Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para professores que com certeza irão ajudar a alinhar o grupo docente. Confira a seguir!

10 Brincadeiras para Professores

Professor ou docente é uma pessoa que ensina conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir e ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para o grupo de professores que farão total diferença na vida destes profissionais e até mesmo nas relações de trabalho.

Brincadeiras para Professores – Blocos Lógicos

Essa brincadeira tem como objetivo primordial frisar a  organização de sistemas lógicos de classificação. Construção das noções de conjunto; elemento e atributo. Inclusão, exclusão e pertinência.

Recursos para a brincadeira:

  • Cartolinas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, pegue a caixa com o material de blocos lógicos. Apresente o material às crianças para que classifiquem os blocos. Crie junto com os alunos os atributos que serão dados para os tipos de blocos existentes:
    • as quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
    • as duas espessuras: grosso e fino
    • os dois tamanhos: pequeno e grande
    • as cores: amarelo, azul e vermelho.
  2. Faça em cartolina um quadro. Primeiramente, escolha apenas um atributo (quadrada). Exemplo: separar apenas as peças quadradas.
  3. Peça aos alunos que separem os blocos de acordo com o atributo escolhido. Depois, vá acrescentando atributos à peça escolhida: vermelha, fina, pequena. Os alunos irão completar o quadro com a peça quadrada, pequena, fina e vermelha.
  4. Divida a classe em grupos e o primeiro que descobrir qual é a peça, ganha um ponto para o grupo.
  5. O aluno vai estimular a visão do objeto e lidar com sua imagem mental através de classificações dos atributos estabelecidos.

Brincadeiras para Professores – Anúncios Classificados

Essa brincadeira é um excelente método para identificar como cada professor se reconhece, como ele reconhece o seu trabalho.

Recursos para a brincadeira:

  • Folhas de papel;
  • Canetas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Em uma folha, cada professor deve escrever um anúncio classificado sobre ele mesmo. É preciso oferecer algum tipo de serviço, mas sem se identificar.
  2. Depois que todos escreverem seus anúncios, os classificados são colocados em uma parede. Os participantes da dinâmica têm 20 minutos para lê-los e tentar descobrir quem são as pessoas de cada um.
  3. Finalizados os 20 minutos, o coordenador da dinâmica deve fazer as seguintes perguntas:
    • Quem se reconheceu nos anúncios?
    • Quantas pessoas pensavam se conhecer mas não se reconheceram?
    • Como cada um se sentiu ao ver seu anúncio lido pelos outros?
    • O que falta paro grupo se conhecer melhor?

Brincadeiras para Professores – Nova Profissão

Será que os professores já se imaginaram em outra profissão? Essa brincadeira irá fazer com que o grupo docente se veja em outras posições na sociedade.

Recursos para a brincadeira:

  • Pedaços de papel.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Para cada professor, deve ser dado um papel com uma profissão inovadora. Alguns exemplos:  envernizador de escadas, pedicure de elefantes, designer de túmulos, redator de cartões de festas, afiador de agulhas de tricô, digitador de faxes, chofer de carruagem, pintor de rodapé, dentista de canários, soldador de trombone, entre outros.
  2. Depois dos papéis serem distribuídos, cada participante da dinâmica deve realizar uma apresentação de dois minutos sobre sua profissão, explicando a importância da existência deste profissional. Caso desejem, os professores podem fazer perguntas durante ou após a curta palestra.
  3. Após todos se apresentarem, os participantes devem se juntar e comentar sobre a profissão de professor. Quais foram as dificuldades? O que foi divertido? Tudo o que for julgado importante deve ser discutido. Depois, deve-se destacar a importância de um professor na vida dos alunos, com ênfase no papel como mestre.

Brincadeiras para Professores – Pelúcia

Esta brincadeira é simples e rápida, com certeza os professores irão se divertir com ela e despertaram mais sensibilidade com o próximo!

Recursos para a brincadeira:

  • Bicho de pelúcia.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, peça aos professores para que eles formem um círculo. Em seguida, entregue um bichinho de pelúcia, que deve passar por todos os integrantes. Cada um deve demonstrar concretamente seu sentimento, da forma que preferir, no bichinho.
  2. Depois, peça para que os professores façam o mesmo que fizeram com o bichinho na pessoa que estiver à direita. Finalizada a etapa, conversem sobre as reações e os sentimentos dos participantes da dinâmica com as demonstrações de carinho que receberam.

Brincadeiras para Professores – Presente de amigo

Essa brincadeira fará com que o grupo docente se sinta forte, com companheiros que sabem que podem contar.

Recursos para a brincadeira:

  • Folha de papel;
  • Caneta.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, divida o grupo de professores em subgrupos e em seguida, diga:
  2. Explique que muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo.
  3. Peça para os integrantes de cada grupo escrever uma mensagem para todos aqueles que estão no mesmo subgrupo. A carta deve ser honesta, escrita em primeira pessoa, com a opção de ser assinada ou não. No conteúdo, que tem como objetivo primordial provocar sentimentos positivos, oriente para que todos evitem elogios e características genéricas – para a atividade, o ideal é pensar nos pontos positivos e habilidades muito próprios de cada pessoa, que a tornam única.
  4. Depois que todos escreverem suas mensagens, peça para que os participantes a dobrem e coloquem o nome da pessoa para quem é a carta do lado de fora do papel. Recolha-as e entregue para cada destinatário.

Brincadeiras para Professores – Troca de segredos

Essa brincadeira é bem simples e fará com que o grupo docente reflita sobre suas atitudes e que cada pessoa tem suas particularidades.

Além disso, troca de segredos é um excelente método para aproximar um grupo e tornar um vinculo maior, afinal, segredos fazem que criemos mais empatia e mais afeição.

Recursos para a brincadeira:

  • Folha de papel;
  • Caneta.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Cada professor recebe um pedaço de papel e um lápis. Na folha, sem identificar o nome (a não ser que ele deseje), deve ser escrito algum problema, angústia ou dificuldade pela qual está passando e não consegue expressar.
  2. O condutor da dinâmica pega os papéis dobrados e os distribui aleatoriamente pelo grupo. Cada integrante deve tentar solucionar o problema como se fosse seu.
  3. Depois de um certo intervalo de tempo, definido pelo instrutor da atividade, cada integrante deve explicar para o grupo, em primeira pessoa, qual problema que recebeu e qual foi a solução que ele definiu para a situação. Em seguida, todos se juntam para um debate, em que se deve questionar como foi explicar e sentir o problema do outro.

Brincadeiras para Professores – Ano Letivo

Precisa de uma brincadeira para o início do ano letivo? Esta é ideal!

Recursos para a brincadeira:

  • Sala ampla.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Peça para os professores formarem duplas com pessoas que não conhecem muito bem ou não tenham muita convivência.
  2. Em seguida, oriente para que eles conversem por cerca de dois minutos e dividam uma meta pessoal e profissional para o novo ano.
  3. Depois da conversa, peça para cada pessoa apresentar o que o colega da dupla lhe disse. A atividade contribui para que o grupo se conheça melhor e esteja motivado para um bom ano.

Brincadeiras para Professores – O Barco

Essa brincadeira é um excelente recurso para trabalhar a comunicação do grupo de trabalho, o grupo docente.

Recursos para a brincadeira:

  • Sala ampla.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Se comunicar assertivamente é preciso, ainda mais quando trabalhamos em ambientes coletivos, onde a integração é essencial à construção de bons resultados. Neste sentido, essa brincadeira é um poderoso instrumento de conscientização sobre o valor da comunicação positiva no ambiente de trabalho dos nossos mestres.
  2. Para realizá-la o material a ser usado serão apenas folhas de papel em branco e um cronômetro. Para iniciar o exercício, as pessoas devem ser divididas em três grupos. Inicialmente, cada grupo deve receber 10 folhas e o objetivo é fazer um barquinho do tamanho de acordo com as recomendações que vão receber.
  3. Ao todo serão 10 minutos de brincadeira e a todo o momento os grupos devem ser monitorados por supervisores que avaliarão se eles estão ou não segundo as regras. Nos primeiros três minutos o grupo não poderá se comunicar verbalmente, de forma nenhuma, deverá usar apenas mímica e terá que usar sua criatividade para se entender e decidir como ou quem irá fazer o barco.
  4. Nos três minutos seguintes, apenas o líder do grupo está liberado para falar e instruir sua equipe sobre como construir a embarcação de papel. Neste momento, todos devem estar atentos aos seus direcionamentos. Nos quatro minutos finais, todos estão finalmente liberados para se comunicar e precisam aproveitar o tempo para alinhar os últimos detalhes e entregar a tarefa corretamente.
  5. Ao final da brincadeira, decida quem venceu a competição, entretanto, mais importante até do que isso, o de ouvir sobre as dificuldades enfrentadas e superadas, as estratégias e como o trabalho em equipe foi importante. Aqui o ponto alto é esta reflexão sobre a importância da comunicação assertiva e da colaboração de todos para que as metas e objetivos do grupo sem alcançadas.

Brincadeiras para Professores – Papel Amassado

Essa brincadeira vai ser uma ferramenta muito importante para trabalhar a empatia dos professores pelo grupo de professores, e até mesmo pelos alunos.

Recursos para a brincadeira:

  • Papel.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, pegue folhas de papel brancas e as corte em quatro partes iguais.
  2. Em seguida, distribua esses pedaços a cada um dos professores e peça que eles o amassem. Feito isso, peça para eles desamassarem.
  3. O papel deve conter a seguinte mensagem:
  4. O papel, mesmo desamassado, não consegue voltar ao seu estado original. Assim também se sentem as pessoas que foram magoadas ou prejudicadas por alguém. Por isso, é tão importante que todos cuidem de suas relações interpessoais e tenham empatia pelo outro.

Brincadeiras para Professores – Técnica de Saída

A ideia da brincadeira é ajudar as pessoas a abandonarem suas inibições. Por isso, a experiência da atividade é comparável a uma situação em que alguém se vê coagido por outro indivíduo e precisa, de alguma forma, se libertar.

Recursos para a brincadeira:

  • Sala ampla.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Antes do início da brincadeira, avise aos professores que há a possibilidade deles se sentirem constrangidos durante a atividade, apesar deste ser o objetivo.
  2. Tudo começa com os professores, de braços entrelaçados, formando um círculo. Depois, um deles deve ficar de pé dentro deste círculo. Feito isso, o coordenador da atividade ordena que a pessoa de dentro do círculo saia. Como? Do jeito que ela puder e desejar. No entanto, há um obstáculo: os professores que formam o círculo não podem deixar que ela rompa o centro.
  3. Quem está dentro do círculo tem de quatro a cinco minutos para conseguir sair. Dado este tempo, a dinâmica continua, mas com a substituição da pessoa que está no meio do círculo. Depois de todos terem vivido a experiência, os participantes se juntam e comentam sobre como se sentiram na atividade.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha trabalhar de uma forma melhor com o corpo docente, assim, a escola irá funcionar de uma forma mais unida e harmoniosa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.