Neste post, você encontrará diversas dinâmicas de células  com moral que com certeza deixarão esses encontros mais impactantes.

10 Dinâmicas para Células com Moral

Células são pequenas reuniões de cunho religioso cristão que são realizadas nas casas de determinados membros. É um momento único com Deus onde você está com o único intuito de adorá-lo ao lado de pessoas que você possui intimidade.

Nesse post, você encontrará diversas dinâmicas para células com moral que com certeza farão com que os frequentantes voltem para os seus lares mais impactados ainda.

Dinâmicas de Células – Sonhar vale a pena

A dinâmica Sonhar vale a pena tem como objetivo mostrar a importância de sonhar, porém, alertando aonde estão fundamentados os nossos sonhos. A referência bíblica para a execução dessa dinâmica se encontra em Isaías 55:7.

Recursos para a dinâmica Sonhar vale a pena

  • Pedaços de papel cortado;
  • Caneta/Lápis;
  • Baldes de Lixo.

Execução da dinâmica Sonhar vale a pena

  1. Distribua de dois a três pedaços de papel e as canetas/lápis aos participantes e peça que eles escrevam um sonho em cada um dos papéis;
  2. Após isso, peça que os participantes amassem um papel (sonhos) e o jogue numa lata de lixo;
  3. Após relutarem e jogarem o primeiro sonho no lixo, peça que joguem também os outros até que eles fiquem sem nenhum;
  4. Assim, é possível despertar neles a dificuldade de colocar sonhos no papel e a dificuldade de jogar esses mesmos sonhos na lata do lixo.
  5. A moral dessa dinâmica é mostrar que sonhar nos faz bem e move as nossas escolhas, porém, quando não estamos fundamentados em Deus, podemos facilmente jogar nossos sonhos em latas do lixo, escolhendo coisas erradas que comprometem os nossos sonhos, como os próprios sonhos podem se tornar maiores que nós mesmos e maior do que Deus, tomando um lugar de idolatria em nossas vidas. Podemos e devemos sonhar, porém, nossos sonhos precisam estar fundamentado numa motivação que não pereça, não acabe, e isso, apenas Jesus Cristo pode oferecer.

Dinâmicas de Células – Fé

Ilustrar a confiança em Deus através da confiança no próximo. O texto base para essa dinâmica se encontra em Hebreus 11:1.

Recursos para a dinâmica Fé

  • Vendas;
  • Brinde (Caixa de Bombom, bala etc)

Execução da dinâmica Fé

  1. Precisa-se de dois voluntários: um será vendado e um será o guia. Assim que os voluntários se apresentarem, o vendado será rodado algumas vezes pelo coordenador das dinâmicas.
  2. Em algum lugar do ambiente estará o brinde e o objetivo é em um determinado tempo (no máximo 5 minutos) o “cego” encontre o brinde, para isso, o outro voluntário deverá o guiar, mas sem tocar, apenas falando, enquanto o restante tenta (também apenas aos gritos, entretanto, no seu lugar) atrapalhar.
  3. O detalhe é que diferentemente da massa, o guia pode se aproximar do “cego”. O objetivo do “cego” é encontrar o brinde, já objetivo do guia é guiar o “cego” até o brinde, já o objetivo da galera é atrapalhar que o “cego” e o guia cheguem até o brinde.
  4. O objetivo dessa dinâmica é que mesmo sem enxergar, o que nos guia aos nossos objetivos é aquele que está perto. O firmamento está em Deus mesmo não conseguindo o enxergar, mas o ouvimos se estamos atentos a voz do Espírito, mesmo que todas as circunstâncias do mundo tente nos atrapalhar.

Dinâmicas de Células – Vivendo Milagres

Conhecer os milagres através dos feitos de Jesus. Para essa dinâmica os Evangelhos de Jesus segundo Mateus, Marcos, Lucas e João serão muito exemplificadores.

Recursos para a dinâmica Vivendo Milagres

  • Um rolo de papel higiênico;
  • Uma caneta.

Execução da dinâmica Vivendo Milagres

  1. Em cada camada do papel higiênico, antes do momento das dinâmicas, deverá ser escrito um milagre feito por Jesus. Quando chegar o momento da aplicação, será distribuído o papel novamente enrolado e solicitado a cada participante pegar uma quantidade, lembrando que temos pessoas posteriores.
  2. Ao terminar pedimos que cada um veja quantas camadas pegou e leia a si mesmo quais foram os milagres de Jesus expostos naquelas camadas.
  3. Posteriormente será dado um tempo para que as pessoas lembrem de milagres feitos por Jesus na sua vida ou na vida de algum próximo proporcionalmente ao número de camadas que ela têm, exemplo: Se ela tiver quatro camadas, precisará escrever um milagre em cada camada e assim sucessivamente.
  4. Após o tempo dado para a escrita, proponha um intercambio de leitura e questione a dificuldade ou facilidade de se lembrar dos milagres de Jesus na vida das pessoas em questão.
  5. Esse tipo de dinâmicas para células nos ensina que o verdadeiro senso de milagre está em Jesus e os milagres só acontecem mediante a fé no próprio Deus através do nome do seu Filho.

Dinâmicas de Células – Unidos em Cristo

Essa dinâmica tem como objetivo demonstrar que quando fazemos as coisas em conjunto elas surtem melhor do que sozinhos. Para isso, pode se usar como referência bíblica Eclesiastes 4:9-12.

Recursos para a dinâmica Unidos em Cristo

  • Barbantes recortados em pedaços.

Execução da dinâmica Unidos em Cristo

  1. Distribua os barbantes entre os participantes e peça para que eles usando apenas a mão direita façam um nó nos barbantes num prazo de 60 segundos.
  2. Após isso, a proposta é fazer apenas com a mão esquerda (pra privilegiar os canhotos também, que são a minoria), também num prazo de 60 segundos. Após isso, liberamos as duas mãos num prazo de 30 segundos pra fazerem o máximo de nós possíveis.
  3. O entendimento dessa dinâmica é que quando fizemos com apenas uma das mãos (o que representa estar sozinho), as coisas saem sempre muito complicadas, porém, quando fazemos com as duas mãos (amizade) as coisas fluem de forma mais rápida, perfeita e natural.

Dinâmicas de Células – Família

Demonstrar a importância das relações interpessoais e a relação da família sendo a maior dessas relações.  A referência bíblica para esta dinâmica se encontra em Romanos 12:5.

Recursos para a dinâmica Família

  • Barbante;
  • Tesoura.

Execução da dinâmica Família

  1. Primeiramente peça a todos que posicionem-se em círculos e no sentido horário peça pra que cada um diga o seu entendimento quanto a palavra “família”.
  2. Seguindo isso, dê a pessoa que iniciou um rolo de barbantes e peça pra ir desenrolando até dar pra alguém aleatório da roda, que vai ter que ir dando pra outra pessoa até a última, sucessivamente.
  3. No final, será visto que foi feito uma teia e será pensado em conjunto a conexão interpessoal daquela teia e a correlação de cada pessoa com o eu grupo interpessoal.

Dinâmicas de Células – O amor de Deus

Esta dinâmica tem como objetivo ilustrar de forma prática, usando os nossos próprios movimentos, a dimensão do Amor de Deus. Para melhor entendimento da dinâmica, pode-se usar Romanos 8:38-39 como referência.

Recursos para a dinâmica O amor de Deus

  • Movimentos pessoais.

Execução da dinâmica O amor de Deus

  1. Como uma espécie de “Personal Trainer” ou “Instrutor de Ginástica”, a pessoa responsável por aplicar as dinâmicas toma a frente do grupo e dá indicações de alguns exercícios físicos na seguinte ordem:
  • Levas as mãos ao alto, abrir os braços lateralmente
  • levar as mãos ao chão, abraçar o próprio corpo e fazer movimentos circulares.

2. Terminado essa série paulatina de exercícios, o “comandante” irá propor uma nova série, dessa vez, elucidando o significado de cada atividade, portanto, na medida em que cada um participante for fazendo o exercício ressoará as seguintes frases:

  • “O Amor de Deus é tão grande” (no exercício das mãos ao alto)
  • “O Amor de Deus é tão largo” (no exercício das mãos laterais)
  • “O Amor de Deus é tão profundo” (no exercício de mãos abaixo)
  • “Que nos envolve” (no exercício de se abraçar”, “De um lado ao outro” (no exercício de girar circularmente).

Mesmo através de uma mera ilustração que não identifica nem 0,5% do tamanho de Deus, somos capaz de enter que ele tem uma dimensão maior que a nossa, por isso, precisamos o submeter a sua grandeza e soberania.

Dinâmicas de Células – Pulo do gato

Quer uma dinâmica para dar boas risadas e levar à reflexão, uma das melhores dinâmicas de célula para isso é a Pulo do Gato. Essa dinâmica tem como objetivo levar a reflexão de não fazer ao próximo aquilo que não quer a você. Pode-se usar  Mateus 22:39 como referência bíblica.

Recursos para a dinâmica Pulo do Gato

  • Tiras de papel;
  • Caneta.

Execução da dinâmica Pulo do Gato

  1. Avise o grupo que você é o comandante das ações.
  2. Peça que cada um escreva em seu papel uma ação pro seu companheiro a direita executar.
  3. Peça que todos passem o seu papel a quem está a esquerda
  4. Assim o companheiro da direita executaria, logo, cada um faria o que o mesmo escreveu ao outro.
  5. Muitos colocarão micos ou coisas constrangedoras ao próximo, porém, provará na pele o próprio veneno.

Dinâmicas de Células – Dinheiro não é tudo

Essa dinâmica tem como objetivo levar a eles a uma reflexão quanto ao tempo, dinheiro e as nossas decisões. O texto base se encontra em Lucas 15:11-14.

Recursos para a dinâmica Dinheiro não é tudo

  • Os próprios participantes.

Execução da dinâmica Dinheiro não é tudo

  1. Leia com os participantes a parábola do Filho Pródigo e peça a eles que desenvolvam uma pequena e rápida esquete representando como seria as atitudes dos personagens em questão (filho pródigo, filho mais velho e pai) nos dias atuais.
  2. Se preciso for, separe em diversos grupos que vão desenvolver esquetes diferentes com o mesmo tema.
  3. Ao encenar é natural os participantes chegarem a uma conclusão quanto o que a palavra nos mostra, principalmente ao contemporizar isso.

Dinâmicas de Células – Grato ao Senhor

Essa dinâmica tem como objetivo despertar a nossa ingratidão para com Deus. Pode-se utilizar Salmos 37:5 como referência.

Recursos para a dinâmica Grato ao Senhor

  • Tiras de papel;
  • Caneta.

Execução da dinâmica Grato ao Senhor

  1. Entregue uma tira de papel a cada participante e sugira a eles que escrevam um presente para Deus.
  2. Após escreverem, peça que compartilhem em público e depois passe com um cesto de lixo como se todos esses presentes fossem recusado.
  3. Com isso, será mostrado que muitas vezes estamos dispostos a dar coisas pra Deus, sendo que ele quer o nosso coração e a nossa vida por completo.

Dinâmicas de Células – Pecadores

O objetivo dessa dinâmica é mostrar que o pecado é a desobediência quanto as leias de Deus. Para ter um texto bíblico como base, pode-se usar João 9:35-41 como referência.

Recursos para a dinâmica Pecadores

  • Um papel;
  • Uma caneta;
  • Uma venda.

Execução da dinâmica Pecadores

  1. Escolha um voluntário entre a turma e este terá os seus olhos vendados, assim que os seus olhos estiverem vendados, ele seguirá em pé enquanto a turma seguirá sentada.
  2. O aplicador então pegará o papel e escreverá: “Ficar em pé é pecado”, após isso, o aplicador senta e passa o papel pra cada um participante de forma discreta e pedindo que não leia em voz alta. Assim que todos lerem, o aplicador, ainda sentado, pergunta ao que está vendado se ele está cometendo algum pecado naquele momento, obviamente ele responderá que não, aí é a vez do aplicador pedir ao voluntário tirar a venda e assim que ele tirar dará o papel a ele.
  3. A moral dessa dinâmica é mostrar que muitas das vezes estamos cegos e custamos a enxergar o nosso pecado, mas Cristo é o único capaz de nos perdoar e abrir os nossos olhos para que venhamos a andar em seus caminhos.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você consiga realizar diversas dinâmicas em suas células.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.