in

10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

O pré-modernismo ou estética impressionista foi uma fase de transição entre o simbolismo e o modernismo. O movimento foi marcado pelo momento histórico de transição de valores ticos do século XIX para a nova realidade do século XX. No geral, os poetas eram considerados modernistas, mas sua gramática e o rigor literário reservaram seus lugares como pré-modernistas.

Índice: hide

10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

10 Atividades Sobre Pré-Modernismo 1

O pré-modernismo ou estética impressionista foi uma fase de transição entre o simbolismo e o modernismo. O movimento foi marcado pelo momento histórico de transição de valores éticos do século XIX para a nova realidade do século XX: as revoltas, as greves operárias e revoltas do povo brasileiro; industrialização; surgimento do proletariado e imigração europeia – tanto no viés das guerras que haviam fora do país, como também a mentalidade eugenista, higienista, racista e xenofóbica por parte de intelectuais da época. A literatura se caracterizava pelo conservadorismo da estética naturalista, mas renovava ao observar a realidade brasileira do período. De modo geral, os escritores se mostravam resistentes às estéticas modernas.

O Pré-Modernismo Na História – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Resultado de imagem para politica café com leite

O Pré-Modernismo brasileiro situa-se no contexto histórico da consolidação da República. A expectativa de um novo Brasil, mais justo e moderno, com o advento do regime republicano foi frustrada. No novo regime, as desigualdades continuaram, a oligarquia se manteve no poder, a participação política ficou restrita às elites e os conflitos sociais (exemplos: Guerra da Vacina, Guerra do Contestado, Cangaço e Revolta da Chibata) pipocaram pelo Brasil. Foi este contexto que influenciou a produção literária das duas primeiras décadas do século XX.

Recursos para a atividade O Pré-Modernismo Na História

• Fita larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade O Pré-Modernismo Na História

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico do movimento pré-modernista e sua origem;
  2. Dispor a fita larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  3. Separar os alunos em 03 grupos e cada grupo deve dispor de 02 cartolina e os materiais necessários para elaborar quadros ilustrativos: o que foi o pré-modernismo; qual a origem; o porquê que não eram considerados modernistas; qual o contexto histórico; o que pregavam e as influências desse contexto sobre a literatura;
  4. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo.

O Pré-Modernismo Na Internet – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Vamos revisar brevemente sobre o pré-modernismo através desta grande ferramenta chamada internet? O canal Vá Ler Um Livro traz um breve resumo sobre a história do Simbolismo de maneira didática e bem-humorada.

Recursos para a atividade O Pré-Modernismo Na Internet:

• Acesso à internet ou download da teleaula;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade O Pré-Modernismo Na Internet:

  1. Expor a teleaula em sala de aula;
  2. Discutam sobre o pré-modernismo em relação aos demais movimentos: Quais as diferenças? Por que os autores pré-modernos não foram considerados modernos?

Características Pré-Modernas – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Resultado de imagem para pré-modernismo

Os autores pré-modernos, frustrados com o que se configurou a república: o que deveria se tornar a liberdade do povo, prosseguiu como um cenário de extremas desigualdades. Assim, os pré-modernos tinham a noção que a arte deveria ser uma ferramenta de crítica e transformação social. Logo, houve ruptura com o academicismo; ruptura com o passado e a linguagem parnasiana; linguagem coloquial; exposição da realidade social brasileira; regionalismo; nacionalismo e abordar personagens antes não citados na literatura: o sertanejo, o caipira, o mulato. Apesar das ideias progressistas, os autores pré-modernos preferiram permanecer com a gramática e o formalismo antigo.

Recursos para a atividade Características Pré-Modernas:

• A partir da compreensão do contexto histórico e características da literatura pré-moderna, os alunos devem escolher uma obra pré-moderna: livro ou poema;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Características Pré-Modernas:

  1. Em uma tertúlia, os alunos devem comentar sobre o autor e qual obra escolheram;
  2. A partir da leitura, devem comentar sobre a obra e as características que identificou na obra.

Feminino Cangaço – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Cangaço foi um fenômeno do banditismo brasileiro ocorrido no nordeste do país em que os membros do grupo vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania, causando o desordenamento da rotina dos camponeses. Um dos principais líderes do cangaço foi o “Capitão” Lampião, com o nome de batismo de Virgulino Ferreira da Silva. Por outro lado, ao lembrarmos de Cangaço, normalmente não pensamos na parcela de mulheres que participavam, no máximo de Maria Bonita, a companheira de Lampião. Essas mulheres, para fugir do determinismo do casamento arranjado e a vida tradicional, entravam no Cangaço, às vezes por amor, outras por sede de liberdade. O documentário FEMININO CANGAÇO, dirigido por Lucas Viana e Manoel Neto, propõe uma reflexão crítica sobre a entrada das mulheres no Cangaço, suas motivações, as superstições em torno delas, seus papeis dentro dos bandos, seus costumes, crenças e dramas pessoais.

Recursos para a atividade Feminino Cangaço:

• Acesso à internet ou download da teleaula;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade Feminino Cangaço:

  1. Expor o documentário em sala de aula;
  2. Discutir, em forma de tertúlia, a entrada de mulher no Cangaço, os costumes da época e a fé.

O Teatro e Os Sertões – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

10 Atividades Sobre Pré-Modernismo 2Euclides Rodrigues da Cunha foi um escritor, poeta, ensaísta, jornalista, historiador, sociólogo, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro. Da Cunha publicou Os Sertões: Campanha de Canudos em 1902, a qual  retrata a vida do sertanejo. Nascido no interior do Rio de Janeiro, apesar da formação militar, seguiu a carreira como jornalista. Em 1897 foi delegado a Euclides a função de ser jornalista correspondente dos acontecimentos da Guerra de Canudos na Bahia. Porém, insatisfeito com as poucas matérias, resolveu escreveu um livro, considerado uma obra notável do movimento pré-modernista. Euclides buscou narrar a guerra, mas também se preocupou em relatar a vida e sociedade de um povo esquecido e negligenciado pela metrópole.

Recursos para a atividade

• Livro Os Sertões de Euclides da Cunha em PDF.

Passo a passo da atividade

  1. O livro deve ser uma indicação de leitura;
  2. Divida os personagens entre os alunos e solicite a montagem de uma peça de teatro;
  3. Pode ser exposto para a própria turma ou uma feira de arte da escola.

Monteiro Lobato Na Rede Globo – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Exibido em 22 de abril de 1982, a Rede Globo de televisão exibiu esse documentário em homenagem aos 100 anos de Monteiro Lobato, o grande contador de histórias e literário pré-modernista.

Recursos para a atividade Monteiro Lobato Na Rede Globo:

• Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;

• Caixinha de som;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Monteiro Lobato Na Rede Globo:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula;
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir das próprias leituras e o conteúdo do vídeo.

Lobato e Jeca Tatu – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Resultado de imagem para monteiro lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro. Lobato voltou-se para a literatura infantil, tradução, artigos, contos, críticas, crônicas, prefácios, cartas e livros sobre ferro e petróleo. Além de tantos talentos, ainda atuou como promotor e fazendeiro, época em que passou a publicar seus primeiros contos. Característico de Lobato, usava uma linguagem simples, didática e temáticas brasileiras. Realidade e fantasia estão lado a lado.

Entre suas obras, encontra-se Urupês, a qual aborda o personagem Jeca Tatu: uma figura caipira, o qual representa a arte como instrumento social de natureza crítica e denunciam as negligências do Estado com a saúde pública e o universo rural, visto que Jeca é um personagem iletrado, à mercê das enfermidades e da miséria.

Recursos para a atividade Lobato e Jeca Tatu:

• Urupês, obra de Monteiro Lobato, em PDF.

Passo a passo da atividade Lobato e Jeca Tatu:

  1. A obra deve ser uma indicação de leitura;
  2. Em tertúlia, discutam os problemas sociais envolvidos na obra;
  3. Perguntem-se: Ainda existe negligência do Estado para com a sociedade? Ainda há pessoas sem assistência? O que significa saúde?

Graça Aranha e a Imigração Alemã – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Graça Aranha foi um escritor e diplomata brasileiro pertencente ao movimento pré-modernista no Brasil. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1897. José Pereira da Graça Aranha nasceu em 1868 na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Pertenceu a uma família  abastada, o que desde cedo lhe possibilitou uma boa educação. Ingressou na Faculdade do Recife para estudar Direito, formando-se em 1886. Com o bacharel em Direito, ele mudou-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de Juiz. Mais tarde, também foi juiz no Estado do Espírito Santo. Foi ali que ele escreveu sua obra mais importante “Canaã”. Temas como o racismo, preconceito e a imigração foram explorados por ele no romance.

Recursos para a atividade Graça Aranha e a Imigração Alemã:

• Livro Canaã de Graça Aranha em PDF.

Passo a passo da atividade Graça Aranha e a Imigração Alemã:

  1. Propor um momento ou período de leitura para os alunos;
  2. Solicitar que reconheçam, ao longo do livro, características marcantes da literatura pré-modernista.

Lima Barreto e Policarpo Quaresma – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Resultado de imagem para lima barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em Laranjeiras, Rio de Janeiro em 1881. Filho do tipógrafo Joaquim Henriques de Lima Barreto e da professora primária Amália Augusta, ambos mestiços e pobres, sofreu preconceito a vida toda. Com sete anos ficou órfão de mãe. Por ser afilhado do Visconde de Ouro Preto fez o curso secundário no Colégio Pedro II. Ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro onde iniciou o curso de Engenharia. Em 1903, quando cursava o terceiro ano, foi obrigado a abandonar o curso, pois seu pai havia enlouquecido e o sustento dos três irmãos agora era responsabilidade dele. Em 1904, presta concurso para escriturário do Ministério da Guerra, é aprovado e permanece na função até se aposentar. Em 1915, depois de ter publicado em folhetos, Lima Barreto publica o livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, sua obra-prima. Nesse romance, o autor descreve a vida política no Brasil após a Proclamação da República. A obra narra os ideais e as frustrações do funcionário público, Policarpo Quaresma, homem metódico e nacionalista fanático. Sonhador e ingênuo, Policarpo dedica a vida a estudar as riquezas do país. Além da descrição política do final do século XIX, a obra traça um rico painel social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século.

Recursos para a atividade Lima Barreto e Policarpo Quaresma:

• O livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto em PDF.

Passo a passo da atividade Lima Barreto e Policarpo Quaresma:

  1. Propor um momento ou período de leitura para os alunos;
  2. Solicitar que reconheçam, ao longo do livro, características marcantes da literatura pré-modernista;
  3. Em tertúlia, discutam as principais problemáticas sociais presentes na obra.

É Hora Da Revisão – 10 Atividades Sobre Pré-Modernismo

Resultado de imagem para desenhando png

Chegamos ao fim, mas antes é bom revisarmos sobre tudo o que aprendemos ao longo desse movimento literário. Não esqueça das cores e da criatividade, tudo bem? Vamos lá!

Recursos para a atividade É Hora Da Revisão:

• Folhas A4;

• Canetas coloridas, lápis e borracha.

Passo a passo da atividade É Hora Da Revisão:

  1. Com base em tudo que foi aprendido até então, solicite a elaboração de um mapa mental sobre o movimento pré-modernista;
  2. É uma ótima de ferramenta para revisão antes das provas e/ou vestibular.

Fim das Atividades Sobre Pré-Modernismo

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

 

Filme Online: Um Ocidental Oriental (1920) - An Eastern Western (1920) - Hal Roach

Filme Online: Um Ocidental Oriental (1920) – An Eastern Western (1920) – Hal Roach

Filme Online: Alto e tonto (1920) - High and Dizzy (1920) - Harold Lloyd

Filme Online: Alto e tonto (1920) – High and Dizzy (1920) – Harold Lloyd