10 Brincadeiras com as mãos

8

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras com as mãos que com toda certeza irão te surpreender. Confira a seguir.

10 Brincadeiras com as Mãos

Hoje em dia essa essência de brincar e se relacionar com outras pessoas estão se perdendo com o tempo. Que tal ampliar o mundo das crianças com brincadeiras que certamente você já tenha brincando em sua infância. Quando a criança brinca um mundo de novo se abre e aliado com a habilidade das mãos e fortalece laços e vínculos com quem se relaciona.

Pode-se dizer que a brincadeira com as mãos é uma das antigas, pois é possível estabelecer e valorizar a criatividade e ampliar a criatividade dos possíveis praticantes. Quanto mais brincadeiras de qualidade, maior será a capacidade de se relacionar com o mundo, pois a sensibilidade para entender o seu próximo será mais apurado.

Brincadeiras com as mãos – Escravo de Jó

Na sua infância com certeza você já cantou e brincou com essa cantiga. O Escravo de Jó trará um mundo novo para as crianças e assim todas gerações conhecerão essa brincadeira.

Recurso para a brincadeira:

  • Qualquer objeto.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Todas as crianças terão que fazer um círculo, de preferência sentados em uma superfície plana.
  2. Com um objeto nas mãos, os participantes devem passa-lo para o participante do lado e assim a brincadeira seguirá ao ritmo da seguinte canção de roda:

“Escravos de Jó jogavam caxangá.
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira. Põe. Deixa ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.”

3. Essa brincadeira não terá perdedores ou ganhadores, é uma ótima opção para as crianças conhecerem cantigas de rodas e para socialização.

Brincadeiras com as mãos : Pipa

Quem quando criança nunca soltou pipa? Para quem não sabe, essa brincadeira teve origem na cidade de Itanhaém – São Paulo. A Pipa pode ser adquirida em bazar ou lojinhas especializadas em Pipas. Para quem deseja fazer sua própria Pipa, segue abaixo o passo a passo.

Recurso para a brincadeira:

  • Varetas de madeira;
  • Papel de seda;
  • Cola;
  • Linha de Pipa;
  • Sacola plástica.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Pegue 3 varetas e posicione uma vareta na vertical e duas na horizontal, amarre-as com a linha em todas as suas extremidades(o ideal é fazer várias voltas, assim ficará bem presa. Pronto a armação ficou pronta!
  2. Utilizando a cola, passe-a em todos os lados das três varetas;
  3. Para encapar a Pipa, pegue o papel de seda, e centralize, e utilizando a cola, vá passando-a pela armação, e com uma tesoura retire todo o excesso da seda e cole novamente os excessos para dar uma boa aparência na pipa;
  4. Com a linha amarre as duas extremidades e assim você tem o estirante, pois, desta forma, a Pipa voará;
  5. A rabiola será feita com a sacola plásticas em pequenos pedaços. Com um nó simples, prenda os pedaços do plástico na linha do carretel. Quanto maior a pipa, maior será a rabiola.
  6. Pronto! É somente seguir essas dicas e colocar a sua pipa para voar.

Brincadeiras com as mãos – Serra, Serra, Serrador

Originária de Curvelo – MG essa brincadeira é feita pelos avós com seus netinhos, porém nada impedi que também seja com qualquer criança.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. As crianças se colocam de frente uma com a outra e se dão as mãos. Feito isso, elas ficam balançando os braços(indo e vindo) e cantam a seguinte:“Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?”.
  2. Uma das crianças diz um número e as duas crianças, sem soltarem as mãos, dão um giro completo, ainda de mãos dadas. Elas giram até completar o número que foi escolhido.

Brincadeiras com as mãos – Malabarismo

Para realizar essa brincadeira será necessário terá ter paciência para treinar e para conseguir ter habilidade com as mãos.

Recurso para a brincadeira:

  • 3 bolas de tênis

Passo a passo da brincadeira:

  1. O segredo dessa brincadeira é ter paciência, e uma boa forma de dar inicio na brincadeira é começando jogando apenas utilizando uma mão jogue apenas uma bolinha de tênis para o alto e pegue-a de volta com a mesma. Vá aumentando a velocidade e o número de bolinhas progressivamente
  2. Depois do treino, o próximo passo é jogar com todos as bolinhas, quanto mais ágeis os movimentos, mas fácil chegará no resultado desejado.

Brincadeiras com as mãos – Peteca

A Peteca também é conhecida como Mangá, essa é uma ótima brincadeira para estimular a mira, coordenação motoro, agilidade e noção de espaço. Em qualquer espaço essa brincadeira poderá ser realizada em qualquer lugar, basta usar a imaginação e se divertir.

Recurso para a brincadeira:

  • Peteca.

Passo a passo da brincadeira:

  1. A peteca poderá ter adquirida em bazar os lojas de brinquedos. No jogo tradicional os participantes normalmente ficam de frente a frente. A modo de brincar será os participantes jogar a peteca de um lado para o outro, batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.
  2. Caso queira variar a brincadeira, ela pode ser realiza com 3 participantes, porém um deles terá que ser o “bobinho” ou até mesmo fazer um campeonato de vôlei de peteca.

Brincadeiras com as mãos – Bate Mão

Também conhecido como Jogo da Mão, essa brincadeira é uma ótima opção, pois não é necessário ter material e pode ser realizada em qualquer lugar.

Recurso para a brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Para dar inicio a brincadeira um dos participantes terá que ficar com as duas mãos estendidas com a palma virada para cima, e o outro fica com as palmas das mãos viradas para baixo na mesma direção, a uma distância em torno de uns 10 centímetros acima das mãos do adversário.
  2. O participante que está com as mãos embaixo precisa atingir as mãos do outro jogador por cima, com um leve tapa. Este, por sua vez, precisa tirar as mãos o mais rápido possível, para não ser atingido. Se for pego, a dupla troca a posição das mãos e a brincadeira recomeça.

Brincadeiras com as mãos – Pintura

Qual criança não gosta de pintura? Que tal desenvolver a criatividade e a imaginação com a pintura. Com certeza, as crianças irão gostar.

Recurso para a brincadeira:

  • Papel;
  • Tinta guache;
  • Canetinhas;
  • Pincel;
  • Lápis

Passo a passo da brincadeira:

  1. O ideal é realizar essa brincadeira em um lugar plano, por exemplo: Mesa. Se as crianças forem realizar pinturas com a tinta guache, o ideal é forrar o chão com jornal e deixa-las brincando a vontade.
  2. Aproveite para passar um tempo com o seu filho e solte a criatividade com lápis de cor, tinta guache ou até mesmo com giz de cera.

Brincadeiras com as mãos – Adoleta

Essa brincadeira com certeza irão agradar as meninas, porém, isso não impede que os meninos também participem dessa brincadeira.

Recurso para a brincadeira:

  • Não Possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Essa brincadeira pode ser realizada em pé ou sentados. Se os participantes escolherem se sentar, é necessário se sentarem em círculo;
  2. A brincadeira terá incio quando as palmas se intercalam com as mãos viradas para cima, de modo que a mão direita de um bata sobre a palma da mão direita do integrante à esquerda.
  3. Assim que o participante for tocado, deverá bater na palma do participante seguinte e assim por diante. A brincadeira terá que ser acompanha com a seguinte silabação musical:”A-do-le-tá
    Le peti
    Tole tolá
    Le café
    Com chocolá
    A-do-le-tá
    Puxa o rabo do tatu
    Quem saiu foi tu!”3. Quando a música terminar, o último participante a ser atingido será eliminado e o jogo recomeça, até restar apenas um participante. .

Brincadeiras com as mãos – Babalu

Essa brincadeira além de ser muito divertida com certeza arrancará gargalhadas de todos. Uma ótima opção de brincadeira para fazer naqueles dias ensolarados, na escola ou até mesmo em casa.

Recurso para a brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. A brincadeira será realizado em dupla, as crianças batem palmas enquanto cantam a seguinte música e repetem os gestos até o final da música.

“Babalu (com as mãos reunidas, os participantes batem as mãos umas nas do outro três vezes)
Babalu é Califórnia (os dois participantes batem uma mão na outra)
Califórnia é Babalu (os dois participantes batem uma mão na outra)
Estados (colocam uma mão no olho)
Unidos (colocam a outra mão no olho)
Rebole o seu vestido (segura a barra da camiseta e balança)
Pra frente (pulam pra frente)
Pra trás (pulam pra trás)
Rebole um pouco mais (colocam a mão na cintura e rebola)
É assim que a gente faz (fazem sinal de joia com o dedo polegar)
Faz, faz, faz.” (rebolam)

Brincadeiras com as mãos – Ana Banana

Para finalizar, essa brincadeira é pouco conhecida e desta forma, será possível apresentar uma nova opção de brincadeira para a moçada.

Recurso para a brincadeira:

  • Não Possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Essa brincadeira é super simples  e pode ser feita em dupla ou em duas duplas.
  2. Os participantes terão que ficar frente a frente, batendo palmas e cantando a seguinte música que se encontra abaixo.

“Ana Banana
Splitpoliana
Por vinte e quatro horas
Split!”

3.Quando cantam “split”, afastam as pernas um pouquinho. Cantam de novo e afastam mais um pouco as pernas. E seguem fazendo isso até alguém não conseguir mais e desistir ou cair.

Até a próxima!

E as brincadeiras chegaram ao fim, que com as dicas vocês possam aproveitar e se divertirem!