10 Filmes Sobre Mitologia Grega

0
2937
10 Filmes Sobre Mitologia Grega 9

Uma bela oportunidade para todo professor pode ser encontrada nas chamadas “telas de cinemas”. Sim, é isso mesmo!

A 7ª arte tem um poder incrível nos processos formativos, produzidos dentro ou fora da sala de aula. Ela desempenha um papel importantíssimo no trabalho do educador que, cotidianamente, se coloca como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

Sabendo disso, preparamos uma lista recheada de dicas para você que está prestes a montar o “Ótimo” planejamento de aula. Quer conferir? Ótimo!

Filmes a sobre Mitologia Grega

Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas com os mitos dos gregos antigos e dos seus significados. Para muitos estudiosos modernos, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão da sociedade grega antiga e seu comportamento, bem como suas práticas ritualísticas. Os mitos gregos ilustram as origens do mundo, os modos de vida, as aventuras e desventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e de outras criaturas mitológicas.

Os filmes sobre Mitologia Grega nos mostra fatos Históricos e filosóficos em tempos passados.

Atividades com Filmes sobre Mitologia Grega

As atividades sobre Mitologia Grega engloba os processos de usar fatos históricos a favor dos alunos. A tarefa envolve os conceitos filosóficos e culturais.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre Mitologia Grega:

Nessas atividades podemos introduzir diversos outros contextos, em diferentes didáticas, sendo de aplicando diversos novos assuntos relacionados.

Podemos utilizar na disciplina de história para trabalhar os fatos passados pela mitologia grega como conhecer a história de vários deuses, semideuses e heróis , em geografia Descobrir onde era a morada dos deuses.

Em Literatura buscando obras literárias utilizando o tema.

Filmes sobre Mitologia Grega: Sócrates (1971)

É um filme Espanhol, Italiano e Francês de 1971 dirigido por Roberto Rossellini.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Sócrates (1971)

Este DVD traz ainda um revelador depoimento de Roberto Bolzani, professor de Filosofia (USP) e especialista em filosofia socrática. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: “Apologia”, discurso de defesa do filósofo; “Críton”, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e “Fédon”, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Inédito no Brasil, Sócrates é mais uma aula de cinema de Rossellini e um programa obrigatório para os interessados em Filosofia.

Atividade sobre o filme Sócrates

Para os alunos saber quem foi Sócrates, faz tornar um conhecimento ainda não identificado.

Materiais: Laboratório de informática e caderno.

Passo a passo da atividade do filme Sócrates

  1. Assista o filme com os alunos.
  2. Leve os alunos ao Laboratório de informática e peça que eles pesquisem sobre Sócrates.
  3. Depois fazer um resumo da vida de Sócrates no caderno.

Filmes sobre Mitologia Grega: Os 300 de Esparta (1962)

É um filme americano sobre a Batalha das Termópilas, entre Gregos e Persas.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Os 300 de Esparta (1962)

480 A.C. O rei persa Xerxes (David Farrar) colocou seu enorme império de escravos para esmagar um pequeno grupo de estados independentes gregos, que eram o único reduto de liberdade ainda existente naquela época. Xerxes contava com a desunião da Grécia para vencer a guerra, mas o famoso guerreiro Leonidas (Richard Egan), o rei de Esparta, e o grande orador Themistocles de Atenas (Ralph Richardson) viram que a união era a única força capaz de derrotar Xerxes. Eles fazem articulações para unir o povo grego, mas ficou claro que isto só aconteceria se os espartanos marchassem primeiro. Leonidas, mesmo sendo rei, precisava da autorização do conselho, que só liberaria o exército espartano após as festas religiosas. Leonidas resolve não esperar e marcha só com 300 guerreiros, que compunham sua guarda pessoal, que não precisava da autorização do conselho. Eles vão para as Thermópilas, que geograficamente dificultaria os exércitos de Xerxes.

Atividade sobre o filme Os 300 de Esparta

Em Tempos passados os impérios eram muito famosos e importantes na sociedade.

Materiais: nenhum.

Passo a passo da atividade do filme Os 300 de Esparta

  1. Assista o filme com os alunos.
  2. Depois fale dos impérios persas e gregos.
  3. logo após crie um debate na sala para diferenciar os impérios.

Filmes sobre Mitologia Grega: Ulysses (1954)

Baseado no longo poema Odisseia, do lendário Homero, foi assinado por sete profissionais, entre eles os norteamericanos Ben Hecht e Irwin Shaw.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Ulysses (1954)

Com o fim da Guerra de Troia, o engenhoso guerreiro Ulisses retorna para sua amada Penélope, na ilha de Ítaca. No caminho, entre outros perigos, ele enfrenta ciclopes, é tentado por sereias e encontra a bruxa Circe, que transforma metade de seus homens em porcos. Somente dez anos depois, Ulisses chega a seu destino, porém ainda tem de se haver com os pretendentes que assediam sua esposa.

Atividade sobre o filme Ulysses

O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, e pode ser lido a sinopse de um livro.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Ulysses

  1. Assista o filme com os alunos.
  2. Depois peça que os alunos, façam a sinopse do filme, comentando os pontos principais.
  3. Depois comente com os alunos.

Filmes sobre Mitologia Grega: Tróia (2004)

É um filme estadunidense de 2004, um filme épico de guerra, dirigido por Wolfgang Petersen, com roteiro escrito por David Benioff, baseado na Ilíada, célebre poema do autor grego antigo Homero sobre a guerra de Troia.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Tróia (2004)

Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O’Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

Atividade sobre o filme Tróia

A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Tróia

  1. Assista o filme com os alunos e comente sobre a cultura grega.
  2. Peça que os alunos listem de acordo com o que pensam o que faz parte da cultura grega.
  3. Depois comente sobre as culturas listadas.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Filmes sobre Mitologia Grega: Alexandre (2004)

É um filme de 2004, um drama biográfico dirigido por Oliver Stone que narra a história de Alexandre, o Grande segundo a visão do diretor. A biografia de Alexandre, o Grande, escrita pelo historiador britânico Robin Lane Fox, foi a inspiração para o roteiro.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Alexandre (2004)

Junho de 323 A.C., Babilônia, Pérsia. Quando faltava um mês para completar 33 anos, morre precocemente Alexandre, o Grande (Colin Farrell), que tinha conquistado 90% do mundo conhecido. Alexandria, Egito, 40 anos depois. Ptolomeu (Anthony Hopkins), um general de Alexandre que o conhecia bem, narra para Cadmo, um escriba, que se tornou o guardião do corpo de Alexandre, que ali está embalsamado à moda egípcia (Ptolomeu se tornou faraó, pois ficou com o Egito quando o império foi dividido). Tristemente Ptolomeu frisa que as grandes vitórias dos exércitos de Alexandre foram esquecidas e diz para Cadmo que Alexandre era um deus, ou a pessoa mais perto disso, que já vira. Apesar de ser chamado de tirano, Ptolomeu diz que só os fortes governam, mas Alexandre era mais, pois mudou o mundo. Antes dele havia tribos e depois dele tudo passou a ser possível. Surgiu a idéia que o mundo poderia ser governado por um só rei. Era um império não de terras e de ouro, mas da mente, uma civilização helênica aberta a todos. No oriente, o vasto império persa dominava quase todo o mundo conhecido. No ocidente, as outroras cidades-estado gregas, Tebas, Atenas, Esparta, haviam perdido o orgulho. Os reis persas subornavam os gregos com ouro, para usá-los como mercenários. O pai de Alexandre, Felipe, o Caolho (Val Kilmer), começou a mudar tudo isso, unindo tribos de pastores ignorantes das terras altas e baixas. Com sua coragem e seu sangue criou um exército profissional, que subjugou os traiçoeiros gregos. Então voltou-se para a Pérsia, onde se dizia que o rei Dario, em seu trono na Babilônia, temia Felipe. Foi dessa viril guerreira que nasceu Alexandre, em Pela, Macedônia. A mãe, a rainha Olímpia (Angelina Jolie), era chamada por alguns de feiticeira e diziam que Alexandre era filho de Dionísio ou Zeus. Mas não havia um homem na Macedônia que, vendo pai e filho juntos, não tivesse dúvidas, mas nenhum poderia imaginar o fabuloso destino de Alexandre.

Atividade sobre o filme Alexandre

Nascido em Pela em 356 a.C., o jovem príncipe sucedeu a seu pai, o rei Filipe II, no trono com vinte anos de idade. … Depois que Filipe foi assassinado em 336 a.C., Alexandre sucedeu a seu pai no trono e herdou um reino forte e um exército experiente.

Materiais: caderno dos alunos e a biografia de Alexandre o grande.

Passo a passo da atividade do filme Alexandre

  1. Assista o filme com os alunos, depois comente sobre Alexandre o grande.
  2. Leve a biografia de Alexandre o grande a sala de aula, depois explique aos alunos tirabdo as dúvidas.

Filmes sobre Mitologia Grega: Hércules (2014)

O roteiro é baseado na graphic novel da Radical Comics, Hercules: The Thracian Wars (em português, “Hércules: As Guerras Trácias”). Distribuído em conjunto pela Paramount Pictures e MGM. Lançado em 25 de julho de 2014.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Hércules (2014)

Filho de Zeus, o semi-deus Hércules (Dwayne Johnson) sofre há 400 anos, por ter perdido toda a sua família. Após realizar os doze trabalhos, ele conhece seis homens sanguinários e impiedosos, e une-se ao grupo em busca de novas tarefas e de qualquer trabalho que puder encontrar, com a condição de ser remunerado. Esses homens assassinam diversas pessoas em seu caminho, e com isso acabam despertando fama na região, até que o rei da Trácia chama Hércules e convida-o a treinar o seu exército, na intenção de transformá-los em verdadeiros mercenários.

Atividade sobre o filme Hércules

Hércules (em grego: Ηρακλής) é o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus (Júpiter para os romanos) e da mortal Alcmena.

Materiais: Folhas com questões.

Passo a passo da atividade do filme Hércules

  1. Em casa elabore 10 questões sobre o filme.
  2. Leve a escola as questões impressas em uma folha.
  3. Assista o filme com os aluno e depois entregue as questões para os aluno responderem.

Filmes sobre Mitologia Grega: Os filhos do Trovão (1954)

É um filme baseado na mitologia grega, lançado em 1954.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: Os filhos do Trovão (1954)

Cadmo, o Rei de Creta, aprendeu com sua amante como ser imortal. Ele mata sua esposa, fazendo sua amante tomar o posto oficial. Por isso, o Oráculo prevê sua morte nas mãos de um futuro amor de sua filha. Se ele a matar, porém, será morto no mesmo instante. Ele tranca sua filha e o único homem que pode vê-la é ele próprio. O rei grego Jove visita Hades, o cão do inferno, cujos filhos, os Titãs, estão condenados ao tormento eterno por suas transgressões. Como Hércules, os Titãs são semi-deuses. Jove escala o mais novo deles, Krios, que é o mais esperto, porém o mais fraco Titã, para entregar Cadmo a Hades e assim libertar todos os Titãs como recompensa.

Atividade sobre o filme Os filhos do Trovão

As questões de V ou F faz saber o que realmente os alunos aprenderam sobre o filme.

Materiais: Folha com questões.

Passo a passo da atividade do filme Os filhos do Trovão

  1. Em casa elabore 10 questões  de Verdadeiro ou Falso sobre o filme.
  2. Leve a escola as questões impressas em uma folha.
  3. Assista o filme com os aluno e depois entregue as questões para os aluno responderem e justificar quando for falso.

Filmes sobre Mitologia Grega: A ira de aquiles (1962)

É um filme italiano, épico de aventura (espada e sandália) e drama, com fundo lendário, de 1962, dirigido por Marino Girolami, roteiro de Gino de Santis, música de Carlo Savina.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: A ira de aquiles (1962)

Guerra de Troia, são decorridos dez anos. Heitor e Aquiles, os maiores guerreiros, não se defrontam. Temem o que os oráculos lhes predizem. Heitor, se cair, Troia perecerá. Aquiles, se matar Heitor, marcará seu próprio destino.

Atividade sobre o filme A ira de Aquiles

foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Troia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada, de Homero.

Materiais: nenhum.

Passo a passo da atividade do filme A ira de Aquiles

  1. Assista o filme com os alunos e fale um pouco sobre Aquiles.
  2. Faça perguntas oralmente sobre a vida de Aquiles aos alunos.
  3. Após responderem explique.

Filmes sobre Mitologia Grega: A fúria de titãs (1981)

É um filme britânico de fantasia baseado no mito de Perseu, da mitologia grega. No filme, a técnica de animação em stop motion é usada em larga escala para animar diversos monstros que aparecem no desenrolar da história.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: A fúria de titãs (1981)

O rei Acrísio de Argos expressa sua raiva com relação a Zeus por ter engravidado sua filha, a princesa Dânae, lançando-a ao mar, em uma arca de madeira, juntamente com o filho de sua união com Zeus, Perseu. Despercebida por todos, uma pequena ave branca presencia toda a cena. Esta ave é, na verdade, o deus Posídon, que voa até ao Olimpo e informa Zeus da traição de Acrisio. Zeus ordena que Posídon liberte o Titã Kraken para que destrua Argos, inundando toda a cidade com o mar. Enquanto Argos é completamente destruída, Danae e Perseu aportam sãos e salvos na ilha de Sérifo, onde vivem felizes até Perseu tornar-se adulto.

Atividade sobre o filme A fúria de titãs

Os Deuses Gregos, cultuados pelos antigos habitantes da Grécia, eram representados sob a forma humana e simbolizavam os anseios e temores humanos.

Materiais: Quadro da sala de aula.

Passo a passo da atividade do filme A fúria de titãs

  1. Assista o filme com os alunos e explique o filme.
  2. Depois coloque o nome dos deuses gregos no quadro, e comente sobre cada um e também os alunos comentando.

Filmes sobre Mitologia Grega: As troianas (1971)

É um filme estadunidense de 1971, do gênero drama, dirigido por Michael Cacoyannis.

Sinopse do filme sobre Mitologia Grega: As troianas (1971)

Hecuba (Katharine Hepburn) é mãe do guerreiro Hector e Rainha de Tróia. Com as outras troianas, descobre que a cidade foi invadida e destruída pelos gregos. Durante o combate, o filho da Rainha falece e sua mulher, Andromache (Vanessa Redgrave), agora viúva, deverá criar sozinha o filho Astyanax (Alberto Sanz).

Atividade sobre o filme As troianas

As atenienses, infelizmente, não tinham vez no mundo patriarcal da Grécia Antiga.

Materiais: nenhum.

Passo a passo da atividade do filme As troianas

  1. Assista o filme com os alunos depois comente com os alunos sobre como era a vida das mulheres na Grécia antiga.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre Mitologia Grega com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.