A data presta homenagem a uma das figuras familiares mais importantes, o pai. Esta é o dia onde filhos homenagem seus pais e os presenteiam agradecendo pelo cuidado, carinho e proteção paterna.

Dinâmicas para o dia dos pais
Dinâmicas para o dia dos pais

Origem do Dia dos Pais

A data surge oficialmente com a norte americana Louise Smart Dodd (1882-1978) que teve a ideia de criar o Dia dos Pais em razão da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.

No Brasil, o dia é sempre comemorado no segundo domingo de agosto.

Sugestão de Dinâmicas para o Dia dos Pais

Neste dia faça uma homenagem aos seus pais, sejam eles biológicos ou adotivos, compre um presente e chame seu pai para um passeio, se puder faça um almoço ou jantar. Comemore.

Na escola fale sobre a data e peça para os alunos escreverem uma mensagem homenageando seus pais. Diga as crianças para entregarem a mensagem aos seus pais quando chegarem em casa.

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para o dia dos pais que com toda certeza proporcionarão muita diversão entre os envolvidos.

10 Dinâmicas para o dia dos pais

O dia dos pais é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar paterna. A data varia de acordo com os países.

No Brasil, comemoramos no segundo domingo do mês de agosto, e é uma data que vem ganhado muita força no território nacional, assim como dia das mães.

dia-dos-pais-capa-700x393-4930685-3873043
Dinâmicas para o dia dos pais

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para o dia dos pais que com toda certeza proporcionarão muita diversão entre os envolvidos. Confira a seguir.

Dinâmicas para o dia dos pais – Amigos de Jó

20190809_145252_0001-4113811-8022652

O objetivo desta dinâmica para o dia dos pais é desenvolver uma preocupação coletiva para que todos acertem senão o objetivo não será alcançado porquê todos os integrantes do grupo são importantes na execução de uma tarefa.

Recursos para a brincadeira:

  • Um pé do calçado do participante;
  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

Primeiramente, o coordenador da dinâmica explicará sobre esta antiga brincadeira de passar o objeto, neste caso, o calçado, de acordo com a letra da música:
“Amigos de jó/
Jogava cachangá/
Tira/Põe/Deixa ficar/
Guerreiros com guerreiros fazem/
Zig-Zig-Zá/
Guerreiros com guerreiros fazem/
Zig/Zig/Zá”


Os participantes deverão retirar um de seus calçados, formarem um círculo agachados, colocarem o calçado em frente de si mesmos e quando começar a música todos deverão passar simultaneamente e compassadamente os calçados para o seu respectivo vizinho no sentido anti-horário até quando falar “Cachangá”.


Quando falar “tira” todos os participantes deverão pegar o calçado e levantar, quando falar “Põe” deverão abaixar o calçado na sua própria frente.


Quando falar “Deixa ficar” todos deverão largar o calçado em suas frentes e fazer o gesto simbólico de “fica aí” . De “guerreiros” até “fazem” volta a passar o calçado para o vizinho no mesmo sentido anti-horário e na parte “zig/zig/zá” simultaneamente todos pegam o calçado sem soltá-lo colocam na frente do vizinho, volta na sua frente e deixa na frente do vizinho, isto tudo de acordo com o ritmo da música.

Dinâmicas para o dia dos pais – Conhecendo pelas figuras

20190809_145252_0002-9965340-3506006

Essa dinâmica tem como principal objetivo quebrar o gelo, tendo como fundamento o conhecimento através de figuras.

Recursos para a brincadeira:

  • Recortes de jornais, revistas e afins.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, espalhe pela sala vários recortes de jornais, revistas, folhinhas, propagandas, etc (as figuras devem ser as mais variadas possível, com temas bem diferentes, para dar maiores possibilidades de escolha aos participantes).
  2. Os participantes passam diante das figuras, observando-as atentamente. Uma música de fundo para favorecer o clima.
  3. Dê um tempo suficiente para conhecer todas as figuras, o coordenador dá um sinal e cada participante deverá apanhar a figura que mais lhe chamou a atenção.
  4. Forme pequenos grupos e cada participante vai dizer para seu grupo por que escolheu a figura.
  5. O grupo deve escolher alguém para anotar a apresentação de cada um e expor em plenário.
  6. Faz-se um plenário onde o representante de cada grupo apresenta as anotações e a figura que representa o pensamento do grupo.
  7. O coordenador faz um comentário final, aproveitando tudo o que foi apresentado e chamando a atenção para aquelas figuras que estão mais relacionadas.

Dinâmicas para o dia dos pais – Nó do afeto

20190809_145252_0003-5218053-9406102

Nesta dinâmica, irá precisar da presença dos pais e dos filhos e será bem proveitosa para um momento de descontração e diversão.

Recursos para a brincadeira:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, os filhos e os pais devem fazer uma roda, dão as mãos aleatoriamente.
  2. Depois de formarem o circulo dando as mãos, farão um grande nó.
  3. Para sair dessa embolação, não podem soltar as mãos e precisam pensar juntos em estratégias para desfazer este nó.

Dinâmicas para o dia dos pais – Quem é meu filho?

Será que um pai consegue identificar seu filho até mesmo de olhos fechados? É exatamente isso que essa dinâmica irá descobrir.

Recursos para a dinâmica:

  • Venda para os olhos;
  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, reúna os pais e seus filhos em um grupo. Depois, coloque as vendas nos olhos dos pais e as crianças em uma fileira horizontal, em frente a eles.
  2. Após um sinal, cada um dos pais, de olhos vendados, devem tentar encontrar seus filhos pelo cheiro e tato. Em seguida, explique para as crianças que elas precisam ficar em silêncio, para que os papais não se guiam pela voz dos filhos.
  3. Por fim, quando a criança for encontrada, ela deve tirar as vendas dos olhos dos pais e lhe dar um abraço.

Dinâmicas para o dia dos pais – Doce história

20190430_145744_0001-4121225-4517792

Essa dinâmica além de ter a sensação de envolver o paladar em doce, fará com que nossa memória também tenha essa sensação com doces histórias da infância.

Recursos para a dinâmica:

  • Cupcakes.

Execução da dinâmica:

  1. Em uma mesa, coloque vários cupcakes. Debaixo de alguns deles, coloque alguns bilhetes com tarefas para os pais. Por exemplo: conte a história de como o seu filho aprendeu a andar.
  2. A dinâmica é uma ótima oportunidade para os filhos conhecerem histórias que nunca ouviram. A oportunidade também é um ótimo momento para os pais se conectarem e se divertirem com recordações da paternidade e dos pequenos.

Dinâmicas para o dia dos pais – Números

Quem diz que pai é tudo igual e só muda de endereço, está muito equivocado, pai é único! E exatamente isso o que essa dinâmica irá abordar.

Essa dinâmica não é feita entre pais e filhos, é um momento único para a reflexão individual dos papais.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel com números sortidos.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, cada pai irá receber um número que não deve ser mostrado para ninguém.
  2. Dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu. Ao procurarem, ninguém encontrará o número parecido com o seu.
  3. Por fim, conclua a dinâmica comentando que toda pai é único e insubstituível, por isso, nenhum encontrou um número igual ao seu.

Dinâmicas para o dia dos pais – Substantivo

Uma boa comunicação é essencial em qualquer relacionamento. Pensando nisso, trabalhe esta habilidade na dinâmica do substantivo!

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Caneta;
  • Lápis.

Execução da dinâmica:

  1. Reúna os pais em um círculo e distribua papel, caneta e lápis para cada uma deles. Depois, peça para eles escreverem um substantivo, sem deixar que os outros participantes vejam.
  2. Em seguida, oriente eles a passarem o papel para a pessoa da direita, que terá que representar o substantivo em forma de mímicas para o restante das participantes adivinhar. Prepare-se para dar boas risadas!

Dinâmicas para o dia dos pais – Dança da abelha

20190430_145616_0001-8774580-8953629

A dinâmica Dança da Abelha reúne música, dança e movimentos copiados. É uma dinâmica que com toda certeza proporcionará muita alegria e diversão para os pais participantes.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla;
  • Crachás de identificação;
  • Música.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiro, forme um círculo com os pais e os filhos. Explique que as abelhas se comunicam por meio do movimento do corpo e assim, elas estabelecem a noção de localização da flor que encontraram.
  2. Depois da explicação, entregue um crachá com o desenho de uma abelha (ou outra identificação nesse estilo) para um dos pais. Quem estiver com ele deverá criar uma dança que todos os outros participantes deverão copiar.
  3. Coloque uma música animada e comece a brincadeira! Quando perceber que os pais e os filhos já estão familiarizados com a dança, entregue o crachá para outro participante, que criará outro jeito de dançar. Ao fim, todos devem ter tido a oportunidade de desenvolver seu movimento.

Dinâmicas para o dia dos pais – A palavra chave

Através dessa dinâmica, será possível fazer com que os pais e os filhos reflitam sobre as palavras listadas e quais as relações entre elas com as relações de pai e filho.

Recursos para a brincadeira:

  • Cartões;
  • Envelope.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, deve-se organizar os cartões escrevendo apenas uma palavra, palavras como: Amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo, bravura, ideal, etc. Os cartões são colocados em um envelope.
  2. Para começar a dinâmica, o coordenador deve organizar os participantes em equipes e entregar o material de trabalho.
  3. Um participante por equipe deve retirar um dos cartões do envelope, cada qual fala sobre o significado que atribui à palavra.
  4. Em seguida, a equipe escolhe uma das palavras e prepara uma frase alusiva.
  5. No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipe, dizendo o nome dos integrantes e, em seguida, a frase alusiva à palavra escolhida.

Dinâmicas para o dia dos pais – Comunicação gesticulada

Através dessa dinâmica, será possível analisar o processo de comunicação gestual entre os integrantes do grupo.

Recursos para a brincadeira:

  • Fichas com palavras que podem ser representadas.

Execução da dinâmica:

  1. O coordenador auxiliado por outros integrantes deve encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.
  2. Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado.
  3. Em seguida, deve-se comentar a importância da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer.

Até a próxima!

Espero que tenha gostado muito deste post do Demonstre e desejo que tenha um excelente dia ao lado de quem você ama! Lembre-se sempre, pai é aquele que cuida! Um feliz dia dos pais.