José Bento Renato Monteiro Lobato, que nasceu e morreu em São Paulo, foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro.

10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato, que nasceu e morreu em São Paulo, foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro. Conhecido especialmente pela produção literária infantil e tantos outros tipos literários.

Em Qual Época Monteiro Lobato Viveu? – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Resultado de imagem para politica café com leite

O Pré-Modernismo, movimento literário em que viveu Monteiro Lobato, situa-se no contexto histórico da consolidação da República. A expectativa de um novo Brasil, mais justo e moderno, com o advento do regime republicano foi frustrada. No novo regime, as desigualdades continuaram, a oligarquia se manteve no poder, a participação política ficou restrita às elites e os conflitos sociais (exemplos: Guerra da Vacina, Guerra do Contestado, Cangaço e Revolta da Chibata) pipocaram pelo Brasil. Foi este contexto que influenciou a produção literária das duas primeiras décadas do século XX.

Recurso para a atividade Em Qual Época Monteiro Lobato Viveu?:

• Fita larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Em Qual Época Monteiro Lobato Viveu?:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico do movimento pré-modernista e sua origem;
  2. Dispor a fita larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  3. Separar os alunos em 03 grupos e cada grupo deve dispor de 02 cartolina e os materiais necessários para elaborar quadros ilustrativos: o que foi o pré-modernismo; qual a origem; o porquê que não eram considerados modernistas; qual o contexto histórico; o que pregavam e as influências desse contexto sobre a literatura;
  4. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo.

A Vida de Monteiro Lobato – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Resultado de imagem para monteiro lobato

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Desde menino já mostrava seu temperamento inquieto. Aos 13 anos foi estudar em São Paulo. Registrado José Renato Monteiro Lobato, resolveu mudar de nome, pois queria usar a bengala de seu pai, que havia falecido em 1898. Entre tantas outras mudanças, em 1946 vai morar na Argentina, onde estabelece também uma editora. Em 1947 volta para São Paulo, vindo a falecer no dia 5 de julho de 1948.

Recurso para a atividade A Vida de Monteiro Lobato:

• Linha do tempo da atividade anterior;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Folhas A4;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

Passo a passo da atividade A Vida de Monteiro Lobato:

  1. Relacione, em mapa mental ou resumo, o contexto histórico e a vida do poeta;
  2. Perceba: Como influenciou?  

As Marcas do Poeta – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Resultado de imagem para monteiro lobato

Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café. Sua ação, além do círculo literário, como intelectual polêmico se estende também ao plano da luta política e social. Moralista e doutrinador, aspirava o progresso material e mental do povo brasileiro.

Recurso para a atividade As Marcas do Poeta:

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Folhas A4;

• Pesquisa e escolha de uma obra.

Passo a passo da atividade As Marcas do Poeta:

  1. A partir da escolha de uma obra;
  2. Disponha os alunos em tertúlia para expô-la e identificar características de Monteiro Lobato e próprias do movimento pré-modernista.

As Releituras de Monteiro Lobato – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Imagem relacionada

Contista, ensaísta e tradutor, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas.

Recurso para a atividade As Releituras de Monteiro Lobato:

• Impressões suficientes da imagem ou expô-la através do data-show

• Massa de modelar;

• Papel A4;

• Canetas e/ou giz coloridos;

• Tintas coloridas e pincel ou cotonete;

• Lápis de pintar;

• 02 CD’s recortados em triângulo;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade As Releituras de Monteiro Lobato:

  1. Distribua uma foto e os materiais para as crianças;
  2. A partir da foto de Monteiro Lobato, as crianças podem fazer uma releitura da obra, ou seja, ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original;
  3. Faça uma exposição das releituras;
  4. Uma ideia legal é utilizar diferentes materiais ao compor a própria releitura: por exemplo, ao invés de desenhar a sobrancelha, proponha que façam tal elemento do desenho com massinha de modelar e sobreponha o desenho.

Urupês – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Resultado de imagem para urupes

A obra Urupês, de Monteiro Lobato, nasceu da revolta do autor contra os sertanejos brasileiros, responsáveis, segundo ele, pelo constante incêndio nos campos, através dos quais limpam os terrenos, as famosas queimadas, cometidas em demasia e, portanto, prejudiciais para um proprietário de terras como ele. Nesta obra aborda-se o personagem Jeca Tatu: uma figura caipira, o qual representa a arte como instrumento social de natureza crítica e denunciam as negligências do Estado com a saúde pública e o universo rural, visto que Jeca é um personagem iletrado, à mercê das enfermidades e da miséria.

Recurso para a atividade Urupês:

• Urupês, obra de Monteiro Lobato, em PDF.

Passo a passo da atividade Urupês:

  1. A obra deve ser uma indicação de leitura;
  2. Em tertúlia, discutam os problemas sociais envolvidos na obra;
  3. Perguntem-se: Ainda existe negligência do Estado para com a sociedade? Ainda há pessoas sem assistência? O que significa saúde?

O Primeiro Centenário de Monteiro Lobato – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Exibido em 22 de abril de 1982, a Rede Globo de televisão exibiu esse documentário em homenagem aos 100 anos de Monteiro Lobato, o grande contador de histórias e literário pré-modernista.

Recurso para a atividade O Primeiro Centenário de Monteiro Lobato:

• Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;

• Caixinha de som;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade O Primeiro Centenário de Monteiro Lobato:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula;
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir das próprias leituras e o conteúdo do vídeo.

O Saci – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Resultado de imagem para saci

O Saci é um personagem bastante conhecido no folclore brasileiro e a imagem que hoje construímos dele é uma junção da cultura de vários povos: ele, originalmente, tinha traços indígenas e cabelo vermelho e vivia na mata, mas pela mitologia africana se transformou em um homem negro que perdeu uma perna lutando capoeira, além de ter herdado o pito também da cultura africano. Já do povo português, herdou o píleo – gorrinho vermelho – o qual veio de um ser encantado do folclore do norte de Portugal. Pedrinho foi caçar no Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do Sítio do Pica-pau Amarelo, e encontrou um saci, que lhe contou os segredos da floresta e várias lendas do folclore brasileiro.

Recurso para a atividade O Saci:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade O Saci:

  1. O livro é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. Solicite que os alunos identifiquem as características típicas das obras de Monteiro Lobato;
  3. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.

No Reino das Águas Claras – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Sem dúvida, uma das obras mais conhecidas de Monteiro Lobato é o Sítio do Pica-pau Amarelo. O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, onde mora Dona Benta em companhia de sua neta Narizinho e a empregada Tia Nastácia. Narizinho tem como amiga inseparável uma boneca de pano velho chamada Emília, feita por Tia Nastácia. Em um dos capítulos de Reinações de Narizinho, Emília começa a falar graças à pílula falante do Doutor Caramujo, um médico afamado do Reino das águas claras, um palácio que fica no fundo do ribeirão do sítio. Durante as férias escolares, Pedrinho, primo de Narizinho, passa uma temporada de aventuras no Sítio. Juntos, eles desfrutam de aventuras explorando fantasia, descoberta e aprendizagem. A obra atravessou gerações!

Recurso para a atividade No Reino das Águas Claras:

• Acesso à internet ou download da teleaula;

• TV ou data-show + computador;

• Caixinhas de som se necessário.

Passo a passo da atividade No Reino das Águas Claras:

  1. Expor o capítulo da obra em sala de aula;
  2. Perceber quais as problemáticas envolvidas na obra;
  3. Apesar de sua genialidade e considerando a época em que nasceu, percebemos que ainda há os arquétipos da escravidão: a casa grande com uma senhora branca e a empregada, obrigatoriamente negra. Vamos problematizar?

Negrinha – 10 Atividades Sobre Monteiro Lobato

Resultado de imagem para negrinha

Ter estado anos a fio a desconhecer o riso e a graça da existência, sentada ao pé da patroa má, das criaturas perversas, nos cantos da cozinha ou da sala, deram a Negrinha a condição de bicho-gente que suportava beliscões e palavrórios, mas a partir do instante em que a boneca aparece, sua vida muda. Adoece e morre, preferindo ausentar-se do mundo a continuar seus dias sem esperança.

Recurso para a atividade Negrinha:

• Conto em PDF.

Passo a passo da atividade Negrinha:

  1. O conto é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. Solicite que os alunos identifiquem as características típicas das obras de Monteiro Lobato;
  3. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.
  4. Em uma roda de conversa, não há como não problematizar as temáticas referentes ao racismo diante da obra. Vamos lá!

Fim das Atividades Sobre Monteiro Lobato

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.