Neste post, você encontrará diversas atividades sobre valores que irão trazer reflexão refente sobre ética e moral. Confira a seguir.

10 Atividades sobre Valores

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre valores que irão trazer reflexão refente sobre ética e moral. Confira a seguir.

Atividades sobre Valores – Vamos esclarecer?

Essa atividade tem como objetivo demonstrar que o conceito de valores varia de acordo com as pessoas e conscientizar os membros participantes sobre o problema de valores diferentes.

Recursos para a atividade:

  • Folha de papel;
  • Caneta;
  • Sala ampla.

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, o responsável da atividade irá explicar a proposta, e logo em seguida, irá distribuir uma folha com frases para cada membro.
  2. Os membros devem escolher uma frase dentre as citadas na folha. As frases podem ser:
    • Ser generoso com as demais pessoas;
    • Ser seu próprio chefe;
    • Ter amigos compreensivos.
  1. Feita a escolha, faça os participantes formarem grupos usando o critério de respostas iguais. Cada grupo irá discutir a razão da importância da frase escolhida.
  2. Após dez minutos de discussão, forme o plenário para que todos possam expor a todos participantes as razões da escolha de tal frase escolhida.

Atividades sobre Valores – Mão na consciência

Essa atividade além de promover a socialização, fará com que os participantes tenham um momento para refletir suas atitudes sobre o mundo.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla.

Execução da atividade:

  1. Cada participante se apresenta: “Eu sou uma rua, uma avenida, um bosque, uma praça assim…(com muitas árvores, local alegre e cheio de crianças…) e me chamo…(nome do participante)”.
  2. Após a apresentação oral de todos, cada um escreve o que esse lugar (rua, praça ou bosque) quer dizer para o mundo. Exemplo: A rua significa mundo:
  3. Enquanto cada participante lê o quer dizer ao mundo, o animador redige pontos marcantes dos textos lidos formando uma mensagem do grupo. Elege-se um título.

Atividades Valores – Defeitos virtuosos

“Não são as virtudes que dão grandeza ao homem, mas o homem que faz as suas virtudes!”, essa é uma grande frase para explicar essa atividade.

Recursos para a atividade:

  • Bexigas;
  • Vendas para os olhos.

Execução da atividade:

  1. O coordenador da atividade deve iniciar falando as cores do arco-íris, fazendo os participantes pensarem na harmonia que existe nas cores, nas partículas de água que refletem de formas diferentes, na água que bebemos, no ciclo da vida.
  2. Em seguida, cada participante deve escolher uma bexiga que retrate uma das cores do arco-íris.
  3. Os participantes, em posse de suas bexigas, devem fechar os olhos e tentar encher ao máximo uma bexiga, sem estourá-la e sem vê-la, segurando apenas pelo bocal.
  4. O animador solicita aos participantes que encham cada vez mais os seus balões e, quando observar que várias bexigas já estouraram.
  5. Ao final da atividade, o coordenador deve promover as seguintes reflexões: Quando paro sem encher muito a bexiga, contento-me com o pequeno porque tenho medo! (Colocamos menos do que poderia ser colocado); Exagero também é erro. (A regra era clara: não podia estourar).
  6. O coordenador deve mostrar que ter controle da situação é uma virtude, mas não posso querer controlar tudo! É preciso ir em frente, porém, respeitando as regras do grupo, o limite do outro.

Atividades sobre Valores – Vida Florida

Esta dinâmica fará com que o participante perceba o valor da vida e o mistério que a envolve.

Recursos para a atividade:

  • Folhas de papel de seda coloridas;
  • Tesoura.

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, o coordenador deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio. Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores.
  2. Motivar todos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedir para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero. Isso também ocorre em nossa vida: em alguns momentos é mais tranquila, em outros, mais áspera. Mas, apesar de tudo, nossa vida vibra.
  3. O coordenador deve pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deve explicar que nem sempre tudo é tão bom, nem sempre a nossa vida vibra tanto. Todos passam por maus momentos.
  4. O coordenador deve perguntar o que “mata” a nossa vida, o que faz com que ela vibre menos, e exemplificar: desemprego, inveja, ciúme, violência… Deve solicitar a ajuda dos participantes para que citem outros exemplos, e cada palavra “morte” enunciada, pedir que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
  5. Com a bolinha na mão, o coordenador pergunta ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”. Talvez alguns digam para jogá-la fora. Nesse momento, a professora questionará: “Como vamos jogar fora a nossa vida? O que podemos fazer?”. Alguém poderá dizer para reconstruí-la. “Mas como?” o coordenador, então, deve motivar o grupo a falar palavras de vida (emprego, amor, amizade, justiça…), e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel.
  6. Com o papel todo aberto,o coordenador deve questionar: “Mas e agora? Está cheio de rugas? São as rugas do tempo; assim é a nossa vida. O que fazer? Vamos ver se a vida ainda vibra?”. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.
  7. O coordenador, então, pede aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.
  8. O coordenador instrui os participantes a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
  9. Em seguida, pede para colocarem os pedacinhos de maneira que fiquem um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.
  10. O coordenador pede aos participantes que coloquem o dedo indicador no centro das “cruzes” e modelem uma flor. E acrescenta que a vida, por mais dolorida e cheia de rugas, ainda pode florescer. Às vezes, perde a vibração, mas nunca é tarde para florescer.

Atividades sobre Valores – Mesmo valor?

Essa atividade tem como objetivo fazer com que os participantes reconheçam os valores e qualidades.

Recursos para a atividade:

  • Cartões com valores escritos.

Execução da atividade:

  1. Cada pessoa recebe um cartão com um valor que ela possua. Deixe um momento para a reflexão pessoal.
  2. Depois cada um vai dizer se considera ter mesmo este valor ou não. E se reconhece no grupo alguém que tem o mesmo valor.
  3. Só no final da atividade, alguns guardam para si, outros souberam recomeçar este valor em outra pessoa, outros até duvidam o cartão com quem tem o mesmo valor.

Atividades sobre Valores – Valores nas costas

Essa atividade tem como objetivo primordial ressaltar o positivo do grupo, de modo que cada um irá interagir com o outro.

Recursos para a atividade:

  • Folhas de papel;
  • Canetas;
  • Alfinetes.

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, cada participante recebe uma folha em branco. Depois de refletirem um momento sobre suas qualidades, anotam na folha colocando o seu nome.
  2. Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas e andam pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que reconhecem no companheiro.
  3. Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os colegas acrescentaram.

Atividades sobre Valores – Eu tenho pão

Essa atividade tem como objetivo prover a conscientização sobre a estrutura da sociedade que reforça a defesa dos interesses particulares, não estimulando o compromisso solidário.

Recursos para a atividade:

  • Uma maleta chaveada;
  • Dois lápis sem ponta;
  • Duas folhas de papel em branco;
  • Dois apontadores iguais.

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, é necessário formar duas equipes. A uma equipe entrega-se a maleta chaveada, dois lápis sem ponta e duas folhas de papel em branco dentro da maleta. A outra equipe entrega-se a chave da maleta e dois apontadores iguais.
  2. O coordenador da atividade deve pedir que as duas equipes negociem entre si o material necessário para cumprimento da tarefa que é a seguinte: ambas deverão escrever Eu tenho Pão e Trabalho.
  3. A equipe vencedora será a que escrever primeiro e entregar a frase para o coordenador. A frase deve ser anotada no quadro ou em cartaz em letra grande e legível.

Atividades sobre Valores – Peixinhos no Aquário

Esta atividade tem como objetivo primordial desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades.

Recursos para a atividade:

  • Papel pardo;
  • Durex;
  • Música;
  • Peixe vivo;
  • Papel sulfite;
  • Lápis preto e de cores;
  • Borracha;
  • Giz de cera,
  • Tesourinha.

Execução da atividade:

  1. Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos…
  2. Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem… (tenha a disposição lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha) e depois recortem.
  3. Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
  4. Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade… deixe-os à vontade para falar… Se necessário , vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
  5. Pergunte: “Todos os peixinhos estão iguais? (não)
  6. Por que são diferentes (porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes)?
  7. Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Não? Por que (porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes, etc..)?
  8. Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.

Atividades sobre Valores – Eu construo

A dinâmica eu construo  está voltada ao valor das nossas conquistas durante toda nossa vida.  Muitas coisas acontecem que nos fazem esquecer nossa criatividade num canto escuro da nossa personalidade. Mas, lembre-se que a qualquer momento é tempo de mudar e fazer acontecer novamente.

Recursos para a atividade:

  • Páginas de jornais

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, cada participante deverá receber uma página de jornal.
  2. Propõe-se uma troca entre os participantes são de onde eles podem aceitar ou não eles podem trocar seguindo as instruções do facilitador: uma folha amassada por uma foto mais bonita, uma tira de jornal por meia página.
  3. Em seguida todos devem construir algo com a folha que possui.
  4. Depois alguns participantes podem explicar o que construíram.
  5. É importante sabermos que a criatividade existe em todos nós E isso nos permite construir qualquer coisa de valor nessa vida, basta desejar e começar agora.

Atividades sobre Valores – Quem sou eu?

Esta atividade tem como objetivo primordial o conhecimento pessoal, o auto conhecimento.

Recursos para a atividade:

  • Folha de papel;
  • Caneta.

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, cada participante deve fazer uma reflexão individual, pensando em coisas como: A vida merece ser vivida? Somente a vivem os que lutam, os que querem ser alguém?
  2. Em seguida, cada participante deve escrever em uma folha: quem ele é, enumerando seus valores, qualidades e defeitos; o que ele pode ser, ou seja, o que ele deseja da vida, seus objetivos e suas alusões; como atua para alcançar os objetivos.
  3. Ao terminar a reflexão pessoal, junte os participantes para que eles possam compartilhar suas considerações finais com o grupo.

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de atividades sobre valores, você consiga ressaltar a importância das características das pessoas que você deseja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.