in

10 Dinâmicas para o dia da família

10 Dinâmicas para o dia da família 1

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para o dia da família que com toda certeza deixarão esse dia muito mais especial. Confira a seguir.

10 Dinâmicas para o dia da família

Comemorado anualmente no dia 15 de maio, o Dia Internacional da Família é uma data proclamada pela Assembléia Geral da ONU em 1993 com a resolução A / RES / 47/237 e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias.

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para o dia da família que com toda certeza deixarão esse dia muito mais especial.

Dinâmicas para o dia da família – Teia familiar

Essa dinâmica além de unir mais ainda a família, irá mostrar que independente das relações, de uma forma ou outra, sempre estaremos ligados.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla;
  • Rolo de barbante.

Execução da dinâmica:

  1. Para iniciar a dinâmica, todos os participantes devem estar dispostos em um círculo;
  2. Cada um deve se apresentar dizendo o nome e o que significa família;
  3. Acabado a apresentação, a pessoa deve escolher alguém para jogar o barbante, é necessário que quem pegou segure a linha e jogue o rolo de modo que ele irá se desenrolar ao longo da brincadeira;
  4. É legal olharmos o desenho da rede depois e as relações estabelecidas.
  5. Após a observação do desenho formado, finalize explicando que a família é exatamente isso, uma teia, onde todos estão ligados um ao outro.

Dinâmicas para o dia da família – Aperfeiçoando a comunicação

Essa dinâmica tem como objetivo primordial compreender que saber o que vai falar é um requisito indispensável para uma boa comunicação.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel A4 ou ofício
  • Caneta
  • Frases digitadas

Sugestão de frases:

    • Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
    • Evite gritos no tratamento familiar;
    • Nunca queira ser o vencedor em uma pequena discussão familiar, deixe que seja o outro;
    • Se for inevitável chamar a atenção de um membro da família, faça-o com amor;
    • Nunca jogar na cara do outro os erros do passado;
    • Seja verdadeiro, evite mentiras;
    • Nunca ir dormir sem chegar a um acordo;
    • Pelo menos uma vez ao dia diga ao outro uma palavra carinhosa;
    • Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
    • Seja cortês no tratamento com seu familiar.

Execução da dinâmica:

  1. Solicite que os alunos se organizem em duplas, ocupando todo espaço da sala. Entregue a cada dupla meia folhe papel e caneta, para que sejam relacionadas frases que eles ouvem frequentemente em família e que julgam agressivas, ofensivas ou que causam incômodo.
  2. Peça a cada dupla que, das frases relacionadas, selecione a mais chocante para apresenta a classe. Depois que a frase estiver sido selecionada, solicite que as duplas encontrem uma forma mais cortês de dizer a mesma frase.
  3. Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada. Cada dupla comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após elas.
  4. Informe que está mais do que claro que a harmonia familiar é muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. O cuidado no falar, a análise e discussão da relação familiar faz parte do crescimento e da união da família. Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos.
  5. Segue aqui dez dicas que podem nos ajudar a viver um relacionamento familiar sadio. Imprima e recorte cada frase, dobre, coloque em um recipiente, e distribua entre os alunos. Em seguida peça para que leiam e digam em que essa dica pode ser importante na relação familiar e diálogo familiar?

Dinâmicas para o dia da família – Convivência em revisão

Essa dinâmica tem como objetivo principal analisar nossas ações no âmbito familiar. Além disso, essa dinâmica irá enfatizar a importância de uma boa comunicação entre os membros da família.

Recursos para a dinâmica:

  • Caixa
  • Tesoura;
  • Prego;
  • Lixa;
  • Chave;
  • Cotonete.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, fale que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
    • Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
    • Prego: Fixar, unir.
    • Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
    • Chave: Abrir ou fechar.
    • Cotonete: Limpar ouvido.
  2. Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja melhorada? Exemplos:
    • Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
    •  Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
    • Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
    • Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
    • Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
  3. Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.

Dinâmicas para o dia da família – Bilhetinho

Se você tem dificuldades para se comunicar, um bom modo de fazer isso é através da dinâmica do bilhete.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Caneta;
  • Itens decorativos.

Execução da dinâmica:

  1. Esse bilhete pode conter informações preciosas que no cotidiano você não consegue expressar.
  2. Use palavras sinceras, diga o que realmente sente sobre a pessoa ou acontecimento, enfeite como quiser, você pode usar cores e botões, laços e papéis coloridos.

Dinâmicas para o dia da família – Unidos somos mais fortes

Como já descreve o famoso ditado popular: “a união faz a força!”. É exatamente essa lição que essa dinâmica irá proporcionar para os participantes.

Recursos para a dinâmica:

  • Varetas.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, distribua uma vareta de madeira (ou o objeto escolhido) para todos os participantes, então peça para que cada um parta ao meio o pedaço.
  2. Depois disso peça que junte as duas partes e tente quebrar novamente. (Perceba que a vareta estará mais dura) e assim sucessivamente, até que não consigam mais quebrar a vareta.
  3. A conclusão é que quanto mais juntos estivermos, mais difícil vai ser de nos quebrar, nos derrubar. Somos uma família, temos que andar juntos, porque sozinhos somos alvos fáceis de serem abatidos.

Dinâmicas para o dia da família – Família

Como esta dinâmica pode causar muita tensão é importante que o animador se certifique do grau de coesão e empatia do grupo. Deverá estar atento, durante a representação, a quem o participante se dirige mais, qual o tempo verbal da comunicação, ao comportamento não verbal, entre outros.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, o animador convida os participantes a imaginarem que estão na casa dos pais prestes a contar-lhes algo acerca da sua vida, algo recente que tenha acontecido ou está a acontecer ou ainda algo que vai acontecer.
  2. Após uma pequena pausa, para permitir que os participantes visualizem a cena, o animador procura uma voluntário para representar a cena que imaginou na sua mente. O voluntário escolhe, entre o seus pares,  um participante para representar a sua mãe e outro para representar o seu pai. Após a formação desta família, passa-se efetivamente à dramatização.
  3. No final o animador deve promover o diálogo acerca da cena apresentada, permitindo, assim, a partilha.

Dinâmicas para o dia da família – Está faltando uma peça!

Essa dinâmica tem como objetivo visar e enfatizar que cada aluno é importante para a família, onde em uma família, todos são importantes, indiferente das suas individualidades.

Recursos para a dinâmica:

  • 1 quebra cabela para cada grupo.

Execução da dinâmica:

  1. Inicie o estudo do tema, dividindo os alunos em grupos. Distribua para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
  2. Adquira quebra-cabeça com poucas peças e peça para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observe o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça. Depois, questione: Está peça é importante para o quebra-cabeça? Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
  3. Após isso peça que os participantes imaginem que as peças são as pessoas de uma família, todos são importantes para o grupo. Enfatize que eles são importantes para suas famílias.
  4. Então, entregue a peça que falta para cada grupo e solicite para que concluam atividade.
  5. Depois, trabalhe com os alunos a importância do acolhimento familiar e de se sentir querido e amado. Reflita com eles também sobre o sentimento de rejeição e desprezo que alguns alunos podem está sentindo.

Dinâmicas para o dia da família – Doce História

Essa dinâmica além de ter a sensação de envolver o paladar em doce, fará com que nossa memória também tenha essa sensação com doces histórias da infância.

Recursos para a dinâmica:

  • Cupcakes.

Execução da dinâmica:

  1. Em uma mesa, coloque vários cupcakes. Debaixo de alguns deles, coloque alguns bilhetes com tarefas para as mães. Por exemplo: conte a história de como o seu filho aprendeu a andar.
  2. A dinâmica é uma ótima oportunidade para os filhos conhecerem histórias que nunca ouviram. A oportunidade também é um ótimo momento para as mães se conectarem e se divertirem com recordações da maternidade e dos pequenos.

Dinâmicas para o dia da família – Imitando

Essa dinâmica se assemelha a brincadeira “estátua”, quem não obedecer os comandos, está fora!

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Todos os componentes do grupo devem dançar ao som da música escolhida.
  2. Quando a música parar devem fazer a mesma pose que o organizador da dinâmica.
  3. Quem não conseguir deve sair.
  4. Quem permanecer por último ganha um prêmio.
  5. Levante a discussão sobre a importância da obediência e sobre o quanto é difícil, mas prazeroso seguir ordens.

Dinâmicas para o dia da família – A força da família

Essa é uma dinâmica para reflexão em grupo, todos devem entender qual a importância de estarmos juntos.

Recursos para a dinâmica:

  • Linha de Pipa, Cordão, ou algo do tipo.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, distribua 1 pedaço da linha (ou o objeto escolhido) para todos os participantes, então peça para que cada um parta ao meio o pedaço.
  2. Depois disso peça que junte as duas partes e tente quebrar novamente. ( Perceba que a linha estará mais dura) e assim sucessivamente, até que não consigam mais quebrar a linha.
  3. A conclusão é que quanto mais juntos estivermos, mais difícil vai ser de nos quebrar, nos derrubar. Somos uma família, temos que andar juntos, porque sozinhos somos alvos fáceis de serem abatidos.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha passar o Dia Internacional da Família com muito mais amor e afeto, e que essa união cresça cada vez mais.

Vídeo: Direito do trabalho, programa completo com Adonyara Azevedo 3

Vídeo: Direito do trabalho, programa completo com Adonyara Azevedo

20 plantas para cerca viva 13

20 plantas para cerca viva