10 Atividades Sobre Processos Sociais

0

Hoje a Demonstre traz 10 Atividades Sobre Processos Sociais: são as formas que os indivíduos se relacionam.

Índice: hide

10 Atividades Sobre Processos Sociais

Os processos sociais podem ser classificados em associativos ou dissociativos conforme os interesses do indivíduo.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

O ser humano é um ser social, pois desde sua origem era perceptível que a vida em sociedade facilitaria sua sobrevivência.

O Homem e o Meio – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

Ainda no processo evolutivo, o homem como ser social foi necessário à sua sobrevivência. O homem, dotado de capacidade racional, conforme o tempo passa a manipular o meio ambiente de acordo com suas necessidades. Porém, diante dos impactos ambientais atuais, questionamos essa tal capacidade.

O vídeo abaixo mostra rapidamente a destruição que o homem trouxe ao próprio planeta que vive. Vamos repensar?

Recursos para a atividade O Homem e o Meio:

• Computador+data-show ou TV Smart.

Vamos refletir e ver o que os alunos têm a dizer.

Passo a passo da atividade O Homem e o Meio:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula;
  2. Em tertúlia, converse com os alunos acerca dos impactos ambientais que o processo social dos homens com o meio ambiente causou;
  3. Discutam quais atitudes eles próprios aplicam ou poderão aplicar em prol do meio ambiente.

A Primeira Instituição Social – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

A família é o agrupamento humano formado por indivíduos ligados por laços sanguíneos e/ou afetivos. Esta é a primeira instituição social na qual o indivíduo atua.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

Mas não é inclusivo imaginar a família somente como pai, mãe e irmãos. Pensemos nas famílias que surgem a partir da adoção, do afeto, da convivência e de até mesmo pessoas que escolhemos para chamar de “nossos”. Vamos lá!

Recursos para a atividade A Primeira Instituição Social:

• Mural e cola branca ou fita adesiva;

• Fotos de quem os alunos consideram como sua família;

• Decoração à gosto.

Vamos conhecer um pouco mais da família dos alunos.

Passo a passo da atividade A Primeira Instituição Social:

  1. Construa um mural com fotos das pessoas que os alunos consideram como sua família.

Os Católicos Apostólicos e Ortodoxos – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

Grupos sociais associativos são aqueles em que os indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo. É bem comum que tenhamos afinidade com quem estabelece rappot, ou seja, há algum efeito de espelho e/ou semelhança entre você e o outro. Mas, neste caso, apesar de católicos ortodoxos e romanos serem cristãos, não compartilham dos mesmos ideais.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

Até o século X a igreja católica era uma só até que a Igreja se dividiu – através da Cisma do Oriente em 1504 – entre a Europa Ocidental e a Europa Ortodoxa. A primeira propagava o Cristianismo no Ocidente, enquanto a segunda propagava pelo Oriente. Mas, as diferenças culturais em quesitos de território foram incorporadas. Por exemplo: Enquanto a igreja romana entendem que o latim seria a língua oficial dos cultos; os cristãos orientais queriam o grego e o hebraico e, como símbolo cristão, a Cruz entre eles é diferente: enquanto a Cruz do Ocidente tem uma barra, a do Oriente tem duas. Além de que, ao contrário dos cristãos ocidentais, para os ortodoxos o papa não é considerado uma autoridade máximo.

Recursos para a atividade Os Católicos Apostólicos e Ortodoxos:

• Folhas A4, lápis coloridos e régua.

Interessante, não acha? Religiões de mesma origem que se tornaram quase distintas por questões políticas e territoriais. Vamos conhecer um pouco mais?

Passo a passo da atividade Os Católicos Apostólicos e Ortodoxos:

  1. A partir dos estudos sobre estes grupos sociais, construa um quadro comparativo entre católicos ortodoxos e romanos.

A Reforma Protestante – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

A Reforma Protestante se originou a partir das 95 teses de Martinho Lutero, um monge agostiniano que

Vamos conhecer um pouco mais sobre a resposta contra a instituição mais poderosa da Idade Média?

Recursos para a atividade A Reforma Protestante:

• Computador+data-show ou TV Smart.

Vamos refletir e ver o que os alunos têm a dizer.

Passo a passo da atividade A Reforma Protestante:

  1. Com base nos estudos anteriores, vejamos o que os alunos têm a dizer sobre a Igreja Católica e a Igreja Protestante;
  2. Quais suas principais diferenças? O que é comum de cada grupo social?

Os Espíritas e Umbandistas – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

O Espiritismo e o a Umbanda são comumente confundidas, mas pelo contrário: são religiões e/ou filosofias diferentes.

À título de conhecimento, o espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa, filosófica e mediúnica codificada por um pedagogo francês conhecido como Allan Kardec. No Brasil se concentra o maior número de adeptos, mas há em outras regiões. Kardec define o espiritismo como uma doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos, a qual alia ciência, filosofia e religião, buscando uma melhor compreensão do universo. Esta filosofia é voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam num processo de um deus único. O processo de reencarnação é entendido como oportunidade de crescimento espiritual e justiça divina.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

Já a umbanda é uma religião brasileira sincrética entre elementos das religiões africanas e cristãs como o catolicismo e os espíritos de origem indígena. Umbanda significa a arte de curar ou deus ao nosso lado. Aprenda mais sobre ela com o vídeo a seguir.

Vamos aprender?

Recursos para a atividade Os Espíritas e Umbandistas:

• Computador+data-show ou TV Smart.

Vamos refletir e ver o que os alunos têm a dizer.

Passo a passo da atividade Os Espíritas e Umbandistas:

  1. Com base nos estudos anteriores, vejamos o que os alunos entre as doutrinas;
  2. Quais suas principais diferenças? Quais as semelhanças? O que é comum de cada grupo social?

Movimento Negro e o Veganismo – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

O veganismo é um estilo de vida que é contra toda e qualquer exploração animal a qual transcende a alimentação: vestuário, lazer, hábitos cotidianos e dentre outros. É uma causa válida, quando pensamos em ética animal e todos os impactos que a exploração desenfreada do meio ambiente vem causando. Mas e em casos de sacrifício de animais em rituais religiosos? Certo? Errado?

Nátaly Neri, feminista ativista nos movimentos negro e vegano, traz uma discussão acerca de episódios racistas dentro do movimento vegano. Vamos ver?

Recursos para a atividade Resistência e Movimento Negro:

• Computador+data-show ou TV Smart.

Passo a passo da atividade Resistência e Movimento Negro:

  1. Exponha a discussão em sala de aula;
  2. Em tertúlia, discutam sobre questões de ética animal e aspectos religiosos.

Os Rastafaris – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

O Movimento Rastafári é um movimento judaico-cristão que surgiu na Jamaica nos anos 30 entre negros camponeses que descenderam de escravos. O movimento entende Haile Selassie I como a segunda vinda do Messias bíblico ou a representação de Jah (Jeová, Deus). Esta filosofia combina o cristianismo protestante, o misticismo e a consciência pan-africana.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

O Rastafári é um movimento religioso e social, além de um estilo de vida para pessoas de ascendência africana. Esta crença é pautada em Haile Selassie I como deus vivo e que o povo negro é a reencarnação de Israel que esteve em exílio na Jamaica e os mesmos retornarão à Etiópia onde serão reconhecidos após séculos de exploração e humilhação. O movimento rasta desdenha da sociedade moderna com seu estilo de vida artificial e excessivamente objetivo, onde se renega a subjetividade, pois buscam retornar ao que é essencialmente de cultura africana: viver próximo à natureza e imersos em sua cultura que fora roubada.

São identificados pelo uso de cores amarela, vermelha e verde em suas roupas e adornos, além do penteado rasta. Além de que sua vida alimentar deve essencialmente vegetariana e não processada.

Recursos para a atividade Os Rastafaris:

• Pesquisa sobre a biografia de Bob Marley, um dos rastas mais conhecidos em todo o mundo.

Passo a passo da atividade Os Rastafaris:

  1. Os alunos devem ler sobre a biografia de Bob Marley e ouvir alguma música, identificando seja na vida e na música, traços de seu estilo de vida rasta.

Os Pastafarianistas – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

O Pastafarianismo é uma religião de origem satíria fundada pelo professor de ciências Bobby Henderson. O professor fundou a religião em 2005 como protesto ao conselho educacional de uma escola da Pensilvânia (EUA) exigir o ensino do criacionismo como alternativa à teoria da evolução biológica.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

Logo, escreveu uma carta aberta sobre acreditar em um Criador chamado Monstro do Espaguete Voador, formado por espaguete e almôndegas, pedindo que sua “religião” seja igualmente ensinada na escola assim como o criacionismo. Sua argumentação se pautou em cima do dilema: se o criacionismo deveria ser ensinado nas aulas de ciências, sua religião deveria ser igualmente ensinada. Mas, apesar do teor satírico, é entendida como uma religião válida e que ganhou até mesmo adeptos.

Seus princípios são pautados no respeito a quem acredita ou não no Monstro do Espaguete Voador nem para usá-lo como justificativa de atrocidades para com os outros; acredita na igualdade de gêneros; amor próprio e empatia; no respeito à orientação sexual alheia e proteção, além de que, ao invés de construir tempos, os homens deveriam destiná-lo a uma causa social. Seus adeptos, como grupo social, são identificados como os que usam peneiras de macarrão na cabeça.

Recursos para a atividade Os Pastafarianistas:

• Pesquisem sobre o criacionismo e compare com o Pastafarianismo;

Passo a passo da atividade Os Pastafarianistas:

  1. Quais as semelhanças? O que a valida como uma religião?
  2. Conversem em sala sobre as diferentes religiões e/ou falta delas.

Emos e Góticos – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

Emo é a abreviação de emotional hardcore, um estilo de rock de letras confessionais, expressiva e melódica. O grupo social de adeptos costumam usar um efeito visual essencialmente preto, franjas caídas em um lado do rosto, piercing e tatuagens. Assim, comumente são questionados quanto a sua religião e sexualidade. No Brasil, as bandas que representam este estilo de vida são NX Zero e Fresno

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

Já a cultura gótica é uma subcultura urbana associada a gêneros musicais minimalistas, expressionistas, românticos e sombrios. A estética seja na moda, na literatura, no cinema e música são formas de manifestações artísticas e culturais de seus adeptos. Estes foram influenciados pela literatura gótica, a segunda geração romântica, e os movimentos expressionista e existencialista. O uso da cor preta é um arquétipo característico.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

Vamos lá?

Recursos para a atividade Emos e Góticos:

Folhas A4, lápis coloridos e régua.

Interessante, não acha?

Passo a passo da atividade Emos e Góticos:

  1. A partir dos estudos sobre estes grupos sociais, construa um quadro comparativo entre emos e góticos.

Punks e Anarquistas – 10 Atividades Sobre Processos Sociais

A cultura punk é uma tribo urbana que apresenta interesse pela aparência agressiva, o sarcasmo niilista e a subversão da normocultura. Os punks apoiam a filosofia da individualidade e independência.

10 Atividades Sobre Processos Sociais
10 Atividades Sobre Processos Sociais

O Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação.

O Anarquismo pretende pretende superar a ordem social através de um projeto construtivo de uma sociedade libertária baseada na autogestão, ajuda mútua e cooperação. Comumente têm pessoas da cultura punk como adeptos.

Recursos para a atividades Punks e Anarquistas:

• Computador+data-show ou TV Smart.

Vamos aprender?

Passo a passo da atividade Punks e Anarquistas:

  1. Exponha o documentário em sala de aula e/ou recomende-o aos alunos.

Fim das Atividades Sobre Processos Sociais

Olá, espero que tenham gostado. Caso queiram outros posts sobre sociologia, comenta aqui embaixo. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!