Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da região Norte do Brasil para se divertir e entender um pouco mais de culturas regionais.

10 Brincadeiras da Região Norte

Que tal fazer aquela brincadeira de rua que todos possam se divertir? Melhor ainda, será aprender e fazer brincadeiras de uma região do nosso país e descobrindo um pouco mais da nossa cultura.

Todas brincadeiras aqui apresentadas são típicas da Região Norte, umas são conhecidas por todo Brasil, ou nem tantos. Hoje, estamos rodeados de tecnologia e dispositivos tecnológicos que faz com que as crianças deixem de lado as brincadeiras tradicionais que são levadas por geração. Com as 10 brincadeiras da Região Norte, será possível resgatar e apresentar para as crianças e adultos brincadeiras que divertiram pessoas de geração em geração.

 Brincadeiras da Região Norte – Coelho sai da toca

Ótima brincadeira para as crianças, pois é simples e não precisa de materiais para executa-las. Basta usar a imaginação e um espaço para executá-la.

Recursos para a Brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Primeiramente será necessário dividir as crianças em trio, duas delas irão formar, a toca é feita quando a dupla junta as mãos e desta forma será formado a toca e a outra criança será o coelho.
  2. A criança que sobrar será o “coelho” sem toca, e para a brincadeira ter inicio, esse coelho esse deverá deverá gritar: – “Coelho sai da toca!”. Os coelhos que possuem tocas, precisam trocar de toca, enquanto a que gritou deve tentar roubar a toca de alguém.
  3. Se esse coelho sem toca conseguir roubar a toca de algum entocado,
  4. O coelho que ficou sem toca passa a gritar no centro do espaço. Caso grite “toca troca de lugar”, as tocas devem trocar de coelho.

 Brincadeiras da Região Norte – Tucuxi

20190406 224640 0001 4939929

O Tucuxi é uma brincadeira tradicional da Amazônia, utilizando a Lenda do Boto Rosa, então, foi criado essa brincadeira para divertir as crianças no calor, porém nada impede que os adultos também se divirtam.

Recursos para a Brincadeira:

  • Piscina;
  • Macarrões de piscina.

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Essa brincadeira tem que ser realizada na piscina;
  2. Os participantes deverá ser divididos em 2 grupos. Exemplo: Grupo 1: Botos Rosa  e Grupo 2: Pescadores
  3. A brincadeira se dará inicio com os “botos” entram na piscina, mergulham e boiam.
  4. O objetivo da brincadeira será acertar os “botos” com os macarrões, assim que os “botos” forem atingidos vão saindo da brincadeira.

 Brincadeiras da Região Norte – Curupira

20190406 224933 0001 1948821

Essa brincadeira é tradicional do Estado da Amazônia e é uma ótima opção para aqueles que procura jogo em grupo. Para quem não conhece o Curupira é um personagem do Folclore Brasileiro, ele é descrito como um menino de cabelos vermelhos e pés para trás, o objetivo do Curupira era proteger as matas.

Recursos para a Brincadeira:

  • Lenço.

Passo a passo da Brincadeira:

  1. A brincadeira se dará inicio quando o Curupira for escolhido. Com a ajuda do lenço os olhos do Curupira deverá ser vedado.
  2. Os demais participantes deverão formam um círculo em volta do Curupira. Um por vez, cada participante deverá perguntar: – “Curupira, o que é que você perdeu.”
  3. O “Curupira” deverá responder qualquer coisa, como, por exemplo:boneca, árvore, porta.
  4. O participante vendado deverá responder qualquer coisa e tira a venda. Nesse momento, o “Curupira”, ao notar que não vai ganhar a comida que deseja, o Curupira sai correndo atrás dos demais participantes. O primeiro participante a ser pego se torna o novo Curupira.

 Brincadeiras da Região Norte – Perna de pau

20190406 225105 0001 1453742

Antigamente essa brincadeira era realizada com lata de leite em pó amarrada com uma cordinha. Porém, com o passar do tempo esse material foi substituído por ripas ou até mesmo com por cabo de vassoura.

Recursos para a Brincadeira:

  • 2 Ripas;
  • 2 Tacos de madeira;
  • Pregos;
  • Martelo.

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Para construir as pernas de pau, será necessário pegas as 2 ripas e em cada uma pregar o taco, pois desta forma, servirá de apoio para o pé.
  2. De inicio será aconselhável ficar marchando, até possuir equilíbrio suficiente até as pernas se acostumarem. Se houver desiquilíbrio, deve-se cair para a frente usando as mãos para amortecer a queda, então, recomenda-se que de inicio as brincadeiras sejam realizadas na grama..

 Brincadeiras da Região Norte – Macaca

A Macaca em muitas cidades é conhecida como Amarelinha. Junte a turma, desenhe a Macaca no chão e se divirtam.

Recursos para a Brincadeira:

  • Giz;
  • Pedra(pequena).

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Pegue o giz e faça um o desenho da macaca no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. Na ponta do número 1 faça um círculo e escreva TERRA e faça o mesmo no número 10 e escreva CÉU.
  2. A criança joga uma pedra na primeira casa (1) e, em um pé só, pule o círculo (céu) e a primeira casa, continue pulando e vai até a última e na volta, pegue a pedra do chão.
  3. Na próxima rodada, jogue a pedra na casa 2 e vai até o fim intercalando os pés (1 e 2). E assim sucessivamente. Não pode colocar os pés na casa na qual a pedra está e nem errar a casa. A primeira pessoa que chegar no Céu, ganha a competição.

 Brincadeiras da Região Norte – Buraco

20190406 225312 0001 5580615

As crianças da Região Amazônica, utilizam os caroços de do fruto de Tucumã (fruta tipica da região Norte) esse caroços funcionam como uma especie de bolinhas e gudes.

Recursos para a Brincadeira:

  • Caroços de Tucumã

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Os participantes terão que fazer 3 buracos no chão de terra, cada buraco têm que ser feito a uma distância de três passos um do outro.
  2. Cada participante terá que dar três passos para longe do buraco e a brincadeira se iniciará, quando os participantes iniciarem o lançamento do seu caroço no primeiro  buraco.
  3. Se todos acertarem o caroço no buraco na mesma jogada, partem para o segundo buraco com as mesma regras. Quem chegar primeiro no terceiro buraco, vence a partida.

 Brincadeiras da Região Norte – Gato e Rato

Que tal se exercitar um pouco? Com a brincadeira o Gato e Rato será possível pular corda e correr muito para não ser pego.

Recursos para a Brincadeira:

  • Corda

Passo a passo da Brincadeira:

  1. A brincadeira terá inicio quando dois participantes batem corda, um terceiro pula a corda (RATO) e o quarto participante que terá que ficar fora da corda será o GATO.
  2. O rato terá que sair para fora da corda para dar uma volta, será nessa hora que a perseguição começa. O gato terá que correr atrás do rato. Os participantes que batem a corda nunca podem parar de bater a corda. Se o rato voltar será salvo de novo.

 Brincadeiras da Região Norte – Roubando Melancias

A brincadeira Roubando Melancias tem o Estado de origem a Rondônia. Essa é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos.

Recursos para a Brincadeira:

  • Quintal.

Passo a passo da Brincadeira:

  1. O ideal é realizar essa brincadeira na grama, pois dará a impressão de uma “plantação”. O participantes terão que dar inicio na brincadeira e decidir quem será o Ladrão, dono da plantação e as melancias.
  2. As “melancias” devem ficam agachadas no chão e quando abordadas pelo “ladrão”, essas devem dar o braço e acompanha-lo. O “ladrão” deve  levar as “melancias” da plantação para uma área demarcada.
  3. Por sua vez, o dono da “plantação” deve salvar as melancias, evitando que o “ladrão” as levem. O jogo acaba quando o ladrão consegue levar todas as melancias para o seu lado.

 Brincadeiras da Região Norte – Quatro Cantos

20190406 225752 0001 1758814

Essa brincadeira é muito praticada pelas meninas e é uma ótima opção, pois poderá ser praticada em qualquer lugar. A brincadeira somente poderá ser feita se houver 5 participantes.

Recursos para a Brincadeira:

  • Giz.

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Utilizando um giz, faça um quadrado no chão. Cada criança, ficará uma em cada canto  do quadrado. Nessa brincadeira as crianças terão que ficar mudando de lugar e a quinta criança que ficar no meio do quadrado, terá que tentar que ocupar um canto.
  2. Quando esse quinto participante conseguir ocupar este canto, quem ocupava aquele canto passa para o meio.

Brincadeiras da Região Norte – Bolinha de Gude

Alguns anos atrás essa brincadeira era tradição entre as crianças, principalmente entre os meninos, porém com o avanço da tecnologia essa brincadeira está desaparecendo da infância de muitas crianças. Que tal apresentar essa brincadeira para as crianças? Aproveite e se divirtam.

Recursos para a brincadeira:

  • Bolinha de Gude

Passo a passo da brincadeira:

  1. Essa brincadeira é super simples, antes de iniciar a brincadeira será necessário com a ajuda de um giz, fazer um círculo ou um triângulo no chão e dentro desse desenho colocar toda as bolinhas.
  2. Coloque as bolinhas de gude entre os dedos polegar e indicador e com a ajuda do polegar faça a bolinha pegar impulso para acertar as bolinhas do outro jogador. O intuito do jogo é acertar as bolinhas ou somente tentar chegar mais perto possível do alvo desenhado no chão.

Até a próxima!

Independente de sua região, apresente essas brincadeiras para as crianças e leve a tradição de brincadeiras da região Norte para o seu Estado.