10 Dinâmicas sobre Amizade

10

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas sobre amizade extremamente divertidas e reflexivas para trabalhar em um grupo de amigos. Confira.

10 Dinâmicas sobre Amizade

Amigos são pessoas que nos alegram, nos ajudam e estão ao nosso lado a todo momento, sem interesse de retribuição com nada.

Neste post,você encontrará diversas dinâmicas sobre amizade que com toda certeza irão despertar reflexões e laços mais íntimos e afetivos entre os amigos.

Dinâmicas sobre Amizade – Cartão Musical

Essa dinâmica de amizade tem por objetivo principal facilitar o relacionamento entre os participantes de um grupo ou equipe e harmonizar o ambiente de trabalho.

Recursos para a dinâmica:

  • Cartão;
  • Lápis;
  • Caneta.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, o coordenador da dinâmica distribui um cartão, um lápis e um alfinete para cada participante e pede que cada um escreva no cartão o nome e prenda-o na blusa.
  2. Em seguida, os participantes sentam-se em círculo. O coordenador coloca-se no centro e convida os demais a cantar: “Quando vim para este grupo, um amigo eu encontrei (o coordenador escolhe uma pessoa) como estava ele sem nome, de (nome da pessoa) eu o chamei. Oh! amigo, que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar”. (Melodia: Oh, suzana!!)
  3. O coordenador junta-se ao círculo e a pessoa escolhida, entoa a canção, ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o coordenador fez antes. E assim prossegue o exercício até que todos tenham se apresentado.
  4. A última pessoa entoa o canto da seguinte maneira: “Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei, como eu não tinha nome, de… (cada um grita seu nome) eu o chamei. Oh! amigos, que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo melhorar”

Dinâmicas sobre Amizade – Dinâmica da Flor

Essa dinâmica de amizade para família tem por objetivo reunir e integrar os membros de uma família para resolver conflitos e harmonizar o ambiente.

Recursos para a dinâmica:

  • Flores feitas de folha de ofício;
  • Bacia com água.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, é necessário colocar as folhas na bacia com água, de modo que a flor vai se abrir aos poucos.
  2. Para que a dinâmica surja efeito, é necessário se colocar no lugar daquela flor, e refletir se realmente estamos ajudando e abrindo o nosso coração para a sociedade ou para família e amigos.
  3. Muitas vezes não percebemos, mas os melhores amigos que fazemos são aqueles que estão mais perto, mesmo com todos os conflitos familiares, muitas vezes é nela onde mais confiamos.

Dinâmicas sobre Amizade – Amigo caridoso

Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem a espera de qualquer recompensa.

A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária.

Com esta dinâmica, é possível identificar claramente quem do grupo de amigos pertence a cada característica possível, mas o foco dessa dinâmica é achar o mais caridoso.

Recursos para a dinâmica

  • Embrulhos de presente;
  • Caixa de bombons;
  • Papel;
  • Caneta.

Passo a passo da dinâmica

  1. Embrulhe um presente, uma caixa de bombons e embrulhe com vários papéis de presente com um cartão para o amigo mais engraçado.
  2. Este amigo, ao abrir o presente, encontrará outro cartão e outro papel com os dizeres “Dê seu presente ao amigo mais inteligente”.
  3. Faça quantos cartões quiser ou precisar, mas o último deve ser “Dê seu presente para o amigo mais caridoso.” E esse, ao abrir, encontrará o cartão “Divida seu presente com todos”.

Dinâmicas sobre Amizade – Enrolados

Um grupo de amizade é formado por uma conexão. Isso significa que de certa forma uma coisa está ligada a outra, existe uma certa dependência.

Na amizade é assim, todos estão enrolados, um está conectado com outro, e é isso que essa dinâmica irá mostrar.

Recursos para a dinâmica:

  • Rolo de Barbante

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, cada um deve escolher uma pessoa do círculo para passar o barbante;
  2. Antes de passar o barbante deve ser dito uma mensagem positiva para a pessoa que você escolheu;
  3. Dessa forma, o barbante vai sendo desenrolado criando um embolo dentro do círculo, mostrando que todos estão conectados.

Dinâmicas sobre Amizade – Sobre você

Em uma amizade, nada como um feedback positivo para entender a importância na vida de outra pessoa. Esta dinâmica tem como principal objetivo alcançar esse feedback.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Caneta

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, o coordenador da dinâmica deve pedir que cada um escreva um bilhete sobre alguém, este recado deve ser algo positivo;
  2. O nome dos participantes devem ser escritos por fora e o papel deve ser dobrado;
  3. Os destinatários devem pegar os papeis que correspondem;
  4. Por fim, deve ser comentado e compartilhado o que cada um escreveu.

Dinâmicas sobre Amizade – Juntos somos mais fortes

Como já dizia o famoso dito popular: “A união faz a força!”. E em todos os sentidos esse ditado está completamente correto.

Assim é na amizade, quanto mais unidos, mais forte uma pessoa se torna. E é exatamente isso que esta dinâmica irá explicar.

Recursos para a dinâmica:

  • Varinhas

Passo a passo da dinâmica:

  • O animador da dinâmica deve escolher uma pessoa que quebre uma varinha do pacote;
  • Outro participante deve retirar 4 varinhas e quebrá-las;
  • Outro participante deve retirar 5 varinhas e quebrá-las;
  • Por fim, deve ser chamado um que quebre todas as varinhas que restaram;
  • O participante pode escolher alguém do grupo para lhe ajudar;
  • Deve chamar sempre +1 pessoa, até que o trabalho de quebrar todas as varinhas que sobraram seja feito;
  • Ao final é importante falar do poder da união para este trabalho, quanto mais unido um grupo, mais difícil é de se quebrar.

Dinâmicas sobre Amizade – Confidência

Quando compartilhamos segredos e coisas que nos afligem, naturalmente criamos um vinculo maior com as pessoas. Isso é um ótimo pretexto para se usar em uma dinâmica.

Recursos para dinâmica

  • Folha de sulfite
  • Caneta

Execução da dinâmica

  1.  Em um grupo. certifique que todos possuem caneta e papel;
  2.  Peça  para os envolvidos na dinâmica que escreva algo que não compartilhariam com o grupo, algo desconfortável, sem identificação;
  3.  Após todos compartilharem sua insegurança no papel, recolha-os e os distribua aleatoriamente;
  4.  Após todos terem um papel, peça para que cada um leia em voz alta o segredo do outro;
  5.  O objetivo dessa dinâmica não é expor ninguém, e sim aproximar mais ainda os participantes fazendo com que todos vejam que todos possuem problemas, compartilhando esses segredos de forma anônima, o grupo pode até discutir de maneira consciente e construtiva, quem sabe até solucionando alguns problemas. Essa dinâmica faz com que os participantes criem mais empatia com próximo

Dinâmicas sobre Amizade – Amigo Leal

Um amigo leal é algo que esperamos de todas as amizades, mas nem sempre isso é possível. Amigo leal é aquele que se pode contar até de olhos fechados, e é exatamente isso que essa dinâmica irá demonstrar.

Recursos para a dinâmica:

  • Venda para os olhos;
  • Sala ampla.

Passo a passo da dinâmica:

  1. Primeiramente, as pessoas do grupo devem formar duplas;
  2. A dupla deve resolver quem vai ser o cego e quem vai ser o guia;
  3. Enquanto interpretam o cego e o guia, a dupla deve dar total atenção ao sentimento que tem naquele momento;
  4. A dupla deve seguir pelo caminho que o coordenador da dinâmica apontar;
  5. Logo após é aconselhado que os papéis se invertam;
  6. Quando terminado a dinâmica deve ser levantado questões como:
    • Qual o valor da confiança na amizade?
    • Qual o valor da outra pessoa na nossa vida?

Dinâmicas sobre Amizade – Verdade ou Mentira

Essa dinâmica é perfeita para mostrar o quanto os membros das equipes realmente se conhecem.

Recursos para dinâmica

  • Papéis;
  • Canetas;
  • Bombons.

Execução da dinâmica

  1. Cada membro da equipe terá que escrever três afirmações sobre si mesmo em um pedaço de papel. Frases curtas do tipo: “eu torço para o Palmeiras”, “eu já fui picado por uma abelha”, ou “eu fiz aulas de piano”.
  2. Duas das frases devem ser mentiras e apenas uma verdadeira. Os participantes devem se esforçar para escrever frases que deixem seus colegas em dúvida.
  3. Depois de escreverem suas frases, cada colaborador deve assinalar qual é a verdadeira e esconder seus papéis no bolso ou outro local seguro.
  4. Um voluntário é chamado à frente da sala e conta suas três frases.
  5. Os demais membros do grupo discutem entre si de 3 a 5 minutos e votam, levantando as mãos, na frase que acham verdadeira.
  6. O voluntário revela se acertaram ou não e, caso tenham errado, anota a quantidade de votos errados em um flip chart ou lousa.
  7. Ao final da dinâmica de motivação de equipes de trabalho, os 3 participantes que mais conseguiram “enganar” seus colegas ganham os bombons e dividem entre si.

Dinâmicas sobre Amizade – Auxílio Mútuo

Essa dinâmica tem como objetivo a reflexão da importância da ajuda do próximo em nossa vida.

Recursos para dinâmica:

  • Pirulitos

Execução da dinâmica:

  1. Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado,apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.
  2. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
  3. O mediador da dinâmica,recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito!
  4. Aguarde até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado. Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.
  5. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao outro que seremos ajudados.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha fazer diversas dinâmicas divertidas com seus amigos e despertar mais ainda o laço desta amizade.