas, que aparecerá no futuro defendendo o humanitismo, misto da teoria darwinista com o borbismo: “Aos vencedores, as batatas”, ou seja: só os mais fortes e aptos devem sobreviver.

• Acesso à internet ou download do filme;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade Memórias Póstumas de Brás Cubas:

  1. Expor o filme em sala de aula ou solicitar que assistam em casa;
  2. Discutam as problemáticas que envolvem o filme – mesmo que não discutidas como tal: patriarcado, racismo, escravidão e entre outras sutilezas presentes na obra.

A Almada – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Resultado de imagem para o almada machado de assis

O Almada é um poema herói-cômico em 8 atos, escrito por Machado de Assis. Foi publicado originalmente em “Outras Relíquias”, Rio de Janeiro,no ano de  1910.

Recursos para a atividade A Almada:

• Poema em PDF.

Passo a passo da atividade A Almada:

  1. O poema é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. Solicite que os alunos identifiquem as características típicas das obras de Machado de Assis;
  3. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.

O Que Não Dizer – 10 Atividades Sobre Machado de Assis

Apesar de viver em uma época comumente racista, ainda há resquícios da época presentes em nossa sociedade através de dizeres e piadas de péssimo gosto. O grupo DR traz, de maneira didática, a exemplificação desses dizeres que, mesmo que sem saber, são racistas.

Recursos para a atividade O Que Não Dizer:

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade O Que Não Dizer:

  1. Em sala, reproduza o vídeo indicado;
  2. Ao conclui-lo, abra uma roda de conversa para refletir e discutir sobre o que foi tratado no vídeo.

Fim das Atividades Sobre Machado de Assis.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.