Pré-História, é um período que vem antes da história propriamente dita. Contudo, pode ser descrita ainda, como o princípio de toda construção humana. Isso se prova, por meio de vestígios dos achados arqueológicos. São eles que apontam os indícios das possíveis datas, quando começou a vida humana na terra. Bastante curioso não acha?

Já se pegou perguntando: ” O que estou fazendo nesse mundo, afinal de contas?” Ou: Como eu vim parar aqui? Pois é! A pré-história conta como eram os primeiros habitantes do planeta, conforme apontado pelos estudiosos, com dados em achados em documentos antigos por arqueólogos. Mas, fala sério! Que a gente desejaria saber mais sobre tudo isso, é fato, não é?

10 atividades sobre Pré-História

Para matar um pouco de nossa curiosidade, vamos às pesquisas? Trouxemos para vocês, algumas informações, e ainda, diversas atividades para ajudá-lo a memoriza-las. Já que existem os arqueólogos, iremos lançar mão das pesquisas feitas por eles, assim saberemos um pouco mais, como eram os nossos ancestrais.

Resumo: O que é a Pré-História

A pré-História diz respeito ao período que antecede às primeiras civilizações, embora já houvesse a existência dos hominídeos, eles não se portavam como o homem histórico, o qual dominava um território, se organizava, edificava, implantando seus costumes e culturas junto às suas tribos.

O homem primitivo era nômade, e apenas se preocupava com a própria sobrevivência. No entanto, a pré- história  já  seria um ensaio e preparativo do espaço, para que pudesse se estabelecer a história.

Pré – História – Principais características

Existem alguns detalhes que separam a pré-história do tempo histórico propriamente dito. Você sabe quais são esses pormenores? Vejamos a seguir:

Não haviam cidades ou edificações

Na pré-história não se edificavam cidades, não haviam leis ou limites, e muito menos civilização, já que tudo o que sabia e faziam,era a  busca por meios de se permanecer vivo.

Nada se escrevia com letras ou números, embora desenhos de artes rupestres, fossem encontradas por arqueólogos. Por não terem documentos escritos, que apontassem datas ou acontecimentos históricos, a era que antecedeu os registros dos fatos, ficou conhecido como pré história.

Imaginem se na pré-história a biblioteca dos Flintstones fosse uma realidade? Por certo, já seria um tempo histórico.

Mas, diferente da moderna vida dos Flintstones, naquele tempo a realidade era dura como pedra, porém nem um pouco romântica, como um poema. Os primeiros humanos eram rudes, e se arranjavam de formas mais grosseiras que se possa imaginar. Os primeiros seres foram chamados pelos cientistas de “hominídeos”.

Quem eram os hominídeos

Já ouviu falar neles? Eles são  grupos de seres pré-históricos bem parecidos com o homem atual. Os gêneros de hominídeos variaram tanto quanto sua temporalidade que era de cinco milhões de anos até, mais ou menos 120 mil anos.

Os mais antigos pertencem ao gênero Ardipithecus e Austrolopithecus. No que diz respeito ao Ardipithecus ramidus, por exemplo, tem sua presença na Terra, confirmada por especialistas, variando entre 5 e 4 milhões de anos. Já a do Australopithecus afarensis varia entre 3,9 e 3 milhões de anos.

As aparências e modos de comportamento desses hominídeos eram  menos inconstantes que do gênero Homo que viria depois. A atuação do Homo habilis, por exemplo, variou entre 2,4 a 1,5 milhões de anos. A do Homem erectus, entre 1,8 milhão a 300 mil de anos.

Já a do sucessor desse último, Homo neanderthalensis, variou entre 230 e 30 mil anos. O Homo sapiens, responsável ser humano tal como o conhecemos hoje, apareceu, possivelmente, há cerca de 120 mil anos, como uma variação do Homo neanderthalensis. (fonte

Classificação dos grupos de hominídios

Os grupos de hominídeos são classificados como:

  • Caçadores – Aqueles que dependiam da caça para sua sobrevivência
  • Coletores -os que saciavam suas necessidades valendo-se de frutas e plantas

Os hominídios  não possuam o costume de fixarem território. Não tinham morada certa, portanto, migravam cada vez que a necessidade de sobrevivência os instigava.

Fases das ações na pré-história

  1. Paleolítico : O famoso tempo da pedra lascada. O paleolítico é também o tempo em que a humanidade aprendeu a dominar o fogo, “tecnologia” que permitiu avanços quanto à alimentação e meios para suportar os climas frios.
  2. O Neolítico: Tempo da pedra polida – Esse foi o tempo da tecnologia rústica, ou seja, o aprendizado do  uso de artefatos como pedra, madeira, pedaços de ossos e cerâmica é importante  para que esse período seja identificado. É neste período que o homem dominou a agricultura e aprendeu domesticar animais,  possibilitando a sua fixação em determinados locais.
  3. Idade dos metais ; Esse tempo foi considerado como sendo o último período da pré história, que corresponde ao período em que o homem passou a ter um  domínio perfeito sobre o fogo e começou a fazer a fusão de metais, obtendo o bronze, por exemplo. Esse período data de 6 a 5 mil anos atrás e coincide com o aparecimento das primeiras civilizações.
  4. A pré-história durou até 6.000 anos antes de Cristo, aproximadamente, quando foi possível verificar vestígios do início da escrita.

Arte rupestre- as mais antigas produçoes humanas já encontradas.

Outro  destaque com relação à Pré-História e aos documentos estudados por especialistas dessa área é a arte rupestre. Eles são a prova de que o homem daquela época, já possuía  inteligencia. Ele já sabia que poderia registrar o que lhe acontecia, em desenhos nas pedras.

Pois bem, agora que já lemos um resumo do que vem a ser a Pré-História, que tal passarmos aos exercícios para fixarmos melhor essa ideia?

7 atividades para sala de aula sobre Pré-História

Aqui teremos algumas atividades bem interessantes para você desenvolver, e não ficar lascado na hora das avaliações, portanto, vamos em frente e abram caminho para a criatividade!

Atividade 1 – Exposição – Homem da caverna- Pré-história

Que tal uma atividade, com exposição de material construído pelos próprios alunos? A proposta, é para que os alunos soltem a criatividade e criem peças artesanais, parecidas com utensílios primitivos.

Idade do aluno:

Essa exposição poderá ser feita com alunos de qualquer idade, desde a pré escola, ao ensino secundário, aumentando de acordo com a idade, a qualidade do resultado final.

Material necessário

  • Caixas e caixotes velhos
  • Cola
  • pedras e argila, galhos secos, folhas…

Passo a passo para a atividade 1 Exposição – Homem da caverna

  1. Promova uma exposição, onde os alunos serão desafiados a construírem artefatos com matéria prima da natureza.
  2. Poderão ser pequenos carros com galhos de árvore, maquetes de cavernas feita com a colagem de folhas de árvores, estilingues com galhos, quadros e vasilhas  feitos com pedrinhas, com bucha vegetal, osso secos de frango, penas…
  3. Eles poderão usar vasos, caixas de pizzas ou outros objetos e cobri-los com cola e areia, pedras, folhas secas… para simularem peças da idade da pedra
  4. Separe a turma em pequenos grupos, ou a participação poderá ser individual
  5. No dia marado para a exposição, permita que os alunos exponham suas obras de artes, e separem um trecho para explicarem sobre sua criação.  Peça que cada grupo explique a diferença entre a pedra lascada e a pedra polida, o paleolítico e o neolítico…
  6. Para concluir, façam uma votação secreta, para saber quem foi mais criativo, qual homem da caverna criou a obra de arte mais interessante.

Quem disse que aprender é massante? Pelo contrário, poderá ser muito interessante!

Atividade 2 – Poemas cavernosos – Pré-história

Nessa atividade, você imaginará como seria um poeta no tempo da pedra lascada.embora saibamos que naquele tempo não havia escrita, um homem seria capaz de compor um poema ? Como seria sua expressão se compusesse?  Vamos imaginar?  A partir de agora começa a competição, entre os poetas pré-históricos.

Idade do aluno:

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Lápis, caneta
  • Caderno ou folha de papel

Passo a passo para a atividade 2 – Poemas cavernosos

  1. Com lápis e papel na mão, vamos começar a competição
  2. Cada aluno deve compor um pequeno poema, com o tema:  pré-história
  3. A atividade poderá ser iniciada em uma aula e apresentada no dia seguinte, ou conforme, a disponibilidade do professor e da turma.
  4. Peça que os poemas sejam declamados
  5. Alguns alunos, deverão ser separados, para julgarem o teor das poesias
  6. Irá ganhar o poema considerado o mais criativo

Tente se imaginar naquele tempo, o que você consegue ver e sentir? Coloque no papel sua sensação e veja o que acontece com a emoção!

Atividade 3 – enigma da pré história

Imagina que antes da escrita a dificuldade que era desenhar imagem por imagem esculpindo em pedra? Mas, era bem assim que acontecia! Portanto, não era nada fácil a escola cavernal! contudo, vamos tentar ler as mensagens?

Material necessário

  • Folha enigmática ( abaixo para copiar e imprimir )
  • Lápis ou caneta

Passo a passo para a atividade 3 – Enigma da pré-história

  1. A folha abaixo está com a resposta para o professor, portanto, se quiser vedar as resposta para os alunos não verem, faça isso antes de imprimir.
  2. Imprima ou copie as folhas de enigmas abaixo e as distribua para a galerinha
  3. Deixe a turma se divertir e quebrar a cabeça resolvendo o enigma!
  4. Após terminarem confira com eles o resultado no quadro, e veja quem é fera!

Caso desejar imprimir na fonte, para que a imagem fique mais clara, (Clique aqui )e encontre a folha original para ser impressa.

Atividade 4 – Mimica cavernal –  Pré-história

Imaginem que formamos uma tribo de habitantes da caverna, estamos em uma de nossas refeições, fazendo churrasquinho de búfalos.  Somos era paleolítica, contudo, já descobrimos o fogo!  Precisamos nos comunicar, mas, ainda não sabemos falar e nem escrever, então, o que vamos fazer?

Idade do aluno:

  • Essa atividade pode ser usada tanto no ensino fundamental como no ensino secundário.

Material necessário

  • Braços , pernas, mãos e expressão!

Passo a passo para a atividade 4 – Mimica cavernal- Pré história

  1. Convide a todos os alunos para se sentarem em circulo
  2. Um de cada vez deverá fazer uma mimica, relacionada ao tempo da caverna, e os demais tentarão decifrar
  3. Divirtam-se bastante, e deixem rolar a criatividade!

Essa atividade servirá também para trabalhar com as crianças a respeito da socialização. A falta de comunicação, está destruindo muitas crianças e adolescentes. Aproveite para discutir com eles a importância de se comunicarem.

Atividade 5 – Pintando a Pedra – Pré-história

Se já existiam artistas naquela época, o que não diríamos do dia de hoje? Desafio  você a criar algo fantástico com pedras, tinta e imaginação, vamos lá?

Idade do aluno:

A partir do pré até o ensino secundário

Material necessário

  • Tinta guache ou outra que pegue em pedras
  • pincel e esponja
  • pedras de vários tamanhos ou formatos

Passo a passo para a atividade 5- Pintando a pedra – Pré-história

  1. Peça aos alunos que levem para a sala pedras de diversos tamanhos ( que não sejam pesadas de mais)
  2. Deixe que usem portanto, a criatividade e criem peças, personagens, ou o que que quiserem
  3. Se houver tempo disponível, convide a alguns deles a dizerem o que a sua obra de arte lhe faz lembrar  ( Você poderá se surpreender).

Em tudo o que fazemos, sempre ficará um pedaço de nós, manifestando o que há dentro em nossa alma!

Atividade 6 –  Produção Textual: O diário de um cavernante – Pré-história

Imagine você acordando em plena idade da pedra, com muita fome e sede. Precisa utilizar a instalações sanitárias, banhar-se e arrumar algumas tarefas para fazer…

Idade do aluno:

De 12  a 14 anos

Material necessário

  • Folha de papel ou caderno
  • Caneta ou lápis

Passo a passo para a atividade 6-  Produção Textual

  1. Nessa atividade, os alunos deverão imaginar que são hominídios, portanto, irão criar, individualmente,  a página de um diário, descrevendo como foi seu dia de homem ou mulher da caverna.
  2. Eles deverão descrever, como foi acordar e encarar o sol, como conseguiram banho e comida. Falarão de que forma se arranjaram, até que a noite os obrigou a  voltar para a caverna, e por que voltaram?
  3. Após a construção do texto, peça que compartilhem sua criação entre os colegas de classe e reflitam, como fariam se haver recursos e a tecnologia que existe hoje.

Atividade 7 – Descubra a ocasião – Pré-história

Material necessário

  • Papel
  • Lápis ou caneta

Passo a passo para a atividade : Descubra a ocasião

Marque com X a resposta do período  correto

  1.  O homem aprendeu a dominar o fogo,que permitiu avanços quanto à alimentação e meios para suportar os climas frios…  (  ) Paleolítico   (  )Neolítico     (  ) Idade dos metais
  2. Considerado como sendo o último período da pré história, o homem passou a ter um  domínio perfeito sobre o fogo fundir metais, obtendo o bronze (  ) Paleolítico   (  )Neolítico     (  ) Idade dos metais
  3. Esse foi o tempo rústico, o homem passou a  usar  artefatos como pedra, madeira, pedaços de ossos… o homem dominou a agricultura e aprendeu domesticar animais,   fixando-se em determinados locais (  ) Paleolítico   (  )Neolítico     (  ) Idade dos metais.
  4. Complete: A pré-história durou até ………. anos antes de Cristo, aproximadamente, quando foi possível verificar portanto, vestígios do início da ……….

Se não fosse a  descoberta da escrita, teríamos história?

Assista abaixo esse fantástico vídeo aula e fique portanto, ainda mais por dentro de dados sobre a pré história!

3 questões de testagem do ENEM  – respondidas e comentadas- Pré-história

Questões de testagem do ENEM -1

(ENEM/2015)
Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados portanto, a transferirem o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado portanto:

Comentário:

Lembre-se que uma das características dos primitivos moradores da terra, antes mesmo de conhecerem a caça e o fogo, era a busca por subsistência por meios já existentes na natureza. Contudo, por não conhecerem meios de plantio, os recursos esgotavam.

Não haviam ainda aprendido a plantar ou criar animais para sua subsistência, portanto, sempre viviam andando pela terra, em busca de outros lugares onde teriam alimentos.Eles eram nômades. Por isso a resposta certa é nomadismo.

Questões de testagem do ENEM- 2

FATEC SP/2015)

A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo, portanto,  vem marcando mudanças históricas importantes.

Na transição do período Paleolítico para o período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo

Comentário:

É importante sempre ter em mente que, o surgimento da agricultura de subsistência, foi o grande diferencial de transição do período Paleolítico.  Observe, que antes o homem vivia do que existia na natureza, e migrava portanto, quando os recursos locais acabavam.

Com o cultivo da terra, o homem também, aprendeu a fixar território, ou seja, ele passou a morar em lugar fixo, e não necessariamente precisava mais ser um nômade.

Questões de testagem do ENEM-3

(UEA AM/2016)

O arqueólogo recolhe, classifica e compara as ferramentas e armas de nossos ancestrais e predecessores, examina as casas que construíram, os campos que cultivaram, o alimento que comiam (ou, antes, que jogavam fora). São esses os instrumentos e ferramentas da produção característicos dos sistemas econômicos que nenhum documento escrito descreve.
(Vere Gordon Childe. A evolução cultural do homem, 1966.)

O excerto alude à pesquisa sobre sociedades remotas, o que permite o estudo

Comentário:

Lembre-se sempre que o período pré- histórico, era assim chamado por não haver ainda sido criado as formas de comunicação por meio da escrita. A criação da escrita é o marco fundamental para que a vida na terra se transformasse em História,pois  muita coisa daí para frente pôde ser registrado para que hoje soubéssemos o que aconteceu no passado.

Desenho pré-histórico

Divirta-se assistindo o desenho que descreve de forma engraçada, como vivia a família, na idade da pedra. Contudo, entenda que foi feito uma adaptação, pois naquela época, não existia jornal e nem televisão!

Fim

Que tal essa reforçada da pré-história para oxigenar a memória e prepará-lo para o ENEM? Esperamos que tenha sido útil, e contribua portanto, para que você cresça mais e mais . Se quer nos seguir, temos diversas atividades para dividir contigo. Nossa felicidade é ajudá-lo a crescer!

Um super abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.