Uma bela oportunidade para todo professor falar sobre a segunda guerra mundial pode ser encontrada nas chamadas “telonas”, através dos filmes sobre a segunda guerra mundial. Sim, é isso mesmo!

A 7ª arte tem um poder incrível nos processos formativos, produzidos dentro ou fora da sala de aula. Ela desempenha um papel importantíssimo no trabalho do educador que, cotidianamente, se coloca como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

Hoje a grande vilã é a primeira guerra mundial.

Filmes sobre A primeira guerra mundial

Trabalhar a primeira guerra mundial em sala de aula tem as suas vantagens: em primeiro lugar, é um tema que alimenta a história mundial, ainda por cima, oferece ao professor condições de abarcar conteúdos variados dentro de um belo debate. As grandes potencias, história da humanidade, milhares de mortes.

Professores de diferentes áreas podem e precisam trabalhar este tema que, diga-se de passagem, ainda deixa suas marcas na realidade mundial.

Atividades com Filmes sobre A segunda guerra mundial

O interessante, antes de se preocupar com o conteúdo do filme, é você se preocupar com a identidade da tua turma e com as suas particularidades. Cada aluno aprende de um jeito e, portanto, nada mais justo do que você propor projetos para que os próprios alunos possam escolher.

Por exemplo: depois da exibição de filmes relacionados a primeira guerra mundial, você pode organizar um debate a ser alimentado por questões pré-elaboradas por você, professor, e por questões levantadas pelos alunos a partir do que eles viram ou não no filme. Gostou da dica?

Lá vai outra. E se você, antes da exibição do filme, resolver introduzir o tema do mesmo? Interessante, não? Isso levantará questões, antes mesmo da tão esperada sessão. Então, com ou sem o debate, você terá “pano pra manga” para explorar o tema de maneira interdisciplinar.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre A segunda guerra mundial:

Nas aulas de Geografia, o professor poderá discutir onde aconteceu a guerra, quais as regiões mais afetadas.

Nas aulas de Matemática, o professor poderá fazer um levantamento do número mortes durante a guerra. E essa informação poderá ser repassada para os professores de  e de História para que os mesmos possam pensar em questões como: onde foi o começo da guerra?, em que ano?

Enquanto isso, o professor de Literatura poderá recuperar obras perdidas, de acervos particulares de computadores. Essa recuperação levará o aluno a conhecer um novo mundo: sobre diversas obras que retratam a história.

Legal, não é? As possibilidades são infinitas. Então, antes que a gente se perca neste universo, que tal irmos direto aos títulos selecionados?

Filmes sobre a primeira guerra mundial: Sob o Domínio do Mal (1962)

Um filme norte-americano de suspense de 1962, dirigido por John Frankenheimer, baseado em romance homônimo de Richard Condon.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial:Sob o Domínio do Mal (1962)

Raymond Shaw (Laurence Harvey) é um militar americano que, ao retornar da Guerra da Coréia, recebe as mais altas homenagens pelos seus atos de heroísmo. Mas em seu pelotão há incerteza de como tais atos de bravura foram cometidos e quando Bennett Marco (Frank Sinatra), seu oficial comandante e outro soldado começam a ter freqüentes pesadelos relacionados com a Coréia, eles chegam à conclusão de que todo o pelotão foi submetido à uma lavagem cerebral e que o “herói” era na verdade um soldado, que tinha sido programado como assassino sem sentimento de culpa ou lembrança do seu crime (dois soldados mortos do seu batalhão na verdade tinham sido mortos pelo “herói”, quando a ordem de matar foi dada a ele), tendo se tornado apenas uma peça controlada pelos inimigos. Após seu retorno ao serviço, Raymond deixa ser excessivamente protegido por sua mãe (Angela Lansbury) e o marido dela, o senador John Iselin (James Gregory), que é dominado por uma orientação fascista. Raymond vai trabalhar como jornalista, mas quando seu controlador o contata através de um código, ele se torna um robô sem nenhum sentimento de culpa ou lembrança do seu crime, e sua primeira vítima é o editor de uma coluna liberal. Raymond agora está casado e recebe ordem de matar sua esposa e seu sogro, um senador liberal. Mas quando a lavagem cerebral deixa de atuar em Bennett, ele consegue determinar como Raymond é controlado e passa a buscar os autores de todo o plano.

Atividade sobre o filme Sob o Domínio do Mal

As questões sobre o filme nos faz ter uma melhor compreensão do filme.

Materiais: folha com questões digitadas,

Passo a passo Sob o Domínio do Mal

  1. Elabore questões para alunos responder após o filme.
  2. Leve a sala e aula, fale sobre o filme e depois entregue as questões.
  3. Questões de português: Qual o tema do texto?, em que local se passou a história, como foi descoberta, entre outras.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: Limite de Segurança (1964)

Uma série de erros no sistema de defesa militar americano leva os EUA a ordenarem um ataque nuclear à Moscou.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: Limite de Segurança (1964)

Em plena Guerra Fria, com Estados Unidos e União Soviética competindo ferozmente pela hegemonia mundial, um erro de computador hostiliza ainda mais essa relação complicada. Por uma falha técnica no sistema do órgão estratégico de defesa nuclear dos Estados Unidos, uma frota de aviões recebe a ordem de destruir a cidade de Moscou com duas bombas atômicas. Com pilotos treinados para não receberem ordem verbais e com o procedimento de destruição em curso, os americanos lutam contra o tempo, já que os russos prometeram destruir Nova York caso o lançamento aconteça.

Atividade sobre o filme Limite de Segurança

Este filme podemos trabalhar a disciplina de História, juntando os fatos ocorridos no decorrer do filme.

Materiais: folhas com questões digitadas.

Passo a passo Atividade filme Limite de Segurança

  1. Elabore ou busque na internet 10 questões objetivas com relação ao filme.
  2. Na sala fala filme fale sobre o filme e peça que os alunos respondam as questões.
  3. depois corrija as questões explicando aos alunos

Filmes sobre a primeira guerra mundial: Sete Dias de Maio (1964)

Um filme norte-americano de 1964, do gênero drama, dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Burt Lancaster e Kirk Douglas.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: Sete Dias de Maio (1964)

O impopular presidente (Fredric March) dos Estados Unidos consegue um tratado de desarmamento nuclear através do Senado, mas descobre que a nação está se voltando contra ele. Jiggs Casey (Kirk Douglas), um coronel da Marinha, encontra provas de que o general Scott (Burt Lancaster), o chefe popular do ‘Joint Chiefs’, e determinado candidato presidencial, em 2 anos, não está planejando esperar. Casey vai até o presidente com tal informação e uma rede de intrigas começa.

Atividade do filme Sete Dias de Maio

Uma atividade de geografia sobre os países que se envolveram na guerra.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Sete Dias de Maio

  1. Assista o filme com os alunos e comente.
  2. Depois peça que cada aluno escreva em seu caderno quais os países que se envolveram na guerra e os que mais sofreram.
  3. Depois discuta de acordo com o que os alunos escreveram.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: O Espião que Veio do Frio (1965)

Um filme britânico, de 1965, do gênero drama, dirigido por Martin Ritt, com roteiro de Paul Dehn e Guy Trosper, baseado no livro The Spy Who Came in from the Cold de John Le Carré, com música de Sol Kaplan.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: O Espião que Veio do Frio (1965)

O espião britânico Alec Leamas (Richard Burton) é enviado à Alemanha Oriental para atuar como agente duplo. Manipulado por ambos os lados, ele tem a confiança abalada e começa a desconfiar dos companheiros de trabalho.

Atividade sobre o filme O Espião que Veio do Frio

Com esse filme podemos trabalhar a disciplina de português, podendo entender mais sobre o filme desenvolvendo atividades.

Materiais: caderno.

Passo a passo atividade do filme O Espião que Veio do Frio

  1. Depois de ter assistido o filme, mostre os alunos a real significado do filme.
  2. Peça que os alunos elaborem uma historia semelhante ao filme com significado diferente.

Você conhece Henri Wallon e a importância da Afetividade na educação e desenvolvimento da inteligência infantil? Confira esse vídeo que acabei de postar:

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Filmes sobre a primeira guerra mundial: Adeus, Lênin! (2003)

Filme Inspirado em um período importante da história cultural da Europa – a queda do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: Adeus, Lênin! (2003)

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Atividade sobre o filme Adeus, Lênin!

Lênin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa de 1917 a 1918.

Materiais: caderno.

Passo a passo atividade do filme Adeus, Lênin!

  1. Assista o filme com os alunos e comente.
  2. Peça que cada aluno em seu caderno faça um roteiro da vida de lênin.
  3. Depois comente.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: boa noite boa sorte (2005)

Um filme estadunidense, britânico, francês e japonês de 2005, do gênero drama, dirigido por George Clooney e com roteiro escrito por Clooney e Grant Heslov.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: boa noite boa sorte (2005)

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

Atividade sobre o filme boa noite boa sorte

O filme mostra a história de uma noite na 1 guerra mundial.

Materiais: Televisão ou data show.

Passo a passo atividade do filme boa noite boa sorte

  1. De acordo com o filme retratado mostre aos alunos imagens na televisão ou data show, que retratam a 1 guerra mundial.
  2. Observando as imagens faça perguntas oralmente aos alunos para saber o que a situação de cada imagem mostra.
  3. Depois perce o que os alunos aprenderam e dê explicação sobre a 1 guerra mundial.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: treze dias que abalaram o mundo (2000)

Um filme estadunidense de 2000, do gênero drama, dirigido por Roger Donaldson. O roteiro é baseado em livro homônimo, escrito em 1968 por Robert F. Kennedy.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: treze dias que abalaram o mundo (2000)

Em outubro de 1962 um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, tira fotos fotográficas que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos quando ficarem operacionais. O presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood) e seus assessores têm de pôr um plano de ação contra os soviéticos. Kennedy está determinado em mostrar que ele é forte o bastante para resistir a ameaça e o Pentágono aconselha o exército dos Estados Unidos a contra-golpear, o que poderia levar a uma outra invasão norte-americana em Cuba. Entretanto, Kennedy está receoso em levar a cabo esta operação, pois uma invasão norte-americana poderia fazer com que os soviéticos partissem para a retaliação na Europa. Por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado. Com a situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar um conflito armado de conseqüências atras.

Atividade do filme treze dias que abalaram o mundo

O filme retrata o livro homônimo que é um drama.

Materiais: livro homônimo.

Passo a passo da atividade do filme treze dias que abalaram o mundo

  1. Assista o filme com os alunos e comente.
  2. Leve a sala de aula o livro homônimo para trabalhar em sala.
  3. Depois faça perguntas orais sobre o livro.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: A vida dos outros (2006)

Um filme alemão lançado em 2006 escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck e premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: A vida dos outros (2006)

Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.

Atividade sobre o filme A vida dos outros

É um filme alemão de 2006 que retrata uma espionagem.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme A vida dos outros

  1. Após os alunos terem assistido o filme em sala de aula, discuta sobre o filme.
  2. Depois peça que cada aluno desenvolva em casa no seu caderno uma sinopse do filme
  3. Leve a sala na próxima aula, para abir um discurso sobre o tema.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: Sargento York (1941)

Um filme norte-americano de 1941, do gênero drama de guerra, realizado por Howard Hawks. A trilha sonora do filme é de Max Steiner, a fotografia de Sol Polito, a edição de William Holmes e a direção de arte de John Hughes.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: Sargento York (1941)

Um dia, enquanto caçava raposas, ele conversa com a jovem Gracie Williams e fica a gostar dela. Porém, quando à noite ele vai visitar a casa de Gracie, ele encontra Zeb Andrews, o filho de um agricultor rico, que também gosta de Gracie. Tentando alterar esta situação embaraçosa , Alvin vai até Nate Tompkins e vende várias das suas propriedades por 50 dólares, quantia insuficiente para comprar a terra da planície. Mais tarde Alvin torna-se num religioso. Em 1917 os americanos entram na 1ª Guerra Mundial. Milhares vão alistar-se no exército mas Alvin nega-se, pois crê que toda aquela guerra é inútil e desumana. Ele não se apresenta no exército, declarando-se objector de consciência. O pastor Pile tenta convencer o exército que as convicções religiosas de Alvin deveriam impedi-lo de ir para a guerra, mas o exército não reconhece a igreja de Pile como entidade religiosa oficial. Então Alvin acaba por ir, sem imaginar que isto iria modificar sua vida para sempre.

Atividade sobre o filme Sargento York

A trilha sonora do filme é de Max Steiner, a fotografia de Sol Polito, a edição de William Holmes e a direção de arte de John Hughes.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme Sargento York

  1. Após os alunos terem assistido o filme em sala de aula, discuta sobre o filme.
  2. Depois trabalhe a trilha sonora do filme com os alunos.

Filmes sobre a primeira guerra mundial: O último batalhão (2001)

Um filme de guerra luxemburgo-estado-unidense de 2001 remake do filme de 1919 de mesmo nome.

Sinopse do filme sobre a primeira guerra mundial: O último batalhão (2001)

1917. Durante a 1ª Guerra Mundial os americanos se uniram aos franceses e britânicos para ajudar a combater os exércitos alemães. Um batalhão americano comandado pelo major Charles White Whittlesey (Rick Schroder), que apesar de ter a patente de major não era um militar e sim um advogado, se vê em sérias dificuldade em 1918, na França, mais exatamente no setor Meuse-Argonne. Robert Alexander (Michael Brandon), o general que comandava os batalhões na região, queria tanto ocupar aquele setor que aceitava o fato de que um ataque naquelas condições provocaria várias baixas. Whittlesey considerava isto um total suicídio, mas o general lhe promete apoio e diz que tropas francesas vão apoiar os flancos. Só que o general não deu apoio a Whittlesey e não haviam tropas francesas ali, o que faz com que os americanos logo fiquem cercados pelos alemães.

Atividade sobre o filme O último batalhão

O resumo do file mostra se realmente o aluno prestou atenção no filme ou se entendeu o filme.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo atividade sobre o filme O último batalhão

  1. Após o filme comente com os alunos, mostrando as partes principais.
  2. Peça que cada aluno em seu caderno faça um resumo do filme.
  3. depois corrija e veja quais alunos não prestaram atenção no filme.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre a primeira guerra mundial com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.