As vezes, tudo o que precisamos é de um pequeno empurrão. Neste post, você encontrará diversas dinâmicas motivacionais para inspirar um grupo de pessoas trazendo diversas reflexões.

10 Dinâmicas Motivacionais

A rotina muitas das vezes nos desanima e faz com que perdemos o nosso verdadeiro foco, afinal,  faz com que esquecemos nosso verdadeiro propósito.

O post de hoje irá abordar diversas dinâmicas motivacionais que certamente farão com que você inspire um grupo trazendo muita diversão e reflexões para que eles encontrem novamente seus caminhos.

Dinâmicas Motivacionais – Hora do Desafio

Desafios tiram qualquer um da zona de conforto, afinal, é algo que deixa qualquer um provocado e até mesmo aterrorizados dependendo de como são pegos de surpresa

Essa dinâmica Hora do Desafio é perfeita para trabalhar desafios novos, algo que muitos temem, pois estão acomodados em sua zona de conforto.

Recursos para dinâmica Desafio

  • Uma caixa de sapato;
  • Um bombom;
  • Papel;
  • Caneta.

Execução da dinâmica Desafio

  1. Primeiramente, coloque uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato;
  2. Em seguida, explique para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita para quem ficar com ela quando a música parar;
  3. Posteriormente, a pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: “você está pronto para isso?”, “vai ter que pagar o mico viu”, “seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer,quer abrir?” ou “vamos continuar?”;
  4. Em seguida, inicia a música novamente, passando novamente a caixa tendo a chance de que os participantes podem se negar a abrir, repetindo isso por mais algumas rodadas;
  5. Anuncie que é a última rodada e que agora não se pode recusar em topar o desafio, de modo que a pessoa irá se deparar com um bilhete escrito “coma-me” e um bombom embrulhado.
  6. Esta dinâmica serve para que os participantes percebam o quanto possuem medo de desafios, pois é notável como todos possuíram pressa em passar a caixa para o lado. E o mais importante de tudo, as vezes grandes desafios podem render resultados felizes.

Dinâmicas Motivacionais – O que você parece para mim…

Muitas vezes, as pessoas se preocupam em como a sociedade a vê, o que as pessoas pensam sobre ela. Essa dinâmica é perfeita para acabar com esta curiosidade que muitas vezes afligem pessoas, também é um ótimo método para se surpreender com características que apontam sobre você que você nem fazia ideia possuir.

O objetivo principal dessa dinâmica é integrar o grupo, melhorando sua socialização e identificando falhas, pontos de melhoria e exaltando qualidades e pontos fortes do conjunto.

Recursos para a dinâmica

  • Papel cartão;
  • Canetas ou pincéis coloridos;
  • Fita crepe.

Execução da Dinâmica

  1. Primeiramente, cole um cartão nas costas de cada participante com a fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica:
  • Qualidade que você destaca nesta pessoa;
  • Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
  • Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

2. Ao final o mediador da dinâmica estimulará a reflexão sobre como as qualidades e oportunidades de melhoria que cada um possui, é de fundamental importância para construção de um time forte e completo. É importante ressaltar ainda como a contribuição de cada um é essencial para que aquele grupo possa se desenvolver conjuntamente e vencer seus desafios.

Dinâmicas Motivacionais – O sociograma

Um sociograma é uma técnica que, através da observação e da contextualização, apresenta sob a forma de um gráfico as várias relações entre os sujeitos que formam um grupo. Deste modo, consegue explicitar os vínculos/laços de influência e de preferência que existem nesse mesmo conjunto.

Sendo assim, fazer uso da dinâmica do Sociograma, visa explicar a estrutura de uma organização. Visto que essa é uma ótima dinâmica para saber quem é mais influente em um grupo.

Recursos para a dinâmica

  • Papel;
  • Caneta.

Execução da Dinâmica

  1. Entregue papel e caneta para cada participante e apresente as seguintes perguntas:
  • Se você fosse para uma ilha deserta, quem desse grupo você levaria?
  • Se você fosse organizar uma festa, quem desse grupo você escolheria para ajudá-lo?
  • Se você fosse sorteado com uma viagem e pudesse levar 3 pessoas desse grupo, quem você levaria?

2. Ao comparar as respostas vai ficar evidente quem é visto como líder, como pessoa de confiança ou referência para o grupo.

Dinâmicas Motivacionais – Carta para si mesmo

O objetivo dessa dinâmica é trabalhar a automotivação. Escrever uma carta para si mesmo permite exteriorizar tudo o que está preso dentro de você, de modo que você consiga trabalhar melhor o que você está sentindo, afinal, você estará se abrindo em terceira pessoa para si mesmo.

Essa dinâmica é um momento único que você tem a oportunidade de se permitir para se conhecer melhor. Confira a seguir.

Recursos para a dinâmica

  • Papel sulfite;
  • Caneta;
  • Envelope para cartão-postal.

Execução da Dinâmica

  1. Os participantes devem escrever uma carta falando como se sentem no momento, o que esperam para as próximas semanas e como imaginam sua vida pessoal e profissional daqui 30 dias.
  2. A empresa vai enviar essas cartas para cada um dentro de 45 dias para que todos possam verificar o que se tornou realidade e se suas expectativas continuam alinhadas.

Dinâmicas Motivacionais – Fogueira

Dinâmicas que exigem trabalho em grupo é um ótimo método para saber quem sabe trabalhar em equipe, quem se aproveita da situação e quem gosta de fazer tudo sozinho. A dinâmica Fogueira exemplifica muito essas situações.

Essa dinâmica tem como objetivo evidenciar a importância do trabalho em equipe. Então tenha consciência que trabalho individual nessa dinâmica irá te complicar no final.

Recursos para a dinâmica

  • Palitos de sorvete.

Execução da Dinâmica

  1. Primeiramente, deve-se formar grupos com no mínimo 5 integrantes, entregar para cada grupo um punhado de palitos e pedir que façam uma fogueira.
  2. Os grupos podem interagir entre si, pegar palitos uns dos outros, mas devem proteger os seus.
  3. Ao final o líder da dinâmica vai evidenciar quem fez tudo sozinho, quem ficou só olhando, quem soube delegar tarefas e quem teve iniciativa.

Dinâmicas Motivação – As cores

Ajuda a fortalecer e amadurecer o vínculo entre uma equipe de colaboradores, além de deixá-los abertos para a recepção de feedbacks.

Recursos para a dinâmica

  • Papel sulfite;
  • Caneta.

Execução da Dinâmica

  1. Coloque todos os participantes sentados em uma mesa redonda e por meio de um sorteio os participantes descobrirão sobre quem eles deverão opinar.
  2. Antes de começar, instrua-os a não escrever ofensas aos colegas e nem sugerir a realização de ações impossíveis. Dito isso, distribua papéis e peça para que montem as seguintes colunas: continue a/ comece a / pare de.
  3. Dado um determinado tempo, eles deverão preencher a tabela de acordo com as atitudes do colega que devem dar o feedback. Sem identificar o autor das opiniões, entregue a folha para o respectivo colaborador.
  4. Por meio dela ele poderá conhecer os aspectos verdes, ou seja, aquelas atitudes que ele pode tomar para melhorar o seu desempenho. Os amarelos dizem respeito às boas ações, que devem ser continuadas, e o vermelho àquelas que devem parar de acontecer.

Dinâmicas Motivacionais – Objeto Pessoal

Entregar algo de muito valor sentimental nas mãos de alguém é uma tarefa um tanto quanto difícil, afinal, você não tem certeza se outra pessoa irá cuidar e zelar deste objeto tão bem quanto você.

Essa dinâmica tem como principal objetivo estimular a confiança e o comprometimento entre os participantes.

Recursos para a dinâmica

  • Um objeto pessoal de valor sentimental.

Execução da Dinâmica

  1. Cada participante deve ser estimulado a trazer de casa um objeto pessoal que tenha grande valor sentimental.
  2. Os objetos serão distribuídos entre os colaboradores e, aquele que recebeu o objeto do colega, deve guardar e cuidar do item por um tempo determinado.
  3. Na data marcada cada objeto é devolvido ao seu dono e todos devem falar o que descobriram sobre o colega a partir do objeto e também como cuidaram desse bem tão precioso.

Dinâmicas Motivacionais – Gravuras

Muitas vezes estamos tão adaptados com a rotina ao lado de pessoas que nos cercam que nem temos noção do que essa pessoa passa ou o que já passou, quais são suas metas e expectativas de vida.

Nesta dinâmica, o objetivo é incentivar que os participantes falem de si mesmos, fazendo com que todos se conheçam melhor e desenvolvam empatia e solidariedade.

Recursos para a dinâmica

  • Revistas;
  • Tesouras.

Execução da Dinâmica

  1. Entregue revistas aos participantes e peça que cada um recorte imagens que representem 3 momentos de sua vida: o passado, o presente e o futuro.
  2. Na sequência, cada um deve apresentar resumidamente suas imagens e explicar suas escolhas.

Dinâmicas Motivacionais – Hora da História

Contar histórias é uma ótima maneira de se distrair dos problemas diários e entrar em uma realidade paralela. Certamente além de estimular a imaginação, abre portas para trabalharmos nossos problemas e conflitos em terceira pessoa, afinal, cria caminhos em outra dimensão que ajudarão em nossa realidade.

Essa atividade tem como principal objetivo estimular a criatividade dos participantes e o trabalho em equipe.

Recursos para a dinâmica

  • Lista com substantivos e verbos;
  • Papel sulfite;
  • Caneta.

Execução da Dinâmica

  1. Primordialmente, o grupo deve ser dividido em equipes de até 5 integrantes e cada equipe recebe uma lista com substantivos e verbos.
  2. Salvo, as equipes devem, então, escrever uma história usando todas as palavras da lista e na ordem em que elas aparecem.
  3. O objetivo dessa dinâmica é estimular a criatividade, além disso, é analisar se todos conseguem entrar em um consenso e se são capazes de aceitar opiniões contrárias.

Dinâmicas Motivacionais – Conselhos

Essa é uma dinâmica com a finalidade de se aplicar com grupos grandes e o objetivo é trabalhar as reações dos participantes ao inesperado e à adversidade.

Essa dinâmica fará com que os participantes reflitam e percebam as diferentes reações diante de um problema.

Recursos para a dinâmica

  • Nenhum recurso.

Execução da Dinâmica

  1.  Divida o grupo em “conselheiros” e “aconselhados”.
  2. Cada conselheiro deve receber um perfil: autoritário, difícil, prestativo, empático, etc.
  3. Os aconselhados recebem tópicos onde devem pedir ajuda ou podem apresentar casos reais do dia a dia.
  4. Cada conselheiro deve se unir a um aconselhado e agir conforme o perfil que recebeu.
  5. Ao final o grupo discute as diferentes abordagens diante de um problema, seus pontos positivos e negativos.

Até a próxima!

Espero que após esse post repleto de diversas dinâmicas motivacionais, você venha trabalhar com seu grupo trazendo novidades, incentivando-os novamente, afinal, quem trabalha motivado, produz melhor.

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.