10 Filmes sobre Escravidão

0
483
10 Filmes sobre Escravidão 7

Uma boa oportunidade para todo professor pode ser encontrada nos  “Filmes”. Sim, é isso mesmo!

Os filmes é um conteúdo que pode ser bastante proveitoso em sala de aula, mostrado cultura de vários países. Sabendo disso, preparamos uma lista recheada de dicas para você que está prestes a montar o “bom” planejamento de aula. Quer conferir? Ótimo!

Mas, antes, que tal falarmos um pouco sobre o tema desta lista? Hoje iremos trabalhar a Escravidão, conceito de pessoas trabalhando sem pagamentos e em condições precárias.

Filmes a sobre Escravidão

A Escravidão trás a sala de aula uma gama de elementos para trabalhar: O contexto histórico e cultural do nosso país.

Professores de diferentes áreas podem e precisam trabalhar este tema que, que desperta nas pessoas penamentos de fatos passados.

Já pensou em reunir a turma em grupo? Ao reuni-la, você sentiu que houve uma boa resposta da mesma? Talvez sim, talvez não.

Agora, você já experimentou levá-la na sala de vídeo para uma bela sessão de cinema?

Atividades com Filmes sobre Escravidão

O interessante, antes de se preocupar com o conteúdo do filme, é você se preocupar com a  turma e com as suas particularidades. Cada aluno aprende de um jeito e, portanto, nada mais justo do que você propor projetos para que os próprios alunos possam escolher.

Por exemplo: depois da exibição de filmes relacionados a segunda guerra mundial, você pode organizar um debate a ser alimentado por questões pré-elaboradas por você, professor, e por questões levantadas pelos alunos a partir do que eles viram ou não no filme. Gostou da dica?

Lá vai outra. E se você, antes da exibição do filme, resolver introduzir o tema do mesmo? Interessante, não? Isso levantará questões, antes mesmo da tão esperada sessão. Então, com ou sem o debate, você terá “pano pra manga” para explorar o tema de maneira interdisciplinar.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre viagem no tempo:
Nas aulas de Geografia, o professor poderá discutir onde aconteceu o filme, quais as regiões que fizeram parte do filme.

Nas aulas de Matemática, o professor poderá fazer um levantamento do número pessoas envolvidas no local. E essa informação poderá ser repassada para os professores de  e de História para que os mesmos possam pensar em questões como: a história com relação a fato visto.

Enquanto isso, o professor de Literatura poderá recuperar obras perdidas, de acervos particulares em relação a tempos passados. Essa recuperação levará o aluno a conhecer um novo mundo: sobre diversas obras que retratam a história.

Legal, não é? As possibilidades são infinitas. Então, antes que a gente se perca neste universo, que tal irmos direto aos títulos selecionados?

Filmes sobre a Escravidão: 12 anos de Escravidão (2013)

Filme de drama épico e histórico britânico-estadunidense de 2013 e uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo.

Sinopse do filme sobre escravidão: 12 anos de escravidão (2013)

1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Atividade sobre o filme 12 anos de escravidão

A escravidão nos traz oportunidade de trabalhar fatos históricos, falando do passado dos negros escravizados.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme 12 anos de escravidão

  1. Comece a aula falando dos tempos vividos pelos escravos no brasil.
  2. Logo após alunos vão desenvolver um texto falando como os negros eram tratados no brasil.
  3. depois comente sobre os textos.

Filmes sobre a Escravidão: Quilombo (1984)

Filme de coprodução brasileira e francesa de 1984, do gênero drama, dirigido por Cacá Diegues. O roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas.Que conta a história de um escravo chamado Zumbi.

Sinopse do filme sobre escravidão: Quilombo (1984)

Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

Atividade sobre o filme Quilombo (198)

Quilombo era o ponto de apoio aos escravos que estavam fugidos.

Materiais: Folha de papel digitada.

Passo a passo atividade do filme quilombo

  1. Em casa elabore 10 questões sobre quilombo.
  2. Com os alunos comente sobre o quilombo.
  3. Logo após, entregue as 10 questões sobre escravidão em uma folha digitada, para os alunos responderem.

Filmes sobre a Escravidão: Quanto vale ou é por quilo? (2005)

Faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. O filme critica ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.

Sinopse do filme sobre escravidão: Quanto vale ou é por quilo? (2005)

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

Atividade sobre o filme Quanto vale ou é por quilo?

O comércio de escravos é um no Atlântico ou comércio transatlântico de escravos, também chamado de tráfico negreiro.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme Quanto vale ou é por quilo?

  1. Comece a aula falando da venda de escravos.
  2. Coloque no quadro perguntas sobre o trafico negreiro.
  3. Com as perguntas discuta sobre como era feito comércio de escravos.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Filmes sobre a Escravidão: Besouro o filme (2009)

Filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá (Ailton Carmo), um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários.

Sinopse do filme sobre escravidão: Besouro o filme (2009)

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

Atividade sobre o filme besouro o filme

Uma atividade de geografia sobre locais no mundo onde mais tinha escravos.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme Besouro o filme

  1. Converse com os alunos e mostre a eles lugares no mundo que mais tinha escravos nos tempos antigos.
  2. Crie um debate na disciplina de geografia sobre como locais onde escravos viviam, como eram tratados.
  3. Divida a sala em 2 grupos um grupo vai defender os escravos e o outro vai culpar.

Filmes sobre a Escravidão: Lincoln (2012)

Um filme de drama-épico e histórico, norte-americano de 2012 dirigido por Steven Spielberg, estrelado por Daniel Day-Lewis como o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln e Sally Field como Mary Todd Lincoln.

Sinopse do filme sobre escravidão: Lincoln (2012)

Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Atividade sobre o filme Lincoln

A política nos EUA tem políticos de toda e qualquer decisão política no país, desde a votação de uma emenda no Congresso até a eleição de um presidente.

Materiais: Quadro da sala de aula.

Passo a passo atividade do filme Lincoln

  1. Na aula de geografia assista o filme depois comente com os alunos sobre ele.
  2. Depois faça uma tabela de presidentes do estados unidos, e mostre como eles influenciaram em relação aos escravos no mundo.

Filmes sobre a Escravidão: Ganga Zumba (1964)

Filme brasileiro de 1964, realizado por Cacá Diegues. Ele retrata a vida do primeiro líder do Quilombo dos Palmares, Ganga Zumba.

Sinopse do filme sobre escravidão: Ganga Zumba (1964)

O filme começa num engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Inspirados pelo Quilombo dos Palmares, uma comunidade de negros fugidos da escravidão, situada na Serra da Barriga, alguns escravos tramam a fuga para lá. Entre eles, se encontra o jovem Ganga Zumba, futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América.

Atividade sobre o filme Ganga Zumba

A escravidão no Brasil. No Brasil, a escravidão teve seu início a partir da produção de açúcar na primeira metade do século XVI.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme Ganga Zumba

  1. Comente o filme com os alunos, e mostre aos alunos elementos da escravidão.
  2. Peça que os alunos escrava no seu caderno as funções dos elementos na historia dos escravos como: os capataz, senhor dos quilombos, entre outros.
  3. Comente as anotações do aluno.

Filmes sobre a Escravidão: Cafundó (2005)

O filme é uma obra de ficção inspirada em um personagem real saído das senzalas do século XIX, um ex-escravo e “milagreiro” de Sorocaba, João de Camargo, que criou uma igreja.

Sinopse do filme sobre escravidão: Cafundó (2005)

João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

Atividade sobre o filme cafundó

No Brasil,o papel da Igreja frente à escravatura, preparou a libertação dos escravos. Esta é uma inverdade propagada por algumas pessoas que não conhecem a história da Igreja.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme cafundó

  1. Apos assistir o filme o comenta sobre a igreja no Brasil.
  2. Professor vai pedir aos alunos fazerem uma resenha da igreja em relação aos escravos.

Filmes sobre a Escravidão: Xica da Silva (1976)

Conta a história (romanceada) da escrava Chica da Silva.

Sinopse do filme sobre escravidão: Xica da Silva (1976)

Segunda metade do século XVIII. Xica da Silva (Zezé Motta) era uma escrava que, após seduzir o milionário João Fernandes (Walmor Chagas), se tornou uma dama na sociedade de Diamantina. Ela passou a promover luxuosas festas e banquetes, algumas contando com a exibição de grupos de teatro europeus. Sua ostentação fez com que sua fama chegasse até a corte portuguesa

Atividade sobre o filme Xica da Silva

Na antiguidade era muito comum a escravidão de mulheres, nos dias atuais ainda existe com isso vamos trabalhara disciplina de história.

Materiais: Folha de papel em branco.

Passo a passo atividade do filme Xica da Silva

  1. Comente com os alunos sobre a escravidão de mulheres.
  2. Depois passe para os alunos pesquisarem em casa sobre a escravidão de mulheres nos dias atuais.
  3. E listarem os tipos como mulheres são escravizadas.
  4. Na aula seguinte faça um discurso sobre a lista que os alunos trouxer.

Filmes sobre a Escravidão: Tempo de Glória (1989)

O roteiro foi escrito por Kevin Jarre, baseado nas cartas pessoais do coronel Robert Gould Shaw, o livro One Gallant Rush de Peter Burchard (reeditado em 1990.

Sinopse do filme sobre escravidão: Tempo de Glória (1989)

Durante a Guerra Civil americana, Robert Gould Shaw (Matthew Broderick), um jovem sem experiência, mas de uma influente família, recebe o comando do primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros.

Atividade sobre o filme Tempo de Glória

Nos tempos passados os negros eram bastante desfavorecidos, os trabalhos mais duros e pesados que eram oferecidos aos negros.

Materiais: nenhum.

Passo a passo atividade do filme Tempo de Glória

  1. Assistam o filme em sala de aula.
  2. Depois faça em sala de aula uma Discussão com os alunos explicando para eles como mudou os trabalhos dos negros.

Filmes sobre a Escravidão: Sinhá Moça (1953)

A locação da casa sede do filme se deu na Fazenda Morumbi, no bairro do Morumbi, em São Paulo. A cidade de Salto, no interior paulista, onde o filme foi rodado, serviu como cenário no qual ocorre a história.

Sinopse do filme sobre escravidão: Sinhá Moça (1953)

Na pequena cidade de Araruna, no fim do século passado, as contínuas fugas de escravos traziam os grandes senhores alarmados, em especial o coronel Ferreira (José Policena). É nessa ocasião que sua filha Sinhá Moça (Eliane Lage) regressa de São Paulo dominada pelos ideais abolicionistas. Em sua viagem de volta conhece Rodolfo Fontes (Anselmo Duarte), filho de um renomado médico de Araruna, abolicionista entusiasta. No primeiro instante os dois jovens sentem-se mutuamente atraídos, porém, logo ela descobre as tendências escravocratas de Rodolfo e trava-se em seu espírito a luta entre seu amor pelo jovem e suas convicções humanitárias. O responsável pela fuga de escravos é levado ao tribunal e, para surpresa de todos, o jovem Rodolfo, confesso escravocrata, serve-lhe de advogado de defesa.

Atividade sobre o filme Sinhá Moça

Sinhá era a forma com a qual os escravos designavam a senhora, a patroa.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo atividade do filme Sinhá Moça

  1. Comente com os alunos o filme.
  2. Peça que eles façam a sinopse do filme, em seu caderno.
  3. Depois comente em sala de aula.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre escravidão com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.