in , , , , , , , ,

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 13

Os mesopotâmicos seriam a marca do inicio da história propriamente dita. Onde as cidades começaram a nascer, assim como a “escrita cuneiforme”, tão importante para o registro de fatos que marcaram o aparecimento dos seres humanos na terra.

Índice: hide

10 Atividades sobre os Mesopotâmicos

Para mostrar como é valioso o aprendizado sobre a origem da humanidade, trouxemos 10 atividades bem interessantes, que te farão entender melhor  o mundo atual, depois de mergulhar nas ocorrências do mundo antigo. Vamos prosseguir?

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 1

Resumo sobre os Mesopotâmicos

A Mesopotâmia, foi o nome de uma região muito antiga, que ficava  entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio nas proximidades da localização do atual  Iraque. Essa região é considerada um dos berços da civilização, as primeiras cidades do mundo nasceram ali, portanto, a palavra “Mesopotâmia”  que vem do grego, significa “terra entre rios”, devido aos dois rios que banhavam seu território.

Quem eram os habitantes da Mesopotâmia?

A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os:

  • Sumérios
  • Amoritas
  • Assírios
  • Caldeus
  • Acádios
  • Elamitas

Sumérios

 Os primeiros  a estabelecerem na Mesopotâmia, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur ( lembrando que Ur era a cidade natal do patriarca Abraão, do qual descenderam o povo de Israel ), ainda  Uruke Eridu. As cidades sumérias logo assumiram a condição de cidades-estado, ou seja, possuíam total autonomia e uma administração própria.

Essas cidades estiveram em constante estado de guerra umas com as outras pela disputa de terras. Cada uma delas possuía um deus ou deusa distinto e, para a adoração desse deus, eram construídos templos conhecidos como “zigurates”.

As cidades sumérias desenvolveram uma característica típica dos agrupamentos humanos: as diferenças entre classes sociais. Na Suméria, existia uma pequena classe bem estabelecida e privilegiada. Dirianos que eram alguns ricos, que vivia à custa do trabalho das classes baixas.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 2

As primeiras escritas da humanidade

Foram também os sumérios, responsáveis pela primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como “escrita cuneiforme”. Ela foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola.

Os registros escritos eram realizados em blocos de argila a partir de um objeto pontiagudo conhecido como cunha. Outros povos que habitaram a região também utilizaram-se da escrita cuneiforme

Acádios

Por volta de 2200 a.C., os acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia, conquistou as grandes cidades da Suméria e fundaram o Império Acádio. Os acádios tinham Ágate como sua principal cidade e tiveram Sargão I como importante rei. Esse império foi um dos primeiros centralizados da humanidade.

O Império Acádio, no entanto, teve um curto período de existência. Rebeliões internas, aliadas à pressão exercida pela chegada de outros povos estrangeiros, como os gútios e os elamitas, enfraqueceram esse império. O enfraquecimento dos acádios permitiu a conquista do poder pelos amoritas.

Quem eram os Amoritas

Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico. A cidade da Babilônia foi transformada em um importante centro urbano e comercial de toda a Mesopotâmia.

O principal rei dos amoritas foi Hamurábi, responsável por expandir as fronteiras do Primeiro Império Babilônico. Atribui-se a Hamurábi o feito de ter promovido, um grande desenvolvimento no plantio agrícola, com a construção de inúmeros canais de irrigação. Ele também ficou conhecido, por organizar um conjunto de leis mesopotâmicas, em um mesmo código, conhecido como Código de Hamurábi.

O Código de Hamurábi, agrupava uma série de leis tradicionais da Mesopotâmia, sobre o lema da Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”. Assim, de acordo com esse código, todo aquele que cometesse algum delito, teria uma punição proporcional e equivalente ao dano que tivesse causado.

A morte de Hamurábi a posse dos Assírios

Após a morte de Hamurábi, o primeiro Império Babilônico passou por um processo de enfraquecimento, que contou com, intrigas políticas e rebeliões populares. Além disso, a chegada de povos estrangeiros, contribuiu para o fim do domínio babilônico. Nesse período, destacaram-se os ataques dos cassitas e dos hititas.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 3

Os assírios eram um povo que habitava a região norte da Mesopotâmia e que, ao longo do segundo milênio a.C., organizaram portanto, uma sociedade extremamente militarizada. O exército assírio, era considerado o mais poderoso e organizado de seu tempo. Isso porque, os assírios formaram um exército profissional em constante treino, que utilizava armas de metal e carros de guerra puxados por cavalos.

Os assírios ficaram conhecidos portanto, como guerreiros cruéis em batalha, pois utilizavam-se de técnicas de tortura e execução extremamente cruéis. Assim, a partir da formação de um exército profissional, eles iniciaram a conquista da Mesopotâmia e, por volta de 1200 a.C., já haviam conquistado praticamente toda a região.

Assurbanipal, e a grande Biblioteca de Nínive

Um dos reis mais conhecidos dos assírios, foi Assurbanipal. Ele foi o responsável por mandar construir a grande Biblioteca de Nínive(a cidade de Nínive era a capital dos assírios). A Biblioteca de Nínive, concentrou inúmeros blocos de argila com escrita cuneiforme, com importantes registros, sobre a vida política, social e cultural dos povos da Mesopotâmia, o que permitiu aos historiadores, ampliar os conhecimentos sobre a região.

Durante o reinado de Assurbanipal, o Império Assírio sofreu um grande declínio e, em 612 a.C., foi conquistado pelos caldeus, auxiliados pelos medos (povo que habitava as planícies do Irã).

Quem eram os Caldeus

Os caldeus, conhecidos como neobabilônicos, constituíram o Segundo Império Babilônico ao conquistar a Mesopotâmia dos assírios em 612 a.C. O império formado pelos caldeus foi extremamente curto e, nesse período, Nabucodonosor foi seu principal rei. Atribui-se a Nabucodonosor o feito de ter ordenado a destruição de Jerusalém e de ter promovido grandes construções na cidade da Babilônia.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 4

Entre as construções mais conhecidas da Mesopotâmia, e atribuídos ao reinado de Nabucodonosor, estavam os Jardins Suspensos da Babilônia. Os Jardins Suspensos da Babilônia são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo, porém, muitos historiadores questionam sua existência pelo fato de não haver indícios arqueológicos e registros escritos sobre essa construção além dos registros feitos pelos gregos.

Após a morte de Nabucodonosor, o domínio dos caldeus entrou em decadência, e esse povo foi conquistado pelos persas, liderados por Ciro II em 539 a.C.

Por Daniel Neves

Principais características dos Mesopotâmicos

  • Organizavam-se em núcleos familiares formados por camponeses, artesãos e pastores.
  • Desenvolveram, o sistema de drenagem de pântanos, associado à irrigação dos rios e à prevenção contra as enchentes
  • Dedicavam-se criação de animais como ovelhas, porcos, cabras e gado. Esse último também era útil ao transporte de mercadorias e à agricultura nos vales férteis.
  • Tinham   escassez de matérias-primas para artefatos, e isso os impeliu,  a estabelecerem troca de produtos manufaturados com povos de outras regiões, que forneciam, entre outras coisas, madeira, estanho, pedras para construção e artigos de luxo, como lápis-lazúli (um tipo de pedra preciosa), ouro e prata.
  • Desenvolveram impérios e criaram leis

Para gravarmos melhor as informações, que tal algumas atividades?

7 Atividades para sala de aula sobre os Mesopotâmicos

Trouxemos aqui, algumas sugestões sobre exercícios e dinâmicas para serem desenvolvidos em sala de aula, com uma turma bem esperta e animada para executar.

1 -Atividade para sala de aula –  Construindo um Império  – Os Mesopotâmicos

O império dirigido por Sargão, tem muita informação interessante. Assista com a turma, o vídeo abaixo, antes de realizarem a lição

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Caderno e lápis

Passo a passo para a atividade

  1. Quem era Gilgamesh, é que influencia ele teve na vida de Sargão?
  2. Após assistirem o vídeo,  façam uma construção textual, dizendo com suas palavras, que estratégia você usaria, caso precisasse conquistar uma cidade e se tornar um líder lá.
  3. Compartilhe com os colegas suas ideias e planejem uma palestra ilustrativa, simulando um líder juntando seus aliados para conquistarem um bairro da cidade. O que seria possível fazer para tentarem essa façanha?

Obviamente nos dias de hoje isso não seria tão fácil, pois existem várias formas de segurança nas cidades. Mas, naquele tempo, a terra era daquele que a conquistasse, então o maior sempre venceria o menor.

2 – Atividade para sala de aula – Os Zigurates -Os Mesopotâmicos

Você sabe o que eram os Zigurates? Eram uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, possuíam a forma de pirâmides terraplanadas.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 5

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Palitos de picolé, cola, pequenas tabuinhas,caixa de fósforo vazia, material descartável …

Passo a passo para a atividade

  1. Dividam os grupos para o trabalho
  2. Após avaliarem as imagens do Zigurate, tentem reproduzir algumas maquetes.
  3. Elas poderão ser de modelos diferentes, no entanto seria bom, uma explicação sobre o modelo escolhido tipo: ( por que esse modelo tem escadas? etc.)
  4. Salvem um dos modelos expostos na internet e tentem fazer uma pequena replica.
  5. Organizem uma exposição onde os alunos possam falar um um pouco sobre o antigo reino e suas crenças.

Será um movimento bem interessante para a turminha

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 6

3 -Atividade para sala de aula – Capsula do tempo – Os Mesopotâmicos

Sabemos que a história do Sumérios só existe, porque os arqueólogos encontraram vestígios, inclusive, a escrita cuneiforme. Então que tal registrarmos nossa história e colocá-las em um lugar específico?

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Canos de PVC como os usado no vídeo acima, ou latinhas de toddy. No entanto as latinhas durarão menos, pois poderão enferrujar.

Passo a passo para a atividade Capsula do tempo

  1.  Convide os alunos, a escrevam cartas de fatos significantes vividos por eles, sua família ou a sociedade onde vivem.
  2. Coloque-as dentro da capsula feita conforme a dica do vídeo
  3. Enterre-as em um lugar estratégico, onde sabem que não será violado com facilidade.
  4. Marque o tempo para desenterrar ( caso queiram) pode ser um ano ou dois… se preferirem deixe-as lá, para que futuras gerações a encontrem, e saibam exatamente como eram seu dias na terra.

Legal essa atividade não acham?  Engraçado que a vida passa e daqui a 50 anos, muitas coisas poderão ter mudado no mundo. As capsulas são meios de preservar e contar histórias, bastante eficiente não é mesmo?

4 -Atividade para sala de aula- Criando códigos -Os Mesopotâmicos

Como foi visto no texto, Hamurabi, foi um rei babilônico muito influente,  desenvolveu o plantio, a irrigação, fazendo de Babilônia um grande centro comercial.

O código de Hamurábi ficou conhecido por ser as mais antigas leis a ser construída. Com ela era possível colocar limites entre as propriedades, fazer o povo obedecer algumas regras, que protegeriam a sociedade naquela época…

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 7

Eram inúmeros os benefícios que essas leis traziam, no entanto, com as leis, também surgiram os rebeldes, os ladrões, os invasores, os assassinos…

Pensa em um mundo sem lei ou regras? Qualquer um poderia entrar em sua casa, deitar em sua cama, usar as suas roupas e sair, sem dar satisfação alguma! Deu para entender por que a criação de leis é importante?  Então que tal criarmos algumas?

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Papel e caneta ou lápis

Passo a passo para a atividade

  1.  A turminha irá viver em um momento histórico! Eles irão criar 5 leis para a escola, mas para isso é preciso que sigam atentamente as instruções!
  2. Se quiserem poderão se sentar em círculos com as mesas, e cada um irá escrever no papel a proposta de uma lei para sua sala de aula ( exemplo: Aquele que for pego jogando papel no chão, terá a penalidade de varrer a sala durante uma semana…)
  3. Serão leis simples, mas, que funcionem para colocar ordem na sala.
  4. Após cada um escrever, os alunos deverão rodar os papeis, de forma que todos tenham acesso ao que o colega escreveu.
  5. Enquanto forem lendo, deverão colocar um  V nas leis que acharem interessantes, e um X naquelas que parecerem menos importantes.
  6. No final irão somar as 5 leis mais votadas, que tenham uma maior quantidade de “V”, e essas serão o código da sala, ou seja a lei criada e estabelecida pelos alunos.

Essa atividade será excelente para dar aos alunos, uma noção de como funciona a criação de leis, principalmente em nosso país.

5 – Atividade para sala de aula- Biblioteca -Os Mesopotâmicos

A Biblioteca de Nínive é considerada a primeira biblioteca da história. Foi mandada construir pelo Rei da Assíria (Assurbanipal) em 668 a.C. Ela ficava situada no seu Palácio e era composta por uma coleção de vinte e cinco mil placas de argila.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 8

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade

  1. Convide os alunos para que peçam aos seus familiares, amigos e vizinhos, que escrevam sobre suas experiências vividas no bairro nos cadernos.
  2. A preferencia será de moradores mais antigos, que tenham mais conteúdos sobre o desenvolvimento do lugar.
  3. Se possível eles deverão contar sobre os governantes que conheceram, suas atividades, fatos que marcaram a sociedade …
  4. Reúnam os documentários
  5. coloquem em pastas de plástico e organizem uma biblioteca  na escola.
  6. Ela contará a história da comunidade através de seus antigos moradores.

Como já dissemos antes, a história existe porque alguém se preocupou em registrá-la. Se ninguém se sacrificasse para escrever em pedra, na argila…a história da humanidade se perderia. Agora é nossa vez de registrar o nosso tempo.

6 – Atividade para sala de aula – Escrever na argila- Os Mesopotâmicos

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 9

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Argila
  • palitos de churrasco

Passo a passo para a atividade : Escrevendo na argila

  1. Prepare a argila
  2. Cada aluno, com palitos de churrasco, poderá desenhar ou escrever frases
  3. Monte uma exposição e comente, sobre a importância que  tiveram as primeiras escritas. que eram cuneiformes e em argila.

7- Atividade para sala de aula- Jardins suspensos -Os Mesopotâmicos

Já ouviu falar no jardim suspenso de Babilônia? Os filósofos falam deles como uma das grandes maravilhas do mundo, a qual o rei Nabucodonosor, haveria mandado construir para sua esposa, embora os arqueólogos afirmem, não terem encontrado provas de sua existência.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 1010 atividades sobre Os Mesopotâmicos 11

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 12

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Canos de PVC ou outros  artefatos que sirvam para fazer uma coluna.
  • Grades velhas de cama
  • Caixotes e um pequeno banco
  • Flores plantadas em potes
  • Litros descartáveis e bambus

Passo a passo para a atividade os jardins suspensos – Os mesopotâmicos

  1. Nessa atividade, iremos construir um jardim suspenso em nossa escola, e deixá-la bem bonita, vamos lá?
  2. Convide aos alunos que plantem em casa, mudas de flores, em potes, garrafas descartáveis ou vasos, e os tragam para escola.
  3. Com ajuda dos zeladores ou pessoas adultas, formem  colunas com canos de PVC, ou aproveitem grades de cama ou arcos firmes, pendurando com segurança os vasos de flores.
  4. Não esqueça de rega-las com frequência, para que permaneçam vivas e bonitas.

As flores sempre trazem uma sensação de alegria e bem estar ao local. Fazer um jardim na escola poderá tornar o ambiente mais alegre,portanto mais prazeroso de se estar.

10 atividades sobre Os Mesopotâmicos 13

3 Questões de testagem do ENEM- Sobre: Os Mesopotâmicos – Respondidas e comentadas

Questão do ENEM 1

(UNESP SP/2015)

 A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto.

Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos.

(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)

A partir do texto, é correto afirmar que

  • E)  A ocupação sedentária das regiões desérticas representava uma ameaça militar aos habitantes da Mesopotâmia.

Comentário

Resposta certa é a letra A, pois os mesopotâmicos foram que criaram o sistema de irrigação, enquanto os outros povos que se aproximavam, eram apenas nômades.

Questão do ENEM 2

(UNESP SP/2013)

 [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.

(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)

Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a

Comentário

Pode-se dizer que os súditos não tinha querer próprio, mas a vontade suprema, seria do soberano. No entanto as nações conquistadas e invasão em outros territórios, também faziam com que os conquistados se tornassem escravos, e trabalhasse para o crescimento do império.

Questão do ENEM 3

(UFTM MG/2009)

 As civilizações da Antiguidade Oriental, particularmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram

Comentário

Era muito comum para os povos antigos, principalmente para os egípcios, terem o Faraó representando tanto o papel de líder como de um deus. Crer nisso fazia com que o povo acreditasse cada vez mais que o Faraó seria imortal.

Fim

Terminamos aqui mais uma super atividade sobre os Mesopotâmicos. Espero que esse material venha contribuir para o bom desempenho de sua turminha em sala de aula! Se desejar conhecer mais materiais como esse, aqui na Demonstre você encontrará diversas opções, portanto, continue  conosco!

Um abraço e até breve!

Filme Online: Bonita Como Nunca (1942) - You Were Never Lovelier (1942) - William A. Seiter 1

Filme Online: Bonita Como Nunca (1942) – You Were Never Lovelier (1942) – William A. Seiter

10 Brincadeiras para Maternal de 2 a 3 anos