in

10 Brincadeiras evangélicas para crianças

10 Brincadeiras evangélicas para crianças 1

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras evangélicas para crianças que irão aproxima-las de Deus e compreenderão melhor a sua palavra. Confira a seguir.

10 Brincadeiras Evangélicas para Crianças

As crianças evangélicas são bastante curiosas pelo Reino de Deus, e muitas vezes, a forma como os líderes religiosos falam, elas não conseguem compreender claramente. Nada melhor do que falar sobre o reino de Deus na linguagem deles, brincando!

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras evangélicas para crianças que irão aproxima-las de Deus e compreenderão melhor a sua palavra. Confira a seguir.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Estátua

Para se dar bem nesta brincadeira, será necessária muita atenção das crianças, pois se houver um descuido, ela virará estátua!

Recursos para a brincadeira:

  • Papéis com nomes de personagens bíblicos.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Cada aluno receberá o nome de um personagem bíblico, que será sorteado. O professor chamará um dos personagens.
  2. O aluno, cujo personagem foi mencionado, deverá dar 3 passos para frente e dizer o seu nome.
  3. Caso o aluno demore em sair do lugar ou se disser o nome do personagem, deverá ficar em posição de estátua e permanecer assim, até que outro colega erre e permaneça no seu lugar.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Quem sou eu?

Essa brincadeira, além de promover socialização entre as crianças, irá mostrar como cada uma enxerga seu coleguinha, de modo que suas qualidades e características serão bem analisadas e descritas.

Recursos para a brincadeira:

  • Folha de papel;
  • Caneta;
  • Caixa enfeitada.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Os alunos deverão estar sentados em círculo. Cada aluno deverá escrever seu nome em um pedaço de papel e depositá-lo na caixa. O professor irá misturar bem os papéis.
  2. Em seguida, cada um retira um, fazendo uma descrição escrita do colega cujo nome ele tirou. A descrição deve ser bem curta.
  3. O professor pode estabelecer um tempo para a produção, avisando quando este tempo estiver quase esgotado. Recolhem-se todas as descrições que, a seguir, são lidas em voz alta.
  4. Atribuem-se pontos aos alunos que descobrirem o colega cuja descrição o professor está lendo.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Palavra secreta

O jogo da palavra secreta é muito versátil e pode ser adaptada para crianças de todas as idades e para diversas ocasiões. Além disso, suas próprias regras podem ser alteradas conforme o professor ache melhor.

Se você já jogou “perfil”, basta se guiar por ele. O professor deve escolher uma palavra para que as crianças acertem. As melhores palavras para este jogo são nomes e lugares, mas use sua criatividade à vontade.

Recursos para a brincadeira:

  • Folha de papel;
  • Caneta.

Passo a passo da brincadeira:

  1. A partir da palavra escolhida, o professor pode listar uma série de dicas para que se descubra qual é a palavra secreta. Recomenda-se que o professor liste de seis a dez dicas para cada palavra. Vamos a um exemplo de uma palavra secreta e suas dicas: 
    • Palavra secreta: José, do Egito 
    • Dica 1: Tinha muitos irmãos 
    • Dica 2: Morou no Egito 
    • Dica 3: Seu nome começa com J 
    • Dica 4: Foi preso 
    • Dica 5: Era hebreu 
    • Dica 6: Era o filho de Jacó 
  2. Neste caso, uma criança escolhe um número de um a seis. Por exemplo quatro. O professor lê a Dica 4 e depois pergunta se a equipe sabe qual é a palavra secreta. Se não souber, uma criança da outra equipe seleciona outro número.
  3. Vamos supor, número dois. O professor lê a dica número dois. Se alguém da equipe souber quem é e acertar, marca ponto, se errar, a outra equipe escolher mais uma dica e tem mais uma chance de acertar.
  4. E assim vai indo até que alguém acerte a palavra secreta. 

Brincadeiras evangélicas para crianças – Ovelha perdida

Essa brincadeira irá exercitar os sentidos das crianças, principalmente o da audição, muitas vezes que o mais utilizado pelos pequenos é a visão.

Recursos para a brincadeira:

  • Venda para os olhos;
  • Vara.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Uma criança é escolhida e seus olhos são vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor.
  2. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego.
  3. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Anel musical

Essa brincadeira com certeza irá surpreender a criançada, afinal, essa brincadeira é repleta de desafios e surpresas pelos quais as crianças não podem imaginar.

Recursos para a brincadeira:

  • Uma argola pequena;
  • Perguntas;
  • Música.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Escreva diversas perguntas, enrole-as e coloque-as uma de cada vez na argola.
  2. Ao som da música uma criança vai passando o anel de mão em mão. Quando a música parar o anel deverá ser deixado nas mãos de alguém.
  3. A criança que recebeu o anel deverá ler e responder a pergunta.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Quem está cantando? 

Outra dica de brincadeira com música é tocar uma música para que as crianças acertem quem canta. Mas esta brincadeira é melhor ser feita com crianças maiores. Além disso, seria importante que você mencione sempre que canta a música antes de tocá-la na rotina de sua aula. 

Recursos para a brincadeira:

  • Músicas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Após longas semanas mostrando músicas novas para as crianças, selecione um dia para fazer um feedback com elas.
  2. Apresente trechos de canções para elas e peça para que quem souber quem canta, responda o mais rápido possível.
  3. Para ficar uma brincadeira mais competitiva, divida as crianças em grupos. Vence quem acumular mais pontos.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Uma palavra uma música

Uma brincadeira que costuma fazer sucesso é dizer uma palavra para que as crianças cantem uma música cristã com aquela palavra.

Recursos para a brincadeira:

  • Músicas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Para crianças menores, diga palavras como Jesus, Pai, Deus, estrela, sol e outras palavras de músicas que você sabe que eles conhecem.
  2. É importante, no começo da brincadeira, explicar que a música precisa ser cristã, principalmente se a brincadeira for com crianças mais velhas.
  3. Para crianças com nove anos ou mais você pode escolher palavras um pouco mais desafiadoras, como fogo, glória, homem, mulher, vestes, bandeiras.
  4. Se a palavra for um verbo, você pode escolher se o verbo pode variar em sua conjugação ou não. Por exemplo, você dizer o verbo “amar” e diz que não pode ser “amou, amei ou amamos”, ou, pelo contrário, você diz o verbo “amar” e diz que também pode ser “amou, amei, amamos ou qualquer outra variação”. No geral, deixe que o verbo seja flexionado, pois a intenção das brincadeiras para culto infantil  é deixar que as crianças se divirtam. 

Brincadeiras evangélicas para crianças – Continue a música

Uma brincadeira comum é “continue a música”.  Essa brincadeira irá engajar a criançada e promover muita alegria.

Recursos para a brincadeira:

  • Músicas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, o líder deve tocar uma música e dar uma pausa em determinado momento.
  2. A criança que continuar corretamente a música marca um ponto. Uma dica para esta brincadeira é definir um mínimo de palavras a serem cantadas depois da Pausa.

Brincadeiras evangélicas para crianças – Treinando a leitura

O objetivo da criança é ler o texto sem errar nenhuma palavra. Não pode gaguejar ou se corrigir.

Recursos para a brincadeira:

  • Bíblia sagrada.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Chame uma criança para ler em voz alta um trecho que você já escolheu. Você pode escolher o versículo na sua bíblia mesmo.
  2. Selecione um versículo que tenha palavras difíceis.  Marca ponto quem conseguir ler o versículo sem errar.
  3. Este jogo é interessante para fazer os pequeninos treinarem a leitura e aprender novas palavras.
  4. Ao preparar a brincadeira, já escolha os versículos a serem lidos, pode ser de seis a doze ou catorze, depende de quantas crianças tem na sua sala. Não precisa ser uma para cada criança, mas tente fazer que boa parte delas participem. Procure o significado de palavras que eles podem não saber o significado. 

Brincadeiras evangélicas para crianças – Alguma coisa está errada…

Uma das brincadeiras bíblicas infantil mais fáceis de adaptar e improvisar é o da “frase errada”, ou “versículo errado”. Essa brincadeira irá despertar a atenção da criançada e deixarão elas com os ouvidos mais apurados.

Recursos para a brincadeira:

  • Bíblia sagrada.

Passo a passo da brincadeira:

  1. O professor pode escrever ou falar em voz alta uma frase ou um versículo bíblico com uma palavra errada. Por exemplo, “Pedro e Silas estavam orando quando um terremoto aconteceu e as celas da prisão se abriram”. Neste caso, quem responder primeiro que não era Pedro, mas sim Paulo que passou por esta situação marca o ponto.
  2. Você também pode escrever um versículo com uma palavra errada, como por exemplo, “O Senhor é meu pastor e nada me acontecerá”. Quem acertar que a palavra errada é acontecerá marca o ponto.
  3. Nesta brincadeira, quem acertar a palavra errada deve dizer qual a palavra certa, caso contrário o ponto não é válido e a outra equipe, ou outra criança, tem a chance de acertar a palavra certa e marcar o ponto. 

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de dicas de brincadeiras, você venha ter momentos de descontração com a criançada juntamente com o Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

Assistências Técnicas da Acer Espalhadas pelo Brasil 2

Assistências Técnicas da Acer Espalhadas pelo Brasil

Filme Online: Fantômas: O Falso Magistrado 1914 - Fantômas: The False Magistrate (1914) - Louis Feuillade

Filme Online: Fantômas: O Falso Magistrado 1914 – Fantômas: The False Magistrate (1914) – Louis Feuillade