10 Brincadeiras da Região Sudeste

9

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da região sudeste do Brasil que com toda certeza irão te surpreender e divertirão todos.

10 Brincadeiras da Região Sudeste

A região Sudeste engloba os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Cada Estado possui características distintas,seja no modo de falar, vestimentas, culinária e até mesmo nas brincadeiras.

Abaixo foi selecionados as 10 principais brincadeiras da Região Sudeste, algumas brincadeiras é conhecida em todo território brasileiro, outras nem tanto. Então, com essas dicas será possível você levar para a sua região as brincadeiras tipicas da Região Sudeste.

Brincadeiras da Região Sudeste – Vaca Amarela

Diz a lenda, que essa brincadeira teve origem na cidade de São Paulo. Essa brincadeira é muito simples, junte os amigos e cante a música, será um momento que de descontração e de muitas risadas.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

1.Junte os amigos e cante a seguinte música:

“Vaca amarela pulou a janela
Fez cocô na panela
Mexeu, mexeu, mexeu
Quem falar primeiro come todo o cocô dela
Um, dois, três, cala a boca japonês
Chinês, fecha os olhos de uma vez.”

2. O participante que falar alguma palavra sai da brincadeira e o último que ficar ganha a brincadeira.

Brincadeiras da Região Sudeste – Rouba Bandeira

Essa brincadeira tem cheirinho de infância, quando as crianças se reuniam na rua para brincar até tarde. Reúna seus amigos, faça um time e divirtam.

Recursos para a brincadeira:

  • Lenço.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Faça uma risca no chão utilizando um giz, desta forma, as equipes ficaram separadas. Atrás das equipes ficará a bandeira (lenço).
  2. Divida os participante em dois times e cada time terá que montar uma estratégia  para atravessar o campo do seu adversário e assim roubar a bandeira, porém a missão é não ser pego.
  3. O jogador que for pego, será capturado e ficará congelado no território do adversário, porém poderá se mover quando alguém do time o tocar. Este por sua vez terá que correr para o campo do seu time.
  4. A equipe que conseguir pegar a primeiro a bandeira do time adversário ganha.

Brincadeiras da Região Sudeste – Cobra Cega

Essa brincadeira teve origem na cidade de São Paulo, essa brincadeira é super divertida. A dica é que a brincadeira seja realizada em um espaço que não contenha moveis ou outros objetos, assim ninguém correrá o risco de alguém se machucar.

Recursos para a brincadeira:

  • Lenço.

Passo a passo da brincadeira:

  1. A brincadeira se iniciará quando um dos participantes escolhido para ser a Cobra Cega vedar os olhos e rodar em torno de dez vez. A cobra cega saíra atrás dos outros participantes e a quem for pego, vira a nova cobra-cega.

Brincadeiras da Região Sudeste – Taco

Essa brincadeira era muito tradicional das ruas da capital de São Paulo, infelizmente, essa brincadeira deixou de ser tradicional. Que tal, aproveitar um dia que esteja ensolarado e apresentar para as crianças e socialização delas.

Recursos para a brincadeira:

  • Taco;
  • Garrafa pet;
  • Bolinha de tênis.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Os participantes terão que se dividirem 2 grupos: Os rebatedoras e os lançadores.
  2. Dois participantes são os rebatedores que ficaram com o taco de madeira protegendo as bases(Garrafa pet).Quando os rebatedores tiram o taco do chão, os lançadores podem chutar a base ou lançar a bola de tênis
  3. Caso consigam quebrar a defesa dos rebatedores e derrubar a base, esse ficam com o taco ou se os rebatedores jogarem a bola longe por cinco vezes, esse ganham o jogo e troca de lugar com os lançadores.

Brincadeiras da Região Sudeste – 16 Bolinhas de Gude

Essa brincadeira é de origem da cidade de Lavras, do estado de Minas Gerais, essa brincadeira é ótima para as crianças criarem noção de espaço e poderá também aperfeiçoar a força e velocidade.

Recursos para a brincadeira:

  • Bolinhas de Gude

Passo a passo da brincadeira:

  1. As crianças terão que colocar as 16 bolinhas sobre uma mesa, e depois no par ou ímpar poderá decidir que começará o jogo;
  2. O jogado que acerta as bolinhas ficam com elas e vencerá o jogo aquele que acertar mais  bolinhas.

Brincadeiras da Região Sudeste – Serra, Serra, Serrador

Originária de Curvelo, Minas Gerais, essa brincadeira é feita pelos avós com seus netinhos, porém nada impedi que também seja com qualquer criança.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. As crianças se colocam de frente uma com a outra e se dão as mãos. Feito isso, elas ficam balançando os braços(indo e vindo) e cantam a seguinte:“Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?”.
  2. Uma das crianças diz um número e as duas crianças, sem soltarem as mãos, dão um giro completo, ainda de mãos dadas. Elas giram até completar o número que foi escolhido.

Brincadeiras da Região Sudeste – Escravo de Jó

A brincadeira escravo de Jô teve origem em uma cidade do interior de São Paulo, chamada Tatuí. Essa brincadeira é super simples e fácil de ensinar para as crianças.

Recursos para a brincadeira:

  • Qualquer objeto.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Todas as crianças terão que fazer um círculo, de preferência sentados em uma superfície plana.
  2. Com um objeto nas mãos, os participantes devem passa-lo para o participante do lado e assim a brincadeira seguirá ao ritmo da seguinte canção de roda:

“Escravos de Jó jogavam caxangá.
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira. Põe. Deixa ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.”

3. Essa brincadeira não terá perdedores ou ganhadores, é uma ótima opção para as crianças conhecerem cantigas de rodas e para socialização.

Brincadeiras da Região Sudeste – Pipa

Quem quando criança nunca soltou pipa? Para quem não sabe, essa brincadeira teve origem na cidade de Itanhaém – São Paulo. A Pipa pode ser adquirida em bazar ou lojinhas especializadas em Pipas. Para quem deseja fazer sua própria Pipa, segue abaixo o passo a passo.

Recursos para a brincadeira:

  • Varetas de madeira;
  • Papel de seda;
  • Cola;
  • Linha de Pipa;
  • Sacola plástica.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Pegue 3 varetas e posicione uma vareta na vertical e duas na horizontal, amarre-as com a linha em todas as suas extremidades(o ideal é fazer várias voltas, assim ficará bem presa. Pronto a armação ficou pronta!
  2. Utilizando a cola, passe-a em todos os lados das três varetas;
  3. Para encapar a Pipa, pegue o papel de seda, e centralize, e utilizando a cola, vá passando-a pela armação, e com uma tesoura retire todo o excesso da seda e cole novamente os excessos para dar uma boa aparência na pipa;
  4. Com a linha amarre as duas extremidades e assim você tem o estirante, pois, desta forma, a Pipa voará;
  5. A rabiola será feita com a sacola plásticas em pequenos pedaços. Com um nó simples, prenda os pedaços do plástico na linha do carretel. Quanto maior a pipa, maior será a rabiola.
  6. Pronto! É somente seguir essas dicas e colocar a sua pipa para voar.

Brincadeiras da Região Sudeste – Briga de Galo

Nessa brincadeira ninguém irá brigar, quem tiver um bom palpite vencerá a “Briga de Galo”

Recursos para a brincadeira:

  • Tecidos coloridos ou TNT coloridos.
  • Giz;
  • Fita crepe

Passo a passo da brincadeira:

  1. Essa brincadeira é realizada dupla ou em mais pessoas, com o giz faça um círculo de 3 ou 4 metros de diâmetro e coloque as crianças frente a frente dentro desse círculo, os participantes ficarão de frente a frente.
  2. Peça para os participantes fecharem os olhos. Agora, fixe com fita crepe uma tira de tecido nas costas de cada uma. Depois, peça para abrirem os olhos e colocarem os braços para trás.
  3. Vencerá o jogo quem descobrir primeiro a cor do tecido que está fixado nas costas do adversário; para tanto, não poderá usar as mãos nem sair desse círculo.

Brincadeiras da Região Sudeste -Amarelinha em Caracol

Quem não gosta de brincar de Amarelinha, e se for Amarelinha em Caracol, melhor ainda. A Amarelinha em Caracol foi criada em Minas a criançada de lá quis inovar e tornou a Amarelinha tradicional em uma brincadeira desafiadora e dinâmica.

Recursos para a brincadeira:

  • Giz.
  • Pedra(pequena)

Passo a passo da brincadeira:

  1. Utilizando o giz, desenhe uma amarelinha no chão em forma de caracol. Para participar da brincadeira,os participantes terão que formar uma fila.
  2. O primeiro da fila deve jogar a pedra na casa de número um, desta forma, as crianças devem pular essa casa com um pé só, indo para a casa dois. Os participantes deverão pular todas as demais casas saltando com o mesmo pé. Ao chegar ao final da amarelinha, no centro do desenho, colocam-se os dois pés no chão. Dá-se meia volta, então, novamente, pula-se com apenas um pé, fazendo a volta do percurso. O mesmo processo deve ser repetido com os demais jogadores que estiverem na fila.
  3. Na segunda rodada será diferente, todos os participantes jogam a pedra na casa dois e assim por diante.
  4. Ganhará o jogo quem não pisar na linha ou na casinha em que a pedra está, se jogar a pedra no número errado ou se pisar com os dois pés em uma casa.O jogo somente terminará quando restar apenas uma criança na brincadeira.

Até a próxima!

Que você possa curtir essas brincadeiras e apresenta-las para quem ainda não conhece, com certeza as pessoas irão gostar.