10 doenças psicológicas

0
238
10 doenças psicológicas 2

Doenças Psicológicas

Hoje vamos falar sobre doenças psicológicas, as causas, sintomas e prevenção:

Geralmente não têm manifestação física e, desta forma, nem sempre são fáceis de serem percebidas, e até mesmo diagnosticadas. As causas são multifatoriais e pessoas que possuem parentes com determinados distúrbios psicológicos têm maior probabilidade de desenvolvê-los.

Refletindo sobre a comum situação entre as pessoas, o Demonstre trouxe uma lista com as 10 doenças psicológicas mais comuns:

Doenças Psicológicas – Depressão

Vamos começar falando da que é mais conhecida pelas pessoas a Depressão.

A depressão é uma doença que afeta várias pessoas, A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais.

Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

Causas da depressão

As causas da depressão não são apenas por consequência de um desequilíbrio químico no cérebro, e não é simplesmente curada com medicamentos.

Algumas causas da depressão são a genética, Desequilíbrios químicos do cérebro, Dor e perda, Solidão, Personalidade, Traumas ou abuso no passado, Tensão financeira, Desemprego, Doenças, Problemas conjugais ou relacionamentos, Depressão pós-parto, Medicamentos, Má alimentação.

Sintomas da Depressão

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais.

  • No humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional.
  • No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social.
  • No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado.
  • No corpo: fadiga, fome excessiva ou inquietação.
  • Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas.
  • Sintomas psicológicos: depressão ou repetição insistente de pensamentos.
  • No peso: ganho de peso ou perda de peso.
  • Também é comum: abuso de substâncias ou falta de apetite.

Prevenção da depressão

Alguns hábitos podem ajudar a prevenir, como uma alimentação adequada, exercícios, férias, não trabalhar em excesso e guardar um tempo para fazer as coisas que curte são algumas das coisas que ajudam a deixar a tristeza de lado.

Veja o vídeo sobre Depressão:

Doenças Psicológicas – Maldição de ondina

A síndrome foi descoberta há 30 anos e já existem cerca de 400 casos no mundo. Pesquisadores do hospital Enfants Malades, de Paris, acreditam que a doença esteja relacionada com um gene chamado THOX2B. O sistema nervoso central se descuida da respiração durante o sono e o doente precisa dormir com um ventilador no rosto para não ficar sem ar!

Causas da Maldição de ondina

É uma doença genética raríssima causada por uma mutação no gene PHOX2B localizado no cromossomo 4,  assim que o indivíduo que tem a síndrome, dorme, ele para de respirar, correndo risco de morte consequentemente.

Sintomas da Maldição de ondina

Os sintomas da doença é que na hora do sono a pessoa para de respirar e pode morrer.

Prevenção da Maldição de ondina

A prevenção é manter uma boa ventilação mecânica, a traqueostomia é uma das opções mais seguras nos cinco primeiros anos de vida, o paciente ainda deve contar com uma equipe multidisciplinar em Home Care.

Veja o vídeo sobre maldição de ondina:

Doenças Psicológicas – Transtorno obsessivo compulsivo

Consiste na combinação de obsessões (pensamentos recorrentes e insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis, repulsivos ou contrários à índole do paciente) e compulsões (comportamentos estereotipados, repetitivos, desagradáveis e inúteis).

Causas do Transtorno obsessivo compulsivo

Existem vários fatores para o seu aparecimento: de natureza biológica envolvendo a predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais, e fatores psicológicos como aprendizagens de formas erradas de lidar com medos e ansiedades, como por exemplo, fazer rituais para livrar-se de uma aflição ou evitar o contato com objetos.

Sintomas do Transtorno obsessivo compulsivo

Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

  • No humor: ansiedade, apreensão, ataque de pânico, culpa ou descontentamento geral
  • Sintomas psicológicos: medo, depressão, narcisismo, obsessões sexuais ou repetição insistente de pensamentos
  • Também é comum: aversão a alimentos, pensamento acelerado ou pesadelos

Prevenção do Transtorno obsessivo compulsivo

Até os dias atuais não existem formas conhecidas de se prevenir o transtorno obsessivo-compulsivo, mas é possível evitar se expor a alguns riscos , por exemplo, não consumir bebida alcoólica e drogas ilícitas.

Veja o vídeo sobre Transtorno obsessivo compulsivo:

 

Doenças Psicológicas – Síndrome da Explosão na Cabeça

Essa é uma doença que quando as pessoas estão deitadas sentem uns sons na cabeça tendo a sensação de que ela vai explodir.

Causas da Síndrome da Explosão na Cabeça

É causada por por estresse ou fadiga, acontece com pessoas que esforçam muito a mente no decorrer do dia, as vezes o trabalho.

Sintomas da Síndrome da Explosão na Cabeça

A pessoa, sem mais nem menos, passa a ouvir explosões que só ela escuta porque as explosões em questão só acontecem dentro da cabeça delas. Não existe dor no processo, mas que dá medo, dá.

Prevenção da Síndrome da Explosão na Cabeça

Deve ser prevenida através de não se estressar, na verdade a doença não tem prevenção, pois as vezes para curar basta o médico dizer que não é nada grave.

Veja o vídeo sobre Síndrome da Explosão na Cabeça

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Doenças Psicológicas – Síndrome de Cotard

É uma doença que a pessoa que tem ela pensa que esta morto, as vezes também pensa que tá podre, pensando que todo mal cheiro que sente vem do seu corpo.

Causas da Síndrome de Cotard

As causas da síndrome de cotard ou de cadáver ambulante as vezes é causada pro uso de drogas.

Sintomas da Síndrome de Cotard

Não existe sintoma característico somente de uma doença, podendo também essa condição ser descrita em casos de esquizofrenias, psicoses, em indivíduos que fazem uso de drogas, entre outros.

Prevenção da Síndrome de Cotard

A síndrome de cotard não tem uma prevenção definida, mas pode ser percebida quando a pessoas estiver começando a falar que tipo os orgãos não estão funcionando.

Veja o vídeo sobre Síndrome de Cotard:

Doenças Psicológicas – Sindrome da Mão alienígena

Também chamada de a síndrome da mão estranha, ou ainda síndrome do Dr. Strangelove, é definida como um distúrbio neurológico no qual a mão da pessoa afetada parece possuir vida própria.

Causas da Síndrome da Mão alienígena

Ela pode ser causada por um derrame, por aneurisma ou trauma.

Sintomas da Síndrome da Mão alienígena

Seus sintomas podem ser combatidos,mas o distúrbio, em si, não tem cura.

Prevenção da Síndrome da Mão alienígena

Essa doença é um distúrbio que não tem cura, mas levando ao psicologo pode ser diminuido.

Veja o vídeo sobre Síndrome da Mão alienígena:

Doenças Psicológicas – Delírio de Fregoli

Um transtorno psicológico que leva o indivíduo a acreditar que as pessoas à sua volta são capazes de se disfarçar, alterando a sua aparência, roupas ou gênero, para se fazerem passar por outras pessoas.

Causas da Delírio de Fregoli

As causas mais frequentes da síndrome de Fregoli são problemas psiquiátricos, como esquizofrenia, doenças neurológicas, como alzheimer, ou lesões cerebrais provocadas por pancadas.

Sintomas da Delírio de Fregoli

O principal sintoma é o fato do paciente acreditar na mudança de aparência dos indivíduos à sua volta. tem outros como:

  • Alucinações e delírios;
  • Diminuição da memória visual;
  • Incapacidade para controlar o comportamento;
  • Episódios de epilepsia ou convulsões;

Prevenção da Delírio de Fregoli

A prevenção pode ser feita quando começar a notar  os sintomas procurar um psicologo.

Veja o vídeo sobre Delírio de Fregoli:

 

Doenças Psicológicas – Prosopagnosia

Incapacidade de reconhecer (também conhecida como cegueira para feições) era, até muito recentemente, tratada como uma desordem rara da percepção da face, na qual a capacidade de reconhecer os rostos está danificada, embora a de reconhecer objetos pudesse estar relativamente intacta.

Causas da Prosopagnosia

A doença que impede o reconhecimento das feições do rosto pode ter diversas causas, que incluem: Congênita, tem origem genética e a pessoa lida com esta dificuldade desde a nascença, nunca tendo sido capaz de associar um rosto com uma pessoa, Adquirida, pois pode surgir depois devido a danos cerebrais causados por infarto, lesões cerebrais ou derrames.

Sintomas da Prosopagnosia

Os principais sintomas desta doença são:

  • Incapacidade para reconhecer as feições do rosto;
  • Dificuldade em reconhecer amigos, familiares ou conhecidos, especialmente em situações onde o encontro é inesperado;
  • Tendência para evitar o contato visual;
  • Dificuldade para acompanhar séries ou filmes, pois não existe o reconhecimento do rosto dos personagens.

Prevenção da Prosopagnosia

Não existe cura para a Prosopagnosia, e a melhor forma de lidar com a doença é através da utilização de técnicas, dicas e truques que facilitem o reconhecimento de pessoas.

Veja o vídeo sobre Prosopagnosia:

 

Doenças Psicológicas – Síndrome de Korsakov

É uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à carência de vitamina B1 (tiamina), frequentemente causada por consumo excessivo de álcool e má alimentação.

Causas da Síndrome de Korsakov

Causada pela deficiência severa de tiamina (vitamina B1), com a psicose de Korsakoff, uma seqüela neurológica de encefalopatia de Wernicke crônica, o grande consumo de bebidas alcoólicas, e uma má alimentação.

Sintomas da Síndrome de Korsakov

Os sintomas da encefalopatia de Wernicke incluem:

  • Confusão mental;
  • Perda de coordenação muscular e tremores (ataxia);
  • Alterações na visão como movimentos anormais dos olhos (nistagmo), visão dupla e queda da pálpebra;

Prevenção da Síndrome de Korsakov

A doença pode ser prevenida com a diminuição do consumo de álcool e se alimentando bem.

Veja o vídeo sobre Síndrome de Korsakov:

 

Doenças Psicológicas – Coprolalia

A coprolalia é um sintoma de uma doença muito embaraçosa chamada Síndrome de Tourette, que afeta uma em cada 2 mil pessoas – 75% delas homens. Além da incontinência verbal, a síndrome pode causar tiques nervosos que vão de um simples piscar dos olhos até coisas como lamber as mãos ou manipular os órgãos genitais em público.

Causas da Coprolalia

Uma grande causa do coprolalia é a verbalização de palavras tidas por obcenas em grande maioria dos casos tem que ver com o contexto psìquicoemocional a que o indivíduo acometido pelo distúrbio possa estar inserido.

Sintomas da Coprolalia

  • Falar palavrões;
  • Conversas sem sentido;

Prevenção da Coprolalia

Pode ser prevenida com a ajuda dos país ensinando os filhos a não xingar, falar controladamente entre outros.

Veja o vídeo sobre Coprolalia:

Obrigado por pesquisar sobre Doenças Psicológicas

Muito obrigado por se preocupar e ter interesse pelo tema. Acreditamos que a informação é o principal aliado na hora de enfrentar as doenças pisicológicas.

Por favor compartilhe esse post e dissemine a informação para o BEM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.