Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para o dia da família, que com certeza trarão muita diversão e alegria para esse dia tão especial.

10 Brincadeiras para o Dia da Família 

O dia da Família no Brasil é comemorado no dia 8 de Dezembro e o dia Internacional da Família é comemorado dia 15 de Maio. Hoje a família pode ser constituída por pai, mãe, avós, sobrinhos, primos e etc. Desde pequenos as crianças aprendem aspectos fundamentais para um crescimento saudável, como o reconhecimento do outro, a noção de compartilhar e o respeito. Quando as brincadeiras acontece em família, ela irá favorecer os vínculos afetivos entre a família.

Aproveite as dicas deste post e reúna a família, pois, as brincadeiras aqui apresentadas, são simples e desta forma, será possível realiza-las em qualquer espaço. Aproveite o momento e faça desse momento um dia de muita alegria.

Brincadeiras para o Dia da Família –  Guerra de Bolinha de Papel

Nada melhor que fazer uma guerra da paz! Essa brincadeira é super simples e poderá usar material reciclável. Quanto maior o número de membros a brincadeira ficará mais divertida.

Recursos para brincadeira:

  • Jornal ou revistas;
  • Copo descartável;
  • Bexiga;
  • Tesoura;
  • Cola adesiva.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Pegue pedaços de jornais ou revistas velhas e amasse até virar bolinhas, está será a “munição”.
  2. Com o copo será possível criar um lançador de munição. Pegue o copo e com da ajuda tesoura retire o seu “fundo”.
  3. Corte a parte do fundo da bexiga e cole-a no fundo do copo descartável e amarre a sua ponta. Pronto seu lançador está pronto!
  4. Qualquer espaço pode virar o campo de “guerra” a brincadeira ficará mais divertida  se dividir as pessoas em times para ver quem consegue acertar mais bolinhas no alvo.

Brincadeiras para o Dia da Família – Câmera Quente

Essa brincadeira é super simples e arrancará muita gargalhada de todos. Sabe o jogo da batata quente? É parecido. Tudo o que você precisa é de uma máquina digital que tenha a função Timer. E para ficar mais divertido cante a cantiga da batata quente.

Recursos para brincadeira:

  • Câmera Digital.

Passo a passo da brincadeira:

  1.  A brincadeira se iniciará quando os participantes se sentarem em roda. Um dos participantes vai ficar responsável para ligar o “timer’ e partir daí a câmera vai rodar de mão em mão.
  2. A regra da brincadeira será segurar a câmera, mira-la para si e falar “um” antes de passar para o próximo. Quem estiver com a câmera na hora em que a foto for tirada paga uma prenda.

Brincadeiras para o Dia da Família – Acerte o Copo

Quem tiver sorte e boa mira ganhará a brincadeira. Quanto o maior número de participantes melhor, pois, a disputa pelo maior número de pontos será mais divertido.

Recursos para brincadeira:

  • Copos de acrílico (3 cores variadas);
  • Grãos de feijão.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Antes de iniciar a brincadeira, será necessário arrumar arrumar os copos no chão, coloque-os todos bem juntinhos.
  2. Cada cor representará uma pontuação diferente. Caso não possua copos com variação de cores, poderá fazer uma marcação usando adesivos.
  3. Feito isto, a brincadeira consiste em se posicionar a alguns metros dos copos e tentar acertar com os grãos. A distância vai depender da idade da criança.Cada criança terá a sua vez, e ao final de cada jogada será realizada a contagem da pontuação. Vencerá aquele que alcançará o maior número de pontos!

Brincadeiras para o Dia da Família – Tênis de Bexiga

Essa é brincadeira é super simples e poderá ser feita em qualquer lugar.Antes de iniciar a brincadeira certifique-se que não possua nenhum objeto em volta, pois, desta forma, ninguém irá se machucar.

Recursos para brincadeira:

  • Prato descartável;
  • Bexiga;
  • Palito de sorvete;
  • Cola adesiva.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente com a ajuda da cola adesiva, cole o palito no prato descartável.
  2. Cerifique que as bexigas estão todas com ar, pois, elas representará as bolinhas de tênis e os pratos descartáveis as raquetes.
  3. Todos ficarão animados em jogar uma partida de tênis.

Brincadeiras para o Dia da Família – Corrida de Avião

Quem nunca na infância fez seu próprio avião de papel. Ótima brincadeira para reunir a família e ensinar as crianças a fazer aviões de papel.

Recursos para brincadeira:

  • Papel velho;
  • Giz.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Utilizando o papel, ajude as crianças a fazerem aviões.
  2. No chão trace uma linha reta e a cada 30 centímetros e enumere na forma vertical (10, 20, 30…) esse desenho representará a pista de pouso dos aviões.
  3. Depois é só brincar de lançar para ver quem faz mais pontos.

Brincadeiras para o Dia da Família – Concurso de Desenho

Que tal um concurso de desenho? Porém, esse concurso é bem diferente, esse o participante não poderá levantar o lápis do papel. Esse concurso as crianças terão que utilizar a imaginação.

Recursos para brincadeira:

  • Papel sulfite;
  • Lápis.

Passo a passo da brincadeira:

  1. O responsável irá propor um tema para cada participante e os demais precisam fazer uma desenho sem levantar o lápis do papel.
  2. Aquele participante que retirar o lápis do papel, sairá da brincadeira.

Brincadeiras para o Dia da Família – Corrida de Algodão

A brincadeira consiste em transferir as bolas de algodão de uma vasilha para outra, porém, é somente possível utilizar uma das mãos. Ótima opção de brincadeira para integração de toda a família.

Recursos para brincadeira:

  • Bolas de algodão;
  • Colher;
  • Lenço;
  • Cronometro

Passo a passo da brincadeira:

  1. Em um espaço coloque cada vasilha uma em cada ponta e utilizando uma colher irá transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra.
  2. Quem transferir o maior número de bolas  dentro de um determinado tempo ganha. Lembrando que a regra é não utilizar a outra mão! As bolas de algodão são leves e com isso é mais fácil de cair, caso caia será necessário voltar ao inicio.
  3. Quem encher primeiro a vasilha é o vencedor!

Brincadeiras para o Dia da Família – Quem sou eu?

Quem tal um jogo de adivinhação? Ótima opção para interagir com o grupo e quem estiver mais criatividade e imaginação, vencerá essa competição.

Recursos para brincadeira:

  • Não possui.

Passo a passo da brincadeira:

  1. O jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. Exemplo: “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar?”.
  2. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta.
  3. A regra é que sejam feitas perguntas não quais cujas as respostas sejam sim ou não.
  4. Para variar na brincadeira, poderá usar pessoas ou personagens no lugar de animais.

Brincadeiras para o Dia da Família – Baile na Sala

Que tal depois do jantar promover um mini-balada com a família? Basta ligar o som, como músicas agitadas e botar o corpo para requebrar.

Recursos para brincadeira:

  • Música
  • Decoração (opcional)

Passo a passo da brincadeira:

  1.  Essa brincadeira é bem simples, basta reunir todos em casa e fazer um baile com muita música, para ficar ainda mais divertido, poderá ser feito uma decoração temática e cada um pode se fantasiar.
  2. Para ficar ainda mais divertido, podem inventar o concurso da dança mais esquisita, o baile dos bichos (onde cada um dança como se fosse um animal), siga o chefe dançando ou simplesmente pular a valer.

Brincadeiras para o Dia da Família – Passe a bolinha

Este tipo de brincadeira é perfeito para jogar com a família inteira! Quanto mais gente, melhor.

Recursos para brincadeira:

  • Bolinhas que pula;
  • Tubo de papel toalha ou papel alumínio;
  • Tesoura.

Passo a passo da brincadeira:

  1. A primeira coisa a fazer é  pegar um tubo e cortar ao meio, criando duas canaletas.
  2. Cada pessoa participante da brincadeira segura uma canaleta dessas. Coloque uma bolinha na canaleta e o objetivo é passar de um para o outro sem deixar cair.
  3. A brincadeira pode ter variações, como fazer o último da fila se mexer até ocupar o lugar do primeiro.

Até a próxima!

Brincar junto e em família fortalece os vínculos afetivos e constrói memórias de infância que a criança levará para a vida toda! Divirtam-se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.