10 Dinâmicas com Caixa de Bombons

0

Nada como chocolates para motivar um grupo. Neste post, você encontrará diversas dinâmicas com caixa de bombons. Confira a seguir!

10 Dinâmicas com Caixa de Bombons

Quem ai não ama chocolate? Um ou outro que não gosta do melhor sabor que a vida tem para oferecer, mas a verdade é que o chocolate agrada o paladar de muitas pessoas.

Nada como o doce sabor de chocolates para motivar um grupo. Neste post, você encontrará diversas dinâmicas com caixa de bombons. Confira a seguir!

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Amigo Caridoso

Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem a espera de qualquer recompensa.

A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária.

Com esta dinâmica, é possível identificar claramente quem do grupo de amigos pertence a cada característica possível, mas o foco dessa dinâmica é achar o mais caridoso.

Recursos para a dinâmica

  • Embrulhos de presente;
  • Caixa de bombons;
  • Papel;
  • Caneta.

Passo a passo da dinâmica

  1. Embrulhe um presente, uma caixa de bombons e embrulhe com vários papéis de presente com um cartão para o amigo mais engraçado.
  2. Este amigo, ao abrir o presente, encontrará outro cartão e outro papel com os dizeres “Dê seu presente ao amigo mais inteligente”.
  3. Faça quantos cartões quiser ou precisar, mas o último deve ser “Dê seu presente para o amigo mais caridoso.” E esse, ao abrir, encontrará o cartão “Divida seu presente com todos”.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro é uma das melhores dinâmicas de grupo trabalho em equipe para motivar e melhorar o trabalho em equipe e a superação de desafios.

Recursos para a dinâmica:

  • Folhas de Jornal;
  • Caixa de Bombom.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, posicione uma folha de jornal aberta na extremidade de uma sala e coloque a caixa de bombons em cima – essa será a “Ilha do Tesouro”.
  2. Do outro lado, abra uma folha de jornal para cada dupla de colaboradores, uma ao lado da outra.
  3. Cada dupla deve permanecer em pé, em cima da sua folha de jornal, e precisa chegar até a “Ilha”, mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal.
  4. O jornal poderá ser movido, mas não pode ser rasgado ao meio.
  5. Estipule um tempo máximo para que a “Ilha” seja alcançada.
  6. Se alguém colocar os pés no chão ou rasgar a folha, deverá ser desclassificado da atividade.
  7. E caso mais de uma dupla chegar ao destino final, eles devem dividir entre si a caixa de bombons
  8. O segredo dessa atividade é que só é possível chegar à “ilha” se uma dupla convidar a outra para subir em sua folha de jornal, e, depois, pegar a folha vazia e colocá-la adiante. E, assim, sucessivamente, até ambas alcançarem o prêmio.
  9. Agora, se nenhuma dupla perceber essa jogada durante o período estabelecido, encerre a dinâmica e mostre como seria a resolução.
  10. Ao final, fale sobre a importância do trabalho em equipe e da criatividade para que um objetivo seja realmente alcançado.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Quem eu vou levar?

Essa  dinâmica é um ótimo método pára desenvolver a habilidade de reconhecer as qualidades do outro, além de perceber como os outras pessoas te enxergam.

Recursos para dinâmica:

  • Envelopes;
  • Folhas de papel;
  • Lápis;
  • Caixa de bombons.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Distribua um envelope, uma folha e um lápis para cada participante.
  2. Estabeleça um tempo para que todos respondam no papel a três questões:
    • Caso você tivesse que passar um tempo em uma ilha deserta, quem do grupo você levaria?
    • Se você precisasse organizar uma festa, qual participante escolheria para ajudá-lo?
    • Caso ganhasse o prêmio de uma viagem e pudesse escolher 3 acompanhantes do grupo, quem você levaria?
  3. Deixe claro que as respostas serão confidenciais e que ninguém deve assinar as folhas.
  4. Com as perguntas respondidas, os papéis devem ser entregues dentro dos envelopes.
  5. Some um ponto para cada nome que apareceu para cada item e assinale em uma lousa ou flip chart apenas o melhor colocado de cada item.
  6. Eles receberão a caixa de bombons para dividir entre si.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Desafio

Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.

Recursos para a dinâmica:

  • Caixa de bombom enrolada para presente

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, coloque uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (uma caixa de sapato, por exemplo), explica-se para os participantes antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar.
  2. O participante que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está com a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar?
  3. Em seguida, inicia-se a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?
  4. Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará uma caixa de bombons com a ordem ‘coma o chocolate’.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Qual caixa de bombom você prefere?

Essa dinâmica tem como principal objetivo ressaltar aquele famoso ditado “Nunca julgue um livro pela capa!”. Ficou curioso para saber mais sobre essa dinâmica? Continue lendo.

Recursos para a dinâmica:

  • Duas caixas de bombons;
  • Jornal;
  • Papel de presente;
  • Pedras.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, embrulhe uma das caixas com jornal. Abra a outra e retire os bombons, coloque as pedras e o jornal dentro da embalagem. Feche a caixa com os falsos bombons e embrulhe com um papel de presente bem bonito.
  2. Inicie a dinâmica dizendo que trouxe dois presentes e mostre as caixas, peça para que o grupo escolha qual abrir primeiro. Ao tirar o embrulho todos verão que são iguais (aparentemente), depois abra as caixas e desenvolva sobre uma mensagem sobre aparências, explique que muitas vezes o mal pode aparecer em lindas embalagens, mas a essência não é tão boa assim.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Chocolate Quente

Essa dinâmica imita os princípios da famosa brincadeira batata quente, entretanto, todo mundo vai querer que a batata queime, nesse caso, o chocolate queime.

Recursos para a dinâmica:

  • Bombons;
  • Sala ampla.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, compre várias lembrancinhas ou bombons e os embrulhe todos separados.
  2. Em seguida, faça uma roda com os convidados e, uma de cada vez, passe as lembrancinhas como em um jogo de batata quente.
  3. Na hora que a música parar, o convidado que estiver segurando a lembrancinha, sai do jogo e fica com o presente!
  4. O ultimo participante que sobrar, não irá levar uma lembrancinha, e sim uma caixa de bombons por completo.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Qual a música?

Quem aí se lembra da brincadeira do quem é a música do programa do Silvio Santos? A ideia é fazer algo parecido, mas só com músicas temáticas.

Recursos para a dinâmica:

  • Placar;
  • Caixa de bombons.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, é necessário separar os convidados em grupos ou duplas, ou até fazer a competição de forma individual.
  2. Para eles adivinharem, você pode começar oferecendo por exemplo palavras soltas, e se ninguém acertar, ofereça uma frase da música; se ainda assim, ninguém acertar, coloque um pedacinho da música para tocar.
  3. Vá pontuando de acordo com o quão rápido a pessoa acertou: se foi de primeira, com a segunda ou a terceira dica. Quem tiver a maior pontuação, ou o grupo com a maior pontuação, ganha o prêmio, que pode ser uma lembrancinha ou bombons!

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Chocolates

Essa dinâmica tem como objetivo primordial mostrar que nunca devemos fazer nada sozinho, sempre que preciso temos que pedir ajuda a alguém.

Recursos para a dinâmica:

  • Bombons;
  • Cabo de vassoura;
  • Fita adesiva.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, o animador divide o grupo em duas turmas. Com a primeira turma ele passa a instrução de que eles somente ajudarão os outros se eles pedirem ajuda (isso deve ser feito sem que a outra turma saiba).
  2. A segunda turma terá seu braço preso com o cabo de vassoura (em forma de cruz) e a fita adesiva. Deve ficar bem fechado para que eles não peguem o chocolate com a mão.
  3. Coloca-se os bombons na mesa e pede para que cada um tente abrir o chocolate com a boca, e se conseguir pode comer o chocolate.
  4. A primeira turma ficará um atrás de cada um da segunda turma, ou seja, existirá uma pessoa da primeira turma para cada pessoa da segunda turma.
  5. Após algum tempo o animador encerra a dinâmica dizendo que nunca devemos fazer as coisas sozinhos, cada um deles tinha uma pessoa a qual eles simplesmente poderiam ter pedido que abrisse o chocolate e colocasse na boca.

Dinâmicas com Caixa de Bombons – O melhor chocolate

Essa dinâmica tem como objetivo desenvolver a afetividade entre os participantes, discutir sentimentos que favorecem ou dificultam as relações interpessoais.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla;
  • Caixa de bombons.

Passo a passo da dinâmica:

  1. O facilitador motiva os participantes, dizendo “estes bombons são para vocês!”. Por essa razão, podem escolher aquele de que mais gostar!
  2. Em seguida, passe a bandeja um a um,até que todos tenham obtido o seu. Você deverá orientá-los, para que não comam o bombom naquele momento. Você deverá dizer ao grupo “todos vocês tiveram a oportunidade de escolher o seu bombom preferido, ou pelo menos, aquele que mais o agradou não foi?”. Pergunte ao grupo:
    • Foi bom escolher o que gostava, ou não teve a oportunidade de escolher o que mais desejava?
    • Está satisfeito com o que pegou? Olhe bem para o seu bombom! Ele é saboroso não é? Então ele é o melhor que você tem, não é mesmo?
    • Agora, olhe bem para o seu colega da direita e dê a ele o seu bombom como presente! Abrace-o bem forte e diga-lhe: “Eu estou te presenteando com o melhor que possuo!”
  3. Quando todo o grupo concluir a partilha dos bombons, faça a seguinte reflexão:
    • Como foi abrir mão do que mais gosta, para o companheiro (a)?
    • O bombom que recebeu agradou-lhe ou não?
    • Será que o que era o “melhor” para você, foi o “melhor” para o outro? E o “melhor” do outro te fez feliz?
    • O que você pretende fazer com o “melhor” do outro?

Dinâmicas com Caixa de Bombons – Verdade ou Mentira

Essa dinâmica é perfeita para mostrar o quanto os membros das equipes realmente se conhecem.

Recursos para dinâmica

  • Papéis;
  • Canetas;
  • Bombons.

Execução da dinâmica

  1. Cada membro da equipe terá que escrever três afirmações sobre si mesmo em um pedaço de papel. Frases curtas do tipo: “eu torço para o Palmeiras”, “eu já fui picado por uma abelha”, ou “eu fiz aulas de piano”.
  2. Duas das frases devem ser mentiras e apenas uma verdadeira. Os participantes devem se esforçar para escrever frases que deixem seus colegas em dúvida.
  3. Depois de escreverem suas frases, cada colaborador deve assinalar qual é a verdadeira e esconder seus papéis no bolso ou outro local seguro.
  4. Um voluntário é chamado à frente da sala e conta suas três frases.
  5. Os demais membros do grupo discutem entre si de 3 a 5 minutos e votam, levantando as mãos, na frase que acham verdadeira.
  6. O voluntário revela se acertaram ou não e, caso tenham errado, anota a quantidade de votos errados em um flip chart ou lousa.
  7. Ao final da dinâmica de motivação de equipes de trabalho, os 3 participantes que mais conseguiram “enganar” seus colegas ganham os bombons e dividem entre si.

Até a próxima!

Espero que ao final deste post, você tenha aprendido diversas dinâmicas para agradar o paladar de todos ao final delas. Tenho certeza que se executa-las, a diversão estará garantida!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.