Neste post, você encontrará diversas brincadeiras de recreação educação infantil que com toda certeza te surpreenderão e divertirão a criançada.

10 Brincadeiras de Recreação Educação Infantil

Sempre é bom brincar, devido à sua simplicidade de material, essas brincadeiras são feitas por crianças. Essas brincadeiras contribui em vários aspectos que contribui para o desenvolvimento infantil, tais como: aprendizagem, coordenação, integralização, entre outros.

Essas brincadeiras são livres de regras e necessariamente não precisa de algum brinquedo, o que proporciona uma certa liberdade para as crianças usarem a imaginação que gera uma fonte de conhecimento.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Formação de Palavras

Ótima opção para ser realizada em sala de aula, pois, é possível praticar a didática das crianças que estão sendo alfabetizadas.

Recursos para a brincadeira:

  • Lousa;
  • Giz;

Passo a passo da brincadeira:

  1. Divida a turma em trés grupos com números iguais de componentes.
  2. O professor será responsável  em escrever uma palavra chave na lousa e por meio desta palavra chave, cada grupo terá que conseguir o maior número de palavras  possíveis.

Exemplo:COMPUTADOR – palavras possíveis: dor, tatuador, com, cama,dado, etc.

3. O grupo no qual fizer o maior número de palavras vence a atividade.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Mimicas de Animais

Uma ótima opção de brincadeira para ensinar as crianças a aprender e diferenciar os animais através dos gestos.

Recursos para a brincadeira:

  • Cartolinas;
  • Recortes de animais;
  • Cola.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Recorte vários pedaços de cartolinas e cole em cima os recortes dos animais.
  2. Separe os alunos em grupos, o aluno que iniciará a brincadeira, deverá pegar um papel, visualizar a imagem e sem realizar nenhum tipo de som, deverá imitar o animal que foi sorteado.
  3. O grupo que acertar o maior número de animais, vencerá o jogo!

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Bom dia

Com essa brincadeira é uma ótima opção para a integralização das crianças e ajudará os participantes ser mais perceptivos através da audição.

Recursos para a brincadeira:

  • Lenço

Passo a passo da brincadeira:

  1. As crianças formam um círculo com as mãos dadas. Uma das crianças é escolhida para ficar no interior do círculo e com a ajuda do lenço a criança escolhida será vendada.
  2. O círculo das crianças irá fará movimentos para esquerda ou direita. Quando a criança do centro do círculo bater o pé no chão esse círculo irá parar de girar.
  3. O participante do centro apontará para um jogador e este dirá “Bom dia”. O participante do centro terá que reconhece-lo pela voz e dizer seu nome.
  4. Caso erre, ainda terá o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando, o que foi apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda, do contrário, o jogo prosseguirá até que o do centro, fazendo novamente parar o círculo mencionar acertadamente o nome do participante.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Pega-Pega os Pares

Os participantes terão que ter muita agilidade, rapidez e coordenação motora para participar dessa brincadeira.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Os participantes terão que ser separados em duplas, a criança que ficar sem par este será o “perseguidor”.
  2. As duplas terão que correr para fugir do “perseguidor”, pois este perseguirá os participantes, afim de segurar alguém e este que o “perseguidor” segurar, será seu par. E assim o jogo prosseguirá.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Carniça Lúdica

O nome dessa brincadeira pode assustar um pouco, porém, ela nada mais é que a brincadeira do trenzinho. Essa brincadeira é bem simples, e não é necessário nenhum material.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. As crianças formará um “trenzinho” e te que ficar atenta ao sinais do professor.
  2. Ao primeiro sinal  do professor esse “trenzinho” irá ase locomover. Ao segundo sinal, os quatro primeiros componentes se abaixam e o último salta sobre os demais, até chegar à frente para ser o maquinista do trem, recomeçando a atividade.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Corrida de Sapatos

Brincadeira ideal para fazer quando estiver muitas crianças reunidas, pois será mais divertido a corrida de quem calçará o sapato mais rápido.

Recursos para a brincadeira:

  • Sapatos das crianças;
  • Giz.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Para dar inicio na brincadeira, separe as crianças em dois grupos, porém, com o mesmo número de participantes.
  2. Com a ajuda do giz, desenhe no chão 4 grandes círculos um distante do outro, um círculo ficará as crianças e os outros círculos os sapatos. Cada equipe ficará dentro do seu circulo.Todos os participantes deve tirar seus calçados e deixá-los dentro dos círculos. O responsável pela brincadeira deverá misturar bem os sapatos, assim dificultará na procura pelos pares.
  3.  Assim que a partida for dada as duas equipes devem correr até onde estão os calçados, encontrá-los, calçá-los e voltar para seus respectivos círculos.  Vence a equipe que cumprir a tarefa primeiro.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – O mestre mandou

Essa brincadeira é ótima para fazer com as crianças, pois elas terão que usar a imaginação para fazer diferentes tarefas.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Uma das crianças é escolhida para ser o Mestre e em fileira este Mestre ficará na frente de todas. A cada ordem o Mestre deverá dizer “O mestre mandou”.

Exemplo: O Mestre mandou, todos gritarem!

2. Assim, as crianças precisam estar bem atentas, pois caso errem serão eliminadas da brincadeira. Vence quem ficar até o final sem errar e conseguindo atender às ordens do Mestre.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Seu Lobo

Essa brincadeira foi inspirada no conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho, ela é bem simples e assim como a brincadeira do Mestre Mandou, as crianças terão que usar a imaginação.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Uma das crianças terá que ser escolhida para ser o Lobo, e este terá que ser esconder por perto.
  2. As outras crianças deverão ir até onde o lobo está escondido e então cantam: Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, está pronto seu lobo? Então o lobo responde: – Ainda não! Estou tomando banho.
  3. As crianças dão outra volta cantando novamente até chegar perto da casa: – Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, está pronto eu lobo? O lobo responde outra coisa: estou colocando a blusa e assim por diante cada vez o lobo dirá algo diferente que está fazendo, até quando estiver pronto. O lobo então sai sem falar nada atrás das crianças. A que ele conseguir agarrar será o próximo lobo.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Caixa das sensações

O intuito dessa brincadeira é trabalhar de diversas forma o sentindo do tato.O objetivo da brincadeira é que a criança consiga adivinhar o que pegou nas mãos.

Recursos para a brincadeira:

  • Caixa de papelão;
  • Lenço;
  • Objetos(lixas, botões, massinha gelatinosa, lápis, etc.)

Passo a passo da brincadeira:

  1. Utilizando uma fita adesiva, feche toa a caixa de papelão, e em uma das partes, abra um orifício suficiente para passar a mão de uma criança.
  2. Para deixar a brincadeira com mais emoção, mantenha com a ajuda do lenço os olhos das crianças vendados.

Brincadeiras de Recreação Educação Infantil – Macaco Cego

Com essa brincadeira será possível as crianças desenvolverem a audição, desenvolver a coordenação motora e ajudará a compreender a importância de ajudar o próximo.

Recursos da brincadeira:

  • Giz;
  • Lenço.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Com o número igual de participantes, separe as crianças em duas equipes. Cada equipe com a ajuda do giz, precisa desenhar no chão várias linhas entre o ponto de partida e de chegada.
  2. Definida o jogador de cada equipe que começará a partida e com a ajuda do lenço tampe os olhos de ambos.
  3. Ao sinal do início da partida os dois jogadores precisam chegar até o ponto de chegada sem pisar nas linhas com o auxílio de suas equipes que vão gritando onde não se pode pisar. Caso pise na linha o jogador deve voltar para o começo e vence quem concluir o percurso sem pisar nas linhas.

Até a próxima!

Espero que com esse post repleto de dicas, a hora da recreação educacional infantil seja muito mais divertida e prazerosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.