10 Dinâmicas Divertidas

10

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas divertidas que com certeza proporcionarão muita alegria e boas risadas.

10 Dinâmicas Divertidas

Nada melhor que um momento de muita alegria e diversão ao lado de pessoas que nos querem ver bem, ou até mesmo para estabelecer uma relação mais didática em um grupo de desconhecidos.

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas divertidas para dar boas gargalhadas e ter um momento de descontração.

Dinâmicas Divertidas – Trem da alegria

Receber um elogio educado de pessoas desconhecidas não tem preço, é algo simples que muda o dia de qualquer pessoa para melhor.

Essa dinâmica é ideal para carregar sorrisos com elogios simples de pessoas desconhecidas.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, todos os participantes são convidados a circular pela sala para se conhecerem melhor. Devem neste momento aprender o nome dos colegas e observar qualidades que já podem ser vistas neles sem mesmo conhecê-los (ex: sorridente, simpático, sério, bonito, bem-vestido…).
  2. Em seguida, o tutor da dinâmica deve começar a brincadeira e formar um trenzinho da alegria. Para isso, deve correr como um trem e chamar uma pessoa pelo nome e apontar uma qualidade sua, pedindo para que se junte a ela na brincadeira.
  3. A pessoa chamada deve fazer a mesma coisa com seu colega e, sucessivamente, todos os participantes devem entrar na locomotiva, repetir a mesma ação, até formar um trem completo.

Dinâmicas Divertidas – Estoura o Balão

Quando a algazarra acontece, a diversão é garantida, não é mesmo? Para essa dinâmica, será necessário muito jogo de cintura para ser o vencedor.

Recursos para a dinâmica:

  • Barbante;
  • Balão.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, cada pessoa recebe dois balões e um pedaço de barbante para amarrá-los na cintura. A ideia é dividir o grupo em duas equipes e fazer uma disputa.
  2. Em seguida, ambos devem estourar, com as mãos, os balões do colega da outra equipe, em um minuto, mas sem deixar que os seus próprios balões sejam estourados.
  3. Literalmente tem que ter jogo de cintura para escapar, mas é bem divertida a integração das pessoas e as estratégias do grupo empregadas para estourar as bexigas.

Dinâmicas Divertidas – Dança Engraçada

Danças esquisitas sempre são algo totalmente engraçado. Mas sabe o que é mais engraçado do que uma dança esquisita? Tentar imita-la.

Essa dinâmica com total certeza proporcionará muita risada entre os participantes.

Recursos para a dinâmica:

  • Música;
  • Sala ampla.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, peça para que os grupos se posicionem em duplas, um de costas para o outro. Cada dupla deve escolher um líder que dará início ao jogo; 
  2. Coloque uma música de ritmos mistos e peça-lhes que, com as costas tocando as costas do colega, iniciem uma divertida dança.  
  3. A pessoa que lidera executará os passos da dança e a outra procurará segui-la, esforçando-se para acompanhar o ritmo e a cadência do companheiro; 
  4. O aplicador da dinâmica deve deixar claro que não é permitido segurarem as mãos, como meio de facilitar a dança. Conversar, sim, é permitido;
  5. Após cerca de dez minutos, pedir para que se revezem no comando dos movimentos por mais dez minutos, depois, solicite que troquem de parceiros e dancem mais dez minutos. 

Dinâmicas Divertidas – Que bicho eu sou?

Jogos de adivinhação certamente são os que mais causam diversão entre os participantes. O desespero de quem tenta acertar é claramente algo hilário.

Nesta dinâmica “Que bicho eu sou?”, a diversão é sinônimo, é algo garantido.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Lápis de cor.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, todos os participantes devem receber uma folha de papel em branco e lápis de cor para desenhar um bicho que representa bem a sua personalidade.
  2. Depois, todos devem trocar seus desenhos e, cada um deve dizer ao grupo o que imaginou do jeito de ser do colega, a partir da imagem que ele criou. Com certeza, sairão imagens e descrições muito engraçadas.

Dinâmicas Divertidas – Semelhanças

Por mais diferentes que possamos parecer todos possuímos algo em comum uns com os outros.

Essa dinâmica além de trazer uma grande reflexão, é uma excelente maneira divertida de descontração para quebrar o gelo.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, os participantes são divididos em grupos de três em três e convidadas a buscar pelo menos de duas  a três coisas em comum entre elas.
  2. Esta é uma forma divertida de quebrar o gelo e conhecer melhor seu parceiro de treinamento ou trabalho e saber o que vocês têm parecido, gerando, assim, a empatia que se espera entre colaboradores que desempenham suas atividades juntos.

Dinâmicas Divertidas – Cabra cega no curral

Essa dinâmica tem como principal objetivo fazer com que o grupo se conheça de modo divertido.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel em branco;
  • Caneta;
  • Saco plástico;
  • Venda;
  • Cadeiras.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, escreva tarefas para serem realizadas pelos participantes;
  2. Recorte-as e as coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas;
  3. Faça um círculo com as cadeiras e coloque os participantes nas mesmas;
  4. Escolha o primeiro participante e coloque o pano sobre os seus olhos;
  5. Coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial;
  6. O participante deverá ir para qualquer direção de modo que encoste em outra que estará sentada, esta não deverá sair do lugar. O participante que for tocado, deverá se apresentar e sortear uma tarefa a ser realizada por ele mesmo;
  7. O participante que já foi tocado não poderá repetir, de modo o que todos participem.

Dinâmicas Divertidas – Me dá um autógrafo?

Autógrafos são itens coletados de celebridades que valem muito dinheiro e até mesmo valor simbólico para os fãs.

Nesta dinâmica, os participantes sentirão na pele o que famosos passam por alguns instantes.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Caneta.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, distribua a cada participante uma folha de papel em branco e pede ao mesmo que anote o seu nome na parte de cima. Em seguida, cada pessoa deverá traçar um retângulo ao redor do nome 
  2. Avise aos participantes que todos terão dois minutos para cumprir a tarefa de colher autógrafos, pedindo que os demais assinem seus nomes de forma legível na folha. Esgotado o tempo, todos os participantes deverão ter suas folhas na mãos 
  3. Iniciado o jogo, forma-se uma verdadeira balbúrdia, com todos os membros buscando rapidamente obter o maior número possível de autógrafos, ainda que tal orientação tenha sido dada, nem o moderador tenha colocado qualquer proposta de prêmio ou vitória por conquista 
  4. Concluído o tempo, o monitor solicita que todos os participantes confiram o número de autógrafos legíveis obtidos. Em seguida todos informam para o grupo o número conseguido;
  5. Depois que a brincadeira acabar, conclui-se que houve um forte sentimento egocêntrico na busca dos autógrafos, mas não na sua doação, colocando-os então para pensar sobre  

Dinâmicas Divertidas – Um, dois, três

Contar números nunca foi uma atividade tão gostosa, engraçada e descontraída. Confira a seguir nesta dinâmica.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, forme duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 
  2. Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
  3. Em seguida, peça que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
  4. Solicite que ao invés de falar o número 3, que dê uma “reboladinha”.
  5. A situação fica bem divertida e descontraída, assim todos participantes se sentirão mais a vontade.

Dinâmicas Divertidas – Chupando balas

Para a realização dessa dinâmica, o trabalho em equipe é algo extremamente indispensável.

Recursos para a dinâmica:

  • Bandeja;
  • Balas.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, forma-se um circulo, diga então aos participantes: ‘vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca’;
  2. Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeja no chão;
  3. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
  4. Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.

Dinâmicas Divertidas – Sorriso Milionário

Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.

Recursos para a dinâmica:

  • Bolinhas de papel amassado.

Passo a passo da dinâmica:

Cada bolinha vale R$ 1.000,00. 

  1. Primeiramente, o coordenador distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira;
  2. Dado o sinal os participantes deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir;
  3. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu;
  4. Vence quem terminar a brincadeira com mais “dinheiro”, que será o milionário.

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de dinâmicas divertidas você trabalhe de uma forma mais descontraída com um grupo e alcance todos os resultados que você deseja