Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para berçário que com certeza irá entreter os pequenos.

10 Brincadeiras para Berçário

A partir dos 2 anos as crianças ficam com a curiosidade cada dia mais aguçada, então haja criatividade para produzir sempre uma novidade, pois elas se cansam facilmente dos brinquedos que têm no quarto.

As brincadeiras aqui listadas são super fácil de fazer e não requer muitos matérias. Os matérias são facilmente encontrados em casa ou na escola, basta utilizar a imaginação para desenvolver a brincadeira.

Brincadeiras para berçário – Encontre a Tampa

Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças, esse jogo dos potes ainda ajuda na identificação de “grande e pequeno” e formas geométrica.

Recursos para a brincadeira:

  • Potes Plásticos.

Passo a Passo da brincadeira:

  1.  Para dar inicio na brincadeira é necessário colocar vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um.
  2. Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor, pois, as crianças terão um maior tempo na brincadeira.

Brincadeiras para berçário – Esconde – Esconde por debaixo do cobertor

Esta é uma brincadeira simples e corriqueira em muitas casas, mas que diverte bastante as crianças.Além de entreter as crianças, este esconde-esconde mexe com a imaginação, já que elas podem inventar que estão dentro de uma caverna ou cabana.

Recursos para a brincadeira:

  • Lençol ou Cobertor.

Passo a Passo da brincadeira:

  1.  Para dar inicio na brincadeira basta os pequenos se esconderem embaixo de um lençol ou cobertor para que a cama,sofá ou qualquer cantinho da casa vire uma verdadeira diversão!

Brincadeiras para berçário Picolé de Massinha

Qual criança não gosta de brincadeira de massinha? A massinha é uma brincadeira que agrada a todas as crianças. É sempre bom ter um cantinho da massinha em casa para os pequenos se divertirem à vontade. E, que tal fazer picolés de massinha?

Recursos para a brincadeira:

  • Massinhas;
  • Palitos de picolé;
  • Botões ou grãos de feijão.

Passo a Passo da brincadeira:

  1. Separe todos os itens da brincadeira e permita que as crianças utilizem a imaginação e deixem-as criar com a massinha monstros, animais, pessoas ou qualquer outra coisa que a imaginação da criança permitir.
  2. Após a criação ensine as crianças a colocarem a sua modelagem no palito de sorvete. Uma brincadeira que poderá ser feita é um “teatro” com essas modelagem, imite as vozes dos personagens preferidos das crianças, com certeza a brincadeira ficará mais divertida.

Brincadeiras berçário – Pegue o pompom

Uma ótima brincadeira de estímulo para se fazer com as crianças, porém,requer pouco tempo de preparo. É importante lembrar que a altura da fita deve ser de acordo com o nível de desenvolvimento motor da criança.

Recursos para a brincadeira:

  • Fita crepe;
  • Algodão colorido

Passo a Passo da brincadeira:

  1. Cole a fita crepe de uma extremidade à outra das paredes, sempre com o lado colante virado para baixo. É possível se criar uma teia, basta utilizar a imaginação para colar a fita crepe de formas diferentes.
  2. Utilizando as bolas de algodão coloridos, faça os pompons.Em seguida, fixe os pompons nas fitas e pronto! A brincadeira já poderá ter inicio.

Brincadeiras para berçário – Águas Coloridas

Com essa brincadeira é possível estimular as crianças a aprenderem os nomes das cores. Vamos misturar os corantes e se divertir.

Recursos para a brincadeira:

  • Corante de alimento;
  • Potes com água.

Passo a Passo da brincadeira:

  1. Essa brincadeira é super simples e não requer a utilização muitos objetos. Coloque água nos potes de acordo com o número de corantes
  2. Escolha um lugar da casa para a criança ficar bem a vontade para fazer a brincadeira. Estimule as crianças a colocarem o corantes no potes  e ensine-as as cores.

Brincadeiras para berçário – Pintura no chão

A brincadeira de desenhar fica diferente quando feita em locais diferentes. Então, experimente colocar um papel grande no chão para ver o que acontece!

Recursos para a brincadeira:

  • Papel;
  • Tinta guache;
  • Canetas coloridas;
  • Pincel

Passo a Passo da brincadeira:

  1. Para dar inicio a brincadeira, escolha um espaço da casa na qual as crianças possam brincar a vontade, pois, essa brincadeira pode causar sujeiras nos móveis.
  2. Coloque os papéis no chão e materiais para pintura e deixe as crianças usarem a imaginação para desenvolver as suas pinturas.

Brincadeiras para berçário – Pirata Trapalhão

Ótima brincadeira para socializar as crianças, fazer novas amizades e se divertirem. Essa brincadeira vai estimular a coordenação motora das crianças.

Recursos para a brincadeira:

  • Prendas;
  • Saquinhos plásticos.

Passo a Passo da brincadeira:

  1. Para executar a brincadeira é preciso colocar prendas dentro do saco plástico para ser o tesouro. Exemplo de prendas: balas e guloseimas dentro de um saquinho para ser o tesouro.
  2. Escolha alguma das crianças para ser o pirata. Sem que os demais vejam, ele vai esconder um tesouro. Depois de terminar, ele vai gritar “vamos ajudar o pirata trapalhão?”.
  3. A este sinal, as outras crianças vão começar a procurar. Quem encontrar o tesouro ganhará o brinde e será o próximo pirata.

Brincadeiras para berçário – O Dragão

Essa brincadeira é recomendada para maiores de 3 anos, pois requer coordenação motora das crianças.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui

Passo a Passo da brincadeira:

  1. As crianças deverão ser posicionados em fila indiana, com as mãos na cintura do colega que estiver na frente. A primeira criança da fila será a cabeça do dragão. Seu objetivo será pegar o último da fila, que será a cauda.
  2. Assim que autorizados pelo responsável, as crianças começarão a correr e a fazer movimentos para evitar que a cabeça pegue a cauda. Assim que isso acontecer, o primeiro e o último aluno podem ser substituídos por alguém do meio.

Brincadeiras para berçário – O mestre mandou

Essa é uma ótima opção para fazer com as crianças de 3 anos, pois é nessa fase na qual estão aprendendo a falar e a imitação pode gerar uma ótima socialização entre as crianças.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui

Passo a Passo da brincadeira:

  1. O responsável pela brincadeira irá escolher uma criança para ser o mestre, que irá ditar aos coleguinhas alguma ordem simples, como “o mestre mandou pular de um pé só”. As outras crianças deverão cumprir a ordem. Permanece na brincadeira quem conseguir executar todas as tarefas.

Brincadeiras para berçário Serra-Serra Serrador

Essa brincadeira é ótima para crianças de 2 anos e pode ser feita com bebês a partir dos 6 meses também.

Recursos para a brincadeira:

  • Não possui

Passo a Passo da brincadeira:

  1. Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:
    “Serra, serra, serrador
    Serra o papo do vovô!
    Quantas tábuas já serrou?
    Uma, duas, três!”
  2. Com certeza elas irão rir muito com essa brincadeira

 Até a próxima!

Com imaginação, criatividade e objetos encontrados em casa, é possível inventar muitas brincadeiras que estimulam o raciocínio e a concentração dos pequenos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.