in

10 Desigualdades sociais

10 Desigualdades sociais

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da sociologia, e neste dia vamos falar da história da sociologia, com dos 10 Desigualdades sociais.

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todo o processo da criação da sociologia até os dias atuais, baseado nas origens e focando nas Desigualdades sociais.

Desigualdades sociais

As desigualdades sociais no mundo em que vivemos é um grande problema, não pelo dinheiro ser mau distibuído mais sim pela forma de pensar e agir dos próprios seres humanos.

10 Desigualdades sociais 1

Os grandes problemas são o preconceito, o falar das pessoas, a falta de respeito uns com os outros, achar que é melhor do que os outros, não ajudar os outros quando prescisão.

O legado da industrialização

O legado da industrialização foi um grande desenvolvimento que tem modificado as relações entre países, classes, sexos e gerações, dando hegemonia econômica às nações ocidentais.

10 Desigualdades sociais 2

Friedrich Engels

Friedrich Engels foi um empresário industrial e teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista.

Vídeo sobre Friedrich Engels:

Linha de cor

É uma desordem moral, que cria as condições necessárias para a sua própria existência, e que se fortalece, recusando toda contradição. Ele pinta um retrato odioso de acordo com sua própria imaginação doentia, e distorce as características do original imaginando-as para se adequar ao retrato.

Resultado de imagem para William Edward Burghardt Du Bois

Wiliam Edward Burghardt Du Bois

Foi um sociólogo, historiador, ativista, autor e editor. Nascido no interior do estado de Massachusetts, Du Bois cresceu em uma comunidade relativamente tolerante e integrada. Casou-se com Nina Gomer em 1896, com quem teve dois filhos: Burghart e Yolanda.

Vídeo sobre Wiliam Edward Burghardt Du Bois:

Pobreza relativa

Pobreza relativa ocorre quando um indivíduo ou uma família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos, nem com pessoas de status social comparável.

Resultado de imagem para Pobreza relativa

Peter Townsend

Foi o palafreneiro do rei Jorge VI do Reino Unido entre 1944 e 1952 e da rainha Elizabeth II entre 1952 e 1953. Townsend foi um dos notáveis pilotos da Batalha da Grã-Bretanha, servindo como oficial de comando no esquadrão n.° 85 da RAF, que voava com Hawker Hurricanes. Ele continuou a liderar a unidade mesmo sendo ferido em ação.

Vídeo sobre Peter Townsend:

Racismo

Racismo é o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, sendo o ato de discriminar as pessoas pela cor, ou escolha sexual. Sendo uma doutrina que as pessoas se acham superior a outras.

Resultado de imagem para racismo

Paul Gilroy

É um historiador britânico, escritor e acadêmico, que é professor de literatura americana e inglesa no King’s College, em Londres. Gilroy é um estudioso da Cultura diaspórica de Estudos Culturais e do Atlântico Negro com interesses nas “inúmeras manifestações da cultura negra negra “.

Vídeo sobre Paul Gilroy:

Habitus

Habitus é um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e reagem a ele (em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação, profissão etc.), como o habitus é adquirido através de mimesis e reflete a realidade vivida a que os indivíduos são socializados, sua experiência individual e oportunidades objetivas.

Resultado de imagem para Habitus

Pierre Bourdieu

Pierre Félix Bourdieu foi um sociólogo francês. De origem campesina, filósofo de formação, foi docente na École de Sociologie du Collège de France.

Vídeo sobre Pierre Bourdieu:

O gueto icônico

Gueto é uma região ou bairro de uma cidade onde residem pessoas de uma mesma etnia, que saíram de seu país por diversos motivos. Gueto também é utilizado para designar qualquer estilo de vida ou de existência. O gueto é formado por um grupo minoritário de pessoas, que acabaram se unido devido a circunstâncias sociais e econômicas.

Resultado de imagem para gueto icônico

Elijah Anderson

Ele detém o William K. Lanman, Jr. Professor em Sociologia na Universidade de Yale, onde ensina e dirige o Projeto de Etnografia Urbana. Anderson é um dos principais etnógrafos urbanos e teóricos culturais da nação.

Vídeo sobre Elijah Anderson:

Desigualdade de classes

A desigualdade de classes, inclui- se na sociedade, a partir das diferenças de renda, de riqueza e pobreza, de acesso à educação, e status social. Pessoas de família pobre, sem escolaridade, têm menos chances de alcançar o objetivo de entrar para a classe média ou alta, têm menos oportunidades de exercer um bom cargo em uma empresa, de receber um bom salário. Com isso os ricos tem as melhores oportunidades, e cargos de bons salário, mantendo-se na classe alta, e os pobres não têm chance alguma permanecendo na classe baixa.

10 Desigualdades sociais 3

Richard Sennett

Richard Sennett é um sociólogo e historiador norte-americano, professor da London School of Economics, do Massachusetts Institute of Technology e da New York University. É também romancista e músico. Casado com a socióloga Saskia Sassen, sua obra mais conhecida é O declínio do homem público.

Vídeo sobre Richard Sennett:

Masculinidade Hegemônica

Masculinidade hegemônica faz parte da teoria da ordem de gênero de Raewyn Connell que reconhece múltiplas masculinidades que variam ao longo do tempo, da cultura e do indivíduo. A masculinidade hegemônica é definida como a configuração atual da prática que legitima a posição dominante dos homens na sociedade e justifica a subordinação das mulheres e outras formas marginalizadas de ser um homem.

10 Desigualdades sociais 4

Robert William Connell

Raewyn Connell é uma cientista social australiana, conhecida por seu trabalho nos campos da sociologia, educação, estudos de gênero, ciência política e história. Atualmente é professora da Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney e Fellow da Academy of Social Sciences in Australia desde 1996.

Vídeo sobre Robert William Connell:

Feminismo e interseccionalidade

É o estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação. A teoria sugere e procura examinar como diferentes categorias biológicas, sociais e culturais, tais como gênero, raça, classe, capacidade, orientação sexual, religião, casta, idade e outros eixos de identidade interagem em níveis múltiplos e muitas vezes simultâneos. Este quadro pode ser usado para entender como a injustiça e a desigualdade social sistêmica ocorrem em uma base multidimensional.

Resultado de imagem para Feminismo e interseccionalidade

Bell Hooks

Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bell hooks, é uma autora, teórica feminista, artista e ativista social estadunidense. O nome “bell hooks” foi inspirado na sua bisavó materna, Bell Blair Hooks.

Vídeo sobre Bell Hooks:

Patriacardo

Patriarcado é um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

Resultado de imagem para Patriarcado

Sylvia Walby

Sylvia Theresa Walby, OBE, FAcSS é uma socióloga britânica, atualmente professora de Sociologia na Universidade de Lancaster. Ela tem um doutorado honorário da Queen’s University Belfast para distinção em sociologia.

Vídeo sobre Sylvia Walby:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala das etapas de Desigualdades sociais, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Atividades de matemática para 1º ano 1

Atividades de matemática para 1º ano

Vídeo: O contrato social - Rousseau, Hobbes, Locke, Rawls...

Vídeo: O contrato social – Rousseau, Hobbes, Locke, Rawls…