10 Doenças Mentais

0

Olá pessoal, este é um post sobre 10 doenças mentais. Ele faz parte da série de post de doenças do Demonstre. Espero que goste! Vamos lá!

10 Doenças Mentais

Resultado de imagem para DOENÇAS PSICOLOGICAS

Doenças mentais causam mudanças mentais, que transgridem esse âmbito e interferem nas condições físicas dos indivíduos. Comumente chamadas de “transtornos”, desenvolvê-las nunca é uma questão de escolha (como o senso comum usualmente diz), sendo os indivíduos que acabam adoecendo psicologicamente tratados através de terapia e/ou medicação, em alguns casos.  Tem-se estudos recentes que afirmam que a condição de desenvolvimento de doenças mentais também é um fator genético – ou seja, provavelmente os sujeitos que desenvolvem esses males possuem parentes próximos que também o tem (ou tiveram). Vejamos abaixo 10 doenças mentais para melhor compreensão e identificação dos sintomas:

10 Doenças Mentais – Transtorno de ansiedade generalizada

Resultado de imagem para DOENÇAS PSICOLOGICAS

 Esse transtorno é uma das psicopatologias mais comuns, porém, de difícil diagnóstico. Isso porque as sensações de angústia, agonia e estresse são comuns do dia a dia. Entretanto, o diagnóstico é possível através da observação do nível de incapacidade a que o indivíduo está sujeito mediante essas sensações, ou seja, através da maneira como o transtorno afeta diretamente sua vida e a realização de atividades cotidianas.

Causas do Transtorno de Ansiedade Generalizada

Uma vida estressante ou traumas podem desencadear o transtorno de ansiedade, entretanto, há casos em que o indivíduo possui uma vida tranquila e mesmo assim desenvolve o transtorno, sendo incerto o que poderia ou não causar esse male.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada

Um dos principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada são os sentimentos de medo, angústia, enxergar perigo em tudo (inclusive nas atividades cotidianas), alterações no sono, tensão muscular, preocupação em excesso, entre outros sintomas que caracterizam um quadro de transtorno de ansiedade.

Prevenção do Transtorno de Ansiedade Generalizada

É difícil dizer o que poderia prevenir o transtorno de ansiedade generalizada, pois cada indivíduo é diferente e pode desenvolver o transtorno no percurso de sua vida por diferentes razões, entretanto, fazer terapia com um psicólogo e tentar levar uma vida menos estressante, sem gastar muita energia com preocupações em excesso podem evitar ou retardar o aparecimento do transtorno.

 

10 Doenças Metais – Depressão

Resultado de imagem para depressão

O transtorno de depressão unipolar também entra na lista das doenças psicológicas mais comuns entre as pessoas, afetando boa parte da população mundial.

Causas da Depressão

Não há uma causa específica para o desenvolvimento da doença, haja vista que muitos indivíduos são depressivos mesmo tendo uma qualidade de vida elevada e sem demasiados problemas. Entretanto, situações que desencadeiam sentimentos de tristeza profunda, angústia e frustração podem levar a um quadro de depressão profunda, havendo a necessidade de observar a quantidade de tempo que uma pessoa apresenta esses sintomas.

Sintomas da Depressão

Há necessidade de observar por quanto tempo uma pessoa apresenta sintomas de tristeza profunda, angústia e frustração. Se estes durarem por mais do que 15 dias, há grandes chances de se tratar de um quadro de depressão. Entre estes sintomas também podem aparecer: dificuldade de concentração, sono ou ausência de sono, falta de apetite, facilidade em chorar, incapacitação para realização de atividades básicas, como tomar banho, ou até mesmo levantar da cama, pensamentos intrusivos, raiva e mau humor também se encaixam nos sintomas da depressão.

Prevenção da Depressão

Situações em que os sentimentos de tristeza profunda e apatia sejam desencadeados em alguém podem levar a um quadro de depressão, entretanto, isso varia de indivíduo para indivíduo, sendo cuidados importantes para retardar ou evitar o aparecimento: realização de atividades físicas pois estas liberam endorfina e serotonina, duas substancias importantes para o bem-estar físico e emocional, manter uma boa alimentação e realizar acompanhamento psicológico.

10 Doenças Mentais – Transtorno Obsessivo Compulsivo

Resultado de imagem para toc

O transtorno obsessivo compulsivo, ou TOC, como é popularmente conhecido, é uma doença caracterizada pela presença de comportamentos obsessivos e repetitivos, caracterizados como uma espécie de compulsão. São extremamente incapacitantes e podem levar um indivíduo a desenvolver depressão.

Causa do Transtorno Obsessivo Compulsivo

Situações traumáticas podem levar um indivíduo a desenvolver o TOC, entretanto, causas mais exatas são difíceis de enumerar, haja vista que cada pessoa pode apresentar comportamentos variáveis diante de algumas situações de estresse e trauma.

Sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo

A doença é caracterizada por ações repetitivas e persistentes. O indivíduo é tomado por pensamentos desagradáveis e até mesmo violentos caso não realize as atividades compulsórias da doença.

Prevenção do Transtorno Obsessivo Compulsivo

 O acompanhamento psicológico é uma etapa fundamental para retardar o aparecimento ou até mesmo evitar que o indivíduo desenvolva o transtorno. A prática de atividades físicas e uma boa alimentação também constituem alternativas importantes para a manutenção do bem-estar físico e mental do indivíduo.

 

10 Doenças Mentais – Transtorno Bipolar

Resultado de imagem para transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença que pode ser caracterizada por episódios de depressão com outros de euforia e exaltação (chamados de mania). O indivíduo “passeia” entre esses dois estados de maneira extrema, entretanto, nesse transtorno é comum que haja um período de “normalidade”, algo que dificulta o diagnóstico da doença, pois muitas pessoas confundem com “altos e baixos” ou “mudanças de humor”. Contudo, as crises de um transtorno bipolar são mais extremas e duradouras.

Causas do Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar, assim como a depressão, não possui uma causa específica que pode desencadear a doença.

Sintomas do Transtorno Bipolar

O indivíduo que possui transtorno bipolar costuma variar entre episódios de depressão profunda e extravagância/euforia (chamado de mania).

Prevenção do Transtorno Bipolar

O acompanhamento psicológico é uma etapa fundamental para retardar o aparecimento ou até mesmo evitar que o indivíduo desenvolva o transtorno. A prática de atividades físicas e uma boa alimentação também constituem alternativas importantes para a manutenção do bem-estar físico e mental do indivíduo.

10 Doenças Mentais – Esquizofrenia

Resultado de imagem para esquizofrenia

 A esquizofrenia consiste em uma desestruturação psíquica que faz com que o indivíduo perca a noção do que é real, sendo difícil a distinção entre realidade e imaginário. Ao contrário do que é reproduzido pelo senso comum, uma pessoa esquizofrênica não é perigosa, tampouco possui dupla personalidade.

Causas da Esquizofrenia

 Costuma desenvolver-se no período da vida em que o indivíduo está transitando da adolescência para a fase adulta. Entretanto, ainda não se sabe ao certo quais as causas reais para a esquizofrenia. Porém, cientistas e pesquisadores acreditam que alguns fatores podem ter relação ou, ao menos, influenciar o desenvolvimento da doença em alguém, como :

  • Genética
  • Circuitos químicos do cerébro
  • Fatores ambientais

Sintomas da Esquizofrenia

  • Escutar ou ver algo que não existe;
  • Sentimento constante de estar sendo vigiado;
  • Maneira peculiar ou sem sentido de escrever ou falar;
  • Posição estranha do corpo;
  • Sentir-se indiferente diante de situações importantes;
  • Regressão na performance nos estudos ou no trabalho;
  • Mudanças na higiene pessoal e na aparência;
  • Mudanças na personalidade;
  • Afastamento muito visível de atividades sociais;
  • Respostas irracionais, com medo ou raiva aos parentes e/ou amigos;
  • Inabilidade em dormir ou concentração;
  • Comportamento inapropriado ou estranho;
  • Preocupação extrema com religião ou ocultismo.

Prevenção da Mentais – Doenças Psicológicas

Não há uma maneira de prevenir a esquizofrenia ou qualquer outro distúrbio mental. Porém, vale ressaltar que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor será o tratamento e maior será o controle dos sintomas.

 

10 Doenças Mentais – Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

Resultado de imagem para Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

Transtorno dismórfico corporal (TDC)caracterizado por uma preocupação excessiva com a aparência física. O foco dessa preocupação pode ser em uma parte específica do corpo, como cabelo, sorriso, lábios.

Causa do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

A principal causa dessa doença ainda não é conhecida, embora haja diversas teorias sobre. Dentre essas teorias, há as que acreditam ser um fator hereditário, já que há parentes próximos que desenvolveram o mesmo transtorno. ALém disso, há teorias que eplicam o desenvolvimento dessa doença como relacionada a outros transtornos, como TOC.

Sintomas do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

A preocupação com um suposto defeito na aparência é o principal sintoma dessa doença.

 

Prevenção do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) – Doenças Psicológicas

O acompanhamento psicológico, a prática de atividades físicas e uma boa alimentação são ótimas alternativas para evitar essa e outras doenças.

10 Doenças Mentais – Transtorno da Personalidade Borderline

Síndrome de Borderline é caracterizada pela instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento.

Causa do Transtorno da Personalidade Borderline

Ainda não há uma causa específica da síndrome, porém acredita-se que essa doença está relacionada a fatores genéticos, sociais e anomalias cerebrais.

Sintomas do Transtorno da Personalidade Borderline

  • Esforços frenéticos para evitar o abandono real ou imaginário. O medo do abandono provoca uma necessidade elevada de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas ou sem apoio.
  • Um padrão de relações intensas e instáveis com familiares, amigos e entes queridos, muitas vezes passando de extrema proximidade e amor (idealização) a extrema fúria ou ódio (desvalorização). Impulsividade: idealizam pessoas, se apaixonam e desapaixonam de modo fulminante. Rapidamente desenvolvem admiração e desencanto por alguém.
  • Auto-imagem distorcida e instabilidade em relação a si mesmo.
  • Comportamentos impulsivos e muitas vezes perigosos, como gastar compulsivamente, praticar sexo sem proteção, abusar de álcool e drogas, conduzir de forma imprudente e compulsão.
  • Comportamentos suicidas recorrentes ou ameaças ou comportamentos autodestrutivos, como a automutilação. Muitos se machucam, queimam, furam, cutucam por vontade de sentir dor. Não é incomum ouvir relatos como “a dor no corpo é melhor que a dor na alma”.
  • Humor intenso e altamente variável, com cada episódio durando de algumas horas a alguns dias.
  • Sentimentos recorrentes de vazio e solidão. Possuem alta sensibilidade à rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma viagem de negócios do parceiro pode desencadear reação completamente desproporcional como acusações de rejeição, de abandono e de egoísmo.
  • Fúria, ódio ou raiva intensa ou problemas/dificuldades para controlar a raiva
  • Presença de pensamentos paranóicos relacionados ao estresse
  • Mais raramente podem apresentar episódios psicóticos

Prevenção do Transtorno da Personalidade Borderline

O acompanhamento psicológico, a prática de atividades físicas e uma boa alimentação são ótimas alternativas para evitar essa e outras doenças.

 

10 Doenças Mentais – Estresse pós-traumático

O transtorno do estresse pós-traumático se desenvolve devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que constituem ameaças.

Causa do Estresse Pós-traumático

A principal causa dessa doença é a recordação de fatos violentos que desenvolvem mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez.

Sintomas do Estresse Pós-traumático

  • Reexperiência traumática: pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes (flashbacks) do evento traumático- revivescência
  • Fuga e esquiva: afastar-se de qualquer estímulo que possa desencadear o ciclo das lembranças traumáticas, como situações, contatos ou atividades que possam se ligar às lembranças traumáticas
  • Distanciamento emocional: diminuição do interesse afetivo por atividades, pessoas, que anteriormente eram prazerosas, diminuição de afetividade
  • Hiperexcitabilidade psíquica: reações de fuga exagerados, episódios de pânico (coração acelerado, transpiração, calor, medo de morrer…), distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância (estado de alerta)
  • Sentimentos negativos: sentimentos de impotência e incapacidade em se proteger do perigo, perda de esperança em relação ao futuro, sensação de vazio.

Prevenção do Estresse Pós-traumático – Doenças Psicológicas

É possível traçar planos para evitar que novas situações traumáticas, tais como:

  • Primeiramente, se tratando adequadamente
  • Melhorar desempenho na escola/trabalho
  • Melhorar relacionamentos sociais e familiares
  • Tratar transtornos associados (como depressão e alcoolismo)
  • Diagnóstico precoce
  • Tratamento imediato
  • Forte suporte social.

10 Doenças Mentais – Anorexia

A anorexia está associada a um distúrbio de imagem os o indivíduo não aceita seu corpo tendo a impressão de que está com o peso em níveis acima da realidade.

Causa da Anorexia

 A real causa da anorexia ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidos.

Sintomas da Anorexia

  • Atrofia muscular.
  • Aparência magérrima e fina.
  • Boca seca.
  • Cáries.
  • Choque hipovolêmico.
  • Constipação.
  • Desgaste dos músculos e perda de gordura corporal.
  • Depressão.
  • Descompasso cardíaco.
  • Desidratação.
  • Extrema sensibilidade ao frio (vestir várias camadas de roupas para ficar aquecido).
  • Fadiga.
  • Insônia.
  • Perda de resistência óssea.
  • Perda excessiva de peso.
  • Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos.
  • Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes.
  • Sensibilidade ao frio.
  • Tonturas ou desmaios.

Prevenção da Anorexia

 É fundamental fornecer informações sobre os riscos dos regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta “ideal”, pois eles têm um papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares. O apoio da família e da sociedade para com o paciente no início da anorexia pode salvar sua vida.

 

10 Doenças Mentais – Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA)

Resultado de imagem para Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA)

A Síndrome do Pensamento Acelerado  é caracterizada pela mente ocupada o tempo todo com pensamentos, impedindo a realização de atividades não relacionadas aos pensamentos, tais como: dormir. Essa doença foi identificada por Augusto Cury, e pode auxiliar no desenvolvimento da dificulta de concentração, da ansiedade.

Causa da Síndrome do Pensamento Acelerado

Essa síndrome se desenvolve normalmente quando o indivíduo é submetido a altos níveis de pressão e estresse.

Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado

  • Ansiedade;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Ter pequenos lapsos de memória de forma frequente;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade para pegar no sono;
  • Irritabilidade fácil;
  • Não conseguir descansar o suficiente e acordar cansado;
  • Inquietação;
  • Intolerância ao ser contrariado;
  • Mudança de humor repentina;
  • Insatisfação constante;
  • Sintomas psicossomáticos como: dor de cabeça, nos músculos, queda de cabelo e gastrite, por exemplo.

Prevenção a Síndrome do Pensamento Acelerado

  • Estudar ou trabalhar com música ambiente relaxante,
  • Separar até 3 momentos do dia para entrar nas redes sociais
  • Ao conversar pessoalmente com amigos expor os sentimentos

 

 

Fonte

Psiconlinenews, link: https://www.psiconlinews.com/2016/01/os-16-transtornos-mentais-mais-comuns.html

(Visited 8 times, 2 visits today)