O Realismo é pautado na busca da compreensão das relações sociais diante da insatisfação do mundo, já o Naturalismo é uma ramificação do Realismo, voltada para as análises sociais dos grupos marginalizados.

10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Ao decorrer do século XIX, especialmente a França era vista como modelo cultural no Brasil, incluindo seus costumes e inspirações literárias. O movimento realista foi uma resposta ao momento conturbado da história, tendo em vista que, com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra a sociedade presenciou a exploração dos antigos camponeses iletrados nas grandes fábricas e as lutas por direitos trabalhistas; o estabelecimento da sociologia como ciência que buscou entender as relações sociais e a racionalidade diante da insatisfação do mundo, toda essa razão e questionamento social refletiu no movimento literário. Já o Naturalismo, uma ramificação do Realismo, suas características marcantes são as análises sociais dos grupos marginalizados e valorização dos ambientes coletivos –  que até então não tinham sido abordados na literatura – além de uma filosofia determinista diante da vida humana. Apesar de reforçarem aquilo que há de mais primitivo no ser humano como o sexo e a agressão, seus romances ressaltam a supremacia dos personagens da elite.

O Realismo Na Internet – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

O movimento realista foi uma resposta ao momento conturbado da história, tendo em vista que, com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, provocou profundas mudanças sociais.

Recursos para a atividade O Realismo Na Internet::

• Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;

• Caixinha de som;

• Folha A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade O Realismo Na Internet:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula;
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir das próprias leituras e o conteúdo do vídeo.

Trajeto Realista – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Resultado de imagem para realismoRealismo é o movimento cultural e literário ocorrido na segunda metade do século XIX aproximadamente, marcando uma total mudança de pensamento em relação ao Romantismo. Nesse período, devido às mudanças sociais acontecidas, os artistas passaram a ver o mundo de maneira completamente diferente, dando lugar a uma visão bem mais crítica da realidade que os cercava.

Recursos para a atividade Trajeto Realista:

• Fita vermelha larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Trajeto Realista:

  1. Dispor a fita vermelha larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  2. Separar os alunos em 03 grupos e cada grupo deve dispor de 02 cartolina e os materiais necessários para elaborar um quadro ilustrativo de um dos principais pontos da época que desembocam no movimento Realista: o que foi, o por quê, quais os principais eventos históricos envolvidos e obras clássicas;
  3. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo;
  4. Os períodos principais abordados fica a critério do professor.

O Realismo Dentro da História – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Resultado de imagem para realismoCaracterística é o traço, propriedade ou qualidade distintiva fundamental, ou seja, cada movimento literário o é justamente por seus traços que o distingue dos demais. Na história, tivemos o movimento Realista diante dos acontecimentos mundiais e olhares voltados às relações sociais, o que não havia acontecido anteriormente, pois as necessidades do homem estavam voltadas ao poder, à religião e os próprios quês. Vamos aprender?

Recursos para a atividade O Realismo Dentro da História:

• Mapa mental da atividade anterior sobre o contexto histórico do movimento Realista;

• Canetas coloridas;

• Folha A4.

Passo a passo da atividade O Realismo Dentro da História:

  1. Distribua a folha A4 e os materiais necessários ou solicite que os próprios alunos tragam;
  2. A partir do contexto histórico e o conhecimento das características do movimento realista, solicite a elaboração de um novo mapa mental que relacione-os.

Dostoiévski e o Realismo – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Resultado de imagem para dostoievski

Um dos renomes do movimento realista é Fiódor Dostoiévski: escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. Dostoiévski é considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história e, além disso, ainda foi considerado um dos maiores psicólogos que já existiu – não por formação e sim por ter investigado a psiquê.

Recursos para a atividade

• Livros em PDF.

Passo a passo da atividade

  1. A partir do link os alunos devem escolher uma obra do autor;
  2. Partindo da leitura, solicite aos alunos para fazer uma análise crítica.

Eça de Queiroz, Um Realista Luso-Brasileiro – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

José Maria de Eça de Queiroz foi um escritor e diplomata português, considerado um dos escritores mais importantes da história e o autor do mais importante romance realista do século XIX: Os Maias, publicado em 1888. O livro ocupa-se na história de uma família ao longo de três gerações da família Maia.

Recursos para a atividade Eça de Queiroz, Um Realista Luso-Brasileiro:

• Livro Os Maias em PDF.

Passo a passo da atividade Eça de Queiroz, Um Realista Luso-Brasileiro:

  1. Indique a obra como sugestão de leitura.

O Naturalismo Na Literatura – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

É comum que o Realismo e o Naturalismo sejam estudados juntos, tendo em vista que o Naturalismo é uma ramificação, inspirando aos autores europeus e brasileiros a escreverem sobre a realidade presente de suas épocas. No Brasil, os renomes desenvolveram romances sobre a abolição da escravatura, proclamação da República e a invasão dos estrangeiros e máquinas nos grandes latifúndios.

Recursos para a atividade O Naturalismo Na Literatura:

• Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;

• Caixinha de som;

• Folha A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade O Naturalismo Na Literatura:

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula;
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir das próprias leituras e o conteúdo do vídeo.

O Naturalismo Na História – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Resultado de imagem para movimento naturalista

As características marcantes do Naturalismo são a análise social dos grupos marginalizados e valorização dos ambientes coletivos –  que até então não tinham sido abordados na literatura – além de uma filosofia determinista diante da vida humana.

Recursos para a atividade O Naturalismo Na História

• Mapa mental da atividade anterior sobre o contexto histórico do movimento Naturalista;

• Canetas coloridas;

• Folha A4.

Passo a passo da atividade O Naturalismo Na História

  1. Distribua a folha A4 e os materiais necessários ou solicite que os próprios alunos tragam;
  2. A partir do contexto histórico e o conhecimento das características do movimento naturalista, solicite a elaboração de um novo mapa mental que relacione-os.

Bell Puã e o Naturalismo – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Apesar de reforçarem aquilo que há de mais primitivo no ser humano como o sexo e a agressão, seus romances ressaltam a supremacia dos personagens da elite. É indiscutível seu valor histórico, tendo em vista que esse pensamento era o reflexo de uma época que, apesar de ainda ser relacionado as ideias de classe a sorte ou azar, não é uma verdade absoluta. Bell Puã, uma poetisa popular pernambucana, traz algumas questões importantíssimas. Vamos repensar?

 

Recursos para a atividade Bell Puã e o Naturalismo:

• Computador ou celular com acesso à internet;

• Caixa de som.

Passo a passo da atividade Bell Puã e o Naturalismo:

  1. Reproduzir de uma a duas vezes o poema da pernambucana Bell Puã;
  2. Após a análise do poema e dos conhecimentos sobre Naturalismo, percebam quais as características semelhantes ao pensamento naturalista presente no poema;
  3. Discutam as problemáticas envolvidas no poema.

Qual é Qual? – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Devido a derivação e a origem de uma mesma época, pode haver confusões entre as características dos movimentos. Vamos ver se os alunos realmente aprenderam?

Recursos para a atividade Qual é Qual?:

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Folha A4;

• Canetas coloridas.

Passo a passo da atividade Qual é Qual?:

  1. Distribua a atividade impressa, folha A4 e os demais materiais;
  2. Oriente que os alunos façam um quadro comparativo: em modo horizontal, dobre a folha e escreva na parte superior dos lados: realismo e naturalismo;
  3. Os alunos devem recortar os quadradinhos acima, distribuindo-os na folha dobrada ao movimento correspondente

Hora Do Filme – 10 Atividades Sobre Realismo e Naturalismo

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista, desenhista, pintor e jornalista brasileiro. Filho de pais antes desquitados, ao desabono da sociedade maranhense a essa união dos pais contraída sem segundas núpcias, algo que se configurava grande escândalo à época. Para sustentar a família, passou a escrever e publicar. Em 1881, em período de crescente efervescência abolicionista, publica o romance O Mulato, obra que deixa a sociedade escandalizada pelo modo cru com que desnuda a questão racial e inaugura o Naturalismo na literatura brasileira. Nela, o autor já demonstra ser abolicionista convicto. Entre tantas outras grandes obras, uma delas é O Cortiço (1890) que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. O filme acima busca retratar o livro. Vamos lá! Preparem a pipoca.

Recursos para a atividade Hora Do Filme:

• Computador ou celular com acesso à internet ou pendrive;

• Caixa de som.

Passo a passo da atividade Hora Do Filme:

  1. Reproduza o filme em sala de aula;
  2. A partir dos conhecimentos sobre o Realismo e Naturalismo, os alunos devem identificar as características do movimento literário através do filme;
  3. Depois do filme, abrir uma tertúlia.

Fim das Atividades sobre Realismo e Naturalismo.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.