10 Atividades Sobre Quinhentismo 8

A catequese e exploração das riquezas brasileiras pelos povos europeus.

Índice: hide

10 Atividades Sobre Quinhentismo

O Quinhentismo reúne todas as manifestações literárias do século XVI, tendo como marcador histórico a Europa mercantilista em busca de novas terras e riquezas, além da expansão do cristianismo. À luz da razão, da ciência, do invento da bússola e a busca das “Índias”, os europeus exploraram as riquezas brasileiras e catequizaram a população indígena, em nome do deus cristão, quando, na verdade, havia como intuito justificar as atrocidades culturais e ambições econômicas. Logo, para relatar à Coroa Portuguesa sobre as riquezas, o povo e as belezas do nosso território, Pero Vaz de Caminha escreveu, em 1500, a Carta de Descobrimento.

Linha Do Tempo – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Resultado de imagem para grandes navegações

No final da Idade Média, o mundo que os europeus conheciam resumia-se ao Oriente Médio, ao norte da África e às Índias, nome genérico pelo qual designavam o Extremo Oriente, isto é, leste da Ásia. Grande parte dos europeus conhecia apenas o Extremo oriente por meio de relatos. Mesmo as informações que dispunham sobre muitas das regiões conhecidas eram imprecisas e estavam repletas de elementos fantasiosos. Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”.

Recursos para a atividade Linha Do Tempo:

• Pesquisa prévia sobre os acontecimentos anteriores que desembocaram nas grandes navegações;

• Folhas A4;

• Lápis e canetas coloridos.

Passo a passo da atividade Linha Do Tempo:

  1. A partir da pesquisa prévia, discutam sobre o tema;
  2. Solicite a elaboração de um mapa mental sobre os principais acontecimentos que desembocaram nas grandes navegações.

Caminha e o Século XXI – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

A literatura informativa, tendo a Carta de Caminha como a mais conhecida, é a literatura dos viajantes. O apelido fez jus às suas funções: relatar à Coroa um levantamento da terra nova e suas riquezas de fauna e flora, seu povo e costumes. A literatura era caracterizada pelo uso exagerado de adjetivos devido ao assombro europeu quanto ao exótico e exuberante mundo tropical.

Recursos para a atividade Caminha e o Século XXI:

• Impressões do carta de Pero Vaz de Caminha.

• Discussão em sala de aula.

Passo a passo da atividade Caminha e o Século XXI:

  1. Distribua o arquivo impresso da Carta de Pero Vaz de Caminha;
  2. Solicite que, após a leitura, façam as próprias observações quanto ao conteúdo da carta;
  3. Pergunta: “Percebendo os dias atuais, quais outros meios Caminha teria para enviar o que escreveu à Coroa?”; “Quais desses meios de comunicação os alunos mais usam?

Navegar Para Quê? – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Resultado de imagem para mapa mundi grandes navegações

Não é por menos: Por que diante de tantos medos e imaginários diante do mar os europeus resolveram se aventurar? É fácil! Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido” com o objetivo de encontrar um novo caminho para as Índias em busca de especiarias como cravo, pimenta e canela, que até então somente italianos vendiam – e por preços exorbitantes. Além disso, a Europa – especialmente a Espanha – havia certo domínio muçulmano no mundo dos negócios. Em um intuito comercial, econômico e de poder da Coroa, Cristóvão Colombo partiu financiado pela Coroa Espanhola.

Recursos para a atividade Navegar Para Quê?: 

• Pôster de mapa-mundi ou mapas-mundi impressos;

• Barquinhos feitos de papel (folha A4);

• Um punhado de cravos, pimentas, sal e canela.

Passo a passo da atividade Navegar Para Quê?:

  1. A partir da contextualização histórica das grandes navegações, disponha os alunos em roda e o pôster do mapa-mundi ao chão;
  2. Com os punhados de especiarias espalhados ao longo da atual América, solicite que expliquem os objetivos dos europeus e o a razão de tamanha procura por tais temperos tão comuns para nós;
  3. Pergunte se, no dia a dia, os alunos ou a família costuma usar alguns desses temperos.

As Navegações e a Fé Cristã – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Resultado de imagem para catequese dos indios

Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis. Assim, fortalecendo-a após seu declínio pós-renascimento.

Recursos para a atividade As Navegações e a Fé Cristã:

• Pesquisar sobre a Igreja Católica no período das navegações;

• Roda de conversa;

Passo a passo da atividade As Navegações e a Fé Cristã:

  1. A partir da discussão e compreensão sobre a Igreja nesse período da história, os alunos serão estimulados a lembrar dos impactos que ainda hoje reflete em nossa cultura;
  2. Por exemplo: muitos, possivelmente, serão ou conviverão com católicos; presença de igrejas católicas em cidades pequenas; a presença da cruz em repartições públicas, etc.

Caminha Sob Outra Óptica – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Resultado de imagem para criança estudando desenho

À luz da razão, da ciência, do invento da bússola e a busca das “Índias”, os europeus exploraram as riquezas brasileiras e catequizaram a população indígena, em nome do deus cristão, quando, na verdade, havia como intuito justificar as atrocidades culturais e ambições econômicas. Logo, para relatar à Coroa Portuguesa sobre as riquezas, o povo e as belezas do nosso território, Pero Vaz de Caminha escreveu, em 1500, a Carta de Descobrimento. Apesar de um texto muito antigo, há muitas coisas possibilidades a se trabalhar como classes gramaticais como adjetivos e verbos; a narrativa e a descrição. Vamos lá!

Recursos para a atividade Caminha Sob Outra Óptica:

• Impressão da Carta de Pero Vaz de Caminha;

• Leitura conjunta e discussão do texto.

Passo a passo da atividade Caminha Sob Outra Óptica:

  1. Ao decorrer da leitura conjunta, solicite que os alunos circulem os adjetivos presentes na carta;
  2. Além dos adjetivos, solicite que identifiquem elementos que caracterizem os tipos textuais descrição e narrativa.

1492: A Conquista do Paraíso – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Lançado em 1992 como forma de celebrar o 500.º aniversário da descoberta da América, o filme é a biografia do célebre navegador Cristóvão Colombo, o qual procura registar as dificuldades da viagem em si, para bem do encadeamento cinemático. Além disso, o filme é uma reflexão sobre o choque de duas culturas e as consequências da dominação, problemas que seriam recorrentes na era do colonialismo europeu. Vamos assistir ao filme? Não esqueça de combinar a pipoca com os alunos!

Recursos para a atividade 1492: A Conquista do Paraíso:

• Computador com acesso à internet ou download do filme salvo em pendrive;

• Data-show ou TV smart;

• Caixa de som – caso necessário.

Passo a passo da atividade 1492: A Conquista do Paraíso:

  1. Quando oportuno, reproduzo o filme em sala. Será muito interessante para os alunos, especialmente aqueles com aprendizagem predominantemente visual;
  2. Após o filme, discutam os principais pontos e relacionem ao conteúdo abordado anteriormente.

O Teatro e a Fé Cristã – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços específicos que fossem destinados à atividade teatral.

Recursos para a atividade O Teatro e a Fé Cristã

• Pesquisa prévia sobre o teatro no período do Quinhentismo;

• Folhas A4;

• Lápis e canetas coloridos.

Passo a passo da atividade O Teatro e a Fé Cristã :

  1. A partir da pesquisa prévia, discutam sobre o tema;
  2. Solicite a elaboração de um mapa mental sobre os principais pontos do teatro da catequese.

O Auto da Compadecida – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Apesar de não ser da mesma época, O Auto da Compadecida, grande obra do paraibano Ariano Suassuna, trata de aspectos comuns em relação ao teatro da catequese: noções de bem e mal; céu e inferno; a conveniência e o homem; o desejo e o pecado. O que acha de prestigiarmos essa grande criação?

Recursos para a atividade O Auto da Compadecida:

• Computador com acesso à internet ou download do filme salvo em pendrive;

• Data-show ou TV smart;

• Caixa de som – caso necessário.

Passo a passo da atividade O Auto da Compadecida:

  1. Quando oportuno, reproduzo o filme em sala. Será muito interessante para os alunos, especialmente aqueles com aprendizagem predominantemente visual;
  2. Após o filme, discutam os principais pontos e relacionem o Auto com as características principais do período em questão.

Ao Santíssimo Sacramento – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

José de Anchieta, padre jesuíta espanhol, procurou escrever a literatura de cataquese voltada para todos os que estavam presentes na colônia, porém de forma multilíngue – fato que conferia às produções dele uma maior acessibilidade. Por outro lado, a principal figura para Anchieta era o indígena, tendo em vista os hábitos dos primeiros habitantes, levando em consideração o gosto de que dispunham por festas, danças, músicas e representações, o artista fez de tais costumes seu verdadeiro trunfo.  Assim, aliava esse pendor natural aos dogmas católicos e à moral, fazendo uso de jogos dramáticos, cuja intenção era de que ao mesmo tempo em que instruía, também conquistava os objetivos a que se propunha.

Recursos para a atividade Ao Santíssimo Sacramento:

• Impressões suficientes para os alunos;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Ao Santíssimo Sacramento:

  1. Distribua as atividades para os alunos;
  2. Solicite que os alunos observem a estrutura, a temática e o público a quem o padre focava com primazia.

Vamos revisar? – 10 Atividades Sobre Quinhentismo

Para o leitor de hoje, a literatura informativa satisfaz a curiosidade a respeito do Brasil nos seus primeiros anos de vida, oferecendo o encanto das narrativas de viagem. Já para os historiadores, os textos são fontes obrigatórias de pesquisa. É importantíssimo compreendermos o contexto histórico para entender a quais temáticas os intelectuais e poetas da época estavam centrados. Vamos contar com a ajuda do Telecurso 2000?

Recursos para a atividade Vamos revisar?:

• Computador com acesso à internet ou download do vídeo salvo em pendrive;

• Data-show ou TV smart;

• Caixa de som – caso necessário.

Passo a passo da atividade Vamos revisar?

  1. Quando oportuno, assistam ao vídeo em sala.
  2. Será muito interessante para os alunos, especialmente aqueles com aprendizagem predominantemente visual.

Fim das Atividades sobre Quinhentismo.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.