10 Dinâmicas Cristãs 1

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas cristãs que com certeza farão com que todos se divirtam e entendam o verdadeiro amor de Deus. Confira a seguir.

10 Dinâmicas Cristãs

Cristão é todo o indivíduo que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta abraâmica centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas cristãs que com certeza farão com que todos se divirtam e entendam o verdadeiro amor de Deus. Confira a seguir.

Dinâmicas Cristãs – A força da família

Essa é uma dinâmica para reflexão em grupo, todos devem entender qual a importância de estarmos juntos e firme nas promessas de Jesus. Somos um com você, no amor do nosso pai.

Recursos para a dinâmica:

  • Linha de Pipa, Cordão, ou algo do tipo.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, distribua 1 pedaço da linha (ou o objeto escolhido) para todos os participantes, então peça para que cada um parta ao meio o pedaço.
  2. Depois disso peça que junte as duas partes e tente quebrar novamente. ( Perceba que a linha estará mais dura) e assim sucessivamente, até que não consigam mais quebrar a linha.
  3. A conclusão é que quanto mais juntos estivermos, mais difícil vai ser de nos quebrar, nos derrubar. Somos uma família, temos que andar juntos, porque sozinhos somos alvos fáceis de serem abatidos.

Dinâmicas Cristãs – Anjo da guarda

O objetivo dessa dinâmica é motivar a interação dos participantes do grupo, para que todos se conheçam melhor e cuidem um dos outros.

Recursos para a dinâmica:

  • Folha de papel;
  • Caneta;
  • Caixa de papel.

Passa a passo da dinâmica:

  1. A principio é como um amigo secreto, pegue o nome de todos os participantes, destaque e coloque dentro de uma caixa de sapato. Depois peça para que cada um pegue um papel (mas não vale com seu próprio nome). Então faça que todos digam quem tirou etc.
  2. O papel que cada um tirou vai ser a pessoa que você deve cuidar ” ser o anjo da guarda “, você vai interagir com essa pessoa todos os dias, perguntar como está, como foi o dia, orar pela pessoa, entre outras coisas.
  3. Essa dinâmica ajuda as pessoas a se desprenderam do seu circulo de amizade, força as pessoas a se enturmarem com outros e assim elimina aquela famosa ”panelinha”.

Dinâmicas Cristãs – Juntos somos mais fortes

O objetivo é que todos entendam a força de quando estamos unidos em uma só unidade.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel Sulfite;
  • Bolinha de brincar.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, faça uma roda, pegue o papel e peça para que uma pessoa rasgue. Isso é muito fácil, todos vão conseguir rasgar o papel. Então pegue a bola e revista ela com o papel sulfite. Coloque todos vários papeis em torno da bola.
  2. A bola representa o espirito santo de Deus, os papéis nos representa. Quando estamos juntos e ligados em cristo, não há obstáculos que possam nos parar, somos mais fortes, mas quando ficamos sozinhos sem cristo e sem nossos irmãos de nada adianta, facilmente somos abatidos e derrubados pelo inimigo.

Dinâmicas Cristãs – Evangelho em pedaços

Conhecer a bíblia é a melhor maneira para aprender sobre o evangelho e o verdadeiro amor de Deus.

Nesta dinâmica, com uma explicação eficaz e sem muita dificuldade de compreensão, todos participantes irão entender um pouco melhor sobre a palavra de Deus.

Recursos para a dinâmica:

  • Trechos da bíblia.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Cada participante recebe um trecho da bíblia, peça que todos procure entender o que está se tratando e como você pode trazer isso pro seu dia a dia.
  2. Depois disso todos os participantes devem compartilhar cada palavra e fazer uma discussão sobre cada assunto.
  3. O objetivo é que todo mundo tente aplicar em sua vida o papel que recebeu, que cada um encontre um modo de aplicar em sua vida.

Dinâmicas Cristãs – Nossos valores

Esta dinâmica te como objetivo primordial reconhecer os valores e qualidades individuais de cada um, de uma maneira bem diferente e divertida.

Recursos para a dinâmica:

  • Cartões com valores escritos. Exemplo: Calmo, extrovertido, tímido, paciente, nervoso, ansioso, perseverante, triste, feliz.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, cada pessoa recebe um cartão aleatório com um valor que ela deve analisar se possuem ou não tal qualidade. Analisar: Se possui: Por que eu possuo esta qualidade? / Se não possuo: Por que não possuo esta qualidade? Deixe um momento para a reflexão pessoal.
  2. Depois cada um vai dizer se considera ter mesmo este valor ou não. E se reconhece no grupo alguém que tem o mesmo valor, se houver ela deve entregar para ela o cartão e dizer porque acredita que ela tem tal qualidade.
  3. Só no final da dinâmica, recolha todos os cartões.
  4. Entregue a cada participante papel e caneta. Ler cada cartão e pedir que as pessoas anotem em duas colunas. Sendo a 1ª coluna os valores que possuem e na 2ª coluna os valores que julgam não possuir.
  5. Peça que escreva no final da folha as qualidades que perceberem que não são boas mais que elas julgarem que possuem.
  6. Todos devem levar as más qualidades amassadas e jogarem no lixo.
  7. No final recolher as más qualidades e colocar fogo, e convidar os participantes a abandonarem as más qualidades e dizer que restou no papel as boas qualidades, peça que eles guardem e pratiquem as boas qualidades, e faça uma oração pedindo a Deus que os conceda as virtudes que ficaram, dando a todos força para perseverarem nas boas qualidades e força para abandonar as más qualidades.

Dinâmicas Cristãs – Os infiltrados

Uma pessoa com um temperamento autoritário jamais será um bom líder. Esta dinâmica irá exemplificar claramente isto.

Recursos para a dinâmica:

  • Cola;
  • Lápis;
  • Garrafa pet;
  • Fita crepe;
  • Tesoura;
  • Cartolina;
  • Tinta;
  • Jornal.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, forme 2 grupos, escolham 2 líderes que são orientados por quem está aplicando a dinâmica a agirem da seguinte forma. O 1º Líder deve concordar com todas as opiniões, mudando na medida que opiniões divergentes forem apresentadas. Sem um líder fraco sem opinião própria e sem pulso para organizar nada. O 2º Líder deve descordar com todas as opiniões, usa de sua posição de líder para impor suas vontades. É autoritário e arrogante, as vezes desrespeita a opinião e o falar, falando quando alguém começa a expressar sua opinião.
  2. Os grupos formados devem tentar construir um barco usando diversos materiais descritos e listados no tópico anterior.
  3. Essa dinâmica irá revelar os infiltrados e mostrar que nem os permissivos e nem os arrogantes conseguem agradar as pessoas e consequentemente não agradam a Deus. E que cada um analise seu próprio comportamento, refletindo se ele não tem tido comportamentos iguais aos que os líderes de grupo apresentados.
  4. Ao final, abra uma discussão de como seria um líder ideal. Ressalte a importância da temperança na direção dos trabalhos.

Dinâmicas Cristãs – Guiando o cego

Essa dinâmica é perfeita para trabalhar confiança, empatia e valores morais entre todos os participantes.

Com essa dinâmica será possível saber quem realmente podemos confiar de olhos fechados e quem se importa com o bem do próximo.

Recursos para a dinâmica:

  • Alguns vendas ou lençóis;
  • Uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, o coordenador venda os olhos de todos os participantes, caso não tenha vendas o coordenador devera pedir a todos que fechem os olhos. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo. Sendo guiados apenas pela voz de um parceiro. Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos para os mesmos, tais como:
    • Como vocês se sentiram sem poder enxergar?
    • Tiveram medo? Por quê? De quê?
    • Que acham da sorte dos cegos?
  2. Em seguida, troca-se os papeis, quem estava vendado agora ira conduzir. Após este tempo deve-se realizados os seguintes questionamentos:
    • Como vocês se sentiram nas mãos dos guias?
    • Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê?
    • É preferível sozinho ou com um guia? Por quê?

Dinâmicas Cristãs – Árvore da vida e árvore da morte

Essa dinâmica tem como objetivo primordial fazer com que os participantes reflitam sobre os sinais de vida e morte no bairro, na comunidade, na família, no grupo de jovens.

Recursos para a dinâmica:

  • Um galho de árvore seco;
  • Um galho de árvore verde;
  • Caneta ou pincel;
  • Pedaços de papel.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Em pequenos grupos descobrir os sinais de vida e morte que existem no bairro, na família, no grupo de jovens…
  2. Depois, diante da árvore seca e verde vão explicando para o grupo o que escreveram e penduraram na árvore. Os participantes devem ter em mente que são iluminados e que possuem a missão de iluminar com a palavra de Deus, e em grupo refletir: Iluminados pela prática de Jesus, o que fazer para gerar mais sinais de vida e enfrentar as situações de morte (vidas secas) de nosso bairro?
  3. Por fim faça a leitura de João 15,1-8. Depois cada participante toma um sinal de morte da árvore e faz uma oração de perdão e queima, em seguida cada um pega um sinal de vida e leva como lembrança e desafio.

Dinâmicas Cristãs – Abre o olho

Ultimamente a igreja tem feito tudo menos o papel de igreja, ou seja, estão fechando os olhos para os problemas do mundo.

Essa dinâmica tem como objetivo primordial que a igreja abra os olhos, literalmente.

Recursos para a dinâmica:

  • Duas vendas para os olhos;
  • Dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cassetete.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete.
  2. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a “briga”, o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar.
  3. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência.
  4. Ao término, abre-se um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual. A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?

Dinâmicas Cristãs – Virar pelo avesso

Essa dinâmica tem como objetivo primordial despertar o grupo para a importância da União e interação na igreja, a organização na busca de alternativas.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Passa a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, forme um círculo, todos os participantes devem estar de mãos dadas.
  2. Em seguida, o coordenador propõe o grupo um desafio. O grupo, todos deverão virar o corpo e sem soltar as mãos virarem seus corpos para fora do círculo. O grupo deverá buscar alternativas, até conseguir o objetivo.
  3. Depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a estar como antes.
  4. Nessa dinâmica é preciso analisar: O que viam? Como se sentiram? Foi fácil encontrar a saída? Porquê? Alguém desanimou? Porquê? O que isto tem a ver com o nosso dia a dia na igreja? Como superar as dificuldades e continuarmos unidos? Como tem sido na sociedade e na igreja, quais as diferenças? O que nós podemos fazer para criar um ambiente de segurança e confiança na igreja para que tudo que viermos a resolver seja em harmonia?

Até a próxima!

Espero que após essa dinâmica, você trabalhe de uma forma mais divertida sobre o amor de Deus.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.