Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da Região Sul que com certeza te surpreenderão.

10 Brincadeiras da Região Sul

A tecnologia cada dia vez mais, vem tomando espaço dessas brincadeiras regionais. Muitas brincadeiras que antes eram lembradas, hoje não existe mais. Que tal, apresentar essas brincadeiras para as crianças? Nada melhor que resgatar as brincadeiras de infância.

Quem não gosta de brincar? Normalmente quando crianças nem imaginamos que algumas brincadeiras são tipicas de alguma determinada região.

Já citamos diversas brincadeiras divertidas da região Norte. Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da região Sul  que com certeza te surpreenderão.

Brincadeiras da Região Sul – Corrida de Saco

Essa brincadeira é conhecida em muitas regiões do Brasil, porém ela é originária de Santa Catarina. Ótima brincadeira para aqueles dia ensolarado ou para animar uma festa.

Recursos da brincadeira:

  •  Sacos de estopa, sacos de tecido, sacos de batata ou de arroz.
  • Apito.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Antes de iniciar a brincadeira será necessário demarcar no chão a Largada e a Chegada. Os participantes terão que vestir os sacos e segurar o saco com as mãos, desta forma, será possível manter o equilíbrio para saltar ou pular.
  2. Ao soar do apito, durante a corrida, os participantes terão que manter as pernas no saco até alcançar a linha de chegada.
  3. Ganhará a corrida quem primeiro cruzar a linha de chegada.

Brincadeiras da Região Sul – Caiu na rede é peixe

Em outras regiões do Brasil, essa brincadeira também é conhecida como pega-pega corrente.Ótima opção para crianças e adultos interagirem.

Recursos da brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Um participante terá que ser escolhido para ser o pegador, para dar inicio a brincadeira.
  2. A pegador deverá correr atrás dos outros participantes para tentar pegá-los, nesse tempo os participantes correm para não ser pego. Quem for encostado pelo “pegador”,  ficará de mão dada com ele, formando uma corrente para tentar pegar o restante dos participantes. Cada um que é pego passa a fazer parte da rede.

10 Brincadeiras da Região Sul – Coelho sai da toca

Ótima brincadeira para as crianças, pois é simples e não precisa de materiais para executa-las. Basta usar a imaginação e um espaço para executá-la.

Recursos da brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente será necessário dividir as crianças em trio, duas delas irão formar, a toca é feita quando a dupla junta as mãos e desta forma será formado a toca e a outra criança será o coelho.
  2. A criança que sobrar será o “coelho” sem toca, e para a brincadeira ter inicio, esse coelho esse deverá deverá gritar: – “Coelho sai da toca!”. Os coelhos que possuem tocas, precisam trocar de toca, enquanto a que gritou deve tentar roubar a toca de alguém.
  3. Se esse coelho sem toca conseguir roubar a toca de algum entocado,
  4. O coelho que ficou sem toca passa a gritar no centro do espaço. Caso grite “toca troca de lugar”, as tocas devem trocar de coelho.

 Brincadeiras da Região Sul – Carne Crua

A brincadeira Carne Crua, porém de carne crua não em nada! Essa brincadeira é típica do Estado do Paraná,  basta ter uma bola e um ótimo espaço para se divertirem.

Recursos da brincadeira:

  • Bola

Passo a passo da brincadeira:

  1. A pessoa escolhida começa jogando a bola em algum dos participantes. Se acertar, o participante que levou a bolada “vira repolho” (se abaixa). Se não acertar, o adversário pode pegar a bola e tentar acertá-lo de volta.
  2. O jogador que virar repolho pode tentar acertar os outros  participantes com a bola ou mesmo tentar pegar nas pernas dos outros com as mãos.
  3. Ganha a brincadeira o jogador que ficar por último.

Brincadeiras da Região Sul – Chocolate Mandolate

Que tal apresentar essa brincadeira típica de Porto Alegre para as crianças da sua região. Com certeza as crianças irão gostar dessa brincadeira.

Recursos da brincadeira:

  • Corda.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Dois participantes começam a brincadeira, enquanto um terceiro pula.
  2. Quem estiver batendo corda, terá que dizer o seguinte verso. No “cho-co-la”, quem está no meio continua pulando.
  3. No “te”, o participante terá que se abaixar, enquanto a corda passa por cima.
  4. Os participantes terão que bater a corda e dizer: “Man-do-la-te”. O participante continua abaixado no “man-do-la” e se levanta no “te” para pular.
  5. A brincadeira segue até o participante errar, quando errar dará a vez para outra criança.

10 Brincadeiras da Região Sul – Conebol

Dessa vez, a cidade de Caxias do Sul é responsável por apresentar essa brincadeira. Ótima brincadeira para as crianças utilizarem a criatividade.

Recursos da brincadeira:

  • Folhas de papel grosso;
  • Lápis de cor;
  • Tampinhas de garrafa;
  • Cola;
  • Grampeador.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Pegue a folha e utilizando os lápis de cor e pinte ambos lados. Enrole este papel de uma ponta a outra, assim formando um cone.
  2. Depois do cone formado, cole a folha e utilize o grampeador para que fique bem preso.
  3. A brincadeira se iniciará  quando for jogado a tampinha de garrafa para cima, nesta hora terá que tentar fazer com que essa tampinha  caia dentro do Conebol.

Brincadeiras da Região Sul – Mundo Animal

Essa brincadeira é super simples e não há necessidade de material. Essa brincadeira é semelhante da brincadeira do STOP, porém, é brincado com dedos.

Recursos da brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Os participantes terão que dizer todas  “mun-do-a-ni-mal” e colocam ao mesmo tempo, um número qualquer com os dedos da mão.
  2. Os números mostrados pelos participantes serão somados para saber qual é a letra correspondente no alfabeto. Por exemplo: se um coloca três e o outro dois, dá cinco. Cinco é a letra “e” (a é 1, b é 2, c é 3…).
  3. Quando souberem a letra, as crianças têm que dizer rápido o nome de um animal com “e”. Quem disser primeiro, ganha.

 Brincadeiras da Região Sul – Pico Picolé

Quem nunca brincou dessa brincadeira na sua infância? Que tal apresentá-la para as crianças,ótima brincadeira para interagir meninos e meninas.

Recursos da brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Enquanto cantam a canção “Pico picolé, que sabor você quer?”, todos os participantes deverão ficar com as mãos fechadas.
  2. A pessoa responsável por dar inicio à brincadeira irá bater sobre as mãos fechadas dos colegas. Quando a música termina, o participante cuja mão foi batida por último tem que escolher um sabor de picolé.
  3. Depois, a pessoa que comanda vai cantar o sabor escolhido batendo nas mãos dos outros de acordo com as sílabas da palavra (Por exemplo: a-ba-ca-xi).
  4. A pessoa que for receber o tapa na última sílaba deve por a mão para trás. Quem ficar com as duas mãos para trás é eliminado.
  5. O último que ficar ganha a brincadeira.

 Brincadeiras da Região Sul – Derrete manteiga

Hora de saber quem será a manteiga derretida, com certeza as crianças gostarão dessa opção de brincadeira.

Recursos da brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Uma das crianças é escolhida para ser o pegador.
  2. Aquele participante que for tocado pelo pegador tem que se derreter (abaixar) devagar.
  3. Se outro jogador tocar naquela que está derretendo antes que chegue ao chão, ela está salva e pode voltar a correr.
  4. Se não for salva antes de chegar ao chão, vira o novo pegador.

Brincadeiras da Região Sul – Espirrobol

A dupla que tiver mais agilidade e rapidez ganhará essa brincadeira.

Recursos da brincadeira:

  • Corda;
  • Bola de Vôlei;
  • Saco de rede.

Passo a passo da brincadeira:

  1. A brincadeira terá inicio quando for formado duas duplas, cada dupla formará um time.
  2. Primeiro, os participantes colocam uma bola de vôlei dentro de um saco de rede e amarrará  a ponta com uma corda grande. A outra ponta da corda tem que ser presa na parte de cima de um poste.
  3. Para jogar, cada time deve se posicionar de um lado e bater na bola com uma das mãos, para que a corda vá se enrolando no poste. Os participantes devem se defender e fazer com que a corda enrole para o outro lado.
  4. Ganhará a equipe que conseguir enrolar toda a corda no poste, até a bola não se mexer mais.

Até a próxima!

Agora que você já aprendeu novas brincadeiras típicas da Região Sul, está na hora de coloca-las em pratica e apresentá-las para as crianças de sua região.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.