Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Reino das plantas, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores, e entender as plantas.

Reino das plantas – Biologia

O reino das plantas é muito diversificado, tendo plantas em diferentes tipos de terrenos, plantas essas que se desenvolvem com recursos minerais comuns, e podem ser estudadas as características compostas nelas.

Untitled design 300x300 6003998

Plantae é um reino da natureza, que agrupa as plantas, um vasto conjunto de organismos eucariotas multicelulares, sem motilidade e predominantemente autotróficos fotossintéticos.

A diversidade das plantas

A diversidade das plantas é muito grande pois existem plantas terrestres, plantas aquáticas e outras, assim tendo uma diversidade bem grande, muitas pessoas as vezes passam por uma planta e nem sabe se é uma planta e muito menos seu nome.

BRIÓFITAS São plantas que vivem em ambiente terrestre. A mais conhecida delas é o musgo.

PTERIDÓFITAS São plantas abundantes principalmente em áreas tropicais, como o Brasil. Exemplos de pteridófitas são as avencas e samambaias.

GIMNOSPERMAS As gimnospermas, assim como as angiospermas, são plantas mais complexas. Possuem raiz, caule, folhas em forma de agulhas sementes e órgãos reprodutores bem desenvolvidos, os estróbilos.

ANGIOSPERMAS Atualmente as angiospermas dominam o ambiente terrestre. Possuem raiz, caule e folha; produzem também flor, semente e fruto. Os frutos são exclusivos das angiospermas. Entre elas podemos citar a laranjeira, o trigo, o milho, o arroz, a batata, o abacateiro, o tomateiro, o cafeeiro, a soja, a mangueira entre outras.

Videos sobre:

Origem e evolução das plantas

A evolução das plantas ocorreu através de níveis de complexidade um após o outro mais complexos, desde os primitivos tapetes de algas, passando pelos briófitos, licópodes, fetos e gimnospérmicas, até às complexas angiospérmicas da atualidade.

evolucao das plantas 8603042 3427555

Apesar das plantas mais simples continuarem a prosperar, em especial em ambientes semelhantes àqueles em que evoluíram, cada novo nível de organização tornou-se, uma vez e outra, melhor sucedido, na maioria dos aspectos, que o seu predecessor.

Videos sobre:

Grandes grupos de plantas atuais

Mesmo todas as plantas pertencendo ao reino plantae, elas são subdivididas em dois grupos como: criptógamas e fanerógamas.

Resultado de imagem para Grandes grupos de plantas atuais

Briófitas: vegetais que não têm vasos especializados para a condução da seiva. São plantas de tamanho pequeno.

Pteridófitas: vegetais que possuem vasos para o transporte da seiva. São plantas de tamanho grande. São também chamadas de plantas vasculares.

Gimnospermas: são os vegetais que não produzem frutos, embora possuam sementes.

Angiospermas: as sementes destas plantas ficam alocadas dentro de frutos. Estes frutos são originários do desenvolvimento do ovário das flores.

Videos sobre grupos de plantas:

Reprodução das angiospermas

As angiospermas são um grupo de plantas mais diversificado do planeta, provavelmente pelo fato da presença de flores, frutos e sementes, que garantem uma reprodução mais eficiente.

Resultado de imagem para Reprodução das angiospermas

A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen (que é formado pela célula do tubo e a célula geradora.) com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma.

Videos sobre Reprodução das angiospermas:

Desenvolvimento e componentes celulares das plantas

O crescimento e desenvolvimento das plantas esta relacionado aos grandes fatores internos como os hormônios vegetais, também fatores como a luz do sol, água, ao calor e ao frio.

Resultado de imagem para Desenvolvimento e componentes celulares das plantas

Os hormônios vegetais, são compostos orgânicos que atuam em doses muito pequenas e são os principais fatores internos de regulação das reações de desenvolvimento e crescimento das plantas.

A luz do sol é essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas, onde tem um poder enorme de se desenvolver durante a luz.

Água é um fator inevitável, sendo a planta de qualquer espécie que seja.

A temperatura seja qual planta for é ideal para seu desenvolvimento.

Videos sobre componentes celulares das plantas:

Organização corporal das angiospermas

As angiospermas, ou plantas com flores, são principais grupos de espécies com sementes existentes, grupo diversificado dentro do planeta, com pelo menos 260.000 tipos vivos classificados em 453 famílias.

Resultado de imagem para Organização corporal das angiospermas

Vivem como epífitas (ou seja, que residem sobre outras plantas) e se enraízam em ambos os habitats aquáticos de água doce e marinhos. Como plantas terrestres variam no tamanho, longevidade e na forma geral. Podem ser pequenas ervas; tipo parasita; arbustos; trepadeiras; lianas ou árvores gigantes.

Videos sobre angiospermas:

Nutrição das plantas

A nutrição da plantas é autotrófica, nisso diferindo da nutrição animal, que é heterotrófica. Os animais obtêm alimento comendo outros seres vivos, as plantas fabricam elas mesmas a matéria orgânica que lhes servem de alimento.

Sendo que essa nutrição é baseada em gás carbônico proveniente do ar e água e sais minerais (nutrição inorgânica) retirados do solo.

Videos sobre Nutrição das plantas:

Absorção e condução da seiva mineral e condução da seiva orgânica

As células da raiz absorvem todos os tipos de nutrientes que as plantas precisão, e assim necessitam de um condutor para passar ao resto das plantas, até chegar as folhas onde acontece o desenvolvimento.

Resultado de imagem para Absorção e condução da seiva mineral e condução da seiva orgânica

A água da seiva bruta que chega ao órgão de maior pressão osmótica penetra em seus vasos floemáticos por osmose, deslocando a seiva elaborada neles presente em direção ao órgão de menor pressão osmótica, que geralmente é a raiz.

Videos sobre seiva orgânica:

Hormônios vegetais e controle

Os hormônios vegetais são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. A função dos hormônios é atuar como “mensageiros químicos” entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores.

Resultado de imagem para controle Hormônios vegetais

Fatores externos que afetam o crescimento e desenvolvimento de vegetais, podemos citar luz (energia solar), dióxido de carbono, água e minerais, incluindo o nitrogênio atmosférico (fixado por bactérias fixadoras e cianofíceas), temperatura, comprimento do dia e gravidade.

Videos sobre Hormônios vegetais e controle:

Fitocromos e desenvolvimento

Os fitocromos estão envolvidos na germinação das sementes em certas espécies de plantas. A luz é um recurso ambiental crítico para o desenvolvimento dos vegetais, sendo que variações na quantidade de luz influenciam no desenvolvimento e reprodução vegetal.

Resultado de imagem para Fitocromos e desenvolvimento

O desenvolvimento de qualquer planta é feito de acordo com uma gama de fatores, como aluz a água os minerais que recebe do solo.

Videos sobre Fitocromos e desenvolvimento:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Reino das plantas. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.