10 Dinâmicas para crianças evangélicas

Neste post você encontrará diversas dinâmicas para crianças evangélicas que farão com que elas pratiquem os ensinamentos de Jesus e reflitam suas atitudes.

10 Dinâmicas para crianças evangélicas

Crianças evangélicas são bastante agitadas, na verdade, as crianças em um modo geral são bastante agitadas. Que tal algumas dinâmicas para alegra-las?

Neste post você encontrará diversas dinâmicas para crianças evangélicas que farão com que elas pratiquem os ensinamentos de Jesus e reflitam suas atitudes.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Círculo da união

O objetivo dessa atividade é ensinar como se comunicar para alcançar seus objetivos.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Com as mãos dadas em uma sala, as crianças formam um círculo e cada uma deve memorizar qual o coleguinha que está à sua direita e à esquerda. Depois disso, elas soltam as mãos e caminham aleatoriamente pela sala.
  2. Quando o adulto der um sinal, as crianças correm para o centro da sala e devem dar um grande abraço coletivo e permanecerem sem se mover. Então, elas precisam dar de novo as mãos para as crianças que estavam ao seu lado quando a brincadeira começou. Após conseguirem dar as mães, devem tentar formar o círculo novamente.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Personagens bíblicos

A criançada ama um jogo de adivinhação. Que tal uma dinâmica interativa que vai despertar os conhecimentos bíblicos de cada criança?

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Caneta;
  • Fita adesiva.

Execução da dinâmica:

  1. Em um papel são escritos os nomes de personagens bíblicos, de acordo com o número de crianças que farão parte da atividade. Sem que elas saibam os nomes escolhidos, cada criança deve ter um nome colado em suas costas.
  2. As crianças devem então andar pela sala e fazer mímicas para que cada um dos participantes possa descobrir qual é o personagem cujo nome está fixado em suas costas.
  3. Assim que descobrir ou suspeitar qual é o nome correto, deve dizer ao professor. Caso o nome esteja correto, a criança se senta e aguarda que os colegas descubram os seus personagens. Se errar, deve continuar buscando outras dicas com os amigos pela sala.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Meus sentimentos

Essa dinâmica tem como objetivo primordial a apresentação e entrosamento. Para essa dinâmica, pode-se usar Filipenses 1:3-11 ou Salmos 6.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Lápis de cor.

Execução da dinâmica:

  1. Cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
  2. Dê um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
  3. Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho, e o explicam.
  4. O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
  5. Pode-se também fazer um grande grupo onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Mancha ou ponto

Essa dinâmica tem como objetivo reforçar a importância da oração, do pedido de perdão e de analisar a própria vida.

Recursos para a dinâmica:

  • Uma folha branca com um ponto escuro ou mancha.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, mostre ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
  2. Depois de um minuto de observação silenciosa, peça que se expressem descrevendo o que viram. Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
  3. Em seguida, peça então que tirem conclusões práticas. Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
  4. Conclua essa dinâmica lendo o Salmos 51 para as crianças.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Palavras embaralhadas

Esta á uma das brincadeiras para culto infantil que podem ser mais facilmente adaptadas. Podemos encaixar neste tipo de brincadeira a boa e velha “forca”. Uma dica é deixar bem claro quando um boneco será enforcado.  

Recursos para a dinâmica:

  • Lousa;
  • Giz;
  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Basicamente, você deve escolher uma palavra e escrever cada letra em um pedaço de papel.
  2. Depois, misture as letras e as crianças devem acertar que palavra é essa. Uma dica é fazer um alfabeto inteiro, e repetir alguma vezes letras que podem aparecer mais de uma vez uma palavra como as vogais e as consoantes M – N – S – C – R etc.
  3. Assim você vai poder pensar em praticamente qualquer palavra e vai poder reutilizar os papeis sempre que quiser. Se não quiser gastar papel para isso, você pode escrever a palavra na lousa, embaralhada, para que as crianças pensem até acertar.
  4. Uma dica para não virar bagunça e uma criança ficar “chutando” até acertar é dar um limite de tentativas. Uma versão dessa brincadeira pode ser feita com um versículo, só que ao invés de embaralhar letra por letra, você vai embaralhar as palavras do versículo. 

Dinâmicas para crianças evangélicas – Emprestando o lápis

O objetivo primordial dessa dinâmica é mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.

Recursos para a dinâmica:

  • Lápis de cor;
  • Desenho impresso.

Execução da dinâmica:

  1. Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor. Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
  2. A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.
  3. Em seguida, distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
  4. Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
  5. Conclui analisando que o primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.

Dinâmicas para crianças evangélicas – O abraço

Essa dinâmica é excelente para criar intimidade e aproximação entre os participantes. É uma excelente tática para demonstrar a união e trabalho em equipe, afinal, existe um “bobinho” que deseja pegar o seu lugar.

Recursos para a dinâmica

  • Bexigas;
  • Música.

Execução da dinâmica

  1. Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de “par”.
  2. Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém “disponível” que assumirá o seu lugar ficando com o balão.
  3. Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Uma joia nas costas

Somos jóias preciosas para Deus, “pedras vivas”. Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.

Recursos para a dinâmica:

  • Nome de cada componente do grupo escrito num cartão;
  • Alfinetes;
  • Cartões em branco;
  • Canetas.

Execução da dinâmica:

  1. Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar adivinhar o nome que está em suas costas.
  2. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos).
  3. Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão.
  4. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

Dinâmicas para crianças evangélicas – Minha metade está em você

O objetivo principal desta dinâmica é promover a aproximação das pessoas do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.

Recursos para a dinâmica:

  • Papeis coloridos;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Caneta.

Execução da dinâmica:

  1. Recorte cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém. Escreva em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.). Corte as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.
  2. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
  3. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
  4. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
  5. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).

Dinâmicas para crianças evangélicas – Procurando um coração

Nessa dinâmica, as crianças irão se divertir em busca da sua metade, quem foi escolhido para completar.

Recursos para a dinâmica:

  • Cartolina ou papel cartão vermelho.

Execução da dinâmica:

  1. Recorte os corações ao meio de uma forma aleatório de modo que apenas uma metade se encaixe na outra.
  2. Distribua os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
  3. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.